SNS 24: posso ser contactado para atualizar dados?
Se foi contactado pelo SNS 24, não estranhe. O Serviço Nacional de Saúde encontra-se a atualizar os dados dos utentes. Mas cada utente também pode atualizar, por iniciativa própria, os seus dados no portal do SNS 24. Siga o passo-a-passo.
- Especialista
- Susana Santos
- Editor
- Rita Santos Ferreira e Ana Santos Gomes

O SNS 24, centro de contacto do Serviço Nacional de Saúde (SNS), está a contactar, telefonicamente, os utentes, para atualizar dados em falta na base do SNS. E é um processo normal, por isso, não se assuste se for contactado.
O objetivo desta ação é reforçar o sistema de informação do Serviço Nacional de Saúde e garantir eficácia e comodidade nos contactos entre os utentes e os serviços, nomeadamente para a marcação de consultas e para a receção de prescrições ou de resultados de exames, por exemplo.
Como é feito o contacto com utentes do SNS 24?
São enviadas duas mensagens escritas (SMS) aos utentes, ambas a informar que serão contactados por chamada telefónica. A primeira é remetida com alguns dias de antecedência e a segunda uma hora antes do contacto.
As chamadas são gravadas e, para confirmar a legitimidade, o utente pode contactar o SNS 24, através do 808 24 24 24.
4 passos para atualizar os dados por sua iniciativa
Não é obrigado a fazer a atualização dos seus dados por telemóvel. Se preferir, dirija-se presencialmente ao seu centro de saúde ou ao Balcão SNS 24.
Pode, ainda, fazê-lo através do site do Portal do utente do SNS. Basta seguir os passos seguintes.
- Entre na área pessoal do portal do SNS 24, e inicie sessão com a chave móvel digital, com o seu número de cartão de cidadão ou com o número de utente de saúde.
- Em "A minha área", tem várias opções com informação que pode precisar de atualizar.
- Clique em "identificação" e atualize os seus contactos (número de telemóvel, e-mail, morada, entre outros). Pode, ainda, consultar em que unidade de saúde está inscrito e qual o seu médico de família (se tiver atribuído).
- Em "contactos de emergência", deve adicionar os seus contactos de emergência. Pode adicionar mais do que um.
Se gostou deste conteúdo, apoie a nossa missão
Somos a DECO PROTESTE, a maior organização de consumidores portuguesa, consigo há 30 anos. A nossa independência só é possível através da sustentabilidade económica da atividade que desenvolvemos. Para mantermos esta estrutura a funcionar e levarmos até si um serviço de qualidade, precisamos do seu apoio.
Conheça a nossa oferta e faça parte da comunidade de Simpatizantes. Basta registar-se gratuitamente no site. Se preferir, pode subscrever a qualquer momento.
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |