Benefícios e efeitos do café e da cafeína
Amado por uns, odiado por outros, muito se diz e escreve sobre o café e os seus benefícios e malefícios. Nem tudo é mentira, nem tudo é verdade. Saiba que efeitos positivos pode retirar de um consumo diário de café para o seu organismo.

São muitos os amantes de café, de tal forma que dizem não conseguir começar o dia sem o tomar. É como uma espécie de combustível, que ativa o metabolismo e fornece energia para enfrentar os desafios diários. Ou pelo menos assim parece.
O que é real e o que é mito no que diz respeito aos benefícios do café para o organismo? Dizemos já a seguir.
Quais os efeitos da cafeína, a substância estimulante do café?
O café contém cafeína, uma substância estimulante cujos efeitos são:
- estimulação do sistema nervoso central;
- aumento da frequência cardíaca;
- ansiedade;
- tremores;
- insónias;
- contração dos músculos em redor dos vasos sanguíneos do cérebro (com efeitos benéficos em episódios de enxaqueca);
- estimulação do músculo esquelético e da respiração;
- aumento da secreção gástrica.
A cafeína não é encontrada apenas no café. Chá, bebidas de cola e outros refrigerantes, bebidas energéticas, chocolate, leite achocolatado e medicamentos também contêm cafeína.
Nos medicamentos, a cafeína é utilizada pelo seu efeito estimulante. Por exemplo, para compensar o efeito de sonolência e sedação produzidos pelos anti-histamínicos nos medicamentos antigripais. É também utilizada em associação com alguns analgésicos comuns (por exemplo, aspirina, paracetamol, ibuprofeno). Nestes casos, pode contribuir para aumentar o efeito de alívio da dor.
Quais são, então, os benefícios do café?
Contendo o café cafeína, uma substância estimulante que atua sobre o sistema nervoso central, o consumo moderado está relacionado com alguns benefícios para o organismo. Diminuição do cansaço e da sensação de fadiga e melhoria da capacidade de concentração e do estado de alerta são alguns exemplos.
No entanto, apesar de estes efeitos serem comummente relacionados com a cafeína, ainda não existem alegações de saúde autorizadas pela Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA, do nome em inglês European Food Safety Authority) para esta substância.
Quais as recomendações sobre a quantidade de cafeína por dia?
No geral, considera-se que a ingestão diária de dois ou três cafés não tem efeitos negativos. No entanto, a sensibilidade à cafeína varia muito de pessoa para pessoa. Enquanto algumas têm uma grande tolerância a esta substância, outras são muito sensíveis aos seus efeitos.
Eis algumas doses de referência consideradas seguras pela EFSA:
- até 400 mg (6 mg por quilo de peso corporal) de cafeína ao longo do dia para um adulto saudável;
- até 200 mg (3 mg por quilo de peso corporal) ao longo do dia para mulheres grávidas e a amamentar;
- desaconselha-se o consumo de cafeína a crianças e adolescentes.
É importante lembrar que a cafeína não provém apenas do café. O cálculo deve ter em conta todas as fontes de cafeína ingeridas ao longo do dia. Pode acontecer até nem saber que está a consumir cafeína (num medicamento, por exemplo).
No caso do café, a quantidade varia muito em função do tipo de grão de café. A variedade robusta tem cerca do dobro da cafeína da arábica.
Não sabe como escolher o melhor café? A DECO PROteste ajuda
Não é fácil decidir que café comprar, quando a escolha é tão variada. Ao nível de marcas e de formas de apresentação, pode escolher entre café de cápsulas, instantâneo ou moído. Há cafés para todos os gostos. Siga as dicas da DECO PROteste para tirar o máximo partido do momento de desfrutar do seu café.
Gostou deste conteúdo? Junte-se à nossa missão!
Subscreva já e faça parte da mudança. Saber é poder!
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |