5 pontos turísticos em Viana do Castelo para visitar gratuitamente
No verão, Viana do Castelo veste o seu melhor traje minhoto para receber visitantes de todas as partes. A Romaria da Senhora d'Agonia, os desportos náuticos e as praias, aliados à história e à arquitetura da cidade, são a receita perfeita para a estação quente. Conheça Viana do Castelo e desfrute de cinco atrações gratuitas.
- Editor
- Rita Santos Ferreira e Alda Mota

Em cada um dos corações de Viana, feitos a ouro e filigrana, está a história de uma cidade ímpar. Terá sido D. Afonso III a conceder-lhe a categoria de vila. Viana do Castelo foi importante nas atividades comerciais da era da expansão marítima e, mais tarde, na pesca do bacalhau.
O distrito de Viana é abraçado pelo rio Lima, pelo rio Minho e pelo mar. A cidade minhota bebe muito da sua tradição cultural e histórica: monumentos e edifícios arquitetónicos valiosos, gastronomia de excelência e trajes ricos que saem à rua em dias de festa e romaria.
Descubra os encantos de Viana do Castelo e desfrute das suas atrações gratuitas.
Parque Ecológico Urbano
O Parque Ecológico Urbano de Viana do Castelo está situado em torno da caldeira das Azenhas de D. Prior e ocupa cerca de 20 hectares, em plena cidade.

Localizado a este do centro histórico e a oeste da Ponte Eiffel, o parque integra o estuário do rio Lima. Foi galardoado com o Prémio Nacional de Arquitetura Paisagista e é considerado o primeiro parque de halófitas (plantas terrestres que se adaptam bastante bem à água), em Portugal.
O parque acolhe várias iniciativas de lazer, cultura, convívios, workshops e ações de formação, teatro e apresentações e até alguns eventos desportivos de baixo impacto para a natureza. A visita ao parque é uma oportunidade única para estar em contacto com a natureza e apreciar as características naturais e a biodiversidade presentes neste espaço.
O parque está disponível para visita gratuita de terça-feira a domingo e, no verão, está aberto das 08h00 às 20h00.
Horário: das 08h00 às 20h00, de terça a domingo.
Romaria da Senhora d’Agonia
As festas em Honra de Nossa Senhora d'Agonia são o ponto alto da cultura e das tradições de Viana do Castelo. As pessoas, as memórias, a tradição, a fé e a alegria dão vida à maior romaria de Portugal.

A festa surgiu em 1823, e o primeiro desfile do traje realizou-se em 1906. Dois anos depois, o programa incluiu, pela primeira vez, a parada agrícola, antecessora do atual cortejo histórico-etnográfico. Em 1968, realizou-se a primeira Procissão ao Mar, com dezenas de embarcações de pesca a levarem a imagem da padroeira ao mar e ao rio. Também a Feira Franca da festa é bem antiga, celebrando, nesta edição, os 250 anos de existência.
O Desfile da Mordomia é um dos destaques. É considerado "a maior montra de ouro ao ar livre". O ouro que adorna a beleza das mulheres minhotas não pode faltar (e diz-se que quanto mais for, melhor!).
O fogo-de-artifício e a serenata são outros momentos que apaixonam os vianenses e os visitantes. O folclore, os cabeçudos e os gigantones ao som dos zés-pereiras (grupo de percussionistas), o arraial espontâneo, as procissões e o cortejo são parte integrante do programa que faz desta festa um dos ex-líbris da região.
Data: 14 a 22 de agosto.
Local: ruas de Viana do Castelo.
Centro histórico
O centro histórico de Viana do Castelo conta com vários monumentos que podem ser visitados gratuitamente:
- matriz medieval;
- antigos Paços do Concelho;
- Casa da Misericórdia quinhentista;
- chafariz quinhentista.
As ruas e ruelas do centro histórico, um dos mais belos e conservados do País, chamam a atenção de quem por lá passa. Destacam-se as belas fachadas, com armas e brasões esculpidos, e os painéis de azulejos preciosos.
A Praça da República é o centro cívico de Viana do Castelo, assumindo-se como praça principal há centenas de anos. Acolhe vários eventos ao longo de todo o ano.
Monte de Santa Luzia
O Templo do Sagrado Coração de Jesus fica no monte de Santa Luzia e é um verdadeiro postal da cidade e do País. Assume-se como um dos monumentos mais emblemáticos de Viana do Castelo. Este é ponto de paragem obrigatória para todos aqueles que visitam a cidade e, subindo ao zimbório, pretendem desfrutar de uma das mais deslumbrantes paisagens do mundo.

O templo é uma obra de 1898, do arquiteto Miguel Ventura Terra. Para uma visita completa, utilize o Funicular de Santa Luzia. O funicular demora entre seis a sete minutos a percorrer 650 metros. As más notícias? A viagem de funicular não é gratuita.
Praias e desportos náuticos
Sendo Viana do Castelo uma cidade náutica, as atividades ligadas ao rio e ao mar assumem-se, cada vez mais, como a força motriz do turismo desportivo.

Aproveitando a excelência dos quatro centros náuticos do concelho, o remo, a canoagem, o surf e a vela cativam cada vez mais os visitantes que escolhem a cidade e o concelho para a prática de desporto. A cidade minhota é, em 2023, a Cidade Europeia do Desporto.
Se gostou deste conteúdo, apoie a nossa missão
Somos a DECO PROTESTE, a maior organização de consumidores portuguesa, consigo há 30 anos. A nossa independência só é possível através da sustentabilidade económica da atividade que desenvolvemos. Para mantermos esta estrutura a funcionar e levarmos até si um serviço de qualidade, precisamos do seu apoio.
Conheça a nossa oferta e faça parte da comunidade de Simpatizantes. Basta registar-se gratuitamente no site. Se preferir, pode subscrever a qualquer momento.
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |