Reclamações recentes

A. B.
07/11/2025

Cobrança indevida e intimidação

Em Março de 2025, transferi o meu fornecimento de energia e gás da Iberdrola para a Endesa, que tratou de todos os trâmites desta mudança, como é habitual nestas situações. No entanto, a Iberdrola continuou a debitar-me mensalmente por um serviço adicional de manutenção de gás, sem sequer me enviar as faturas. Apenas me dei conta porque continuavam a aparecer cobranças na minha conta bancária mesmo depois de ter mudado de serviço. Tentei várias tentativas de cancelamento e resolução direta com a empresa (emails, telefonemas, mensagens através da conta de cliente), mas a Iberdrola ou me encaminhava para outro meio de comunicação afirmando que aquele não era o adequado para tratar do assunto, ou nem sequer me respondia. A única maneira de parar de ser cobrada foi cancelar o débito directo. Agora dizem-me que lhes devo dinheiro por um serviço que, para além de não ter usufruído, tentei cancelar de várias formas. Como é óbvio, se mudei o meu fornecedor de gás e energia, não faria qualquer sentido manter um serviço de manutenção de gás na Iberdrola. Esta prática não passa de uma forma desleal, de má-fé e, no limite, ilegal de cobrar valores por serviços inexistentes. Esta empresa está a tentar intimidar-me com um processo judicial, quando na realidade eu é que deveria receber dinheiro de volta que me foi cobrado indevidamente.

Em curso
P. C.
27/10/2025

Fatura Iberdrola com valores differentes do contratado

Exmos Senhores, Contratei a Iberdrola em 2022 com custos para potência contratada de ~0.58 EUR/ dia e 0.148 kW/h, no entando nas faturas recebo sou cobrado por valores que podem chegar a 0,1909 €/kWh (e.g. fatura 10-2024) e desde 2025 tem me cobrado 1.09 EUR/ dia (e.g. fatura 03-2025). Condições atuais da Iberdrola (segundo o seu próprio website), deveriam ser 0,7787 €/dia (10.35kVA) e 0,1557 €/kWh. Portanto: A empresa altera de forma aparentemente "aleatória" os custos da eletricidade e da potência contratada de prejudicando os seus clientes - Não recomendo.

Em curso
P. S.
22/09/2025

Ligação de gás

Exmos. Senhores, Em 05/09 celebrei contrato de prestação de serviços Sucede que até hoje, passados que são 13 dias úteis, o serviço ainda não se encontra instalado e a funcionar, apesar dos inúmeros contactos telefónicos efetuados para o vosso n.º de apoio a clientes. Considerando o exposto, venho exigir a ligação imediata do serviço bem como a compensação prevista na lei. Cumprimentos.

Encerrada
W. P.
19/09/2025

Painés Solares deficientes

Fiz um contrato com a empresa em questão, ao qual a mais de 1 mês fez a instalação dos painéis solares no local, e desde então, tanto no site como ap, consta que os painés não estão produzindo nda, já fiz varias ligações e reclamações, na tentativa de resolver o problema e todas sem solucão, cada um que atende o telefone da uma resposta. A assistência que ficou de acontecer no local, solicitada a mais de 3 semana, nunca aconteceu. O Serviço prestado por essa empresa é de péssima qualidade, ainda de lembrar que fizeram uma cobrança indevida na totalidade de um serviço, que foi feito para pagar em prestações. São bons a cobrar mais horrivel para prestar o serviço, até a data de hoje ainda aguardo a solucção da empresa, que parece que vai enrolar por mais tempo. Não recomendo a contratação da empresa em questão. No portal da queixa, é dado a informação que o problema foi resolvdo, abro a reclamação e eles sem fazer nada tem a cara de pau de dar como solucionado, mas já venho ligando na empresa quase todo dia, e não acontece nada, dizem que vão resolver remotamente. Ou seja tenho os painés não consigo controlar a produção de energia para potencializar o investimento e economizar no consumo de energia que seria produzido, simplesmente porque a empresa não resolve o problema.

Encerrada
R. K.
15/09/2025

Cancelamento do Contrato sem Penalização

Exmos. Senhores, Venho, por este meio, apresentar a minha reclamação e exigir o cancelamento imediato do contrato celebrado com a Iberdrola, incluindo o serviço de manutenção de gás, sem qualquer penalização, nos termos da legislação aplicável de defesa do consumidor. No momento da adesão ao contrato, foi-me garantido que a instalação teria lugar num prazo máximo de 7 dias úteis. Contudo, até à presente data, tal não aconteceu, encontrando-se a instalação apenas agendada para o dia 18 de setembro, o que perfaz mais de um mês de atraso relativamente ao prazo inicialmente assumido. Este incumprimento contratual causou sérios prejuízos à minha família. Encontro-me numa situação particularmente delicada, pois a minha esposa está em fase de amamentação do nosso bebé recém-nascido, sendo imprescindível a confeção de refeições em casa. Pela demora injustificada, ficámos privados de condições básicas, chegando a enfrentar situações de carência alimentar. Adicionalmente, foi-me transmitido que existe a possibilidade de desligarem o fornecimento de gás atualmente ativo nesta morada, o que considero totalmente inaceitável, uma vez que esse fornecimento não é da responsabilidade da Iberdrola. Caso tal venha a suceder, informo desde já que avaliarei todas as vias judiciais adequadas para salvaguardar os meus direitos e exigir a devida indemnização pelos danos sofridos. Nos termos da Lei n.º 24/96, de 31 de julho (Lei de Defesa do Consumidor) e demais legislação aplicável, recordo que: • O consumidor tem direito a serviços prestados com qualidade e dentro dos prazos contratualmente assumidos; • O não cumprimento dos prazos por parte do fornecedor constitui incumprimento contratual, conferindo ao consumidor o direito de resolver o contrato sem custos; • O consumidor pode exigir indemnização pelos danos patrimoniais e não patrimoniais resultantes da má prestação do serviço. Assim, venho solicitar expressamente: 1. O cancelamento imediato do contrato e de todos os serviços associados, sem qualquer penalização; 2. A garantia de que não haverá qualquer interrupção ou tentativa de desligamento do fornecimento de gás atualmente em funcionamento nesta morada; 3. A emissão de uma confirmação escrita por parte da Iberdrola, validando o cumprimento deste pedido. Na ausência de resposta favorável e célere, irei proceder com reclamação junto da DECO, da Direção-Geral do Consumidor e da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), bem como avançar judicialmente para salvaguardar os meus direitos. Sem mais de momento, aguardo a vossa resposta urgente e por escrito. Atentamente, Rosivaldo Keshavji Rua Severo Biscaia 3 RCE 3080-109 - Figueira da Foz Telefone: 926231184 E-mail: rosivaldokessajjy@gmail.com

Encerrada

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