Máquina de lavar loiça

Como escolher a máquina de lavar loiça

Ajudamos a escolher o modelo mais adequado para si.

Antes de comprar a máquina de lavar loiça deve verificar as dimensões, incluindo o número de talheres, as funções mais importantes e as principais características do equipamento. Saiba como comprar.

Guia de compras

Principais características

As máquinas de lavar loiça podem ser de encastre (parcial ou total) ou de livre instalação. Ao escolher, confirme as dimensões, o espaço disponível no local onde a vai instalar e decida qual a melhor opção. Podem ter medidas standard (cerca de 60 centímetros de largura), slim (cerca de 45 centímetros de altura) ou compactas. Assim, tenha em conta o tamanho da família, as características da cozinha e a frequência das lavagens.

O encastre permite integrar o eletrodoméstico nos móveis da bancada da cozinha, mas, por norma, é mais caro. No encastre total, o painel de comandos está oculto, e, no parcial, fica visível. Os modelos de instalação livre (não encastráveis) normalmente são brancos, cinzentos ou inox. Esta última opção encarece o equipamento.

Caso tenha problemas de espaço e pouca loiça para lavar, em vez do padrão de 60 centímetros de largura, existem modelos com cerca de 45 centímetros, capazes de lavar 9 ou 10 conjuntos de loiça (designados no manual por número de talheres), em vez dos 12 padrão. Há ainda modelos compactos que podem ser colocados em cima de uma bancada. Atingem metade da altura padrão, mas lavam apenas quatro a seis conjuntos de loiça.

Consulte os testes da DECO PROteste para conhecer a eficácia de lavagem e de secagem, a facilidade de utilização, o consumo (água e eletricidade), o ruído medido, a fiabilidade da marca, as dimensões, a capacidade e muitas outras características dos modelos de máquinas de lavar loiça testadas. Fique ainda a conhecer os preços nas lojas físicas e online. Confronte-os: a DECO PROteste já detetou diferenças superiores a 50%, pelo que a poupança poderá chegar a umas centenas de euros.

Voltar ao topo

Funções disponíveis

  • O arranque programável permite iniciar um ciclo à noite ou durante o fim de semana. Há máquinas que permitem fazê-lo durante 24 horas; outras têm intervalos de tempo predefinidos de 3, 6 e 9 horas ou de 2, 4 e 8 horas. Esta função serve para poupar na eletricidade, caso usufrua de uma tarifa bi-horária ou tri-horária. 
  • Alguns modelos reconhecem o nível de sujidade da loiça e adaptam o programa em função disso. Trata-se de sensores que medem a turvação da água (quanto mais turva, mais suja) e adaptam o ciclo, depois da primeira fase da lavagem. 
  • O cesto regulável em altura é útil para lavar, na parte superior, copos de pé alto, travessas e caixas de plástico grandes ou, pelo contrário, quando se sube este cesto, permite colocar, no cesto de baixo, itens altos (tachos e panelas) ou com um diâmetro grande. Outras máquinas permitem rebater os encaixes para pratos no cesto inferior, de modo a encaixar utensílios maiores ou com formatos diferentes. Ainda assim, convém sempre verificar se o aspersor (braço de distribuição de água) não fica bloqueado.
  • A opção de segurança para crianças existe em poucas máquinas de lavar loiça. Consiste num botão de bloqueio no painel de comandos ou na própria porta. É muito útil para quem tem filhos mais curiosos.
Voltar ao topo

Marcas mais fiáveis

Antes de comprar a máquina de lavar loiça, além do preço e do custo de utilização, confirme o desempenho ambiental e escolha marcas fiáveis, com menor risco de avarias.

No inquérito online sobre eletrodomésticos da DECO PROteste, oito em dez inquiridos têm uma máquina de lavar loiça. Cerca de seis em dez são de instalação livre. A maioria gastou 251 a 500 euros na compra. Cerca de um quarto dos donos usam a máquina uma vez por dia. Quase 9% dos utilizadores apontaram falhas na bomba de circulação e evacuação.

Voltar ao topo

Eficiência energética

A etiqueta energética baseia-se num único programa: o programa eco. Os testes da DECO PROteste dão-lhe uma visão mais realista do consumo, uma vez que são avaliados dois programas: o programa automático, normal ou universal e o programa económico. Por isso, verifique no comparador este aspeto, até porque existem grandes diferenças entre modelos.

Escolha uma máquina de lavar loiça com o título de Escolha Acertada. Assim, vai estar não só a comprar uma boa máquina como a poupar no momento da compra e na fatura de eletricidade e de água.

Voltar ao topo

Questões frequentes

Respondemos às principais dúvidas sobre máquinas de lavar loiça.

Como limpar a máquina de lavar loiça?

Para manter a máquina limpa, retire os restos de comida sólidos dos pratos ou travessas para não entupir os filtros, mas não vale a pena passá-los por água. Faça-o com a ajuda dos talheres que utilizou ou de um guardanapo de papel que tenha utilizado. Todas as semanas, ou sempre que estiverem sujos, limpe os filtros internos com água corrente e enxague o filtro metálico exterior com água quente (onde pode haver alguma acumulação de gordura). Há cada vez mais máquinas com um programa de "autolimpeza". Também pode selecionar um programa de lavagem de alta temperatura com a máquina vazia, para limpá-la por dentro, mas não se esqueça de limpar a porta e as borrachas. De seis em seis meses, lave e, eventualmente, desentupa também os aspersores.

Como colocar a loiça na máquina de lavar?

Pode encher a máquina, mas não a sobrecarregue. Encaixar peças ou sobrepô-las impede a água de circular. A água e o detergente devem chegar a todos os cantos da máquina e do seu conteúdo para otimizar os resultados da lavagem. Por esse motivo, tente encaixar peças grandes, como travessas ou frigideiras, na parte de trás ou de lado no cesto de baixo. Assim não bloqueiam a passagem dos jatos de água emitidos pelo braço aspersor de baixo. Há alguns recipientes e objetos que deve evitar colocar na máquina, como facas com cabo de madeira ou algumas frigideiras antiaderentes.

Como desentupir a máquina de lavar loiça?

Por norma, uma máquina da loiça não entope. Caso aconteça, pode ter que ver com a limpeza dos filtros ou com o tubo de esgoto dobrado. Por essa razão, a água de escoamento não sai, a última lavagem não terminou e não se deu a fase do escoamento. Neste caso, volte a fazer um programa curto ou escolha fazer só o escoamento caso a máquina tenha essa opção. Se, depois disto, não conseguir que a água seja retirada da máquina, pode ser a bomba de escoamento que tem um problema e terá de chamar um técnico. Para poupar a bomba de escoamento, é muito importante manter sempre os filtros limpos.

Voltar ao topo