Notícias

5 pontos turísticos no Porto para visitar gratuitamente

O Porto oferece-lhe vários museus e parques, onde pode descontrair e passar bons momentos em família. Não perca a Feira do Livro da cidade e, ainda, a Festa do Traje de Papel, na Foz do Douro. Visite o Norte do País e usufrua de cinco atrações gratuitas no Porto.

cidade do Porto

iStock

A Cidade Invicta, vestida com tons pastel, exibe a sua grandeza em cada pormenor. “Por ruelas e calçadas, da Ribeira até à Foz”, como canta Rui Veloso, encontramos pedaços da sua história antiga, cravados nas igrejas, nas estações de comboio e nos edifícios. Banhado pelo rio Douro, o Porto enche-se de vida e recebe cada visitante com aquela alma do norte tão sua. É detentor de uma das livrarias mais antiga da Europa, a Lello, e cidade-mãe de um dos vinhos mais famosos do mundo, o vinho do Porto. 

Conheça a cidade que deu nome a Portugal e descubra cinco atrações gratuitas que o Porto preparou para o seu verão.

Feira do Livro do Porto

A Feira do Livro do Porto é um festival literário que decorre nos Jardins do Palácio de Cristal, de 25 de agosto a 10 de setembro. A edição deste ano vai celebrar o autor Manuel António Pina. 

 
Centenas de pessoas visitam, todos os anos, a Feira do Livro (imagem: Câmara Municipal do Porto)

Data: 25 de agosto a 10 de setembro

Local: Jardins do Palácio de Cristal

Horário: abre às 12h00 de segunda a sexta e às 11h00 aos sábados e domingos; encerra às 21h00 de domingo a quinta e às 22h00 sexta e sábado.

Cortejo do Traje de Papel

O Cortejo do Traje de Papel volta às ruas da Foz do Douro, no dia 27 de agosto. A iniciativa faz parte das Festas de São Bartolomeu, organizadas pela União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde.

 
O cortejo dos trajes de papel já tem mais de 150 anos de história (imagem: Câmara Municipal do Porto)

Data: 27 de agosto

Local: Foz do Douro

Parques e jardins

A cidade do Porto tem um vasto leque de parques e jardins com espaços verdes, que fazem as delícias das famílias.

Parque Oriental da Cidade

Ao largo das margens do rio Tinto, surge o Parque Oriental, que foi projetado pelo arquiteto paisagista Sidónio Pardal. Com 18 hectares de terreno, é casa de várias espécies, tais como pinheiros-bravos, sobreiros e carvalhos alvarinhos. Conta, ainda, com uma ciclovia partilhada.  

 
Parque ideal para levar a família a passear (imagem: Câmara Municipal do Porto)

Parque de São Roque 

O Parque de São Roque ou Quinta da Lameira, com 5,2 hectares, está na posse da Câmara Municipal do Porto desde 1979. O parque tem um conjunto de peças esculturais, uma capela e um labirinto. Conta, ainda, com o Centro de Educação Ambiental (CEA).

Parque das Águas 

O parque ocupa cerca de um terço das atuais instalações da sede da Águas do Porto, correspondendo ao antigo bosque e à mata da Quinta de Vilar das Oliveiras. Está a ser alvo de uma ação de valorização cultural e de lazer, de forma a dar visibilidade a um vasto património material e artístico, através de peças arquitetónicas, de engenharia e obras de arte expostas.

Jardins do Palácio de Cristal 

Projetados por Emil David, no âmbito da construção do próprio Palácio de Cristal, os jardins têm varandas sobre o Douro, a Biblioteca Municipal Almeida Garrett, a Concha Acústica e a Capela de Carlos Alberto da Sardenha. 

Centro Português de Fotografia

O Centro Português de Fotografia tem várias exposições, que tentam conjugar a fotografia contemporânea, histórica, nacional e internacional, num espaço cheio de arte.

Consulte o site do Centro Português de Fotografia e veja as exposições preparadas para o verão de 2023. 

Museus no Porto

Os museus do Porto têm entrada gratuita aos sábados e aos domingos. Deixamos alguns exemplos.

Museu Romântico

Está instalado na Quinta da Macieirinha, também conhecida como Quinta do Sacramento. Integra-se numa zona verde composta pelos Jardins do Palácio de Cristal, pelos Jardins da Casa Tait e uma ampla vista sobre o rio e o mar.

 
O Museu Romântico é um dos núcleos museológicos do Museu da Cidade do Porto (imagem: Câmara Municipal do Porto)

Até 31 de dezembro de 2023, assista à exposição “Metamorfoses – Imanência Vegetal, Mineral e Animal no Espaço Doméstico Romântico. Aceda a toda a agenda no site do Museu.

Casa do Infante

É um dos edifícios mais antigos da cidade e foi construído, em 1325. O seu nome deriva do facto de o infante D. Henrique ter, presumivelmente, aí nascido. Além das exposições permanentes e do Arquivo, o Gabinete do Tempo, inaugurado em 2020, permite aos visitantes uma experiência profunda sobre episódios e perspetivas da cronologia da cidade.

Museu Guerra Junqueiro

Situado na Rua de D. Hugo, no Centro Histórico do Porto, este edifício é um exemplar de arquitetura civil oitocentista.  Este espaço reconstitui o ambiente e a disposição original dos objetos da casa portuense onde viveu o poeta Guerra Junqueiro. É neste museu que se estabelecem relações entre a cidade e a contemporaneidade. O Gabinete de Desenho é um espaço com exposições trimestrais de artistas de várias gerações. 

Consulte o site do museu e fique a saber mais sobre o espaço.

Se gostou deste conteúdo, apoie a nossa missão

Somos a DECO PROTESTE, a maior organização de consumidores portuguesa, consigo há 30 anos. A nossa independência só é possível através da sustentabilidade económica da atividade que desenvolvemos. Para mantermos esta estrutura a funcionar e levarmos até si um serviço de qualidade, precisamos do seu apoio.

Conheça a nossa oferta e faça parte da comunidade de Simpatizantes. Basta registar-se gratuitamente no site. Se preferir, pode subscrever a qualquer momento.

 

JUNTE-SE A NÓS

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.