Notícias

Cereais de farelo com muita fibra, mas com excesso de açúcar

Sem edulcorantes ou aditivos, o farelo de trigo analisado é rico em fibra. Mas seis dos oito produtos têm quantidades exageradas de açúcar. Descubra os melhores cereais. 

Especialista:
Editor:
24 outubro 2025
Taça de madeira cheia de farelo de trigo

iStock

Os cereais de farelo de trigo podem não ser tão populares quanto a granola, mas podem ser necessários para algumas pessoas: por vezes, cumprem uma função importante na regulação do trânsito intestinal.

No teste da DECO PROteste a oito farelos de trigo, a quantidade de fibra difere de produto para produto. Mas todos cumprem os valores que os tornam ricos em fibra.

Por outro lado, mais de metade dos produtos têm doses avantajadas de açúcar, o que não abona a seu favor. Embora razoável, o teor de sal poderia ser inferior.

Quais os melhores cereais de farelo de trigo?

Informação nutricional e lista de ingredientes, ambas presentes nos rótulos, são a base da análise. A partir da lista de ingredientes, é possível conhecer os aditivos e ter uma ideia do grau de transformação do produto (número de ingredientes ultraprocessados). Ponderando cada um dos aspetos, em conjunto com o algoritmo do Nutri-Score, obtém-se a qualidade global. A pontuação, de 0 a 100, permite determinar os melhores cereais dentro de uma categoria.

Cereais de farelo têm fibra suficiente? 

Sim, os oito produtos analisados são ricos em fibra: por cada 100 gramas, têm entre 27 a 43 gramas. Por isso, podem ser uma forma simples de contribuir para o bom funcionamento intestinal.

A dieta insuficiente em fibra pode levar à obstipação (ou prisão de ventre). Mas também maus hábitos alimentares, falta de ingestão de líquidos, abuso de cafeína, consumo excessivo de álcool e um estilo de vida sedentário, entre outros fatores. O farelo de trigo é um alimento abundante em fibra dietética insolúvel, tal como os vegetais de folha verde e dos cereais integrais.

Segundo a Direção-geral da Saúde (DGS), recomenda-se uma ingestão diária mínima de 25 gramas de fibra para se observarem efeitos benéficos. Entre os alimentos ricos em fibra está, por exemplo, meia chávena de cereal de farelo de trigo (9,1 gramas).

A obstipação pode ocorrer em qualquer faixa etária, desde os recém-nascidos aos idosos. Estima-se que afete 12 a 19% da população, com maior prevalência entre mulheres e pessoas idosas, afetando negativamente a qualidade de vida.  

Açúcar em doses exageradas nos cereais

O que mais separa os farelos de trigo analisados é a quantidade de açúcar. O algoritmo do Nutri-Score penaliza estes ingredientes.

  • Dois produtos não passam dos 10 gramas de açúcares por 100 gramas.
  • Os restantes seis não têm menos de 18 gramas e três chegam mesmo aos 24 gramas por 100 gramas. 

Já quanto ao sal, o cenário é razoável. Porém, os farelos de trigo poderiam conter menos de um ingrediente claramente consumido em exagero pelos portugueses. 

Gostou deste conteúdo? Junte-se à nossa missão!

Na DECO PROteste, defendemos os consumidores desde 1991. A nossa independência é a chave para garantir a qualidade da informação que disponibilizamos gratuitamente. 
 
Adira ao plano Subscritor para aceder a conteúdos exclusivos e a todos os serviços. Com o seu apoio, conseguimos continuar a disponibilizar mais conteúdos de valor.

Subscreva já e faça parte da mudança. Saber é poder!
 

 

SUBSCREVER

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.

Temas que lhe podem interessar