Reclamações públicas

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A. V.
02/09/2025

Estimativa diferente na mudança de comercializador

Na mudança de comercializador deram estimativa de gás bem diferente a cada sendo que o inicial de 526m3 está certo mas 557m3 que deram à Goldenergy completamente errado nem até ao fim do ano consumo isso, a endesa há 2 meses que não emite faturas alegando problemas na Lisboa gas

Resolvida
V. C.
30/08/2025

Mudança de fornecedor sem consentimento

Venho por este meio denunciar a burla e roubo de identidade feita pela empresa IBERDROLA (numa casa de habitação secundária), refiro-me ao contrato com o numero de cliente mencionado. Recebi hoje 30/08 um email da minha operadora de eletricidade a referir que o meu contrato tinha sido cancelado devido ao pedido de outra comercializadora, através da E-redes soube que a nova fornecedora era a IBERDROLA. Já apresentei queixa na GNR pois os meus dados pessoais foram roubados, cancelaram um contrato e fizeram um novo. Vou já de seguida apresentar queixa na ERSE, no site livroreclamacoes.pt e na DECO. Exijo à IBERDROLA o não pagamento das faturas que possam vir a ser emitidas pois é um serviço que nunca assinei e pelo qual nunca fui informado. Já fiz entretanto um pedido à minha fornecedora (Endesa) para novo contrato (REAL) anulando o da IBERDROLA. Reforço que não farei o pagamento das faturas que possam vir a ser emitidas. Gostaria de esclarecimentos de como foi feita esta usurpação de identidade e que medidas vão aplicar para que esta situação não se volte a repetir.

Encerrada
V. C.
30/08/2025

Mudança de fornecedor sem consentimento

Venho por este meio denunciar a burla e roubo de identidade feita pela empresa Galp energia. Recebi um email da minha operadora de eletricidade e GÁS a referir que o meu contrato tinha sido cancelado dia 25/08 devido ao pedido de outra comercializadora, liguei no próprio dia para a E-redes que me informou que a nova fornecedora era a Galp. Após ter descoberto a situação falei telefonicamente com a Galp no próprio dia e confirmei que tanto o email como o telémovel que ai têm registados não me pertencem Já apresentei queixa na GNR pois os meus dados pessoais foram roubados, cancelaram um contrato e fizeram um novo. Vou já de seguida apresentar queixa na ERSE e no site livroreclamacoes.pt Mesmo que sejam poucos os dias em que estive ligado ao fornecedor exijo à GALP o não pagamento das faturas que possam vir a ser emitidas pois é um serviço que nunca assinei e pelo qual nunca fui informado. Já fiz entretanto um pedido à minha fornecedora (Endesa) para novo contrato (REAL) anulando o da Galp.  Reforço que não farei o pagamento das faturas que possam vir a ser emitidas. Gostaria de esclarecimentos de como foi feito esta usurpação de identidade para não se voltar a repetir.

Encerrada
V. C.
30/08/2025
Galp energia

Mudança de fornecedor sem consentimento

Venho por este meio denunciar a burla e roubo de identidade feita pela empresa Galp energia. Recebi um email da minha operadora de eletricidade e gás a referir que o meu contrato tinha sido cancelado dia 25/08 devido ao pedido de outra comercializadora, liguei no próprio dia para a E-redes que me informou que a nova fornecedora era a Galp. Após ter descoberto a situação falei telefonicamente com a Galp no próprio dia e confirmei que tanto o email como o telémovel que ai têm registados não me pertencem Já apresentei queixa na GNR pois os meus dados pessoais foram roubados, cancelaram um contrato e fizeram um novo. Vou já de seguida apresentar queixa na ERSE e no site livroreclamacoes.pt Mesmo que sejam poucos os dias em que estive ligado ao fornecedor exijo à GALP o não pagamento das faturas que possam vir a ser emitidas pois é um serviço que nunca assinei e pelo qual nunca fui informado. Já fiz entretanto um pedido à minha fornecedora (Endesa) para novo contrato (REAL) anulando o da Galp.  Reforço que não farei o pagamento das faturas que possam vir a ser emitidas. Gostaria de esclarecimentos de como foi feito esta usurpação de identidade para não se voltar a repetir.

Encerrada
L. T.
27/08/2025

Contrato Gás

Exmos. Srs. A Gás Fomento no dia 8 de agosto de 2025 converteu a rede de gás existente na minha casa, para gás natural e a Gasinsp fez a inspeção e certificou a instalação. Após essa instalação forneceram-me uma lista de fornecedores dos quais deveria escolher 1 e proceder a um contrato de fornecimento. No dia 11 fiz um contrato online com a EDP. A minha escolha deveu-se ao facto de ja ser cliente na eletricidade e assim juntar toda a energia da casa num mesmo fornecedor. Preenchi todos os passos e logo a seguir fui contactado por um operador telefônico da EDP que me disse estar tudo ok e que agora bastaria assinar o contrato e que poderia ser via sms. assinei o contrato e voltei-lhe a perguntar se estaria tudo ok e se poderia no dia seguinte ir de férias descansado, e ao que ele me respondeu positivamente. Logo passado 2 dias, estava eu fora de casa em ferias, fui contactado por outro operador que me disse que ainda faltavam alguns documentos, e ao que eu respondi que agora só estaria com os documentos em minha posse quando chegasse novamente a casa. a operadora disse ok e que aguardaria então pela próxima quinta-feira, data que eu indiquei o meu regresso de férias mas apesar disso ligaram-me todos os dias e varias vezes ao dia o que demostra que não há comunicação entre estes operadores. Quando cheguei nessa quinta feira dia 21 de agosto, enviei os restantes documentos requeridos, entre eles o certificado de inspeção. enviei diretamente pela pagina deles que contem um local onde se podem enviar os documentos. Ora depois disso ligaram-me a solicitar os mesmos documentos e disseram que não tinham recebido e sugeriram-me um meio alternativo que foi pelo whatsup e eu voltei a enviar os documentos. Todos os dias dês dai que se repete a mesma coisa e nunca receberam os documentos e eu ja enviei dezenas de vezes. Hoje decidiram agendar uma equipa para ca vir amanha as 16h mas já depois disso ligou-me outra operadora que iniciou a conversa como nada se houvesse passado. Ou seja uma total desorganização e falha nos métodos de administrativos on line.

Encerrada
D. P.
28/07/2025

Negação à Troca de Comercializadoda

Exmos Senhores, Venho por este meio mostrar o meu profundo desagrado com a empresa em questão. Tentei fazer alteração de comercializadora por três vezes e em duas empresas diferentes mas infelizmente não consegui. Na primeira tentativa, informaram me que a empresa Meo Energia não tinha autorizado porque tinha uma fatura em aberto, então fiz o pagamento e tentei novamente, da segunda recebi a informação que não seria autorizado e que a Meo Energia só tinha fornecido a informação de que existiria uma dívida. Mais uma vez, voltei a contactar com a Meo para tentar perceber qual seria a dívida e transmitiram me que não existiria nada a apontar e que poderia então voltar a tentar pedir contrato em nova comercializadora… Pensei eu que a nova comercializadora não queria era fazer contrato então vi vantagens em outro fornecedor e lá fui tentar pela terceira vez, onde ao fim de uma semana dizem-me também que foi negado devido a uma dívida que tinha… Vou então eu perder novamente tempo a contactar a Meo para tentar mais uma vez entender onde desta vez me apresentam uma suposta divida do ano de 2022… Dívida essa que não foi cobrada no seu devido prazo e avisada. Tentei preencher o formulário para que realmente me autorizassem a mudança de fornecedor e agora ninguém me dá resposta e continuo a ser obrigada a estar numa empresa que não quero, não está do meu agrado e onde nem se quer me estão a permitir o direito de escolha.

Encerrada
B. D.
19/07/2025

Mudança de serviço electricidade e gás sem consentimento

Bom tarde, Recebi uma mensagem do meu prestador atual de eletricidade e gás natural, onde tomei conhecimento que no dia 11/07 o meu serviço tinha passado para outro prestador. Não dei grande importância, pois não tinha feito qualquer alteração. No entanto, recebo dias depois a fatura de rescisão de contrato com o atual prestador. Contactei o apoio ao cliente desse prestador, onde me informaram que efetivamente o meu contrato teria sido mudado para outro prestador. Indicaram me o número da empresa E-redes para que me informassem qual o novo prestador. Para meu espanto, foi ativado o serviço da Endesa sem o meu consentimento e mudança de fornecedor de luz e gás para a Endesa. Depois de contactar o apoio da Endesa, informaram-me que foi num contacto porta a porta no dia 10 de Julho, dia esse que nem sequer estive em casa o dia todo! No portal da E-redes vejo que foi usado um número de telemóvel que não é o meu e o meu contribuinte. No contacto com a Endesa, pedi que fosse tudo cancelado e que o meu serviço voltasse para o anterior prestador. Pedi ainda toda a documentação por mim assinada, algo que não existe, como prova desta situação. Aguardo essa documentação. A situação está a ser resolvida e reposto o serviço antigo. No entanto, ainda só a electricidade consta no anterior prestador. O gás ainda está por resolver! Isto é uma grave violação dos meus dados e grave violação do meu direito enquanto consumidor, por me ter sido ativado um serviço para o qual não prestei qualquer consentimento. Estes contratos não deveriam poder mudar sem uma assinatura e consentimento por escrito, que não têm como ter meus, uma vez que não o fiz! Com esta reclamação, espero que estes procedimentos de segurança sejam reforçados, pois vi o meu serviço ser alterado para um fornecedor que não tenho qualquer interesse (agora muito menos!), fora o tempo que perdi para resolver a situação e chamadas que efectuei. Sendo que a situação ainda não está totalmente resolvida.

Encerrada
S. A.
16/07/2025

Ativação de Serviço sem autorização

Bom dia, tomei conhecimento que na passada sexta feira foi ativado o serviço da Endesa sem o meu consentimento e mudança de fornecedor de luz e gás para a Endesa. Depois de alguns contacto, informaram-me que foi num contacto porta a porta e que provavelmente usaram dados de uma fatura (a unica forma de terem tido acesso foi por um contrato antigo de 2020 que foi cancelado nos 14 dias de resolução de contrato), e no portal da e-redes vejo que foi usado um nr de telefone que não é o meu. Embora a situação tenha sido já resolvida e reposto o serviço antigo, esta situação é uma grave violação dos meus dados, e grave violação do meu direito enquanto consumidor por me ter sido ativado um serviço para o qual não prestei qualquer consentimento. Estes contratos não deveriam poder migrar sem uma assinatura e consentimento escrito expresso (que não têm como ter meus, dado que não o fiz). Com este contacto espero que estes procedimentos de segurança sejam reforçados, dado que vi o meu serviço ser alterado para um fornecedor que não tenho qualquer interesse, fora o tempo que perdi para resolver a situação.

Em curso
M. P.
08/07/2025

Resolução do serviço

Ex.mos Senhores Venho por este meio reclamar de um serviço extra que foi contratualizado, por telefone, e que não me dei conta, trata-se do pack smart. Mudei de fornecedora de energia para a EDP comercial no dia 15 de maio de 2025 (tendo inadvertidamente contratualizado o pack smart), posteriormente em 28 de maio de 2025, foi cancelado este contrato e mudei para outro fornecedor de energia. Mas continuo a pagar o serviço do pack smart. Contudo, eu tinha 14 dias para poder proceder ao seu cancelamento, assim, considero que estava dentro do prazo para que este tivesse sido cancelado. Considero abusivo que numa chamada telefónica, em que nos são colocadas dezenas de questões, nós inadvertidamente possamos contratar algo que não temos interesse, e o pior é que mesmo após o cancelamento do contrato de fornecimento de energia, ainda continuemos vinculados ao contrato. Aguardo, breve, uma resposta vossa Cumprimentos Marta Nobre

Resolvida Pedido de intervenção à DECO PROteste
A. S.
05/07/2025

Fatura da Galp Indevida

Exmos. Senhores, No dia 17 de maio de 2025 celebrámos contrato de fornecimento de eletricidade com a Endesa, por via telefónica. Para nosso espanto, recebemos hoje uma fatura da Galp relativa ao mesmo período de fornecimento. Gostaríamos de perceber se, no momento em que foi efetuado o novo contrato, não foi realizada pela Endesa a passagem e fecho do contrato anterior junto da Galp. Acresce que, devido ao problema anterior da morada incorreta, levantado em reclamação anterior, questionamos se essa situação também comprometeu o cancelamento junto da fornecedora anterior. Deixamos claro que não aceitamos pagar duas faturas relativas ao mesmo período de consumo e queremos saber, de forma inequívoca, quem se vai responsabilizar pelo pagamento da fatura emitida pela Galp, uma vez que não é da nossa responsabilidade qualquer falha processual da vossa parte. Para agravar esta situação, ficámos também sem acesso à aplicação da Endesa, sem qualquer justificação da vossa parte. Exigimos saber o motivo deste bloqueio e a reposição imediata do acesso. Reforçamos que esta situação tem de ser resolvida com a maior brevidade possível e aguardamos esclarecimentos detalhados sobre todos os pontos referidos: Regularização da morada correta; Resolução da duplicação de faturação; Identificação de quem assume o pagamento da fatura da Galp; Reposição do acesso à aplicação Endesa. Caso esta situação não seja prontamente resolvida, reservamo-nos ao direito de apresentar reclamação junto das entidades competentes, bem como de considerar rescindir o contrato por justa causa. Aguardamos resposta célere. Com os melhores cumprimentos,

Resolvida

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