Medicamentos: como usar bem

Início
É frequente tomarmos alguns medicamentos por iniciativa própria, sem recomendação de nenhum profissional. Esta atitude pode ser correta para os fármacos de venda livre, usados em problemas de saúde passageiros. É a chamada automedicação, que tem benefícios, mas também apresenta riscos. Saiba em que situações pode tomar medicamentos sem recomendação médica, como ler um folheto informativo e os cuidados a ter com os medicamentos.
Alguns problemas de saúde, como a diarreia ligeira e a constipação, podem ser tratados através de medidas simples, sem recurso a fármacos. Não pressione o médico a passar-lhe sempre uma receita. Por vezes, não é necessário.
Os idosos são um grupo particularmente sensível aos medicamentos, porque, em geral, tomam mais, o seu organismo sofre alterações e já não consegue desempenhar as suas funções como antes. Esquecimento e abandono do tratamento sem falar com o médico são problemas que aumentam com a idade, segundo vários estudos. Damos alguns truques para ajudar a que os medicamentos cumpram a sua função, com o mínimo de riscos.
Exclusivo Simpatizantes
Para ler, basta ter conta no site (disponível para subscritores e não-subscritores).
Não tem acesso? Criar conta gratuita
Exclusivo Simpatizantes
Para continuar a ler, basta entrar no site ou criar uma conta (disponível para subscritores e não-subscritores).