back

Esquema abusivo de faturação por parte da Plenitude

Resolvida Pública

Problema identificado:

Fatura e cobrança

Reclamação

N. F.

Para: Plenitude

11/04/2025

Exmos. Senhores, Venho, por este meio, manifestar o meu desagrado relativamente à forma como têm vindo a ser emitidas as vossas faturas e notas de crédito. Sou cliente da Plenitude há cerca de um ano, e recentemente reparei que as minhas faturas mensais seguem um padrão estranho e enganador: - É emitida uma fatura com um determinado valor a pagar; - No mês seguinte, é emitida uma nota de crédito referente à fatura anterior; - No entanto, essa nota de crédito não é deduzida automaticamente, e a nova fatura soma-se à anterior, o que me obriga, na prática, a estar constantemente a pagar uma fatura a mais. Isto leva a que, na prática, esteja constantemente a pagar uma fatura “a mais”, acumulando valores indevidamente pagos. Contactei a linha de apoio e fui informado de que deveria "fazer as contas e pagar só a diferença", o que é completamente inaceitável, já que as referências Multibanco constantes na fatura não permitem introduzir um valor diferente do que está indicado. Além disso, foi-me ainda solicitado o envio de todos os comprovativos de pagamento desde o início do contrato — o que considero totalmente despropositado. Sou vosso cliente há cerca de um ano, todos os pagamentos foram feitos por referências Multibanco geradas por vós, pelo que têm acesso direto a todos os registos. É incompreensível que, além do erro, pretendam transferir para o cliente a responsabilidade de fazer prova de pagamentos que estão perfeitamente acessíveis no vosso sistema. Acresce ainda o facto de que nenhuma pessoa comum tem como adivinhar que tem de “fazer as contas” e deduzir manualmente as notas de crédito ao valor indicado nas faturas — especialmente sem qualquer informação ou indicação prévia nesse sentido. Esta prática não é apenas confusa, como também configura um processo enganoso e lesivo para os consumidores. Assim, solicito com urgência: 1- O apuramento e devolução imediata por transferência bancária do valor total que paguei a mais até à data; 2- A correção do vosso sistema de faturação para que as notas de crédito sejam corretamente refletidas nas faturas seguintes, com os valores corrigidos e respetivos meios de pagamento atualizados; 3- Que não me seja exigido o envio dos comprovativos de pagamento, uma vez que os mesmos estão claramente disponíveis nos vossos registos.

Mensagens (9)

Plenitude

Para: N. F.

11/04/2025

Caro(a) Cliente, Informamos que a sua mensagem foi encaminhada para análise e iremos dar resposta com a maior brevidade possível. Caso necessite de informações adicionais poderá contactar a nossa Linha de Apoio ao Cliente através do número 808 450 056 ou 211 451 250, disponível das 09h às 18h, de 2ª a 6ª feira, indicando o número de referência 9S0GWWMJ4. Este é um email automático, por favor não responda a este email. Com os melhores cumprimentos, Serviço de Apoio ao Cliente Plenitude 11/04/2025 15:52:41 - ,: ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ En cumplimiento de lo dispuesto en la Ley 34/2002 así como en el Reglamento (UE) 2016/679 y demás normativa aplicable en materia de protección de datos, le informamos que sus datos personales serán tratados de forma confidencial e incluidos en la actividad de tratamiento correspondiente de la que ENI PLENITUDE IBERIA, S.L., es Responsable del Tratamiento, con domicilio social en Calle Albert Einstein 20, Edificio Bisalia, Parque Tecnológico y Científico de Cantabria, 39011, Santander (Cantabria) y CIF B39793294, con la única finalidad de prestar y ofrecer nuestros servicios. El tratamiento de sus datos está legitimado en la prestación del servicio o en su consentimiento, y se conservarán mientras no solicite su supresión y durante los años necesarios para cumplir con las obligaciones legales. Sus datos no serán comunicados a terceros, salvo obligación legal. Le informamos que puede retirar su consentimiento en cualquier momento, así como ejercer sus derechos de acceso, rectificación, supresión, oposición, limitación del tratamiento y portabilidad de sus datos, enviando un email a lopd@eniplenitude.es. En caso de no haber obtenido satisfacción en el ejercicio de sus derechos, podrá reclamar ante la autoridad de control www.agpd.es. Este mensaje va dirigido exclusivamente a su destinatario y puede contener información confidencial. Por favor, si usted no es uno de dichos destinatarios, notifíquenos este hecho y no copie o revele su contenido a terceros.

Plenitude

Para: N. F.

14/04/2025

Estimada/o ANA MARIA GOMES CLARO FERREIRA , Acusamos a receção do v. e-mail, o qual mereceu a nossa melhor atenção. No seguimento da questão em assunto, informamos que encaminhámos a reclamação para o Departamento Responsável para a devida análise com o nº 118304. Agradecemos o contacto e esperamos responder o mais breve possível. Encontramo-nos disponíveis para qualquer questão adicional e não hesite em contactar-nos por email para clientes@eniplenitude.ptou por telefone para 808 450 056 e 211 451 250 (dias úteis, das 9h ás 18h, custo de chamada de acordo com o tarifário do seu operador telefónico). Esperamos ter ajudado e mantemos o compromisso de, a cada dia, oferecer o melhor serviço. Com os melhores cumprimentos, Lara Martins 11-04-2025 15:52:41 - : Remetente Data11-04-2025 15:52:41Destinatário clientes@eniplenitude.pt clientes@eniplenitude.pt CcReply to AssuntoEsquema abusivo defaturaçãopor parte da Plenitude Esquema abusivo de faturação por parte da Plenitude ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ En cumplimiento de lo dispuesto en la Ley 34/2002 así como en el Reglamento (UE) 2016/679 y demás normativa aplicable en materia de protección de datos, le informamos que sus datos personales serán tratados de forma confidencial e incluidos en la actividad de tratamiento correspondiente de la que ENI PLENITUDE IBERIA, S.L., es Responsable del Tratamiento, con domicilio social en Calle Albert Einstein 20, Edificio Bisalia, Parque Tecnológico y Científico de Cantabria, 39011, Santander (Cantabria) y CIF B39793294, con la única finalidad de prestar y ofrecer nuestros servicios. El tratamiento de sus datos está legitimado en la prestación del servicio o en su consentimiento, y se conservarán mientras no solicite su supresión y durante los años necesarios para cumplir con las obligaciones legales. Sus datos no serán comunicados a terceros, salvo obligación legal. Le informamos que puede retirar su consentimiento en cualquier momento, así como ejercer sus derechos de acceso, rectificación, supresión, oposición, limitación del tratamiento y portabilidad de sus datos, enviando un email a lopd@eniplenitude.es. En caso de no haber obtenido satisfacción en el ejercicio de sus derechos, podrá reclamar ante la autoridad de control www.agpd.es. Este mensaje va dirigido exclusivamente a su destinatario y puede contener información confidencial. Por favor, si usted no es uno de dichos destinatarios, notifíquenos este hecho y no copie o revele su contenido a terceros.

Plenitude

Para: N. F.

29/04/2025

Reclamações Plenitude gostaria de resgatar a mensagem "Resposta à reclamação DECO com referência @@REF_ID@6a5ea397949a4c967a@REF_ID@@ ". En cumplimiento de lo dispuesto en la Ley 34/2002 así como en el Reglamento (UE) 2016/679 y demás normativa aplicable en materia de protección de datos, le informamos que sus datos personales serán tratados de forma confidencial e incluidos en la actividad de tratamiento correspondiente de la que ENI PLENITUDE IBERIA, S.L., es Responsable del Tratamiento, con domicilio social en Calle Albert Einstein 20, Edificio Bisalia, Parque Tecnológico y Científico de Cantabria, 39011, Santander (Cantabria) y CIF B39793294, con la única finalidad de prestar y ofrecer nuestros servicios. El tratamiento de sus datos está legitimado en la prestación del servicio o en su consentimiento, y se conservarán mientras no solicite su supresión y durante los años necesarios para cumplir con las obligaciones legales. Sus datos no serán comunicados a terceros, salvo obligación legal. Le informamos que puede retirar su consentimiento en cualquier momento, así como ejercer sus derechos de acceso, rectificación, supresión, oposición, limitación del tratamiento y portabilidad de sus datos, enviando un email a lopd@eniplenitude.es. En caso de no haber obtenido satisfacción en el ejercicio de sus derechos, podrá reclamar ante la autoridad de control www.agpd.es. Este mensaje va dirigido exclusivamente a su destinatario y puede contener información confidencial. Por favor, si usted no es uno de dichos destinatarios, notifíquenos este hecho y no copie o revele su contenido a terceros.

Plenitude

Para: N. F.

29/04/2025

Exma. DECO. Espero que este e-mail vos encontre bem. Em atenção à Reclamação em referência, a Plenitude apresenta os seguintes esclarecimentos. Inicialmente, reitera-se que lamentamos as inconveniências sofridas no curso do contrato de fornecimento. O art. 42.º/2 do RRC prevê que a faturação apresentada pelos comercializadores aos seus clientes tem por base a informação sobre os dados de consumo disponibilizada pelos operadores das redes. Dessa forma, ainda que a comercializadora seja responsável pela emissão das faturas, esta depende dos dados de consumo que são comunicados pela distribuidora à Plenitude, sendo que estas são emitidas assim que estes dados são fornecidos (art. 42.º/2 do RRC). Assim que os dados de consumo foram comunicados pela distribuidora, a Plenitude emite as respetivas faturas. Neste caso, a distribuidora procedeu à anulação de diversos consumos, tendo emitido faturas para retificar os consumos para os respetivos períodos de faturação. Informa-se que as compensações das notas de crédito são realizadas de forma automática nas faturas. Relativamente à fatura G25PT-00023756 esta encontra-se pendente no valor de 35,20€. Já a fatura G25PT-00017801, no valor de 81,85€, já foi parcialmente cobrada no valor de 54,91€, encontrando-se pendente de pagamento 54,91€. Não obstante, tendo em conta o importe no valor de 60,20€ recebido, o cliente tem pendente de pagamento o valor de 29,91€ (35,20€ + 54,91€ - 60,20€). A Plenitude sempre busca facilitar a comunicação e conveniência para os seus clientes. Desse modo, no Portal Plenitude, por meio da Área do Cliente, é possível a consulta online às suas faturas e toda a informação necessária para pagamento. As mesmas facilidades também estão disponíveis pela aplicação MiPlenitude, sem custo e disponível para IOS e Android. Sendo o que nos cumpria no momento, a Plenitude permanece à disposição para qualquer esclarecimento adicional. Com os melhores cumprimentos. Departamento de Reclamações Tel: +351215854 144 Plenitude Lisboa Centro Empresarial Torres de Lisboa Rua Tomás da Fonseca, Torre G - 1º piso 1600-209 Lisboa Plenitude Porto Rua Eng. Ferreira Dias 161 - Sala 303 4100-247 Porto En cumplimiento de lo dispuesto en la Ley 34/2002 así como en el Reglamento (UE) 2016/679 y demás normativa aplicable en materia de protección de datos, le informamos que sus datos personales serán tratados de forma confidencial e incluidos en la actividad de tratamiento correspondiente de la que ENI PLENITUDE IBERIA, S.L., es Responsable del Tratamiento, con domicilio social en Calle Albert Einstein 20, Edificio Bisalia, Parque Tecnológico y Científico de Cantabria, 39011, Santander (Cantabria) y CIF B39793294, con la única finalidad de prestar y ofrecer nuestros servicios. El tratamiento de sus datos está legitimado en la prestación del servicio o en su consentimiento, y se conservarán mientras no solicite su supresión y durante los años necesarios para cumplir con las obligaciones legales. Sus datos no serán comunicados a terceros, salvo obligación legal. Le informamos que puede retirar su consentimiento en cualquier momento, así como ejercer sus derechos de acceso, rectificación, supresión, oposición, limitación del tratamiento y portabilidad de sus datos, enviando un email a lopd@eniplenitude.es. En caso de no haber obtenido satisfacción en el ejercicio de sus derechos, podrá reclamar ante la autoridad de control www.agpd.es. Este mensaje va dirigido exclusivamente a su destinatario y puede contener información confidencial. Por favor, si usted no es uno de dichos destinatarios, notifíquenos este hecho y no copie o revele su contenido a terceros.

Plenitude

Para: N. F.

29/04/2025

Exma. DECO. Espero que este e-mail vos encontre bem. Em atenção à Reclamação em referência, a Plenitude apresenta os seguintes esclarecimentos. Inicialmente, reitera-se que lamentamos as inconveniências sofridas no curso do contrato de fornecimento. O art. 42.º/2 do RRC prevê que a faturação apresentada pelos comercializadores aos seus clientes tem por base a informação sobre os dados de consumo disponibilizada pelos operadores das redes. Dessa forma, ainda que a comercializadora seja responsável pela emissão das faturas, esta depende dos dados de consumo que são comunicados pela distribuidora à Plenitude, sendo que estas são emitidas assim que estes dados são fornecidos (art. 42.º/2 do RRC). Assim que os dados de consumo foram comunicados pela distribuidora, a Plenitude emite as respetivas faturas. Neste caso, a distribuidora procedeu à anulação de diversos consumos, tendo emitido faturas para retificar os consumos para os respetivos períodos de faturação. Informa-se que as compensações das notas de crédito são realizadas de forma automática nas faturas. Relativamente à fatura G25PT-00023756 esta encontra-se pendente no valor de 35,20€. Já a fatura G25PT-00017801, no valor de 81,85€, já foi parcialmente cobrada no valor de 54,91€, encontrando-se pendente de pagamento 54,91€. Não obstante, tendo em conta o importe no valor de 60,20€ recebido, o cliente tem pendente de pagamento o valor de 29,91€ (35,20€ + 54,91€ - 60,20€). A Plenitude sempre busca facilitar a comunicação e conveniência para os seus clientes. Desse modo, no Portal Plenitude, por meio da Área do Cliente, é possível a consulta online às suas faturas e toda a informação necessária para pagamento. As mesmas facilidades também estão disponíveis pela aplicação MiPlenitude, sem custo e disponível para IOS e Android. Sendo o que nos cumpria no momento, a Plenitude permanece à disposição para qualquer esclarecimento adicional. Com os melhores cumprimentos. Departamento de Reclamações Tel: +351215854 144 Plenitude Lisboa Centro Empresarial Torres de Lisboa Rua Tomás da Fonseca, Torre G - 1º piso 1600-209 Lisboa Plenitude Porto Rua Eng. Ferreira Dias 161 - Sala 303 4100-247 Porto En cumplimiento de lo dispuesto en la Ley 34/2002 así como en el Reglamento (UE) 2016/679 y demás normativa aplicable en materia de protección de datos, le informamos que sus datos personales serán tratados de forma confidencial e incluidos en la actividad de tratamiento correspondiente de la que ENI PLENITUDE IBERIA, S.L., es Responsable del Tratamiento, con domicilio social en Calle Albert Einstein 20, Edificio Bisalia, Parque Tecnológico y Científico de Cantabria, 39011, Santander (Cantabria) y CIF B39793294, con la única finalidad de prestar y ofrecer nuestros servicios. El tratamiento de sus datos está legitimado en la prestación del servicio o en su consentimiento, y se conservarán mientras no solicite su supresión y durante los años necesarios para cumplir con las obligaciones legales. Sus datos no serán comunicados a terceros, salvo obligación legal. Le informamos que puede retirar su consentimiento en cualquier momento, así como ejercer sus derechos de acceso, rectificación, supresión, oposición, limitación del tratamiento y portabilidad de sus datos, enviando un email a lopd@eniplenitude.es. En caso de no haber obtenido satisfacción en el ejercicio de sus derechos, podrá reclamar ante la autoridad de control www.agpd.es. Este mensaje va dirigido exclusivamente a su destinatario y puede contener información confidencial. Por favor, si usted no es uno de dichos destinatarios, notifíquenos este hecho y no copie o revele su contenido a terceros.

N. F.

Para: Plenitude

29/04/2025

Agradeço a resposta da Plenitude, mas a situação apresentada não corresponde à realidade do problema relatado. O problema não é apenas uma fatura isolada. Desde Abril de 2024, todas as faturas foram emitidas com base num esquema recorrente: primeiro é emitida uma fatura baseada em estimativa, que é paga, e no mês seguinte é emitida uma nota de crédito para anular essa estimativa, acompanhada de uma nova fatura com o valor real do consumo dos dois meses. Contudo, essa nova fatura não se refere apenas ao consumo do mês atual, mas inclui também a refaturação dos consumos do mês anterior que já tinham sido pagos por estimativa. Ou seja, o valor da nota de crédito não é automaticamente deduzido, e as referências Multibanco continuam a cobrar o valor total da nova fatura, resultando num pagamento duplicado dos consumos. Nunca foi informado ao cliente que teria de fazer cálculos manuais ou optar por pagamentos alternativos, o que configura falta de transparência e induz a erros de pagamento. Não se trata de um caso pontual, mas sim de um padrão de faturação irregular ao longo de vários meses consecutivos, que leva a um pagamento a mais sistemático a cada duas faturas. Lamento que a Plenitude não reconheça a gravidade desta prática e que continue a transferir para o cliente a responsabilidade de detetar e corrigir os erros que são da sua inteira responsabilidade. Assim, solicito que me seja devolvido todo o valor pago a mais desde que sou cliente da Plenitude, uma vez que este procedimento incorreto se repetiu continuamente, gerando prejuízo direto e injustificado. Espero que esta informação seja útil para outros consumidores que possam estar na mesma situação sem se aperceberem.

Plenitude

Para: N. F.

30/04/2025

Caro(a) Cliente, Informamos que a sua mensagem foi encaminhada para análise e iremos dar resposta com a maior brevidade possível. Caso necessite de informações adicionais poderá contactar a nossa Linha de Apoio ao Cliente através do número 808 450 056 ou 211 451 250, disponível das 09h às 18h, de 2ª a 6ª feira, indicando o número de referência 9S0QKMJN8. Este é um email automático, por favor não responda a este email. Com os melhores cumprimentos, Serviço de Apoio ao Cliente Plenitude 30/04/2025 08:21:15 - ,: ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ En cumplimiento de lo dispuesto en la Ley 34/2002 así como en el Reglamento (UE) 2016/679 y demás normativa aplicable en materia de protección de datos, le informamos que sus datos personales serán tratados de forma confidencial e incluidos en la actividad de tratamiento correspondiente de la que ENI PLENITUDE IBERIA, S.L., es Responsable del Tratamiento, con domicilio social en Calle Albert Einstein 20, Edificio Bisalia, Parque Tecnológico y Científico de Cantabria, 39011, Santander (Cantabria) y CIF B39793294, con la única finalidad de prestar y ofrecer nuestros servicios. El tratamiento de sus datos está legitimado en la prestación del servicio o en su consentimiento, y se conservarán mientras no solicite su supresión y durante los años necesarios para cumplir con las obligaciones legales. Sus datos no serán comunicados a terceros, salvo obligación legal. Le informamos que puede retirar su consentimiento en cualquier momento, así como ejercer sus derechos de acceso, rectificación, supresión, oposición, limitación del tratamiento y portabilidad de sus datos, enviando un email a lopd@eniplenitude.es. En caso de no haber obtenido satisfacción en el ejercicio de sus derechos, podrá reclamar ante la autoridad de control www.agpd.es. Este mensaje va dirigido exclusivamente a su destinatario y puede contener información confidencial. Por favor, si usted no es uno de dichos destinatarios, notifíquenos este hecho y no copie o revele su contenido a terceros.

Plenitude

Para: N. F.

30/04/2025

Estimada/o ANA MARIA GOMES CLARO FERREIRA, Acusamos a receção do v. e-mail, o qual mereceu a nossa melhor atenção. No seguimento da questão em assunto, informamos que encaminhámos a reclamação para o Departamento Responsável para a devida análise com o nº 119492. Agradecemos o contacto e esperamos responder o mais breve possível. Encontramo-nos disponíveis para qualquer questão adicional e não hesite em contactar-nos por email para clientes@eniplenitude.ptou por telefone para 808 450 056 e 211 451 250 (dias úteis, das 9h ás 18h, custo de chamada de acordo com o tarifário do seu operador telefónico). Esperamos ter ajudado e mantemos o compromisso de, a cada dia, oferecer o melhor serviço. Com os melhores cumprimentos, Lara Martins 30-04-2025 08:21:15 - : Remetente Data30-04-2025 08:21:15Destinatário clientes@eniplenitude.pt clientes@eniplenitude.pt CcReply to AssuntoRecebeu uma resposta de NELSON F Recebeu uma resposta de NELSON F ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ En cumplimiento de lo dispuesto en la Ley 34/2002 así como en el Reglamento (UE) 2016/679 y demás normativa aplicable en materia de protección de datos, le informamos que sus datos personales serán tratados de forma confidencial e incluidos en la actividad de tratamiento correspondiente de la que ENI PLENITUDE IBERIA, S.L., es Responsable del Tratamiento, con domicilio social en Calle Albert Einstein 20, Edificio Bisalia, Parque Tecnológico y Científico de Cantabria, 39011, Santander (Cantabria) y CIF B39793294, con la única finalidad de prestar y ofrecer nuestros servicios. El tratamiento de sus datos está legitimado en la prestación del servicio o en su consentimiento, y se conservarán mientras no solicite su supresión y durante los años necesarios para cumplir con las obligaciones legales. Sus datos no serán comunicados a terceros, salvo obligación legal. Le informamos que puede retirar su consentimiento en cualquier momento, así como ejercer sus derechos de acceso, rectificación, supresión, oposición, limitación del tratamiento y portabilidad de sus datos, enviando un email a lopd@eniplenitude.es. En caso de no haber obtenido satisfacción en el ejercicio de sus derechos, podrá reclamar ante la autoridad de control www.agpd.es. Este mensaje va dirigido exclusivamente a su destinatario y puede contener información confidencial. Por favor, si usted no es uno de dichos destinatarios, notifíquenos este hecho y no copie o revele su contenido a terceros.

Plenitude

Para: N. F.

08/05/2025

Exma. DECO. Espero que este e-mail vos encontre bem. Em atenção à Reclamação em referência, a Plenitude apresenta os seguintes esclarecimentos. Inicialmente, reitera-se que lamentamos as inconveniências sofridas no curso do contrato de fornecimento. Importa ressaltar que a distribuidora envia as leituras estimadas e, posteriormente, a sua retificação com as leituras reais. Não obstante, a cliente não é faturada em duplicado, uma vez que são feitas as respetivas compensações, se aplicável. O art. 42.º/2 do RRC prevê que a faturação apresentada pelos comercializadores aos seus clientes tem por base a informação sobre os dados de consumo disponibilizada pelos operadores das redes. Dessa forma, ainda que a comercializadora seja responsável pela emissão das faturas, esta depende dos dados de consumo que são comunicados pela distribuidora à Plenitude, sendo que estas são emitidas assim que estes dados são fornecidos (art. 42.º/2 do RRC). Assim que os dados de consumo foram comunicados pela distribuidora, a Plenitude emite as respetivas faturas. Neste caso, a distribuidora procedeu à anulação de diversos consumos, tendo emitido faturas para retificar os consumos para os respetivos períodos de faturação. Informa-se que as compensações das notas de crédito são realizadas de forma automática nas faturas. Relativamente à fatura G25PT-00023756 esta encontra-se pendente no valor de 35,20€. Já a fatura G25PT-00017801, no valor de 81,85€, já foi parcialmente cobrada no valor de 54,91€, encontrando-se pendente de pagamento 54,91€. Não obstante, tendo em conta o importe no valor de 60,20€ recebido, o cliente tem pendente de pagamento o valor de 29,91€ (35,20€ + 54,91€ - 60,20€). A Plenitude sempre busca facilitar a comunicação e conveniência para os seus clientes. Desse modo, no Portal Plenitude, por meio da Área do Cliente, é possível a consulta online às suas faturas e toda a informação necessária para pagamento. As mesmas facilidades também estão disponíveis pela aplicação MiPlenitude, sem custo e disponível para IOS e Android. Por fim, segue em anexo o histórico de cobrança das faturas. Sendo o que nos cumpria no momento, a Plenitude permanece à disposição para qualquer esclarecimento adicional. Com os melhores cumprimentos. Departamento de Reclamações Tel: +351215854 144 Plenitude Lisboa Centro Empresarial Torres de Lisboa Rua Tomás da Fonseca, Torre G - 1º piso 1600-209 Lisboa Plenitude Porto Rua Eng. Ferreira Dias 161 - Sala 303 4100-247 Porto En cumplimiento de lo dispuesto en la Ley 34/2002 así como en el Reglamento (UE) 2016/679 y demás normativa aplicable en materia de protección de datos, le informamos que sus datos personales serán tratados de forma confidencial e incluidos en la actividad de tratamiento correspondiente de la que ENI PLENITUDE IBERIA, S.L., es Responsable del Tratamiento, con domicilio social en Calle Albert Einstein 20, Edificio Bisalia, Parque Tecnológico y Científico de Cantabria, 39011, Santander (Cantabria) y CIF B39793294, con la única finalidad de prestar y ofrecer nuestros servicios. El tratamiento de sus datos está legitimado en la prestación del servicio o en su consentimiento, y se conservarán mientras no solicite su supresión y durante los años necesarios para cumplir con las obligaciones legales. Sus datos no serán comunicados a terceros, salvo obligación legal. Le informamos que puede retirar su consentimiento en cualquier momento, así como ejercer sus derechos de acceso, rectificación, supresión, oposición, limitación del tratamiento y portabilidad de sus datos, enviando un email a lopd@eniplenitude.es. En caso de no haber obtenido satisfacción en el ejercicio de sus derechos, podrá reclamar ante la autoridad de control www.agpd.es. Este mensaje va dirigido exclusivamente a su destinatario y puede contener información confidencial. Por favor, si usted no es uno de dichos destinatarios, notifíquenos este hecho y no copie o revele su contenido a terceros.


Precisa de ajuda?

Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação

Contacte-nos

Os nossos juristas estão disponíveis nos dias úteis, das 9h às 18h.