Teste a café torrado moído

Como escolher o café

Ajudamos a encontrar o melhor para a ocasião.

Seja em cápsulas, instantâneo ou o clássico e aromático café moído, há cafés para todos os gostos. Ajudamos a escolher o café da sua preferência.

Guia de compras

Que café escolher?

O café é, talvez, uma das bebidas mais consumidas no mundo. Muitos consumidores começam o dia com uma boa chávena de café. Como há cafés para todos os gostos, nem sempre é fácil decidir. São vários os critérios que podem condicionar a escolha do café. A começar pela máquina que usa.

Voltar ao topo

Café em cápsulas

As máquinas de café em cápsulas permitem-lhe desfrutar de um café de boa qualidade, desde que tenha uma boa máquina e que escolha bem as cápsulas a utilizar. Na hora de escolher, não se deixe enganar. O segredo é resistir à publicidade. É que, nisto do sistema de cápsulas, o verdadeiro negócio não é vender a máquina, mas fidelizar através da compra do café. Assim se explica que algumas marcas tentem aliciar o consumidor com aparelhos mais baratos à partida, procurando depois vender a ideia de que só as respetivas cápsulas aí funcionam corretamente.

Use cápsulas de café compatíveis. Chegaram a circular mitos de que estas poderiam destruir as máquinas. Mas, teste após teste, a DECO PROTESTE tem contribuído para acabar de vez com esta ideia. Aliás, as próprias marcas começaram a apostar no fabrico de versões compatíveis. 

Tipos de cápsulas

Cada máquina usa um tipo de sistema de cápsulas, por exemplo, é projetada para ser usada com um tipo específico de cápsula. Há vários tipos de sistemas, desde a Nespresso e Dolce Gusto passando pela Delta Q ou Tassimo, com diferentes sabores e composições: arábica ou mistura de arábica e robusta. Já é muitas vezes possível escolher entre cápsulas originais de cada sistema ou cápsulas compatíveis. O sabor e as demais características das cápsulas devem decidir o sistema da máquina a comprar, e não o inverso.

Descubra o tipo de cápsula que lhe interessa

  • Se o que pretende é, sobretudo, poder desfrutar do café, ter uma gama de sabores de diferentes intensidades, em todas as suas variantes – do café expresso ao cappuccino, do machiatto ao clássico café com leite –, os cafés Nespresso são os que oferecem maior variedade.
  • Se o que procura é uma máquina que lhe ofereça mais bebidas para além do café (chá, chocolate, entre outros), irá ficar mais satisfeito com uma das máquinas Dolce Gusto.
  • Se não quiser ficar preso a uma determinada marca de cápsulas, Nespresso, Delta Q e Dolce Gusto trabalham com cápsulas compatíveis.

Preço do café em cápsulas

O tipo de cápsula que escolher também terá influência no preço final. Escolher uma cápsula compatível em vez de uma original significa uma boa poupança, mantendo a qualidade. A DECO PROTESTE testou cápsulas de café para o sistema Nespresso. Se, em vez de cápsulas originais, comprar as compatíveis das nossas Escolhas Acertadas, por ano pode poupar até 189 euros. Só tem de consumir, anualmente, um total de 700 cafés.

Pode ver quais os melhores cafés, ao melhor preço, no comparador da DECO PROTESTE.

Voltar ao topo

Café moído

Se usar uma cafeteira italiana, uma máquina de café expresso clássica, um filtro ou um êmbolo, poderá escolher o café torrado moído da sua preferência.

  • Pelo tipo de grão: arábica, mais delicado e ácido, com menos cafeína, ou robusta, com mais sabor e amargor, e com maior quantidade de cafeína.
  • Pelo tipo: moído, em saco, ou unidose, em pastilha.
  • Pelo tipo de torra: natural, torrado ou blend.

Verifique o rótulo para se certificar das características do produto. Por exemplo, verifique na embalagem se a moagem é indicada para o tipo de máquina: expresso ou filtro. O café moído perde sabor mais depressa. Sempre que possível, opte pelo produto em grão. O ambiente sai beneficiado se a produção de resíduos de embalagem diminuir. Para tal, opte por embalagens maiores. Quanto maior a capacidade, menor será o impacto ambiental.

Café arábica ou robusta?

É frequente não encontrar informações sobre a variedade de café utilizada em embalagens de café torrado moído à venda nos supermercados. O consumidor que gosta de café gostaria de saber se é arábica ou robusta, pois têm características diferentes:

  • O café arábica possui nuances de aroma e sabor muito variadas, sem ser particularmente agressivo ao paladar. Mais de 60% da produção de café é arábica.
  • O café robusta proporciona um café forte, de sabor áspero e amargo, com muito corpo. Em comparação com a variedade arábica, tem mais cafeína (até o dobro), origina mais creme na mesma pressão e também é mais barato.
  • Pode encontrar café 100% arábica com diferentes origens (estas nem sempre mencionadas no rótulo), blends ou misturas de grãos arábica e robusta (em diferentes proporções) e, menos frequentemente, 100% robusta.
  • O café à venda é, regra geral, uma mistura das variedades arábica e robusta. A escolha depende do gosto. Se deseja um café com um sabor suave, prefira os cafés 100% arábica. Se a estes forem adicionados alguns grãos robusta, o sabor será mais amargo.
Voltar ao topo

Café em grão

Se tiver uma máquina de café automática, poderá escolher o café torrado em grão da sua preferência.

Pelo tipo de grão: Arábica, mais delicado e ácido, com menos cafeína, ou Robusta, com mais sabor e amargor, e com maior quantidade de cafeína. Também pode optar pela mistura de Arábica com Robusta. A maioria dos cafés à venda são misturas, mesmo quando não é feita essa referência.
Pelo tipo de torra: torra clara, torra média e torra escura.

Em termos de sabor, nada supera os grãos de café moídos na hora, mas isso não significa que os pacotes de café moído tenham, necessariamente, menos sabor. Em geral, encontra café 100% Arábica ou uma mistura de Arábica e Robusta. A forma como os grãos são torrados afeta a intensidade do sabor do café.  
Voltar ao topo

Questões frequentes

Respondemos às principais dúvidas sobre café.

Qual é o melhor café?

Consulte os nossos comparadores de café em grão e café em cápsulas para saber qual é o Melhor do Teste e a Escolha Acertada.

Qual é o café que tem mais cafeína?

A variedade Robusta tem uma maior percentagem de cafeína. Lembre-se disso se precisar de limitar a ingestão desta substância.

Qual é o preço do café?

O custo das máquinas de café difere quanto ao sistema a que se destina. As máquinas de café automáticas exigem, geralmente, mais investimento do que os aparelhos de cápsulas. No entanto, a poupança que consegue ao usar café moído ou em grão, em vez das cápsulas, vai permitir recuperar esse investimento em pouco tempo. No nosso último estudo, o café em grão necessário para preparar uma chávena de café expresso revelou ser até quatro vezes mais barato do que uma cápsula de café. Qualquer que seja o tipo de café que escolha, em grão ou cápsula, as marcas de distribuidor (ou marca própria) são mais baratas do que as restantes marcas. Esta poupança ronda os 40 por cento. Pode ver quais  são os melhores cafés, ao melhor preço, no comparador da DECO PROTESTE.

Quanto café se pode consumir por dia?

Segundo a Autoridade Europeia de Segurança dos Alimentos (EFSA) estima-se que a ingestão de até 400 mg de cafeína, consumida ao longo do dia, em indivíduos saudáveis, não tenha efeitos prejudiciais à saúde. Se costuma beber duas chávenas de café por dia, escolha o que tem menos cafeína para não ultrapassar a quantidade recomendada.

Voltar ao topo