Reclamações públicas

Consulte todas as queixas publicadas na plataforma Reclamar e encontre solução para um problema semelhante, relacionado com produtos e serviços. Saiba mais
D. M.
11/09/2026

Bloqueio permanente da conta sem provas nem fundamentação

Exmos. Senhores, Venho apresentar reclamação contra o bloqueio permanente da minha conta Vinted, com o nome de utilizador daniel10022001, efetuado a 6 de setembro de 2026 por alegada venda de artigos falsificados. Rejeito esta acusação. A mensagem de bloqueio é genérica e não diz que indícios levaram a esta conclusão. Não me foi pedida qualquer informação nem dada a oportunidade de apresentar provas antes da decisão. Contestei e recebi uma resposta igualmente genérica, aparentemente automática, a manter o bloqueio sem mais fundamentação. Até ao bloqueio, vendi vários artigos na plataforma, todos com avaliações positivas, e tinha classificação de 5 estrelas. O bloqueio deixou-me com uma encomenda pendente que não consigo enviar ao comprador, saldo retido na conta e outros artigos anunciados a que deixei de ter acesso. Considero que esta atuação não cumpre o Regulamento (UE) 2022/2065 (Regulamento dos Serviços Digitais): - Art. 17.º: a suspensão de uma conta tem de ser acompanhada de uma exposição de motivos clara e específica, com os factos e circunstâncias em que a decisão se baseia. Uma mensagem-tipo não cumpre este requisito. - Art. 20.º: as reclamações internas devem ser tratadas de forma diligente e objetiva, sob supervisão de pessoal qualificado, e não apenas por meios automatizados. - Art. 14.º, n.º 4, e art. 23.º: as restrições têm de ser proporcionais, e a suspensão pressupõe aviso prévio e um período razoável. Um bloqueio permanente, sem aviso e sem provas, é desproporcionado. Assim, solicito: 1. A revisão humana do meu caso e a reativação da conta daniel10022001; 2. Caso mantenham a decisão, a indicação concreta dos elementos em que se baseia e a possibilidade de apresentar provas de autenticidade; 3. Enquanto a situação não for resolvida, a possibilidade de concluir a entrega da encomenda pendente e o pagamento do saldo retido. Se não obtiver resposta satisfatória no prazo de 15 dias, apresentarei queixa à ANACOM, enquanto Coordenador dos Serviços Digitais em Portugal, e recorrerei a um organismo de resolução extrajudicial de litígios certificado ao abrigo do art. 21.º do mesmo Regulamento. Com os melhores cumprimentos, Daniel

Em curso
A. M.
11/09/2026

Assunto: Interpelação formal para reembolso e cumprimento das vossas obrigações – Encomendas de cami

Assunto: Interpelação formal para reembolso e cumprimento das vossas obrigações – Encomendas de camisolas de futebol Exmos. Senhores, Venho, por este meio, interpelar formalmente a Mister Tuga para que proceda ao reembolso dos valores que me são devidos relativamente às minhas encomendas de camisolas de futebol. Efetuei uma primeira encomenda junto da Mister Tuga no dia 16 de junho de 2026. Na sequência dos vários contactos mantidos com o vosso serviço de apoio ao cliente, foi-me informado que o respetivo reembolso teria sido efetuado no dia 21 de agosto de 2026. No entanto, estamos hoje a 11 de setembro de 2026 e continuo sem ter recebido qualquer reembolso. Durante várias semanas, tenho contactado repetidamente os vossos serviços para obter uma resposta concreta. Em todas essas ocasiões, foi-me indicado que o meu reembolso teria sido encaminhado ou que teria sido solicitado, com caráter de urgência, à vossa equipa financeira. Apesar dessas sucessivas garantias, nenhum valor me foi efetivamente devolvido e nenhuma prova concreta do alegado reembolso me foi apresentada. Esta situação tornou-se totalmente inaceitável. Não posso continuar indefinidamente à espera de um dinheiro que me é devido, recebendo apenas sucessivas promessas de que o processo está a ser tratado com urgência. Além disso, foi igualmente efetuada uma nova encomenda, na sequência dos contactos mantidos convosco. Esta nova encomenda nunca foi enviada, pelo que os produtos correspondentes nunca foram recebidos. Deste modo, venho formalmente exigir que, no prazo máximo de 8 dias após a receção da presente carta, procedam a: efetuar o reembolso integral dos valores que me são devidos; enviar-me um comprovativo oficial e verificável do reembolso, indicando nomeadamente a data, o montante e a referência da operação; relativamente à nova encomenda, proceder ao seu envio efetivo no mais curto prazo possível ou, caso não tenham capacidade para a enviar, efetuar o seu reembolso integral. A presente comunicação constitui uma interpelação formal para cumprimento, pelo que, caso a situação não seja integralmente regularizada dentro do prazo acima indicado, reservarei o direito de recorrer a todos os meios legais e entidades competentes para obter o reembolso dos valores que me são devidos, sem necessidade de qualquer novo aviso ou contacto da minha parte. Solicito igualmente que sejam conservados todos os registos relativos às minhas encomendas, aos contactos mantidos comigo e aos alegados procedimentos de reembolso. Exijo, a partir deste momento, uma resposta concreta acompanhada dos respetivos comprovativos, e não novas promessas de que o assunto foi encaminhado para as vossas equipas internas. Aguardo a regularização definitiva desta situação dentro do prazo indicado. Com os melhores cumprimentos, Arthur Merle Data: 11 de setembro de 2026

Em curso
J. R.
11/09/2026

Limpeza de sofá cancelada por prestador

Depois de contratar o serviço de limpeza de sofá, paguei pelo serviço e recebi várias confirmações. No entanto, no próprio dia, fui informado de que o serviço não seria realizado. Considero esta postura completamente inaceitável por parte do fornecedor e também da Worten, que nada fez para resolver o problema. Não reconhecem a urgência da minha necessidade, nem respeitaram a disponibilidade nos horários previamente acordados. Foi-me proposta uma nova data para a próxima semana, mas não a pude aceitar por motivos profissionais e por não poder estar presente. Exijo a devolução integral do valor já pago. Aguardo uma resposta urgente.

Em curso
M. F.
10/09/2026

Lenovo cancela a minha encomenda um dia antes da entrega

Exmos. Senhores, No passado dia 03/09/2026 fiz uma compra de um Legion Pro 7i 16 (Ultra 9-Windows 11 Home-32GB-1TB-RTX 5080) que, com um desconto backtoschool e estava custar €1 999,01. Feita e confirmada a compra, a entrega estava marcada para terça-feira, dia 8 de Setembro. Sendo que estava (e ainda estou) mesmo a precisar do computador, estava a seguir a encomenda porque, apesar de a data de entrega ser no dia seguinte, vi que ainda não tinha sido enviado. Na segunda-feira, um dia antes da entrega, recebi um email a dizer "O seu cancelamento está confirmado." e ainda "Toda ou parte da encomenda foi cancelada com êxito de acordo com o seu recente pedido de cancelamento. Os artigos listados abaixo foram cancelados e não lhe serão cobrados." Pois bem, eu não cancelei nada, a lenovo é que cancelou a encomenda. Liguei para o apoio e não me deram razão certa, mas que deria ter sido um erro no preço. Disseram-me que poderia só mesmo voltar a comprar o computador, sendo que o preço a que se encontra agora é muito maior do que o preço pelo qual eu o comprei. Eu entendo que às vezes erros acontece, mas apesar de o desconto ter sido um desconto grande, o valor final não era um valor que não fosse credível. Acho isto inaceitável, acredito que tenha que haver algum tipo de compensação, saio demasiado prejudicada desta situação. A empresa deveria responsabilizar-se por o acontecimento e cumprir a compra. Além disso, até à data de hoje, ainda não recebi o dinheiro. Mas na realidade nem o quero, quero o computador que comprei. Espero por resposta por favor, Cumprimentos.

Em curso

Reembolso não realizado

Olá, Venho novamente contactar-vos relativamente à minha devolução, com o nº 46108. A encomenda referente à devolução foi entregue no destino no dia 03/01, e hoje, dia 10/01, continuo sem receber o respetivo reembolso nem qualquer informação sobre o estado do processo. Gostaria, por favor, de saber qual o motivo da demora e quando será efetuado o reembolso do valor da devolução. Aguardo uma resposta e a resolução desta situação com a maior brevidade possível.

Em curso
R. S.
10/09/2026

Informação falsa junto do consumidor

Assunto: MultiOpticas - Falta de transparência na apresentação de plano de saúde visual e problemas com óculos Motivo: Reclamação: ASSUNTO: Reclamação por falta de transparência, omissão de informação essencial, prática comercial suscetível de induzir o consumidor em erro e atendimento inadequado. Eu, Josefa Maia, sou cliente da MultiOpticas há cerca de 26 anos. Ao longo de todos estes anos, eu, o meu marido e os meus dois filhos temos sido clientes da vossa marca, depositando sempre total confiança no profissionalismo dos vossos colaboradores. Em setembro de 2025 desloquei-me à loja MultiOpticas de Tavira para adquirir novos óculos progressivos. Devido à minha graduação e ao meu astigmatismo, os meus óculos têm um custo elevado, pelo que procurei aconselhamento junto da funcionária que me atendeu. A colaboradora apresentou-me o denominado "Plano de Saúde Visual", explicando-me que ficaria a pagar uma mensalidade pelos meus óculos, que o contrato teria uma duração de 24 meses e que ao fim de um ano poderia mudar de óculos sem custos adicionais. Em momento algum me foi explicado de forma clara, simples e inequívoca que: * estava a celebrar um contrato de aluguer ou leasing de óculos; * os óculos permaneceriam propriedade da MultiOpticas; * os óculos teriam de ser devolvidos no final do contrato; * a cessação antecipada do contrato implicaria o pagamento das mensalidades em falta. O contrato foi enviado para o meu e-mail enquanto me encontrava sentada na loja a escolher armações e lentes e, em simultâneo, recebi uma mensagem para autorizar o débito direto. Como qualquer consumidor de boa-fé, e confiando na funcionária e na relação de confiança construída ao longo de 26 anos com a MultiOpticas, aceitei o procedimento, acreditando que estava perante um plano de saúde visual ou uma modalidade de pagamento dos meus óculos. Se me tivesse sido dito, de forma clara e transparente, que estava a celebrar um leasing de óculos e que estes teriam de ser devolvidos no final do contrato, nunca teria celebrado o referido contrato. A expressão "Plano de Saúde Visual" leva qualquer consumidor médio a acreditar que está perante um plano de saúde ou um sistema de pagamento dos seus óculos, e não perante um contrato de aluguer de um bem essencial para a sua vida diária e para a sua saúde. Só cerca de oito meses depois, e apenas numa conversa na loja, descobri que afinal tinha celebrado um contrato de leasing de óculos. Fiquei completamente surpreendida e indignada. Acresce que tive inúmeros problemas com os óculos fornecidos. Os óculos foram refeitos diversas vezes devido a erros de graduação, tendo passado meses sem uma solução adequada para um problema que afeta diretamente a minha visão e a minha qualidade de vida. Quando manifestei a minha indignação pela descoberta da verdadeira natureza do contrato, fui atendida pela responsável da loja de Tavira de forma arrogante e pouco profissional, tendo sentido que a minha palavra e a minha boa-fé foram colocadas em causa. Senti-me desrespeitada, desacreditada e tratada como se estivesse a faltar à verdade, quando apenas relatei a minha experiência enquanto consumidora e a confiança que depositei na marca durante mais de duas décadas. Após pesquisar, constatei ainda a existência de inúmeras reclamações de consumidores que relatam situações muito semelhantes à minha, afirmando que apenas mais tarde perceberam que o denominado "Plano de Saúde Visual" era, na realidade, um contrato de aluguer de óculos. Esta repetição de situações idênticas levanta sérias dúvidas sobre a clareza, transparência e forma de comercialização deste produto, uma vez que muitos consumidores parecem não compreender, no momento da contratação, a verdadeira natureza do contrato celebrado. Considero que existiu: * falta de transparência na apresentação do produto; * omissão de informação essencial para uma decisão consciente; * informação suscetível de induzir o consumidor em erro quanto à verdadeira natureza do contrato; * violação do dever de informação clara e compreensível perante o consumidor. Face ao exposto, solicito: 1. A reapreciação integral da minha situação contratual; 2. Uma solução amigável e justa para o presente caso; 3. A análise das práticas de comercialização deste produto, de forma a garantir que outros consumidores não sejam induzidos em erro; 4. Que me seja esclarecido, por escrito, em que momento e de que forma me foi explicado que estava a celebrar um contrato de aluguer de óculos e que os mesmos teriam de ser devolvidos no final do contrato. Reservo-me o direito de apresentar esta situação às entidades competentes de defesa do consumidor e de recorrer aos meios legais que considere adequados para defesa dos meus direitos. Tavira 3 de julho de 2026 Josefa Maia Cliente MultiOpticas há cerca de 26 anos. Resolução: Pretendo uma reavaliação completa do meu contrato, uma solução justa para a situação e garantia de práticas mais transparentes na comercialização deste tipo de produto. Valorizar o cliente uma família a ser cliente há 26 anos A exigência de dois pares de óculos é um abuso nos tempos que correm. Pagar dois e ter so uns e outro problema grave. Tem que assumir que estamos perante publicidade enganosa Plano de saúde não e um lising Dados Confidenciais: Nome de pessoa: Josefa Maia Nome de pessoa: marido Nome de pessoa: filhos Data da reclamação: Data da ocorrência: 03-07-2026 01-09-2025 Estado: Aguarda resposta

