Flocos de milho: os celíacos podem comer sem riscos?
Nem todos os flocos de milho são seguros para celíacos, que não podem ingerir glúten. É preciso ler o rótulo e ver se têm extrato de malte de cevada ou vestígios de glúten. Descubra as melhores marcas de flocos de milho na análise da DECO PROteste.

Amarelos e crocantes, os flocos de milho (vulgo corn flakes) são, provavelmente, os cereais mais famosos do mundo. Mas serão saudáveis? Os celíacos podem comer flocos de milho sem preocupações?
A DECO PROteste analisou 21 cereais de milho e encontra-se uma boa fatia de produtos nutricionalmente adequados, com doses moderadas de açúcar e sal. Já para quem sofre da doença celíaca, ler o rótulo é fundamental. Apesar de o milho não conter glúten, pode haver ingredientes misturados com essa proteína.
Que flocos de milho posso comer?
Para a análise, a DECO PROteste baseou-se na informação nutricional dos rótulos, mas também na lista de ingredientes. Lendo esta lista, onde constam os constituintes ultraprocessados, incluindo alguns aditivos, consegue‑se ter uma ideia do grau de transformação do produto.
Ponderando cada um desses aspetos, obtém‑se a qualidade global. A pontuação oscila entre 0 e 100 e permite determinar os melhores cereais. Para avaliar a composição nutricional, a DECO PROteste considera os valores da declaração nutricional e aplica o algoritmo do Nutri‑Score.
Doze flocos de milho com aditivo pouco recomendável
Tostados ou não, há flocos nos quais o milho é exclusivo na composição. Mas outros adicionam sal, açúcar, extrato de malte de cevada, aditivos (antioxidantes e emulsionantes), vitaminas várias ou ferro. Doze flocos, nos quais se incluem cinco sem açúcar adicionado, contêm E 471 – Mono e diglicéridos de ácidos gordos, pouco recomendável. Trata‑se de um aditivo associado a um ou mais efeitos adversos, segundo alguns estudos.
A maioria dos flocos de milho dividem‑se, do ponto de vista nutricional, entre a mediania e o sofrível. O sal é uma principais razões para as notas mais baixas. Há cereais que contêm 1,8 g de sal por 100 gramas. Um teor elevado, se nos recordarmos que a Organização Mundial de Saúde recomenda, no máximo, 5 gramas de sal por dia.
Os celíacos podem comer flocos de milho?
O problema do glúten nos flocos de milho surge, ou porque se adiciona aos cereais de pequeno‑almoço algum ingrediente derivado de trigo, cevada ou centeio, ou porque existe a possibilidade de contaminação cruzada durante a produção e armazenamento, quando são utilizados equipamentos ou instalações que também processam cereais com glúten. Assim, é preciso ter em conta alguns pontos.
- Quem sofre de doença celíaca nem sempre pode comer flocos de milho. Apesar de o milho não conter glúten, frequentemente, estes cereais contêm extrato de malte de cevada. É preciso ler a lista de ingredientes.
- O aviso, na embalagem, de que pode haver vestígios de glúten é outro sinal de alerta para os celíacos. Está-se perante uma possível contaminação cruzada e, também, nestes casos, os corn flakes devem ser evitados.
- Isento de glúten é uma menção que dá a garantia de que um determinado produto não contém glúten. Desde que os flocos de milho tenham esta menção, podem ser ingeridos por doentes celíacos. Estes consumidores apenas devem comprar cereais que indiquem estar isentos de glúten e/ou que ostentem o logótipo alusivo.
Gostou deste conteúdo? Junte-se à nossa missão!
Subscreva já e faça parte da mudança. Saber é poder!
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |