Dossiês

Medicamentos: como usar bem

20 janeiro 2017
Cuidados a ter com os medicamentos e os riscos e benefícios da automedicação.

20 janeiro 2017
O abuso de medicamentos pode causar problemas de saúde. O médico ou farmacêutico dão a informação necessária, mas não dispense a leitura do folheto informativo.

Início

É frequente tomarmos alguns medicamentos por iniciativa própria, sem recomendação de nenhum profissional. Esta atitude pode ser correta para os fármacos de venda livre, usados em problemas de saúde passageiros. É a chamada automedicação, que tem benefícios, mas também apresenta riscos. Saiba em que situações pode tomar medicamentos sem recomendação médica, como ler um folheto informativo e os cuidados a ter com os medicamentos.

Alguns problemas de saúde, a diarreia ligeira e a constipação, podem ser tratados através de medidas simples, sem recurso a fármacos. Não pressione o médico a passar-lhe sempre uma receita. Por vezes, não é necessário.

Os idosos são um grupo particularmente sensível aos medicamentos, porque, em geral, tomam mais, o seu organismo sofre alterações e já não consegue desempenhar as suas funções como antes. Esquecimento e abandono do tratamento sem falar com o médico são problemas que aumentam com a idade, segundo vários estudos. Damos alguns truques para ajudar a que os medicamentos cumpram a sua função, com o mínimo de riscos.


Imprimir Enviar por e-mail