Reclamações recentes

C. E.
05/05/2025

Tarifa renovação

Exmos. Senhores, Na qualidade de cliente com o número 24200025263 venho, por este meio, questionar o motivo da vossa decisão unilateral de alteração do serviço contratado em 16 de abril, dado que nunca demonstrei qualquer interesse em alterar os serviços inicialmente contratados e SOBRETUDO NUNCA FUI INFORMADO DESTA ALTERAÇÃO. Considerando o exposto, venho reiterar que não aceito qualquer alteração contratual, informando que não me pode ser aplicada qualquer penalização. Cumprimentos.

Resolvida
N. F.
11/04/2025

Esquema abusivo de faturação por parte da Plenitude

Exmos. Senhores, Venho, por este meio, manifestar o meu desagrado relativamente à forma como têm vindo a ser emitidas as vossas faturas e notas de crédito. Sou cliente da Plenitude há cerca de um ano, e recentemente reparei que as minhas faturas mensais seguem um padrão estranho e enganador: - É emitida uma fatura com um determinado valor a pagar; - No mês seguinte, é emitida uma nota de crédito referente à fatura anterior; - No entanto, essa nota de crédito não é deduzida automaticamente, e a nova fatura soma-se à anterior, o que me obriga, na prática, a estar constantemente a pagar uma fatura a mais. Isto leva a que, na prática, esteja constantemente a pagar uma fatura “a mais”, acumulando valores indevidamente pagos. Contactei a linha de apoio e fui informado de que deveria "fazer as contas e pagar só a diferença", o que é completamente inaceitável, já que as referências Multibanco constantes na fatura não permitem introduzir um valor diferente do que está indicado. Além disso, foi-me ainda solicitado o envio de todos os comprovativos de pagamento desde o início do contrato — o que considero totalmente despropositado. Sou vosso cliente há cerca de um ano, todos os pagamentos foram feitos por referências Multibanco geradas por vós, pelo que têm acesso direto a todos os registos. É incompreensível que, além do erro, pretendam transferir para o cliente a responsabilidade de fazer prova de pagamentos que estão perfeitamente acessíveis no vosso sistema. Acresce ainda o facto de que nenhuma pessoa comum tem como adivinhar que tem de “fazer as contas” e deduzir manualmente as notas de crédito ao valor indicado nas faturas — especialmente sem qualquer informação ou indicação prévia nesse sentido. Esta prática não é apenas confusa, como também configura um processo enganoso e lesivo para os consumidores. Assim, solicito com urgência: 1- O apuramento e devolução imediata por transferência bancária do valor total que paguei a mais até à data; 2- A correção do vosso sistema de faturação para que as notas de crédito sejam corretamente refletidas nas faturas seguintes, com os valores corrigidos e respetivos meios de pagamento atualizados; 3- Que não me seja exigido o envio dos comprovativos de pagamento, uma vez que os mesmos estão claramente disponíveis nos vossos registos.

Resolvida
D. P.
10/03/2025

Recusa de plano de pagamento

Exmos. Senhores, Venho por este meio Reclamar das práticas de prestacional da companhia indica, pois indicam que não é possível fazer um acordo de prestação para uma fatura já vencida e de valor avultado, tendo enconta a situação socioeconómica da minha família, indicam ainda que é política da empresa pois não é possível fazer acordo sobre a fatura vencida em Janeiro de 2025, pois não tem mais do que 31 dias de faturamento, não foi uma leitura estimada e existia outra condição que não é a meu ver aplicável, pois em qualquer outra companhia é possível fazer um acordo de pagamento. Por minha impossibilidade não consigo pagar a fatura em questão nem outras que estão por pagar, pedi um acordo para puder pagar as mesma e não ficar em incumprimento ou cortarem a luz visto ter 2 filhos. O pedido foi recusado por política interna da empresa que não respeita de todo o direito do consumidor. Cumprimentos.

Resolvida
F. L.
20/02/2025

Alteração de opção horária sem consentimento

Boa tarde, No passado dia 07/01/2025 mudei de fornecedora de eletricidade da G9 para a Plenitude através do próprio website e escolhi a opção horária "Bi-Horário Diário". Quando me enviaram o contrato, reparei que a opção horária tinha sido alterada para "Simples" indevidamente, sendo que eu sempre tive "Bi-Horário" nos meus contratos anteriores com outras empresas. Tentei resolver a questão por chamada telefónica , porque nunca obtive resposta aos emails enviados. A operadora disse que iria fazer a alteração da opção e me enviava o contrato atualizado para o meu email. Nunca obtive resposta acerca do assunto. Agora dizem me, por chamada telefónica, que não é possível alterar a opção, porque tenho de ficar "fidelizado" durante um ano. A responsabilidade é da Plenitude, sendo que eu confirmei diversas vezes a opção pretendida e eles alteraram sem o meu consentimento. Espero que esta situação seja resolvida com a maior brevidade possível.

Encerrada
C. E.
10/02/2025

Faturação da contribuição audiovisual indevida

Exmos. Senhores, Sou cliente com o contrato nº 2420002563). Desde 8-7-2024 que vos alertei para o erro existente nas faturas enviadas : Faturação da Contribuição Audiovisual indevida, este contador não atinge 400KW de energia por ano; a vosso pedido foi enviado na altura 3 cópias de faturas anteriores para justificar a reclamação. Até ao momento, os vossos serviços mostraram-se ineficientes na resolução do problema. Solicito a correção imediata das faturas e reservo o direito de recorrer a todos os meios ao meu alcance para obter uma compensação pelos prejuízos sofridos. Cumprimentos.

Resolvida Pedido de intervenção à DECO PROteste

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