Floresta laurissilva na Madeira: conheça um roteiro acessível e seguro
Sabia que há uma floresta madeirense que é Património da Humanidade e que qualquer pessoa pode conhecer acompanhando uma levada inteiramente plana e muito segura? Mergulhe aqui na floresta laurissilva da Madeira.
- Editor
- Sofia Cruz/Viagens à Solta

A DECO PROTESTE desafiou Sofia Cruz e Paulo Azevedo, do blogue Viagens à Solta, para contarem tudo sobre o seu roteiro mais recente pela Madeira. É uma ilha de sonho, e não somos só nós, os portugueses, a pensar isso. Os World Travel Awards, conhecidos como os óscares do turismo, já o confirmaram várias vezes, ao distingui-la como o melhor destino insular da Europa e do Mundo. As razões são várias:
- a Madeira dispõe de uma hotelaria de excelência;
- as temperaturas são amenas durante todo o ano;
- o Funchal é uma capital genuína e vibrante;
- os picos Ruivo e do Areeiro, duas das montanhas mais altas de Portugal, são facilmente acessíveis;
- e há vários miradouros, piscinas vulcânicas, cascatas e lagoas.
CONHECER Percursos de evasão Madeira e Açores
O que alguns turistas não sabem é que há também uma floresta declarada Património da Humanidade pela UNESCO. Chama-se floresta laurissilva, e é a floresta primitiva da Madeira. Atualmente, ocupa 20% do território, mas cobria toda a ilha aquando da chegada dos navegadores portugueses, em 1419, razão pela qual a batizaram “Madeira”.
Floresta laurissilva na Madeira
Uma das melhores formas de conhecer a floresta laurissilva é caminhando nas levadas que a cruzam ou, melhor, nos trilhos de manutenção que as acompanham. As levadas são canais de irrigação. Construídos desde o povoamento da ilha, serviam para conduzir a água das nascentes, no cimo das serras, até às povoações e aos campos de cultivo.
Apesar de proporcionarem diversos passeios a pé, num encontro perfeito com a natureza, muitos visitantes da Madeira não desfrutam das levadas. As razões são várias:
- desconhecem que a alma da ilha está ali;
- pensam que são perigosas,;
- não podem ou não querem caminhar vários quilómetros;
- ou estão a viajar com crianças pequenas e até com carrinhos de bebé.
E se lhe disséssemos que há uma levada inteiramente plana, muito segura, fácil e acessível a todos, inclusive a crianças, pessoas de idade e portadores de deficiência? Chama-se “Um Caminho para Todos”, e não pense que, por ser curta, é menos bonita do que as demais. Ainda por cima, situa-se nas proximidades de outra atração que vai certamente visitar: as casas típicas de Santana. Poderá iniciar a caminhada (linear, dois quilómetros, 45 minutos) tanto no Pico das Pedras, como na ponta oposta, no Parque Florestal das Queimadas. Neste último, fica a Casa de Abrigo das Queimadas, uma casa típica de Santana em tamanho gigante, com um impressionante telhado de colmo.
Se não acredita, vá, pelo menos, espreitar a levada e constate como é bela, simples e livre de perigo. Desfrute do arvoredo verde e selvagem, a fazer lembrar os inícios do planeta. Ouça o som da água a correr na levada e à sua volta. Repare nas paredes rochosas cobertas, quer de musgos, quer de vegetação frondosa. Surpreenda-se com fetos gigantes. Cheire a terra molhada e a humidade características de uma floresta frequentemente envolvida pelo nevoeiro. Aprecie a paz e a beleza disponíveis na sua vida nesse momento. Depois, se gostar e quiser continuar, pode percorrer a famosa Levada do Caldeirão Verde. São 13 quilómetros, ida e volta. Esta levada também sai do Parque das Queimadas. Em alternativa, aventure-se por outras levadas.
Prepare-se com calçado e roupa impermeáveis, porque o concelho de Santana, no norte da ilha, é bastante chuvoso. Se estiver a chover, não desista. Com nevoeiro, a floresta laurissilva é ainda mais fotogénica. Além disso, lembra-se de como se sentia feliz quando andava à chuva em criança? Se ainda não o fez, experimente, porque não o esquecerá.
Roteiro para visitar a Madeira
Qualquer época é boa para visitar a Madeira. A temperatura média varia pouco ao longo do ano, rondando os 22°C no verão e os 16°C no inverno. O custo mínimo da viagem a dois, de 10 a 13 de junho, é de 850 euros. Este valor inclui voos de Lisboa para o Funchal, transfers e alojamento em hotel de quatro estrelas, com pequeno-almoço. Os preços foram recolhidos de 24 a 26 de março, em cinco agências de viagens.
Festas da Madeira
- Festa da Flor (maio)
- Passagem de Ano do Funchal
Como ir
- De Lisboa: Easyjet, Ryanair e TAP.
- Do Porto: Easyjet, Ryanair e Transavia.
- De Ponta Delgada: SATA.
Como se deslocar
A melhor forma de percorrer a Madeira é alugando carro. Só assim pode aceder a muitos dos melhores locais da ilha, sobretudo às atrações naturais, como as levadas.
Comida tradicional da Madeira
- Prego em bolo do caco.
- Espetada em pau de loureiro.
- Lapas.
- Peixe-espada com banana frita.
- Castanhetas (peixinhos fritos).
- Milho frito.
- Fruta tropical.
- Bolo de mel.
- Poncha.
- Vinho da Madeira.
Onde ficar na Madeira
O ideal é montar base no Funchal (capital), onde há maior oferta turística e os acessos para o resto da ilha são bons.
Lembranças da Madeira
- Bordados da Madeira.
- Vinho da Madeira.
- Bolo de mel.
- Rebuçados de funcho.
Se gostou deste conteúdo, apoie a nossa missão
Somos a DECO PROTESTE, a maior organização de consumidores portuguesa, consigo há 30 anos. A nossa independência só é possível através da sustentabilidade económica da atividade que desenvolvemos. Para mantermos esta estrutura a funcionar e levarmos até si um serviço de qualidade, precisamos do seu apoio.
Conheça a nossa oferta e faça parte da comunidade de Simpatizantes. Basta registar-se gratuitamente no site. Se preferir, pode subscrever a qualquer momento.
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |