Notícias

Granola: perfeita para o pequeno-almoço?

Bem escolhida, a granola pode ser excelente ao pequeno-almoço. Mas é preciso optar por cereais sem excesso de açúcares e de ácidos gordos saturados. E sem aditivos ou muitos ingredientes ultraprocessados. Para conhecer as melhores granolas, aceda ao comparador da DECO PROteste. 

Especialista:
Editor:
23 setembro 2025
granola

iStock

Aveia, frutos secos e secados, ingredientes de trigo ou arroz, óleo de girassol ou de palma, sementes, açúcares, mel e outros ingredientes açucarados, aditivos, aromas e até sal. Uma colherada de granola junta muitos destes elementos. Apesar de a maioria passar com positiva na análise da DECO PROteste, nem sempre o resultado é o melhor: nove em 29 granolas analisadas pela DECO PROteste têm uma qualidade nutricional sofrível.

Qual a melhor granola?

Sobretudo os açúcares, mas também os ácidos gordos saturados (quando se incorpora óleo de palma), ingredientes ultraprocessados e alguns aditivos estão na base das piores classificações.

Granola com demasiados ácidos gordos saturados

As apreciações negativas, do ponto de vista nutricional, dos ácidos gordos saturados devem-se sobretudo à presença de óleo de palma na sua constituição. Trata-se de um ingrediente a evitar, uma vez que contém uma quantidade significativa de ácidos gordos saturados.

A Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA, na sigla em inglês) recomenda um consumo tão baixo quanto possível dentro de uma dieta nutricionalmente adequada. A Organização Mundial da Saúde (OMS) sugere que não forneçam mais de 10% da energia consumida.

O teor em açúcares contribui igualmente para algumas piores notas. Se há cereais que contêm poucos açúcares (3,5%), outros há que chegam aos 29 por cento. 

A análise foi feita com base no Nutri-Score, algoritmo que determina a qualidade nutricional global dos produtos alimentares.

Gostou deste conteúdo? Junte-se à nossa missão!

Na DECO PROteste, defendemos os consumidores desde 1991. A nossa independência é a chave para garantir a qualidade da informação que disponibilizamos gratuitamente. 
 
Adira ao plano Subscritor para aceder a conteúdos exclusivos e a todos os serviços. Com o seu apoio, conseguimos continuar a disponibilizar mais conteúdos de valor.

Subscreva já e faça parte da mudança. Saber é poder!
 

 

SUBSCREVER

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.

Temas que lhe podem interessar