Notícias

Serra da Estrela: roteiro de cascatas, lagoas e praias fluviais

A Serra da Estrela também é um paraíso no verão. Cascatas, lagoas e praias fluviais fazem da montanha mais alta de Portugal Continental um destino ideal de férias para quem deseja uns dias refrescantes no meio da natureza.

  • Editor
  • Ana Catarina André
04 julho 2022
  • Editor
  • Ana Catarina André
Pequenas quedas de água e piscinas naturais na praia fluvial de Loriga (concelho de Seia)

iStock

É a maior área protegida do País. A Serra da Estrela, muitas vezes conhecida como um destino de férias de Inverno, onde é possível fazer esqui, snowboard ou apreciar a beleza deixada pela neve nos meses frios, é também uma região a descobrir no pico do calor, pela paisagem verdejante e pelos cursos de água abundantes. Durante o verão, este parque natural, no maciço montanhoso central, surpreende pelas cascatas, praias fluviais e lagoas – muitas propícias a um mergulho.

Começamos pela encosta oeste da serra, mais próxima das cidades de Seia e Oliveira do Hospital. Deixe-se encantar pelas águas cristalinas da praia fluvial de Loriga, a única em Portugal num vale glaciário, que chama a atenção pela paisagem natural envolvente. Localizada a 800 metros de altitude, na ribeira com o mesmo nome, é uma praia vigiada durante o verão e, como é formada por várias piscinas naturais, muitas das quais com pouca profundidade, é ideal para crianças.

Mais a sul, na aldeia de Barriosa, em Vide, encontra o Poço da Broca, uma queda de água, em plena ribeira de Alvoco, onde pode refrescar-se num conjunto de piscinas naturais. Estando aqui é impossível não ficar deslumbrado pela paisagem verdejante, que, nesta zona da serra, é também dominada pelo xisto.

Aproveitando a passagem por esta região, vale a pena conhecer a praia fluvial de Unhais da Serra, a cerca de 40 minutos de distância. Enquadrada numa zona relvada com restaurante e esplanada, esta praia, no concelho da Covilhã, fica junto à povoação e é ideal para famílias com crianças pequenas. Se tiver oportunidade, não deixe de passar pela Aquadome, uma das maiores estâncias termais da Europa, conhecida também pela oferta variada de tratamentos de bem-estar.

A cerca de 12 quilómetros de Unhais da Serra, descubra as piscinas naturais de Cortes do Meio – há, pelo menos, 12, muitas das quais envolvidas por cascatas. A frescura e a limpidez das águas fazem deste local um autêntico paraíso. A aldeia merece a visita. Muitas construções antigas estão preservadas.

A mais alta de Portugal

Do outro lado da serra, mais a norte, perto de Penhas Douradas, fica a praia fluvial de Vale do Rossim, a mais alta do País, localizada a 1400 metros de altitude. Ao contrário do Poço da Broca e da praia de Loriga, dispõe de areal e é muito procurada. Além de um tempo de descanso e de natação, permite fazer canoagem, andar de caiaque ou aventurar-se num percurso pedestre. No verão, o local é vigiado, garantindo maior segurança.

Onde também pode encontrar uma praia com boas infraestruturas de apoio – considerada acessível a pessoas com deficiência – é em Valhelhas, no concelho da Guarda. Banhada pelas águas límpidas do rio Zêzere, dispõe de uma rampa de acesso à água, passadiços, parque de merendas e de campismo, bar, campo de jogos e casas de banho, além de uma vasta área de sombras.

Lagoas e mistérios têm explicação

Além das cascatas, piscinas naturais e praias fluviais, a montanha mais alta de Portugal Continental, que atinge 1993 metros de altitude na Torre, é célebre pelas lagoas. A maior é a Lagoa Comprida, a cerca de oito quilómetros da aldeia do Sabugueiro. Com um quilómetro de extensão, foi construída a partir de uma lagoa de origem natural, constituindo o maior reservatório de água da Serra da Estrela. Um local onde se pode pescar e fazer caminhadas.

Parte do reservatório da Lagoa Comprida tem origem no Covão dos Conchos, a cerca de quatro quilómetros de distância. Este local tornou-se famoso em 2016, quando um vídeo, que mostrava as águas a desaparecerem num funil gigante, se tornou viral na net. O que parecia ser um misterioso buraco é, na verdade, um túnel que encaminha as águas da Ribeira das Naves para a Lagoa Comprida. O percurso trilha-se a pé, mas o relevo e as condições do caminho fazem com que não seja recomendado a pessoas com dificuldades de locomoção.

Qualquer que seja a escolha (piscina, praia fluvial ou lagoa), observe a paisagem natural: só nos meses mais quentes é possível ver muitos dos tesouros que, no inverno, ficam escondidos com a neve.

 

Informações úteis na Serra da Estrela

Lagoa, piscina ou praia fluvial: não se esqueça do protetor solar. Use roupa leve e calçado confortável. Em Manteigas, o custo mínimo para três noites a dois em alojamento de turismo rural sem pequeno-almoço (de 28 a 31 de julho) é de 150 euros. Com pequeno-almoço sobe para 180 euros. O preço foi recolhido online, a 25 de maio, para unidades de turismo rural.

Quando ir

Para aproveitar os cursos de água e a possibilidade de fazer praia, visite a região entre os meses de junho e setembro. Durante este período, a temperatura máxima chega a ultrapassar os 30ºC.

Como ir

A melhor maneira de conhecer a Serra da Estrela é de carro. Só assim pode aceder a muitas das cascatas e lagoas, em lugares recônditos no meio da natureza. Ao recorrer ao automóvel, poderá também gerir, à sua medida, o tempo que passa em cada local.

De Lisboa: apanhe a A1 e siga pela A23 até à saída número 30, em direção à Covilhã. Do Porto: siga pela A1 e apanhe a A25. Saia em direção a Viseu centro/Nelas/Seia (número 18).

Experimentar

  • Queijo Serra da Estrela
  • Broa e pão de centeio
  • Enchidos (presunto, chouriça, farinheira, morcela)
  • Mel de urze
  • Cabrito e borrego assados no forno
  • Feijoca à pastor

Presentes

Mantas de burel, capas, gorros e camisolas de lã, pantufas de ovelha, cestos e rendas. Azeite e mel.

Onde ficar

Recomendamos dormir em Manteigas, Unhais da Serra ou Sabugueiro.

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.