SNS: posso ser contactado para atualizar dados?
Se foi contactado pelo SNS, não estranhe. O Serviço Nacional de Saúde está a atualizar os dados dos utentes. Os utentes devem dirigir-se às respetivas unidades de saúde. Também podem atualizar, por iniciativa própria, alguns dos seus dados no portal SNS 24. Siga o passo-a-passo.

Os utentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS) estão a ser notificados para atualizarem os dados incompletos ou em falta no Registo Nacional de Utentes (RNU), sob pena de perderem a sua inscrição nos cuidados de saúde primários. Esta iniciativa visa notificar, através do envio de SMS, os utentes do SNS com dados obrigatórios em falta no RNU, alertando-os para a necessidade de se dirigirem às respetivas unidades de saúde e completarem a informação em falta.
De acordo com os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), até 31 de julho, serão notificados mais de um milhão de utentes. Caso os dados de todos estes utentes não sejam atualizados neste período, o SNS realizará uma nova operação de contacto, 90 dias depois.
Esclareça as principais dúvidas sobre esta iniciativa.
Como vou ser contactado pelo SNS?
Os utentes que não tenham um registo atualizado no RNU vão ser contactados, por SMS, para que se dirijam às suas respetivas unidades de saúde (centros de saúde) para completarem a informação em falta.
Não recebi um SMS. Ainda posso ser contactado?
Estes contactos estão a ocorrer desde 14 de julho e terminam a 31 de julho. No entanto, os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde afirmam que irão realizar uma nova operação de contacto 90 dias depois do fim desta primeira iniciativa.
Que dados podem ser pedidos?
Para um registo completo no RNU podem ser-lhe pedidos dados como nome, idade, sexo, país de naturalidade, nacionalidade, número de identificação fiscal, documentação de identificação civil, documento de autorização de residência ou endereço eletrónico.
O RNU é uma base de dados nacional do SNS que permite a correta identificação e caraterização dos utentes.
O que acontece se não atualizar os meus dados?
A partir de janeiro de 2026, e esgotadas as tentativas de contacto, o registo em curso pode passar para registo incompleto. E, se os dados não estiverem completos, os utentes podem perder a sua inscrição na sua unidade de cuidados de saúde primários.
Como atualizar os dados no portal SNS 24
Pode, por iniciativa própria, manter os seus dados atualizados no SNS. Para isso, pode dirigir-se, presencialmente, ao seu centro de saúde ou a um Balcão SNS 24.
O portal SNS 24 também permite atualizar alguns dados. Basta seguir os passos seguintes.
- Entre na área pessoal do portal SNS 24, e inicie sessão com a chave móvel digital, com o seu número de cartão de cidadão ou com o número de utente de saúde.
- No canto superior direito, clique no seu nome e selecione "O meu perfil".
- O portal irá abrir uma página com a sua informação pessoal onde poderá atualizar os seus contactos (número de telemóvel e e-mail). Clique em “Ir para contactos de emergência” e adicione os seus contactos de emergência. Pode adicionar mais do que um.
- No separador “Unidade de saúde” pode consultar em que unidade de saúde está inscrito e qual o seu médico de família (se tiver médico de família atribuído).
Gostou deste conteúdo? Junte-se à nossa missão!
Subscreva já e faça parte da mudança. Saber é poder!
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |