Dicas

Pronto para férias? 10 ideias feitas que não são para acreditar

Ir de férias é um dos momentos mais esperados para algumas famílias, mas também pode ser um desafio para quem quer ter tudo sob controlo. A DECO PROTESTE desfaz alguns mitos para que passe umas férias mais descontraídas. Acha que sabe tudo? Responda ao quiz e veja como se sai.

12 julho 2023
3 bolas de berlim com creme em papel pardo

iStock

Ao contrário do que possa parecer, nem sempre ir de férias implica gastar rios de dinheiro, perder a forma física ou arriscar-se a problemas nas idas à praia. Desfaça os seguintes mitos e aproveite, ao máximo este período de lazer e de descanso.

Voltar ao topo

1. "Espetáculos, museus, palácios: quase tudo se paga!"

De norte a sul do país, há atrações grátis para todos os gostos. A ideia de que é preciso ter muito dinheiro para aproveitar o verão e as férias é um mito facilmente desmontável. Veja as atrações gratuitas que a DECO PROTESTE selecionou para si em Braga, Faro, Funchal, Porto, Setúbal, Viana do Castelo e Viseu.

Voltar ao topo

2. "Gasta-se mais dinheiro em supermercado nas férias"

No dia-a-dia, os gastos com a alimentação pesam cada vez mais no orçamento dos consumidores. Em férias, o facto de poder encontrar preços mais elevados nalguns sítios turísticos indicia que os gastos podem ser ainda maiores. No entanto, também durante as férias é possível evitar despesas desnecessárias e reduzir a fatura do supermercado. Basta seguir algumas dicas, como fazer a lista de compras antes de ir ao supermercado; comparar os preços por quilo, litro ou unidade; ou optar por formatos familiares no caso de alguns produtos. Saiba como poupar no supermercado e evitar gastos desnecessários.

Para ficar a par das oscilações de preços, mesmo durante as férias, registe-se, gratuitamente, na campanha Cabaz Controlado da DECO PROTESTE, que ajuda os consumidores a poupar. Selecione os alimentos que habitualmente compra e personalize a sua lista de compras. A partir daí, passará a receber, semanalmente, toda a informação sobre as oscilações de preço registadas no cabaz que escolheu.

Voltar ao topo

3. "Conduzir de chinelos ou andar em topless dá direito a multa"

O Código da Estrada não determina que tipo de roupa ou calçado pode usar enquanto conduz. O importante é evitar situações que coloquem em causa a capacidade de conduzir e representem perigo para si e para os outros. Fumar um cigarro, retocar o batom ou o rímel e mexer no telemóvel enquanto está no "para-arranca" podem dar direito a coima

Também andar em tronco nu ou fazer topless não é ilegal. No entanto, a lei portuguesa prevê que a Polícia Marítima possa intervir, se alguém apresentar queixa por "atitudes exibicionistas" na praia.

Voltar ao topo

4. "Bolas-de-berlim com creme não podem ser vendidas na praia"

Nada há, legalmente, que impeça a venda de produtos de pastelaria, incluindo bolas-de-berlim, com ou sem creme, na praia. Mas há regras que devem ser respeitadas. Por exemplo, os vendedores ambulantes são obrigados a ter um título de exercício da atividade e os produtos à venda devem vir de estabelecimentos de fabrico devidamente licenciados. Além disso, as condições de transporte têm de ser adequadas para o efeito, para proteger os bolos de qualquer contaminação. E, ao contrário do que possa pensar, não é obrigatório os bolos serem transportados na praia em caixas refrigeradas.

Voltar ao topo

5. "Cães podem ir a qualquer praia"

Se forem praias concessionadas, o mais comum é ser proibida a permanência de cães durante a época balnear. Confirme a informação no edital da praia que pretende frequentar ou veja os sinais à entrada. Nas praias concessionadas, em princípio, pode levar o seu cão durante o ano inteiro, desde que não exista sinalização em contrário. De qualquer forma, seja qual for a praia, terá de cumprir algumas regras.

Voltar ao topo

6. "Solário e autobronzeador preparam a pele para o sol"

Nem o solário nem os produtos autobronzeadores preparam a pele para a praia. No caso do solário, está provado que origina um aumento significativo do risco de cancro de pele. O bronzeado obtido com algumas sessões protege tão pouco como um creme solar com fator 2 ou 3. Os autobronzeadores permitem obter uma cor castanho-alaranjada, sem os riscos da exposição solar, mas também não preparam a pele para a exposição ao sol. Conheça os cuidados a ter com os solários e com os produtos autobronzeadores durante as férias.

Voltar ao topo

7. "Comer fruta emagrece, mas laranjas à noite fazem mal"

O ditado popular diz que comer laranjas "de manhã é ouro, à tarde, prata, e à noite mata", mas a verdade é que pode comer laranjas em qualquer altura do dia. Ricas em vitamina C, as laranjas são importantes para a boa saúde dos vasos sanguíneos, assim como para a fixação do ferro no organismo, e para o crescimento e a cicatrização dos tecidos. Como quase toda a fruta, a laranja é rica em água e pobre em calorias, encaixando bem na dieta para perder peso. No entanto, a fruta apenas ajuda se for comida com moderação. A roda dos alimentos recomenda três a cinco peças de fruta por dia, dependendo do valor calórico de cada tipo de fruta. O abacate, a banana, a uva e o figo são frutas da época que se encontram entre as mais calóricas. A melancia, o morango e o melão são das frutas menos calóricas e que combinam bem com o verão.

Voltar ao topo

8. "Fazer exercício basta para perder peso"

Muitos dos equívocos sobre o exercício físico estão relacionados com a eficaz queima de gordura e a perda de calorias. Perder peso implica gastar mais calorias do que as que consome. Mesmo em férias, mantenha a prática de exercício físico, por exemplo, com caminhadas na praia ou passeios à noite. Conheça alguns dos mitos mais comuns sobre o exercício físico e a perda de peso.

Voltar ao topo

9. "Saldos valem sempre a pena, mesmo em férias"

Férias podem ser também sinónimo de aproveitar para ir aos saldos, mas nem sempre significa que encontre bons preços. Lembre-se de que um comerciante só pode fazer “saldos”, “promoções” ou reduções de preço se praticar um desconto sobre o preço mais baixo a que o produto foi vendido nos 30 dias consecutivos anteriores, na mesma loja. Também é proibida a venda em saldos de produtos que tenham sido adquiridos para o efeito, ou seja, os produtos adquiridos ou recebidos no estabelecimento pela primeira vez ou durante o mês anterior à redução de preço. Conheça as regras dos saldos para não se deixar enganar.

Voltar ao topo

10. "Beber cerveja causa barriga"

De férias, o calor normalmente pede mais bebidas frescas, como a cerveja. Se a preocupação é a barriga de cerveja que pode ganhar, esqueça o mito. Água, lúpulo, malte (geralmente obtido a partir da cevada), levedura e por vezes outros cereais (como trigo, arroz ou milho) são os principais ingredientes. Um copo de cerveja tem vitaminas, sais minerais e compostos fenólicos. Alguns estudos indicam que o consumo moderado poderá estimular as funções digestivas e ter um efeito diurético. A cerveja não arruína a linha, pois tem um valor calórico reduzido: em média, 40 quilocalorias por 100 mililitros. Modere no consumo, mas não deixe de saborear as melhores cervejas

Voltar ao topo

Se gostou deste conteúdo, apoie a nossa missão

Somos a DECO PROTESTE, a maior organização de consumidores portuguesa, consigo há 30 anos. A nossa independência só é possível através da sustentabilidade económica da atividade que desenvolvemos. Para mantermos esta estrutura a funcionar e levarmos até si um serviço de qualidade, precisamos do seu apoio.

Conheça a nossa oferta e faça parte da comunidade de Simpatizantes. Basta registar-se gratuitamente no site. Se preferir, pode subscrever a qualquer momento.

 

JUNTE-SE A NÓS

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.