Notícias

Verão 2023: 4 sítios para visitar em Faro

Além da praia, o folclore, as motos e a gastronomia tradicional são os principais cartões-de-visita da cidade de Faro. Neste verão, desloque-se até ao Sul do País e desfrute das paisagens que a ria Formosa lhe oferece. Animação também não vai faltar. Conheça quatro atrações gratuitas de Faro.

cidade de Faro

iStock

Faro é a capital da região do Algarve e reúne em si raízes mouriscas, romanas, medievais e árabes. As praias e a ria Formosa, onde habitam flamingos, fazem fronteira com o mar. Fica a 280 quilómetros de Lisboa e tem forte tradição nas atividades ligadas à pesca.

Pare em Faro e conheça as quatro atrações gratuitas para este verão.

Açoteira – Faro Rooftop Festival 

Características das coberturas das casas no Algarve, as açoteias são o palco do Faro Rooftop Festival. Este festival faz parte da Rede Europeia de Açoteias Criativas, uma rede criada a partir de Faro, que junta nove cidades de oito países na reflexão e desenvolvimento estratégico de ações a concretizar nestes espaços.

Durante o festival será possível visitar um conjunto de açoteias icónicas, que, por norma, não estão acessíveis ao público, e assistir a performances artísticas, exposições, experiências sensoriais, conhecer boas práticas do uso de açoteias, participar em debates, palestras e experiências, ou simplesmente, apreciar a paisagem de um outro patamar.

Os bilhetes são pagos, mas algumas açoteias têm entrada livre.

Data: 7 e 8 de julho

Local: Faro 

41.ª Concentração Internacional de Motos 

Faro recebe, mais um ano, a Concentração Internacional de Motos, no Vale das Almas. Apesar de a entrada no recinto ser paga, durante os quatro dias do evento, também existe animação gratuita na baixa da cidade. Na 41.ª edição do evento, os concertos e as exposições estão à sua espera. 

 
Motas nas ruas de Faro (imagem: Câmara Municipal de Faro).

No dia 20, pode assistir aos concertos dos Break Free, num tributo à banda Queen, e aos One Love Band. Já no dia 21, o palco fica a cargo dos Entre Aspas, dos La Frontera e dos Hybrid Theory.

Dia 22 é o último dia de concertos e, para a despedida, atuam Cuca Roseta, Guano Apes e Expensive Soul.

Data: 20 a 23 de julho

Local: Vale das Almas

Festa da Ria Formosa

Este evento gastronómico, que se realiza no Largo de São Francisco, em Faro, é organizado pela Associação dos Viveiristas e Mariscadores da Ria Formosa (VIVMAR) e oferece-lhe o melhor que a ria Formosa tem para dar. É provavelmente a festa com maior significado no concelho de Faro, durante a qual pode degustar o melhor marisco da Ria Formosa e outras especialidades regionais, confecionadas com base nas receitas e tradições do concelho.

 
O marisco é uma das iguarias gastronómicas que não podem faltar (imagem: Câmara Municipal de Faro)

A animação diária é entregue a artistas locais e regionais e a entrada no recinto é gratuita.

Data: 27 de julho a 6 de agosto

Local: Largo de São Francisco

Horário: das 19h00 às 1h00.

Folkfaro – Folclore Internacional da Cidade de Faro 

É considerado o maior festival de folclore do sul do País e é organizado pelo Grupo Folclórico de Faro. A gala de abertura realiza-se dia 20 de agosto, no Teatro das Figuras. A entrada para a gala é paga, mas pode desfrutar da festa gratuitamente

 
Demonstração de um grupo de Folclore no festival de Faro (imagem: Câmara Municipal de Faro)

De dia 21 a 26, poderá assistir a vários espetáculos no Passeio das Docas, nos quais a entrada é gratuita, e, ainda, usufruir de vários pontos de animação por toda a cidade. Música, dança e ateliers não vão faltar no ano em que o Folkfaro faz 20 anos.

Veja toda a informação sobre o programa na página de Facebook do Grupo Folclórico de Faro.

Data: 20 a 26 de agosto

Local: Passeio da Doca

Se gostou deste conteúdo, apoie a nossa missão

Somos a DECO PROTESTE, a maior organização de consumidores portuguesa, consigo há 30 anos. A nossa independência só é possível através da sustentabilidade económica da atividade que desenvolvemos. Para mantermos esta estrutura a funcionar e levarmos até si um serviço de qualidade, precisamos do seu apoio.

Conheça a nossa oferta e faça parte da comunidade de Simpatizantes. Basta registar-se gratuitamente no site. Se preferir, pode subscrever a qualquer momento.

 

JUNTE-SE A NÓS

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.