Classificação
- Total de reclamações
- 27
- Número de reclamações*
- 21
- Reclamações resolvidas*
- 85%
- Média de dias para responder*
- 17 dias
Cálculo da pontuação da empresa
Esta pontuação reflete a capacidade da empresa resolver as reclamações dos consumidores.
O cálculo é feito com base em três indicadores:
A pontuação baseia-se nos últimos 12 meses.
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Qualidade do serviço de tratamento das reclamações
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3. Não ficou satisfeito com a resposta? Ou a empresa não respondeu? Entre em contacto connosco, os nossos juristas podem ajudar (serviço reservado a subscritores).
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Os nossos juristas ajudam se necessário (serviço só para subscritores)
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Reclamações recentes
Faturação e Cobrança
Contestação de dívida enviada à Intrum sem notificação prévia Exmos. Senhores, Venho por este meio expressar o meu profundo desagrado relativamente à situação recentemente ocorrida com a MEO Energia, na qual fui surpreendido/a com uma comunicação da empresa de cobranças Intrum referente a uma suposta dívida de eletricidade. Importa referir que nunca fui notificado pela MEO Energia da existência desta dívida, nem por fatura, email, SMS ou qualquer outro meio de contacto disponível no contrato. Esta ausência de comunicação impossibilitou qualquer tentativa de resolução direta, o que considero inaceitável e uma violação do princípio da boa-fé e transparência comercial. Acresce ainda que, até à presente data, nunca recebi qualquer fatura em atraso relativa ao fornecimento de eletricidade por parte da MEO Energia. Pelo contrário, sempre regularizei os pagamentos dentro dos prazos estipulados. Assim, solicito com urgência: A justificação detalhada da origem desta suposta dívida, incluindo cópias de todas as faturas em causa; A prova de envio de qualquer notificação anterior à entrega do processo à Intrum; A suspensão imediata do processo de cobrança junto da Intrum até que a situação seja devidamente esclarecida; A correção dos meus dados junto das entidades de crédito (caso tenham sido afetados).
Poste da meo no sitio do terreno da construção duma Nova Casa
Data doc. Enviado 29-09-2025 Bom dia… Para Direção Provedoria do Cliente MEO e à gestao.documental@meo.pt Nº do processo da solicitação 3-884886270476 de 26-06-2025 junto envio em anexo para o pedido do desvio de traçado do poste da meo. Sou Josefa Sousa de 82 anos NIF:187626685 dona do terreno na Marteleira, e NIF: 205977537 do Filho Ricardo Sousa que está a ajudar… Quero dizer que somos clientes muito antigos da MEO se isso ajudar… já é a escritura de janeiro de 2025 o terreno da Marteleira onde se encontra o poste da meo. Como já foi tudo tratado e não resolveram o problema resolvi escrever para esclarecer o assunto… mandaram-nos escrever para a provedoria de Clientes da meo e aqui estamos… e também indico a morada do terreno da Marteleira onde está o poste da meo mesmo no sítio onde vai ficar a casa nova. O contacto do nosso construtor, Sr. Joel (912411055) que trata disto no nosso terreno da Marteleira...: Avenida Araújo nº 56 2530-339 Marteleira Na Loja da meo de Peniche disseram-nos que desde o dia 1 de setembro 2025 quando foi lá o vosso engenheiro da meo ao terreno para projetar e relocalizar oficialmente o vosso poste da meo para outro local, disseram-nos na loja da meo de Peniche que seria mais uns 15 dias para ir lá uma equipe mudar então fisicamente o poste, mas já vamos, não em 15 dias, mas já a ir para 4 semanas para mudar fisicamente o poste. Por favor, o processo já demora desde 26-06-2025 e esta é a quinta carta a explicar o problema, não podemos esperar mais para tirar o poste do terreno na Marteleira. Por favor, tratem deste caso como um caso delicado e urgente. Mas desde que foi lá o Engenheiro da MEO ir ver o poste desde 01 de setembro de 2025 no terreno que o processo está em ABERTO na MEO... A loja da MEO de Peniche disse que desde que foi lá o Engenheiro da MEO ao terreno para redesenhar o poste fora do terreno da casa, que desde aí que agora o processo está em ABERTO na MEO... que será discutido com uma equipe, uma subempreitada que vai fazer aquela obra da mudança do poste. Podem por favor ajudar a dar andamento ao processo... por favor, se têm possibilidade para falar de alguma forma com essa equipe (subempreitada ou não) que vai tirar o poste do terreno na Marteleira, agradecíamos que o fizessem, senão indiquem-nos com quem ou para onde podemos contactar essa empresa que vai ao terreno fazer o trabalho, por favor. É que a Loja da MEO de Peniche disse que o processo está em ABERTO... que não dá para deixar mensagem agora na MEO!!! então onde é que podemos nos dirigir? Há forma de já saber qual é a empresa que vai lá fazer o serviço para entrar em contacto com eles? Podem-nos ajudar por favor? Aguardamos uma resposta vossa urgente perante a situação... Eu Josefa Sousa sofro muito dos ossos e já estou há três dias de cama por não poder descer as escadas do prédio, por isso têm de ser céleres para tirar o poste ou eu meto um advogado e vocês da meo é que suportam os gastos. Se for preciso tenho exames que mostram mobilidade reduzida por isso respondam, pois o terreno é meu, tenho todo o direito de fazer o que quero porque tenho que viver na nova casa rasteira do terreno da Marteleira por causa da minha mobilidade reduzida. A casa nova na Marteleira rasteira e rés-do-Chão é mesmo para não ter mais problemas com as escadas do prédio onde ainda estou. Vendemos a casa onde estamos e temos que sair, para fazer esta casa na Marteleira. E já não temos muito tempo para sair da casa onde estamos, devíamos ir logo para a nova casa da Marteleira, temos um prazo para sair, é urgente. Estamos atualmente na morada de residência: Praceta São João nº4, 1º Direito 2530-099 Lourinhã Trata-se de um assunto muito urgente e delicado que vou explicar: A casa que vai ser construída na Marteleira do Concelho de Lourinhã tem um prazo delicado porque a casa onde estamos a viver atualmente serviu para pagar a casa nova da Marteleira e temos um PRAZO para sair da casa onde estamos a viver atualmente e fazer a nova casa na Marteleira. Está a ficar muito apertado os prazos para sair de casa onde estamos e a construção da outra nova casa. Agradecia que fossem sensíveis a esta situação urgente. P.S. : Peço desculpa por isto, eu não sou assim, mas a saúde permite eu fazer isto. A casa já devia estar feita em agosto de 2025, espero a vossa resposta ou vosso trabalho da meo no poste. O pedido está feito em nome de Josefa Almeida da Costa Sousa com o NIF 187626685 dona do terreno para construção da moradia na Marteleira, mas é o nosso construtor Sr. Joel que trata do assunto do terreno e a construção da nossa moradia e o poste na Marteleira... Junto envio em anexo neste email o comprovativo do pedido do desvio de traçado do poste datado de Junho de 2025 e o contacto do nosso construtor Sr. Joel (912411055) que trata disso... Atentamente, Josefa Sousa e o seu filho Ricardo Sousa
Demora na instalação de contador
Venho por este meio demonstrar a minha insatisfação relativamente aos vossos serviços. No passado dia 21 de Julho de 2025, efetuei um contrato de fornecimento de eletricidade com a MEO Energia. Trata-se de um prédio novo, do qual ainda estava a ser usada eletricidade das obras, sendo necessário efetuar a instalação do contador. Na segunda feira, dia 4 de Agosto de 2025, fui informada que ainda não existia do lado da E-redes qualquer tipo de pedido da parte da MEO Energia para a colocação de contador da minha casa. Foi-me dito pelo gestor comercial que a situação estava a ser tratada. Do dia 21 de Julho até ao dia 4 de Agosto já se tinham passado 11 dias úteis. Na mesma semana, na sexta feira, dia 8 de Agosto de 2025, volto a ser contactada pelo responsável do prédio que me informou que continuava sem existir qualquer pedido da parte da MEO Energia para a E-redes colocar o contador. Não consigo compreender se a incompetência vem da vossa parte ou da parte dos vossos gestores comerciais. Posto isto, todos os meus vizinhos tiveram o seu contador instalado no dia 8 de Agosto de 2025 durante o período da manhã, exceto eu. Ou seja, fiquei sem eletricidade em minha casa nesse momento. Ainda no dia 8 de agosto de 2025, contactei então com o meu gestor que me disse que estava a tratar do assunto com a máxima urgência para eu não ficar sem eletricidade durante muito tempo. Durante a tarde de sexta feira, foi-me pedido para assinar um contrato que já tinha sido assinado algures em Julho quando fiz o primeiro pedido. E foi-me ainda pedida uma cópia do meu cartão de cidadão, que nunca tinha sido pedido. Assim se passou o dia de sexta-feira até ao final do dia e, como sabemos, a aproximar-se o fim de semana, em que obviamente não iria ser possível a colocação do contador durante o mesmo. E assim foi, passei todo o fim de semana sem eletricidade em casa. Na segunda feira, dia 11 de Agosto de 2025, deparei-me então com a ineficiência do gestor e liguei eu própria para o apoio ao cliente da Meo Energia às 10h27. Chamada em que me foi dito que não existia qualquer pedido em curso para o meu contrato. Chamada durante a qual me foi dito que o pedido que efetuei no dia 21 de Julho tinha sido anulado. E eu nunca recebi qualquer feedback relativamente a este pedido. Ou seja, eu pensava que o meu contrato estava a ser tratado, enquanto o mesmo estava anulado. Nessa chamada ainda, o colega que me atendeu foi extremamente prestável e fez um novo pedido para o meu contrato, com a máxima urgência, o qual eu agradeci. Durante o dia de segunda feira, contactei-vos novamente às 15h28 para obter algum feedback acerca da minha situação. Foi-me dito para contactar a E-redes porque o pedido estava do lado deles. Contactei então a E-redes, que me disse que não existia qualquer pedido associado aos meus dados. Estranho… Volto a contactar convosco às 15h47, onde me dizem que tenho que esperar por feedback e que iriam reforçar o meu pedido. Assim o fiz. Ainda na segunda-feira, recebo uma chamada da vossa parte às 17h35, do colega com quem falei de manhã, onde me disse que tiveram alguns constrangimentos e só conseguiram submeter o meu pedido às 17h04. Como sabemos, às 17h de um dia de trabalho, “já não há nada a fazer”. Mais um dia sem eletricidade em casa… Na terça-feira, dia 12 de Agosto de 2025, contactei de manhã às 10h37 a E-redes, para saber então se existia algum pedido feito. E o mesmo existia sim, e estava à espera de agendamento. Às 14h46 liguei novamente para o apoio ao cliente da Meo Energia, onde me disseram que iam então confirmar o agendamento com a E-redes. Às 17h de terça feira recebo então uma SMS da parte da E-redes a confirmar o meu agendamento para a instalação e ligação do contador. Mas devido a tanta demora, só no dia a seguir (13 de Agosto de 2025) é que iria ter luz em casa. Assim se sucedeu e no dia 13 de Agosto de 2025, a E-redes conseguiu efetuar a instalação do contador de eletricidade de minha casa com sucesso. Desde o dia 21 de Julho até ao dia 13 de Agosto de 2025 passaram-se 18 dias úteis. Eu estive 5 dias completos sem eletricidade em casa. E quero, de alguma forma, ser compensada relativamente a esta situação. Porque, sem eletricidade, o frigorífico e congelador não funcionam, o que causou com que muita comida se estragasse e acabasse no lixo. Sem eletricidade, também não há banhos de água quente, não há comida aquecida no microondas, nem no forno, etc… Podia enumerar aqui N situações pelas quais tive que passar por não ter eletricidade em casa. E é incompreensível como é que em 18 dias úteis não obtive qualquer feedback da vossa parte nem tive o meu problema resolvido. Gostaria de obter algum tipo de indemnização/compensação relativamente a esta situação. Porque, se tal não acontecer, vou ser obrigada a recorrer ao livro de reclamações. Obrigada.
MEO Energia - Não pagamento de autofatura
Efetuei Contrato de Compra e Venda de Excedentes de Energia produzida em Unidade de Produção para Autoconsumo (UPAC) com a MEO Energia – Comercialização de Energia, S.A.. Foi entretanto emitida a primeira autofatura em 07/07/2025, com data limite de pagamento a 06/08/2025. Hoje, 07/08/2025, a referida autofatura FT AFAT.F3903/1 não foi ainda paga, sendo a partir do dia de hoje devidos juros de mora à taxa legal, nos termos do ponto 4.4 do contrato assinado entre as partes. Reclama-se assim o montante constante na autofatura, bem como os juros de mora até à data do integral pagamento da dívida em crise.
Cobranca indevida e falha no plano de pagamentos
Exmos. Senhores, Na qualidade de titular do contrato de fornecimento identificado pelo CPE PT0002000043322537ZQ, venho, por este meio, apresentar reclamação formal contra a entidade MEO Energia, em virtude da manutenção de uma cobrança indevida no montante total de 1.687,34€, não obstante os sucessivos contactos formais realizados através da área de cliente, nomeadamente os processos n.º 3-885128518281, 3-886600777242 e o NIF da empresa 516 497 693. Importa referir que, do valor em dívida, já foi efetuado o pagamento de 206,95€ em 25-06-2025, devidamente comprovado por fatura anexa, facto que, até à data, não foi refletido no plano de pagamentos ou no saldo atualizado. Esta omissão revela grave falha na gestão contratual e infringe os direitos básicos do consumidor, nomeadamente no que diz respeito à transparência e correção da faturação. Face ao exposto, exijo: 1. A correção imediata do saldo em dívida com dedução do valor já pago; 2. A emissão urgente de um novo plano de pagamentos ajustado e proporcional às faturas liquidadas; 3. Uma resposta fundamentada no prazo máximo de 10 dias úteis, sob pena de participação às entidades reguladoras competentes e eventual procedimento judicial ao abrigo da Lei de Defesa do Consumidor (DL n.º 24/96). Fico a aguardar resolução célere e eficaz deste litígio. Com os melhores cumprimentos, **Zviadi Chakvetadze** NIF: 516 497 693 Email: zviadichak1973@gmail.com Contacto telefónico: 925 948 725
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