Black Friday: lojas vendem produtos que estavam mais baratos dias antes das campanhas
A DECO PROteste voltou a visitar várias lojas para analisar as campanhas de Black Friday. Apesar de haver boas oportunidades de compra, as lojas continuam a contornar a lei das promoções e a apresentar produtos em campanha que dias antes estavam mais baratos.
Neste artigo
- Smart TV na campanha da FNAC custava menos 36 euros dias antes
- Máquina de lavar loiça à venda na Darty por mais 100 euros do que no início da campanha
- Auchan anuncia desconto em máquina de secar roupa que estava 20 euros mais cara
- Aspirador na Euronics tinha preço mais baixo um dia antes da campanha
- Como as lojas contornam a lei das promoções
- Compare os preços antes de comprar
Em período de Black Friday, a DECO PROteste foi "às compras" para investigar as campanhas que prometem descontos imbatíveis. E, tal como no início de novembro, voltou a encontrar produtos que dias antes do início das campanhas estavam mais baratos.
Numa investigação realizada entre 1 e 14 de novembro, em 26 lojas físicas e 9 lojas online de várias insígnias — Auchan, Conforama, El Corte Inglés, FNAC, JOM, Darty, Radio Popular, Staples e Worten — , a DECO PROteste detetou exemplos de lojas que contornam a lei das promoções, mesmo após os vários pedidos de reforço da fiscalização que tem feito nos últimos anos à Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE).
À semelhança dos estudos realizados em anos anteriores, há lojas que continuam a não aplicar os descontos aos preços mais baixos praticados nos 30 dias consecutivos anteriores à redução de preço, tal como dita a lei. E, com frequência, usam estratégias de comunicação que comparam os seus preços com supostos preços de venda recomendados pelos fabricantes, produtores ou fornecedores (PVPR), levando o consumidor a acreditar que estão a ser dados descontos que não são verdadeiros.
Recorde-se que, já nos dias 3 e 4 de novembro, a organização de defesa do consumidor tinha analisado o arranque das campanhas de Black Friday de algumas lojas online e encontrado exemplos de produtos que apenas alguns dias antes do início da campanha estavam mais baratos. Agora, numa outra análise realizada nos dias 24 e 25 de novembro, mais próximo da data da Black Friday, a DECO PROteste voltou a encontrar casos semelhantes.
Veja alguns dos maus exemplos encontrados pela DECO PROteste e saiba de que forma as lojas contornam a lei das promoções.
Voltar ao topoSmart TV na campanha da FNAC custava menos 36 euros dias antes
A 24 de novembro, quando a DECO PROteste visitou a loja online da FNAC, a smart TV Hisense 65" Mini-LED 4K 65U7Q - 165cm estava a ser vendida por 629,99 euros, no âmbito da campanha de Black Friday “Melhor preço garantido", que decorre de 28 de outubro a 3 de dezembro.
Apesar de a loja não anunciar uma redução de preço, apenas alguns dias antes, entre 11 e 16 de novembro, o mesmo televisor tinha estado à venda naquela loja online por 593,99 euros, ou seja, menos 36 euros, como mostra a ferramenta Comparar Preços, da DECO PROteste.

Além de o preço ser superior ao praticado apenas alguns dias antes na mesma loja, a FNAC online estava a fazer uma comparação de preços que podia levar o consumidor a crer que estava a usufruir de um desconto, ao apresentar um PVPR de 1099 euros. Mostrar um PVPR superior junto ao preço atual pode levar a acreditar que estamos perante um desconto de 469,01 euros. Porém, nos últimos três meses, este televisor nunca esteve a ser vendido por esse preço na loja online da FNAC.

Máquina de lavar loiça à venda na Darty por mais 100 euros do que no início da campanha
A "oportunidade" anunciada na máquina de lavar loiça Bosch SMS4HTW00E, à venda na loja online da Darty, é um exemplo de como é importante estar atento aos preços praticados nesta época do ano.
A 24 de novembro, durante a campanha de Black Friday, a DECO PROteste encontrou esta máquina de lavar loiça à venda por 499,99 euros. Porém, poucos dias antes, a 9 de novembro, a compra deste eletrodoméstico custava menos 100,99 euros.
Embora não anuncie de forma direta uma redução de preço na máquina de lavar loiça, a Darty coloca abaixo do preço de venda atual um PVPR riscado de 568,99 euros, o que pode levar o consumidor a acreditar que, ao comprar o produto a este preço, está a obter um desconto de 69 euros.
Auchan anuncia desconto em máquina de secar roupa que estava 20 euros mais cara
Quando, a 4 de novembro, a DECO PROteste visitou a loja online da Auchan — que lançou a sua campanha de Black Friday no início do mês —, a máquina de secar roupa Qilive Q.6273 Bomba Calor D 8 kg estava a ser vendida por 379,99 euros. Contudo, apenas dias antes, a 25 e a 26 de outubro, este eletrodoméstico estava à venda na mesma loja por menos 20 euros, a 359,99 euros. Quem a comprasse na campanha de Black Friday não obtinha um verdadeiro desconto.
Além disso, a loja online anunciava um desconto de 5% sobre um preço riscado de 399,99 euros. E embora a máquina de secar roupa já tivesse sido vendida a esse preço na loja online da Auchan nos dias 23 e 24 de outubro, esse não era o preço mais baixo nos 30 dias anteriores ao início da campanha, como exige a lei das vendas com redução de preço.
Aspirador na Euronics tinha preço mais baixo um dia antes da campanha
Já na campanha "Achados da Semana", que decorreu na loja online Euronics de 3 a 9 de novembro, o aspirador Flama 1670FL estava a ser vendido por 59,99 euros, quando apenas um dia antes tinha estado à venda por um preço mais baixo, a 54,07 euros.
Na página da Euronics onde o aspirador estava à venda, a loja online mostrava um desconto de 25% sobre um preço riscado de 79,99 euros, o que podia levar o consumidor a crer que estava a poupar 20 euros. Porém, esta loja online nunca vendeu este aspirador ao preço que aparecia riscado. Para que o preço do produto em campanha representasse uma poupança real, a redução de preço deveria aplicar-se ao preço de 54,07 euros, a que o aspirador esteve a ser vendido entre 24 de outubro e 2 de novembro e o mais baixo nos 30 dias anteriores ao início da campanha.
Como as lojas contornam a lei das promoções
Desde maio de 2022, os retalhistas têm de cumprir novas regras nas vendas com redução de preço. Saldos, promoções ou liquidações só podem ser anunciados se, de facto, representarem um desconto sobre o preço mais baixo a que o produto foi vendido, na mesma loja, nos 30 dias consecutivos anteriores à aplicação da redução do preço.
Já os letreiros, as etiquetas ou as listas dos produtos à venda com redução de preço devem mostrar, de forma bem visível, o novo preço e o preço mais baixo anteriormente praticado. A indicação da percentagem do desconto é facultativa.
Reagindo à maior dificuldade em apresentar grandes descontos, algumas lojas não estão a aplicar estas regras, que as obrigam a indicar o preço mais baixo praticado nos 30 dias consecutivos anteriores ao início do período de redução, mantendo a ilusão da prática de bons descontos. Em alguns casos, o preço riscado ou o preço de referência para o cálculo do desconto não está a cumprir o requisito legal de ser o mais baixo, na mesma loja, nos últimos 30 dias consecutivos.
Lojas usam PVPR para comparar preços que podem não ser reais
Há ainda múltiplos casos em que são usadas práticas que não estão em conformidade com a lei das vendas com redução de preço. É exemplo disso a comparação com um preço de venda recomendado pelo fabricante, produtor ou fornecedor (PVPR), que é suscetível de induzir o consumidor em erro por dar a entender que há um desconto, quando pode não existir qualquer poupança real.
A investigação realizada pela DECO PROteste, entre os dias 1 e 14 de novembro, em 26 lojas físicas e 9 lojas online da Auchan, da Conforama, do El Corte Inglés, da FNAC, da JOM, da Darty, da Radio Popular, da Staples e da Worten revela que esta é uma estratégia usada por quase todas as insígnias. Só na Conforama não foram encontradas comparações de preços de venda com o PVPR. Em muitos dos casos encontrados, o PVPR era acompanhado por uma percentagem de desconto que pode não corresponder a um desconto real aplicado ao produto, o que viola a lei das práticas comerciais com redução de preço.
Além disso, a utilização de expressões como "Super Poupança", "Melhor preço" ou "Promoção oportunidade", lado a lado com percentagens de desconto que têm como referência um suposto PVPR, também é comum e pode levar o consumidor a acreditar que está a ser dado um desconto sobre um preço que pode nunca ter sido praticado.
DECO PROteste pede à ASAE que reforce a fiscalização
Em 2019, durante o período da Black Friday, a DECO PROteste verificou várias violações da lei, desde preços em falta a alguns produtos em campanha que não exibiam o preço anteriormente praticado ou, em alternativa, a percentagem da redução. Na altura, com base nos vários casos encontrados, a DECO PROteste solicitou à Autoridade de Segurança Alimentar e Económica a aplicação de coimas e a divulgação dos processos abertos. Em resposta num comunicado, a ASAE informou que foram fiscalizados 387 operadores económicos em estabelecimentos físicos e online, tendo sido instaurados 57 processos por contraordenação.
Apesar disso, em 2022, 2023 e 2024 os casos repetiram-se. A DECO PROteste voltou a encontrar infrações, desta feita por incumprimento das regras relativas ao preço de referência a considerar para aplicação do desconto, e denunciou. No entanto, os casos analisados nas campanhas de Black Friday de 2025 revelam que as lojas continuam a desrespeitar a lei.
Para que a lei das vendas com redução de preço seja cumprida, a DECO PROteste enviou, no início de novembro, uma nova carta à ASAE em que pediu que reforce as ações de fiscalização durante este período.
Voltar ao topoCompare os preços antes de comprar
Se viu um produto em promoção e quer saber se o desconto vale a pena, use a ferramenta da DECO PROteste para comparar preços. Nem todos os descontos anunciados são boas oportunidades de compra e, por vezes, há lojas online onde o produto pode estar à venda por um preço inferior.
A ferramenta Comparar Preços regista a evolução dos preços dos produtos nas lojas online e permite saber se está mesmo perante um desconto. Basta inserir o nome da loja e de um produto ou o URL da página onde este está a ser vendido no motor de pesquisa e, se estiver na base de dados da DECO PROteste, o comparador indica se é mesmo uma boa compra nessa loja, em que lojas está à venda mais barato e quais os preços do produto nos últimos sete dias, no último mês e nos últimos três meses.
Comparar preços nas lojas online
Voltar ao topoGostou deste conteúdo? Junte-se à nossa missão!
Subscreva já e faça parte da mudança. Saber é poder!
|
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |
