Roteiro de passeios a pé e de bicicleta pelo Alentejo
Na primavera, as flores enchem os campos de cor no Alentejo. Chegou a hora de dizer adeus aos dias cinzentos e chuvosos e de fazer caminhadas, andar de bicicleta, ver estrelas mil e renascer como a natureza.
- Editor
- Sofia Cruz/Viagens à Solta

Na Primavera, o Alentejo está cheio de flores silvestres no meio de campos verdes: papoilas, malmequeres, lírios, malva, roselha, soagem, esteva, rosmaninho. É a altura ideal para quem gosta de caminhar e de andar de bicicleta, porque o clima é ameno, e as flores dão um encanto especial à paisagem. A pensar nisso, Sofia Cruz e Paulo Azevedo, do blogue Viagens à Solta, contam tudo sobre duas propostas de passeios no Alentejo para os meses de abril e maio.
Parque de Natureza de Noudar
Fazendo fronteira com Espanha, o Parque de Natureza de Noudar situa-se nas proximidades da vila de Barrancos, numa herdade com mil hectares: a Herdade da Coitadinha.
Composta por uma vasta área de montado de azinho, a propriedade é delimitada por duas linhas de água: o rio Ardila e a ribeira de Múrtega. No meio, situa-se o Monte da Coitadinha, de onde se avista o Castelo de Noudar.
Além de alojamento, o monte oferece atividades ideais para quem procura a comunhão com a natureza, o silêncio, a tranquilidade e a contemplação da vida simples. São disso exemplo os passeios a pé: há cinco trilhos marcados na herdade, que vão de 1,5 quilómetros (30 minutos) a quatro quilómetros (80 minutos). São gratuitos e, à chegada, dão-lhe um mapa do parque com os percursos assinalados. Pode optar por pedalar. O monte aluga bicicletas tanto a hóspedes como a visitantes. E há ainda os passeios de NouCar, um pequeno carro elétrico com rodas todo-o-terreno que também pode alugar para conhecer o Parque de Natureza e o Castelo de Noudar.
Ao contrário de outras partes do Alentejo, onde os campos estão quase todos vedados, aqui é possível andar à solta e passear com as flores silvestres; com centenas de pássaros e andorinhas; com os sobreiros e as azinheiras; com as vacas livres nos pastos; com o céu azul pincelado de nuvens brancas e, à noite, sob um imenso manto de estrelas.
Ecopista do Montado
O caminho-de-ferro entre Montemor-o-Novo e Torre da Gadanha foi desativado em 1988. Alguns anos depois, ganhou nova vida e é, desde 2009, o local da Ecopista do Montado. Da estação ferroviária de Montemor-o-Novo à da Torre da Gadanha são cerca de 13 quilómetros, quase sem desníveis, uma maravilha para ir com a família andar de bicicleta. A ecopista atravessa a antiga ponte de caminho-de-ferro sobre o rio Almansor, de onde se avista o Castelo de Montemor-o-Novo. Passa pelo apeadeiro de Paião e segue através de uma importante área natural – o Sítio de Monfurado – dominada por montados de sobro e azinho.
Gostamos tanto da Ecopista do Montado que já a percorremos duas vezes de bicicleta na primavera. De cada vez, apreciamos os pequenos prazeres da vida: a alegria de pedalar na natureza; a simplicidade de um céu azul; os cabelos ao vento; o montado pintado com flores de esteva; os animais encontrados pelo caminho: cegonhas, saca-rabos, perdizes, coelhos-bravos, ovelhas e tantas vacas. Aceleramos nas descidas. Imitamos os animais como quando éramos crianças. Ouvimos o chilrear dos pássaros. Sentimo-nos bem e, acima de tudo, vivos.
No verão, já não há flores silvestres, mas, se gosta de flores, vá ver as Ruas Floridas de Redondo, que, este ano, voltam entre 29 de julho e 6 de agosto. São das festas mais bonitas do Alentejo, graças aos moradores da vila que decoram as ruas com milhares de flores feitas com papel colorido, cumprindo uma tradição que remonta ao século XIX.
Informações úteis no Alentejo
A melhor altura para ver o Alentejo em flor é entre finais de fevereiro e maio. Faça cada um dos passeios em fins de semana distintos para desfrutar dos locais sem pressas. A estada a dois de 12 a 14 de maio custa 160 euros. O preço foi recolhido online a 31 de março para alojamento em turismo rural com pequeno-almoço em Barrancos.
Como ir
É preciso carro tanto para o Parque de Natureza de Noudar como para a Ecopista do Montado. Para o primeiro, não há transportes públicos, e, para a segunda, apesar de haver autocarros até Montemor-o-Novo, não transportam bicicletas.
Onde ficar
Para visitar o Parque de Noudar, o ideal é ficar hospedado na Herdade da Coitadinha ou em Barrancos. Para fazer a Ecopista do Montado, durma em Montemor-o-Novo.
Acessibilidade
Qualquer pessoa consegue fazer as atividades sugeridas, incluindo crianças, nem que seja só a caminhada de 1,5 quilómetros em Noudar, ou só uma parte da ecopista. Além disso, em Noudar, os carros elétricos facilitam a vida a quem não pode ou não quer andar a pé.
Ecopista do Montado
Nome oficial: MMN PR5 Ecopista do Montado. Tem início na Estação de Montemor-o-Novo e finda na Estação de Torre da Gadanha. Com 13 quilómetros (26 quilómetros ida e volta) de extensão, o grau de dificuldade é baixo. Os primeiros quatro quilómetros são pavimentados com betuminoso e os restantes em terra batida.
Não deixe de experimentar
Bifanas, em Montemor-o-Novo, enchidos e presunto de Barrancos. Na gastronomia alentejana são sempre apetecíveis espargos com ovos mexidos, carnes de porco preto grelhadas (secretos, cachaço, plumas e lagartos), ensopado de borrego, bochechas assadas no forno e migas com entrecosto. Para sobremesa, recomenda-se provar sericaia com ameixas de Elvas, manjar de requeijão e amêndoa, encharcada, pão de rala e toucinho-do-céu.
Se gostou deste conteúdo, apoie a nossa missão
Somos a DECO PROTESTE, a maior organização de consumidores portuguesa, consigo há 30 anos. A nossa independência só é possível através da sustentabilidade económica da atividade que desenvolvemos. Para mantermos esta estrutura a funcionar e levarmos até si um serviço de qualidade, precisamos do seu apoio.
Conheça a nossa oferta e faça parte da comunidade de Simpatizantes. Basta registar-se gratuitamente no site. Se preferir, pode subscrever a qualquer momento.
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |