Linha Saúde 24: disponível 24 horas por dia

Se estiver doente, sem sintomas graves ou risco de vida, não corra logo para o hospital. A primeira coisa a fazer é telefonar para o centro de atendimento do Serviço Nacional de Saúde (SNS), conhecido por SNS 24 ou linha Saúde 24, e seguir as orientações dadas. O número de telefone é o 808 24 24 24, e a chamada é gratuita. O atendimento está disponível 24 horas por dia, sete dias por semana.
Além de proceder à triagem dos pacientes, ao aconselhamento e ao encaminhamento para os serviços de saúde, a linha SNS 24 permite o esclarecimento de informações. Também no portal do SNS 24, pode aceder a conteúdos informativos, validados pela Direção-Geral da Saúde e em coerência com as autoridades internacionais, para esclarecerem a população sobre variados assuntos ou solicitar uma autodeclaração de doença para justificar faltas até três dias junto da entidade empregadora. O site do SNS 24 permite também estabelecer contacto visual através de videochamada entre um cidadão surdo e um intérprete de língua gestual portuguesa do SNS 24.
O que faz a linha Saúde 24?
O centro de atendimento do Serviço Nacional de Saúde, também conhecido por Saúde 24, foi criado para agregar toda a informação dispersa no SNS. Além de aconselhar os utentes sobre o que fazer perante um problema de saúde e de os encaminhar para os serviços mais adequados, o centro de contacto oferece a possibilidade de marcar consultas com o médico de família e de tratar de questões administrativas que antes exigiam a deslocação ao centro de saúde.
Ajudar os utentes que estão à espera de uma cirurgia num hospital do Serviço Nacional de Saúde e que já viram ultrapassados os tempos máximos de resposta garantidos é outra das funções deste centro de atendimento. Sempre que esse prazo é ultrapassado, é emitido um cheque-cirurgia ou uma nota de transferência entre hospitais do SNS, para realizar a intervenção noutro hospital. O documento pode ser enviado por SMS, por e-mail ou por correio, caso o utente não disponha de acesso à internet.
O serviço Saúde 24 contacta depois o utente para enunciar as alternativas que existem em outros hospitais públicos, bem como sobre as soluções nos setores privado e social. A cirurgia pode ser marcada através desse contacto telefónico, o que evita a deslocação do utente ao hospital para agendar a operação.
O que ter comigo quando ligo para a linha Saúde 24?
No momento do contacto com a linha Saúde 24, o utente deve ter consigo os seguintes dados de identificação:
- número de utente do SNS;
- nome;
- data de nascimento.
Se não é o próprio utente a contactar, o representante deve estar junto do mesmo no momento da chamada e ter consigo os respetivos dados de identificação.
Serviços SNS 24
O Saúde 24 integra dois tipos de serviços, com o objetivo de melhorar o acesso dos utentes ao serviço de saúde e reduzir a afluência aos serviços de urgência.
Serviços clínicos
- Triagem, aconselhamento e encaminhamento na doença aguda não emergente.
- Informação clínica sobre medicação não sujeita a receita médica.
- Serviço de aconselhamento psicológico para dar apoio às preocupações e desafios psicológicos dos utentes e profissionais de saúde.
Serviços não clínicos e administrativos
Apenas disponível entre as 8h00 e as 22h00, sete dias por semana.
- Marcação de consultas nos cuidados de saúde primários (centro de saúde).
- Apoio à navegação na área do cidadão do Registo de Saúde Eletrónico.
- Informar sobre a dádiva de sangue e transplantação.
- Informar sobre saúde oral (por exemplo, cheque-dentista).
- Pesquisa de prestadores de medicina dentária nos cuidados de saúde primários.
- Pedido de isenção de taxas moderadoras por insuficiência económica.
- Ativação do vale-cirurgia.
Prioridade na urgência
Os utentes referenciados para os serviços de urgência pelo SNS 24 e pelos cuidados de saúde primários (centros de saúde e unidades de saúde familiares) têm prioridade no atendimento, dentro do grau de prioridade que lhes for atribuído pela triagem.
Estes doentes têm obrigatoriamente de ter impresso nas vinhetas de identificação o registo com a sua origem, bem como as pulseiras que identificam a cor de prioridade da triagem, para garantir a sua prioridade no atendimento.
Nesta situação, os utentes estão isentos de qualquer taxa moderadora. Veja também outros cuidados de saúde gratuitos para os utentes.
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Se estiver doente, sem sintomas graves ou risco de vida, não corra logo para o hospital. A primeira coisa a fazer é telefonar para o centro de atendimento do Serviço Nacional de Saúde (SNS), conhecido por SNS 24 ou linha Saúde 24, e seguir as orientações dadas. O número de telefone é o 808 24 24 24, e a chamada é gratuita. O atendimento está disponível 24 horas por dia, sete dias por semana.
Além de proceder à triagem dos pacientes, ao aconselhamento e ao encaminhamento para os serviços de saúde, a linha SNS 24 permite o esclarecimento de informações. Também no portal do SNS 24, pode aceder a conteúdos informativos, validados pela Direção-Geral da Saúde e em coerência com as autoridades internacionais, para esclarecerem a população sobre variados assuntos ou solicitar uma autodeclaração de doença para justificar faltas até três dias junto da entidade empregadora. O site do SNS 24 permite também estabelecer contacto visual através de videochamada entre um cidadão surdo e um intérprete de língua gestual portuguesa do SNS 24.
O que faz a linha Saúde 24?
O centro de atendimento do Serviço Nacional de Saúde, também conhecido por Saúde 24, foi criado para agregar toda a informação dispersa no SNS. Além de aconselhar os utentes sobre o que fazer perante um problema de saúde e de os encaminhar para os serviços mais adequados, o centro de contacto oferece a possibilidade de marcar consultas com o médico de família e de tratar de questões administrativas que antes exigiam a deslocação ao centro de saúde.
Ajudar os utentes que estão à espera de uma cirurgia num hospital do Serviço Nacional de Saúde e que já viram ultrapassados os tempos máximos de resposta garantidos é outra das funções deste centro de atendimento. Sempre que esse prazo é ultrapassado, é emitido um cheque-cirurgia ou uma nota de transferência entre hospitais do SNS, para realizar a intervenção noutro hospital. O documento pode ser enviado por SMS, por e-mail ou por correio, caso o utente não disponha de acesso à internet.
O serviço Saúde 24 contacta depois o utente para enunciar as alternativas que existem em outros hospitais públicos, bem como sobre as soluções nos setores privado e social. A cirurgia pode ser marcada através desse contacto telefónico, o que evita a deslocação do utente ao hospital para agendar a operação.
O que ter comigo quando ligo para a linha Saúde 24?
No momento do contacto com a linha Saúde 24, o utente deve ter consigo os seguintes dados de identificação:
- número de utente do SNS;
- nome;
- data de nascimento.
Se não é o próprio utente a contactar, o representante deve estar junto do mesmo no momento da chamada e ter consigo os respetivos dados de identificação.
Serviços SNS 24
O Saúde 24 integra dois tipos de serviços, com o objetivo de melhorar o acesso dos utentes ao serviço de saúde e reduzir a afluência aos serviços de urgência.
Serviços clínicos
- Triagem, aconselhamento e encaminhamento na doença aguda não emergente.
- Informação clínica sobre medicação não sujeita a receita médica.
- Serviço de aconselhamento psicológico para dar apoio às preocupações e desafios psicológicos dos utentes e profissionais de saúde.
Serviços não clínicos e administrativos
Apenas disponível entre as 8h00 e as 22h00, sete dias por semana.
- Marcação de consultas nos cuidados de saúde primários (centro de saúde).
- Apoio à navegação na área do cidadão do Registo de Saúde Eletrónico.
- Informar sobre a dádiva de sangue e transplantação.
- Informar sobre saúde oral (por exemplo, cheque-dentista).
- Pesquisa de prestadores de medicina dentária nos cuidados de saúde primários.
- Pedido de isenção de taxas moderadoras por insuficiência económica.
- Ativação do vale-cirurgia.
Prioridade na urgência
Os utentes referenciados para os serviços de urgência pelo SNS 24 e pelos cuidados de saúde primários (centros de saúde e unidades de saúde familiares) têm prioridade no atendimento, dentro do grau de prioridade que lhes for atribuído pela triagem.
Estes doentes têm obrigatoriamente de ter impresso nas vinhetas de identificação o registo com a sua origem, bem como as pulseiras que identificam a cor de prioridade da triagem, para garantir a sua prioridade no atendimento.
Nesta situação, os utentes estão isentos de qualquer taxa moderadora. Veja também outros cuidados de saúde gratuitos para os utentes.