Autobronzeador: cuidados ao aplicar
Como o sol não dura todo o ano e as férias são curtas, há meios artificiais para manter a pele bronzeada. Os produtos autobronzeadores permitem obter uma cor castanho-alaranjada e sem os riscos da exposição solar. Saiba como usar.
- Especialista
- Susana Santos
- Editor
- Sofia Frazoa e Alda Mota

Os autobronzeadores são produtos cosméticos concebidos para bronzear a pele sem a exposição ao sol. Desta forma, não levam a pele a produzir a substância que lhe confere o tom dourado ou acastanhado (melanina) e lhe dá alguma proteção contra os raios ultravioleta.
A maioria dos autobronzeadores contém o princípio ativo di-hidroxiacetona (DHA), numa concentração entre 3% e 6%. A DHA reage com os aminoácidos presentes na pele, produzindo um pigmento que confere o tom bronzeado. Alguns produtos contêm, como agente bronzeador, a eritrulose, um açúcar redutor que produz um tom bronzeado mais lentamente do que a DHA. Muitas vezes, estes dois ingredientes são utilizados em conjunto, de forma a obter um efeito mais duradouro.
A intensidade da cor conseguida depende da quantidade de DHA do produto, do tipo de pele e do seu tom natural. Por exemplo, se a pele for muito clara, o bronzeador pode torná-la alaranjada. Nas zonas em que a pele é mais espessa, a cor torna-se mais evidente. Por isso, deve espalhar o creme uniformemente por todo o corpo, reduzindo a quantidade nos joelhos e nos cotovelos.
Por norma, o bronzeado é visível uma a duas horas depois da aplicação de produtos com DHA e pode levar de 24 a 48 horas para se desenvolver completamente. A cor desaparece, gradualmente, após cinco a sete dias da aplicação, à medida que a pele se renova.
Fazem mal à pele?
A DHA tem sido usada há várias décadas e é considerada segura. Alguns autobronzeadores têm perfumes na sua composição, o que pode causar uma reação alérgica em contacto com a pele.
Dicas para escolher um bom bronzeador
O efeito do autobronzeador desaparece à medida que as camadas mais superficiais da pele descamam, o que acontece naturalmente ou por esfoliação intencional da pele.
Como deve ser um bom autobronzeador? Há vários requisitos:
- ser fácil de usar e de espalhar;
- garantir uma aplicação e uma cor uniforme;
- proporcionar uma cor naturalmente bronzeada;
- o bronze permanecer tempo suficiente na pele;
- não manchar as mãos, as unhas e as roupas;
- ser bem tolerado pela pele, sem causar irritações;
- ter um cheiro agradável;
- ter ingredientes seguros.
Tipos de autobronzeadores
Existem diferentes tipos de autobronzeadores. Sempre que tiver dúvidas, opte pela loção ou pelo creme autobronzeador.
- Loção/creme - são a forma mais tradicional de autobronzeador. Têm, por norma, uma textura cremosa e são aplicados com as mãos ou com uma luva.
- Pulverizador - geralmente, são uma forma rápida e fácil de se bronzear. O autobronzeador é pulverizado na pele e, assim, pode chegar a locais de difícil acesso, como as costas. Também pode espalhar o produto com uma luva. Não borrife o rosto e use-o apenas em locais bem ventilados.
- Mousses - este tipo de autobronzeador parece-se com um spray, mas o produto sai como uma espuma.
- Toalhitas - é uma forma fácil de se bronzear sem complicações. Só precisa de esfregar a toalhita na pele e a cor irá desenvolver-se gradualmente. Uma das desvantagens é que só poderá usá-las uma vez, o que faz com que seja uma solução cara e que produz desperdício.
Como aplicar o autobronzeador
Para aplicar um autobronzeador deve depilar o corpo, pelo menos, 12 horas antes. Esfolie a pele para remover as células mortas. Incida mais nos cotovelos, joelhos, tornozelos e pulsos. Estas partes da pele são mais ásperas, com um espessamento de estrato córneo (parte mais externa da epiderme). Leia atentamente a embalagem sobre como usar o produto antes de o aplicar. Depois destes procedimentos, siga alguns passos:
- teste primeiro o produto apenas numa pequena parte da pele, sobretudo se tiver predisposição para reações alérgicas.
- aplique o produto uniformemente, em movimentos circulares;
- evite inalar estes produtos quando aplicar à volta dos olhos, dos lábios e do nariz;
- ao usar produtos que têm DHA, use luvas para evitar manchar as mãos. Caso o produto não as traga ou não tenha luvas em casa, lave as mãos imediatamente depois de aplicar o autobronzeador para evitar o escurecimento das palmas das mãos, dos dedos e das unhas;
- espere que a pele seque antes de se vestir.
No final da aplicação, mantenha o produto sempre bem fechado, num local escuro e fresco (para limitar a formação de formol). Caso o produto tenha passado de validade ou tenha um cheiro desagradável, não use o autobronzeador.
Se ocorrer escurecimento das mãos, se lavar a pele ou transpirar, tal não vai fazer a cor sair. Com os autobronzeadores ocorre uma reação entre o DHA e as proteínas do estrato córneo. O efeito do autobronzeador desaparece à medida que as camadas mais superficiais da pele descamam, mas só sai completamente quando o estrato córneo estiver completamente renovado, ou seja, após cinco a sete dias.
Cuidados com o sol
Com um autobronzeador, a pele escurece de forma artificial, mas sem produção de melanina que se obtém depois da exposição ao sol. Para cerca de 10% das pessoas, os autobronzeadores não funcionam, supostamente por défice das proteínas da pele que reagem com o produto.
Não se esqueça de que, com um autobronzeador, a pele escurece de forma artificial, mantendo a sensibilidade ao sol. Por isso, é fundamental usar o protetor solar adequado ao tom natural da sua pele.
Os autobronzeadores não contêm filtros solares, pelo que não protegem dos raios UV.
Se gostou deste conteúdo, apoie a nossa missão
Somos a DECO PROTESTE, a maior organização de consumidores portuguesa, consigo há 30 anos. A nossa independência só é possível através da sustentabilidade económica da atividade que desenvolvemos. Para mantermos esta estrutura a funcionar e levarmos até si um serviço de qualidade, precisamos do seu apoio.
Conheça a nossa oferta e faça parte da comunidade de Simpatizantes. Basta registar-se gratuitamente no site. Se preferir, pode subscrever a qualquer momento.
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |