Classificação
- Total de reclamações
- 31
- Número de reclamações*
- 15
- Reclamações resolvidas*
- 93%
- Média de dias para responder*
- 1 dias
Cálculo da pontuação da empresa
Esta pontuação reflete a capacidade da empresa resolver as reclamações dos consumidores.
O cálculo é feito com base em três indicadores:
A pontuação baseia-se nos últimos 12 meses.
Nenhuma pontuação será apresentada caso não tenhamos dados relevantes sobre a empresa.
Qualidade do serviço de tratamento das reclamações
Saiba como funciona a plataforma Reclamar e conheça as suas vantagens
Reclamações recentes
Tarifa renovação
Exmos. Senhores, Na qualidade de cliente com o número 24200025263 venho, por este meio, questionar o motivo da vossa decisão unilateral de alteração do serviço contratado em 16 de abril, dado que nunca demonstrei qualquer interesse em alterar os serviços inicialmente contratados e SOBRETUDO NUNCA FUI INFORMADO DESTA ALTERAÇÃO. Considerando o exposto, venho reiterar que não aceito qualquer alteração contratual, informando que não me pode ser aplicada qualquer penalização. Cumprimentos.
Esquema abusivo de faturação por parte da Plenitude
Exmos. Senhores, Venho, por este meio, manifestar o meu desagrado relativamente à forma como têm vindo a ser emitidas as vossas faturas e notas de crédito. Sou cliente da Plenitude há cerca de um ano, e recentemente reparei que as minhas faturas mensais seguem um padrão estranho e enganador: - É emitida uma fatura com um determinado valor a pagar; - No mês seguinte, é emitida uma nota de crédito referente à fatura anterior; - No entanto, essa nota de crédito não é deduzida automaticamente, e a nova fatura soma-se à anterior, o que me obriga, na prática, a estar constantemente a pagar uma fatura a mais. Isto leva a que, na prática, esteja constantemente a pagar uma fatura “a mais”, acumulando valores indevidamente pagos. Contactei a linha de apoio e fui informado de que deveria "fazer as contas e pagar só a diferença", o que é completamente inaceitável, já que as referências Multibanco constantes na fatura não permitem introduzir um valor diferente do que está indicado. Além disso, foi-me ainda solicitado o envio de todos os comprovativos de pagamento desde o início do contrato — o que considero totalmente despropositado. Sou vosso cliente há cerca de um ano, todos os pagamentos foram feitos por referências Multibanco geradas por vós, pelo que têm acesso direto a todos os registos. É incompreensível que, além do erro, pretendam transferir para o cliente a responsabilidade de fazer prova de pagamentos que estão perfeitamente acessíveis no vosso sistema. Acresce ainda o facto de que nenhuma pessoa comum tem como adivinhar que tem de “fazer as contas” e deduzir manualmente as notas de crédito ao valor indicado nas faturas — especialmente sem qualquer informação ou indicação prévia nesse sentido. Esta prática não é apenas confusa, como também configura um processo enganoso e lesivo para os consumidores. Assim, solicito com urgência: 1- O apuramento e devolução imediata por transferência bancária do valor total que paguei a mais até à data; 2- A correção do vosso sistema de faturação para que as notas de crédito sejam corretamente refletidas nas faturas seguintes, com os valores corrigidos e respetivos meios de pagamento atualizados; 3- Que não me seja exigido o envio dos comprovativos de pagamento, uma vez que os mesmos estão claramente disponíveis nos vossos registos.
Recusa de plano de pagamento
Exmos. Senhores, Venho por este meio Reclamar das práticas de prestacional da companhia indica, pois indicam que não é possível fazer um acordo de prestação para uma fatura já vencida e de valor avultado, tendo enconta a situação socioeconómica da minha família, indicam ainda que é política da empresa pois não é possível fazer acordo sobre a fatura vencida em Janeiro de 2025, pois não tem mais do que 31 dias de faturamento, não foi uma leitura estimada e existia outra condição que não é a meu ver aplicável, pois em qualquer outra companhia é possível fazer um acordo de pagamento. Por minha impossibilidade não consigo pagar a fatura em questão nem outras que estão por pagar, pedi um acordo para puder pagar as mesma e não ficar em incumprimento ou cortarem a luz visto ter 2 filhos. O pedido foi recusado por política interna da empresa que não respeita de todo o direito do consumidor. Cumprimentos.
Alteração de opção horária sem consentimento
Boa tarde, No passado dia 07/01/2025 mudei de fornecedora de eletricidade da G9 para a Plenitude através do próprio website e escolhi a opção horária "Bi-Horário Diário". Quando me enviaram o contrato, reparei que a opção horária tinha sido alterada para "Simples" indevidamente, sendo que eu sempre tive "Bi-Horário" nos meus contratos anteriores com outras empresas. Tentei resolver a questão por chamada telefónica , porque nunca obtive resposta aos emails enviados. A operadora disse que iria fazer a alteração da opção e me enviava o contrato atualizado para o meu email. Nunca obtive resposta acerca do assunto. Agora dizem me, por chamada telefónica, que não é possível alterar a opção, porque tenho de ficar "fidelizado" durante um ano. A responsabilidade é da Plenitude, sendo que eu confirmei diversas vezes a opção pretendida e eles alteraram sem o meu consentimento. Espero que esta situação seja resolvida com a maior brevidade possível.
Faturação da contribuição audiovisual indevida
Exmos. Senhores, Sou cliente com o contrato nº 2420002563). Desde 8-7-2024 que vos alertei para o erro existente nas faturas enviadas : Faturação da Contribuição Audiovisual indevida, este contador não atinge 400KW de energia por ano; a vosso pedido foi enviado na altura 3 cópias de faturas anteriores para justificar a reclamação. Até ao momento, os vossos serviços mostraram-se ineficientes na resolução do problema. Solicito a correção imediata das faturas e reservo o direito de recorrer a todos os meios ao meu alcance para obter uma compensação pelos prejuízos sofridos. Cumprimentos.
Precisa de ajuda?
Esta empresa responde em menos de 1 dias.
Após este período, entre em contacto connosco.