Respondemos às principais dúvidas sobre hospitais e serviços.
Como marcar consulta online?
Para marcar uma teleconsulta ou uma consulta nas unidades de cuidados primários (conhecidas como centros de saúde), aceda à área pessoal do SNS24 para marcação de consultas. Depois de se registar na área de cidadão, consegue escolher o dia e o tipo de consulta (geral ou planeamento familiar, entre outras). Por vezes, a sua unidade de saúde não disponibiliza a possibilidade de fazer a marcação online. Nesse caso, terá de marcar diretamente como o centro de saúde.
Qual é o tempo de espera no hospital?
A lei determina que o Serviço Nacional de Saúde deve prestar cuidados de saúde aos utentes em tempo considerado aceitável para a situação clínica. Para tal, estabeleceu tempos máximos de resposta garantidos e níveis de prioridade para todo o tipo de prestação de cuidados sem caráter de urgência. Uma cirurgia programada, por exemplo, tem de se realizar nestes prazos, contados a partir da indicação cirúrgica: urgência (nível 4) três dias; muito prioritária (nível 3) 15 dias; prioritária (nível 2) 60 dias; prioridade normal (nível 1) 180 dias. Caso a cirurgia se deva a uma suspeita ou confirmação de cancro, os prazos mudam: a prioritária passa para 45 dias e a normal para 60 dias. Saiba mais sobre listas de espera para cirurgia.
Como pedir isenção da taxa moderadora?
Deve comprovar anualmente a insuficiência económica, com base nos rendimentos do agregado familiar auferidos no ano civil anterior. Saiba que passos deve seguir para pedir a isenção das taxas moderadoras por insuficiência económica.