Notícias

Linha Saúde 24: disponível 24 horas por dia

04 maio 2023
médicos a atender chamadas em frente ao computador

A linha de atendimento dos serviços de saúde SNS 24 é gratuita e está disponível 24 horas por dia, sete dias por semana. Descubra o leque de serviços abrangidos pela linha Saúde 24.

Se estiver doente, sem sintomas graves ou risco de vida, não corra logo para o hospital. A primeira coisa a fazer é telefonar para o centro de atendimento do Serviço Nacional de Saúde (SNS), conhecido por SNS 24 ou linha Saúde 24, e seguir as orientações dadas. O número de telefone é o 808 24 24 24, e a chamada é gratuita. O atendimento está disponível 24 horas por dia, sete dias por semana.

Além de proceder à triagem dos pacientes, ao aconselhamento e ao encaminhamento para os serviços de saúde, a linha SNS 24 permite o esclarecimento de informações. Também no portal do SNS 24, pode aceder a conteúdos informativos, validados pela Direção-Geral da Saúde e em coerência com as autoridades internacionais, para esclarecerem a população sobre variados assuntos ou solicitar uma autodeclaração de doença para justificar faltas até três dias junto da entidade empregadora. O site do SNS 24 permite também estabelecer contacto visual através de videochamada entre um cidadão surdo e um intérprete de língua gestual portuguesa do SNS 24.

O que faz a linha Saúde 24?

O centro de atendimento do Serviço Nacional de Saúde, também conhecido por Saúde 24, foi criado para agregar toda a informação dispersa no SNS. Além de aconselhar os utentes sobre o que fazer perante um problema de saúde e de os encaminhar para os serviços mais adequados, o centro de contacto oferece a possibilidade de marcar consultas com o médico de família e de tratar de questões administrativas que antes exigiam a deslocação ao centro de saúde.

Ajudar os utentes que estão à espera de uma cirurgia num hospital do Serviço Nacional de Saúde e que já viram ultrapassados os tempos máximos de resposta garantidos é outra das funções deste centro de atendimento. Sempre que esse prazo é ultrapassado, é emitido um cheque-cirurgia ou uma nota de transferência entre hospitais do SNS, para realizar a intervenção noutro hospital. O documento pode ser enviado por SMS, por e-mail ou por correio, caso o utente não disponha de acesso à internet.

O serviço Saúde 24 contacta depois o utente para enunciar as alternativas que existem em outros hospitais públicos, bem como sobre as soluções nos setores privado e social. A cirurgia pode ser marcada através desse contacto telefónico, o que evita a deslocação do utente ao hospital para agendar a operação. 

O que ter comigo quando ligo para a linha Saúde 24?

No momento do contacto com a linha Saúde 24, o utente deve ter consigo os seguintes dados de identificação:

  • número de utente do SNS;
  • nome;
  • data de nascimento.

Se não é o próprio utente a contactar, o representante deve estar junto do mesmo no momento da chamada e ter consigo os respetivos dados de identificação.

Serviços SNS 24

O Saúde 24 integra dois tipos de serviços, com o objetivo de melhorar o acesso dos utentes ao serviço de saúde e reduzir a afluência aos serviços de urgência.

Serviços clínicos

  • Triagem, aconselhamento e encaminhamento na doença aguda não emergente.
  • Informação clínica sobre medicação não sujeita a receita médica.
  • Serviço de aconselhamento psicológico para dar apoio às preocupações e desafios psicológicos dos utentes e profissionais de saúde.

Serviços não clínicos e administrativos

Apenas disponível entre as 8h00 e as 22h00, sete dias por semana.

  • Marcação de consultas nos cuidados de saúde primários (centro de saúde).
  • Apoio à navegação na área do cidadão do Registo de Saúde Eletrónico.
  • Informar sobre a dádiva de sangue e transplantação.
  • Informar sobre saúde oral (por exemplo, cheque-dentista).
  • Pesquisa de prestadores de medicina dentária nos cuidados de saúde primários.
  • Pedido de isenção de taxas moderadoras por insuficiência económica.
  • Ativação do vale-cirurgia.

Prioridade na urgência

Os utentes referenciados para os serviços de urgência pelo SNS 24 e pelos cuidados de saúde primários (centros de saúde e unidades de saúde familiares) têm prioridade no atendimento, dentro do grau de prioridade que lhes for atribuído pela triagem.

Estes doentes têm obrigatoriamente de ter impresso nas vinhetas de identificação o registo com a sua origem, bem como as pulseiras que identificam a cor de prioridade da triagem, para garantir a sua prioridade no atendimento.

Nesta situação, os utentes estão isentos de qualquer taxa moderadora. Veja também outros cuidados de saúde gratuitos para os utentes.

Se gostou deste conteúdo, apoie a nossa missão

Somos a DECO PROTESTE, a maior organização de consumidores portuguesa, consigo há 30 anos. A nossa independência só é possível através da sustentabilidade económica da atividade que desenvolvemos. Para mantermos esta estrutura a funcionar e levarmos até si um serviço de qualidade, precisamos do seu apoio.

Conheça a nossa oferta e faça parte da comunidade de Simpatizantes. Basta registar-se gratuitamente no site. Se preferir, pode subscrever a qualquer momento.

 

JUNTE-SE A NÓS