Marcar consultas no centro de saúde pela net
Marcar consultas online e pedir medicação crónica na área do cidadão do Portal do SNS é prático, mas não serve para casos urgentes. Veja como agendar consultas e teleconsultas.

A digitalização dos serviços públicos veio para ficar, e a saúde não foge à regra. Na área pessoal do SNS24, tem acesso a uma série de funcionalidades, que, correndo bem, facilitam bastante a vida aos utentes, em particular aos doentes crónicos: evitam deslocações desnecessárias e perdas de tempo.
Aceder ao Registo de Saúde Eletrónico
Para aceder aos seus dados, isto é, ao seu Registo de Saúde Eletrónico, terá de autenticar-se, o que significa provar que é o real dono daqueles dados. A autenticação pode ser feita através de:
- cartão de cidadão, se tiver um leitor de cartões;
- chave móvel digital;
- número de utente de saúde, na área pessoal do SNS24;
- ou app mysns.
Feita a autenticação, o utente começa por ver os dados pessoais que constam no Registo Nacional de Utentes: nome, morada e número de utente, entre outros. A fase seguinte é definir as autorizações, ou seja, indicar, dentro das possibilidades previstas, quem pode ter acesso aos seus dados. Trata-se de uma área essencial para o consumidor, uma vez que está a abrir a porta a informações sensíveis.
Se o utente o permitir, o sistema envia-lhe uma notificação de cada vez que alguém entra no seu Registo de Saúde Eletrónico. Em caso de acesso indevido, deve informar, de imediato, a instituição a que pertence o profissional e os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde.
O facto de o utente não autorizar a consulta dos seus dados, por exemplo, aos profissionais do setor privado, não significa que estes não tenham acesso para registo de informação – ou seja, não podem consultar, mas o que escrevem fica visível.
Como marcar consultas e teleconsultas
A marcação de consultas através da internet pode ser feita pelo próprio utente, por um familiar ou por um amigo, através do portal do SNS 24. A funcionalidade está disponível tanto para quem tem médico de família, como para quem não tem, desde que a unidade de saúde disponibilize vagas.
O serviço de marcação só pode ser utilizado para motivos não relacionados com doença aguda, isto é, que não obriguem a um atendimento imediato, pois, quando a marcação é feita por esta via, só é possível agendar uma consulta para, no mínimo, cinco dias depois
A marcação de consultas e de teleconsultas está disponível 24 horas por dia e não tem qualquer custo associado. No entanto, em algumas unidades de saúde, a marcação de consultas online poderá estar indisponível.
As consultas que podem ser marcadas online são as seguintes:
- planeamento familiar;
- saúde adultos;
- saúde materna;
- saúde infantil;
- recurso/reforço;
- teleconsulta – saúde adulto.
Comece por aceder à área pessoal do portal do SNS 24.
Para marcar uma consulta para si, vá ao menu "Preciso de…", selecione o item "Consultas para mim" e, em seguida, o separador "Marcação de consultas".
Se a consulta for para outra pessoa, no menu "Preciso de…", selecione "Consultas para outros", preencha os campos com os dados requeridos (número de utente, nome completo e data de nascimento) e clique em "Entrar”.
Para uma melhor e mais completa avaliação médica, quando for à consulta deve, preferencialmente, fazer-se acompanhar dos exames mais recentes e da medicação que esteja a fazer, bem como de outra informação relevante.
Tem também a possibilidade de fazer uma teleconsulta (uma consulta à distância, que permite a interação e a partilha de informações com o médico). A realização de uma teleconsulta está dependente de avaliação prévia do médico, que decide se a teleconsulta é viável, pelo que a primeira tem de ser agendada presencialmente. Neste caso, o utente é posteriormente contactado pela unidade de saúde para lhe dar conhecimento da data e hora correspondentes à marcação.
O utente precisa de ter acesso a um computador ou telemóvel com câmara e microfone, assim como uma ligação à internet. O som e a imagem transmitidos no âmbito da teleconsulta, assim como os ficheiros partilhados durante a mesma, não são conservados na plataforma, mas o médico tem de assegurar o registo das informações no processo clínico do utente. Estão salvaguardados os direitos à privacidade e à confidencialidade.
Para marcar uma teleconsulta para si, siga os seguintes passos:
- aceda à área pessoal do portal do SNS 24;
- vá ao menu "Preciso de…" e escolha "Consultas para mim";
- escolha a opção "Marcação de consultas" e selecione "Teleconsultas";
- clique em "Continuar";
- escolha "Clique aqui" para agendar.
Se pretende entrar numa teleconsulta agendada:
- aceda à área pessoal do portal do SNS 24;
- escolha "Preciso de…>Consultas para mim";
- aceda à opção "Teleconsulta";
- clique em "Continuar";
- aguarde nessa página até que o botão da opção "Participar" fique verde.
Outras funcionalidades acessíveis através do Portal SNS 24
Além do referido agendamento das consultas, o Portal do SNS apresenta outras funcionalidades, entre elas:
- renovar a medicação crónica;
- consultar as receitas médicas;
- consultar exames complementares de diagnóstico (prescrição e resultados);
- verificar o boletim de vacinas;
- consultar atestados multiusos;
- consultar certificados de incapacidade temporária para o trabalho (baixas)
- aceder ao histórico de saúde;
- aceder à autodeclaração de doença;
- pedir isenção de taxas moderadoras.
Promoção de autocuidados
Ainda em fase experimental, o plano individual de cuidados permite desenhar intervenções individuais, por exemplo, ao nível alimentar, de atividade física e do sono. Por exemplo, numa consulta, médico e doente definem e registam o plano. A partir daí, podem interagir via eletrónica. O doente indica se está a cumprir e como se sente, podendo até fazer registos de peso, tensão arterial e atividade física ou outros. O médico acompanha e pode ir ajustando as recomendações. É uma boa ajuda para autogestão da saúde e tem potencial para aumentar a literacia dos utentes nesta área. É uma ferramenta útil para quem tem múltiplos problemas, mas também funciona na promoção de hábitos saudáveis e na prevenção da doença.
Apenas são acompanhados pelos profissionais de saúde, no cumprimento do seu plano, os utentes das unidades de saúde selecionadas para integrarem a fase piloto do projeto SNS + Proximidade. Em caso de dúvida, questione o seu médico.
Gostou deste conteúdo? Junte-se à nossa missão!
Subscreva já e faça parte da mudança. Saber é poder!
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |