Cafeína: 2 chávenas de chá equivalem a 1 bica

No cafeeiro, os grãos de café estão envolvidos por um fruto que, quando maduro, se assemelha a uma pequena cereja. Apesar de se conhecerem muitas espécies de café, são usadas principalmente duas para produzir a famosa bebida: a arábica e a robusta. A arábica é plantada em quase todos os continentes. Já a robusta vem sobretudo de África. A principal diferença está no teor de cafeína, que acaba por se refletir no sabor. A robusta, que tem cerca do dobro da cafeína da arábica, dá origem a uma bebida mais encorpada, forte e amarga.
Se está a pensar investir numa máquina de café, compare preços e características no teste da DECO PROTESTE.
A cafeína é uma substância estimulante presente no café, no cacau, no chá e em alguns refrigerantes e bebidas energéticas. Mas também no chocolate. Um adulto saudável não deve ingerir mais do que três ou quatro bicas por dia, já que a cafeína funciona com um estimulante para o sistema nervoso central. Em pessoas sensíveis, e em doses excessivas, causa ansiedade, insónias e irritação. Deve ser limitada a 400 miligramas por dia, no máximo. Para atingir este valor bastam, por exemplo, três cafés e um refrigerante.
O consumo de cafeína é desaconselhado a crianças e adolescentes. O café é a forma mais comum de a ingerir, mas encontra-se disseminada em muitas bebidas. Por exemplo, nas bebidas energéticas.

Há, em média, cerca de 23 miligramas (mg) de cafeína em 100 mililitros (ml) de chá – como o chá preto, que é diferente das infusões. Se considerarmos que uma chávena de chá corresponde a 200 ml, ou seja, contém 47 mg de cafeína, e que uma bica tem 30 ml, com 88 mg de cafeína, é fácil perceber quem ganha o confronto. Mas se beber duas chávenas de chá (400 ml), estará a ingerir a quantidade de cafeína equivalente a uma bica. Por sua vez, o ice tea contém bastante menos cafeína, cerca de 7 mg por 100 ml, ou 20 mg por lata (330 ml).
Enquanto o café é habitualmente mais consumido por adultos, os jovens preferem os refrigerantes. Apesar de 100 ml de coca-cola conterem apenas 9 mg de cafeína, geralmente bebe-se em maior quantidade. Uma lata de 330 ml contém 29 mg, o que é menos do que uma chávena de chá de 200 ml (47 mg de cafeína). Já duas latas desse refrigerante ultrapassam, obviamente, a cafeína contida numa chávena de chá.
As bebidas energéticas, como o Red Bull, têm cerca de 30 mg de cafeína por 100 ml, ou seja, uma lata de 250 ml tem 74 mg – o que continua a deixar o café em primeiro lugar. Já um descafeinado contém muito pouca cafeína, cerca de 2 mg por dose.

O chocolate de leite contém 16 mg de cafeína por 100 gramas. A mesma quantidade de chocolate negro tem 64 mg. Se considerarmos que um quadradinho de chocolate tem 4 g, então cinco quadrados de chocolate de leite representam 3,2 mg de cafeína. Os mesmos cinco quadrados de chocolate negro contêm 12,8 mg de cafeína.
Se gostou deste conteúdo, apoie a nossa missão
Somos a DECO PROTESTE, a maior organização de consumidores portuguesa, consigo há 30 anos. A nossa independência só é possível através da sustentabilidade económica da atividade que desenvolvemos. Para mantermos esta estrutura a funcionar e levarmos até si um serviço de qualidade, precisamos do seu apoio.
Conheça a nossa oferta e faça parte da comunidade de Simpatizantes. Basta registar-se gratuitamente no site. Se preferir, pode subscrever a qualquer momento.