Restaurantes: regras para a cobrança de entradas, gelo e copos de água
Quando detetar, na conta do restaurante, as entradas que não pediu, não poderá reclamar. Se não está interessado em consumir o que está na mesa, alerte o empregado. Veja ainda se o gelo ou os copos de água no restaurante podem ser cobrados. Faça o quiz sobre as regras nos restaurantes.

O cliente de um restaurante pode recusar pagar o couvert que não pediu, mesmo que o consuma? Não pode, porque consumir faz a diferença.
Algumas atitudes do proprietário do restaurante podem revelar falta de boa-fé. Mas o consumidor pode ser acusado do mesmo. Não querer pagar um bem consumido seria um abuso de direito.
E que dizer da cobrança de copos de água, gelo ou da taxa para aquecer a comida do bebé ou partilhar uma sobremesa? Veja quais as regras.
Nenhum alimento pode ser cobrado se não for consumido
A lista de preços deve indicar que: “Nenhum prato, produto alimentar ou bebida, incluindo o couvert, pode ser cobrado se não for solicitado pelo cliente ou por este inutilizado.” Neste caso, a expressão “inutilizado” refere-se a consumido ou manipulado, de forma que já não possa ser servido a outros clientes.
A partir do momento em que as entradas escolhidas e encomendadas pelo cliente chegam à mesa, as mesmas não podem ser trocadas ou devolvidas.
Colocar na mesa aperitivos que o cliente não pede ou trazer uma garrafa nova para encher um copo vazio são algumas das práticas comerciais mais agressivas de muitos restaurantes. Se não está interessado, nada o impede de alertar o
Este artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais se for indicada a fonte e contiver uma ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |
O cliente de um restaurante pode recusar pagar o couvert que não pediu, mesmo que o consuma? Não pode, porque consumir faz a diferença.
Algumas atitudes do proprietário do restaurante podem revelar falta de boa-fé. Mas o consumidor pode ser acusado do mesmo. Não querer pagar um bem consumido seria um abuso de direito.
E que dizer da cobrança de copos de água, gelo ou da taxa para aquecer a comida do bebé ou partilhar uma sobremesa? Veja quais as regras.
Nenhum alimento pode ser cobrado se não for consumido
A lista de preços deve indicar que: “Nenhum prato, produto alimentar ou bebida, incluindo o couvert, pode ser cobrado se não for solicitado pelo cliente ou por este inutilizado.” Neste caso, a expressão “inutilizado” refere-se a consumido ou manipulado, de forma que já não possa ser servido a outros clientes.
A partir do momento em que as entradas escolhidas e encomendadas pelo cliente chegam à mesa, as mesmas não podem ser trocadas ou devolvidas.
Colocar na mesa aperitivos que o cliente não pede ou trazer uma garrafa nova para encher um copo vazio são algumas das práticas comerciais mais agressivas de muitos restaurantes. Se não está interessado, nada o impede de alertar o
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