Encerrada
C. S.
10/09/2026

avarias repetidas e pedido de resolução definitiva

Exmos. Senhores, Venho por este meio solicitar a vossa intervenção relativamente a um litígio com a empresa Cecotec, referente a uma airfryer modelo Cecofry Rain, adquirida através do respetivo website em abril de 2024. Desde a compra, o equipamento apresentou repetidamente a mesma avaria: o botão de ligar/desligar deixa de iluminar e de funcionar corretamente. O histórico da situação é o seguinte: Em janeiro de 2025, o equipamento foi enviado para assistência técnica devido a esta avaria; Em agosto de 2025, a mesma avaria voltou a ocorrer, tendo sido novamente enviado para reparação; Atualmente, o problema voltou a repetir-se pela terceira vez, encontrando-se já agendada uma nova recolha para assistência. Considero que a repetição da mesma anomalia após sucessivas reparações demonstra que o defeito não foi resolvido de forma eficaz e definitiva. Além do incómodo causado pelas sucessivas recolhas e períodos sem poder utilizar o equipamento, verificou-se ainda uma situação particularmente grave após a reparação de agosto de 2025. Quando o equipamento me foi devolvido, recebi uma airfryer em condições manifestamente inadequadas, apresentando sinais evidentes de utilização, sujidade, resíduos de óleo, odor desagradável e até a própria embalagem de transporte encontrava-se suja. Esta situação obrigou-me a apresentar nova reclamação junto da empresa. Após três ocorrências da mesma avaria e perante a falta de confiança no produto e na qualidade do serviço de assistência prestado, entendo que uma nova reparação não constitui uma solução adequada. Além disso, o serviço ao cliente tem muitas falhas. Demoram muito a responder e normalmente é necessário mais do que um email sobre o mesmo assunto para obter uma resposta. Assim, solicitei à empresa a devolução do valor pago pelo equipamento, por considerar que o produto não apresenta a fiabilidade e conformidade expectáveis, apesar das várias intervenções realizadas ao abrigo da garantia. Venho, por isso, pedir o apoio e orientação dessa entidade para a resolução deste conflito, de forma a assegurar os meus direitos enquanto consumidora. Anexo toda a documentação comprovativa disponível, incluindo fatura de compra, registos das reparações efetuadas e reclamações apresentadas. Com os melhores cumprimentos, Carla Silva

Encerrada
C. F.
10/09/2026
DripCode Store

Artigo errado

Bom dia Deco! Em Maio comprei umas sapatilhas on line, na "DripCode Store", segundo o anúncio na página do facebook. De imediato fiz o pagamento, e a encomenda até chegou rápido. Mas acontece que não foi nada do que eu pedi. Tentei contactar e disseram que só fazem trocas ou devoluções. E que as imagens podem sofrer variações.. Trata-se de uma reles réplica! Nem o logo das que vieram é da mesma cor das do anúncio. Acontece que insisto, mas já nem me respondem e até já me bloquearam. Tenho 40€ parados dentro da caixa tal como veio. Ou me trocam por outras tal como as do anúncio (embora já sabendo que são todas réplicas), ou eu reenviava o produto e devolviam o dinheiro. Simples não era?! Conseguem ajudar? Obrigado! Atentamente e com os melhores cumprimentos, Cátia Ferreira 918769816

Em curso
D. F.
10/09/2026
Marta Lobo Unipessoal, Lda.

RECLAMAÇÃO

RECLAMAÇÃO No dia 3 de setembro de 2026, encomendei à empresa Marta Lobo Unipessoal, Lda., duas sweatshirts personalizadas, nos tamanhos XL e L, tendo efetuado o pagamento de 49,00 € através de MB WAY, para o número 917 257 737. Na sexta-feira seguinte, a minha namorada deslocou-se ao estabelecimento para levantar a encomenda e verificou-se que uma das sweatshirts tinha sido produzida no tamanho M, em vez do tamanho XL que tinha sido expressamente encomendado. Contactei de imediato o responsável da loja, que reconheceu o erro e informou que iria proceder à substituição da sweatshirt pelo tamanho correto. Posteriormente, efetuei uma nova encomenda de duas sweatshirts XL e uma L, sendo que uma das XL correspondia à substituição da sweatshirt M que tinha sido entregue por erro da loja. No dia 9 de setembro de 2026, a minha namorada deslocou-se ao estabelecimento para levantar as três sweatshirts, levando 60,00 € em dinheiro. No momento do levantamento, o responsável da loja informou que teria ainda de pagar 13,50 € através de MB WAY, perfazendo um total de 73,50 €, correspondente ao preço de três sweatshirts a 24,50 € cada. Foi precisamente esta cobrança que contestei, uma vez que uma das três sweatshirts XL correspondia à substituição da sweatshirt M entregue anteriormente por erro da loja. A primeira sweatshirt XL já tinha sido paga no dia 3 de setembro, estando incluída no pagamento inicial de 49,00 € referente às duas sweatshirts XL e L encomendadas. A sweatshirt XL que foi posteriormente produzida destinava-se a corrigir o erro da loja, que tinha entregue uma M em vez da XL encomendada. Assim, entendo que não pode ser exigido um novo pagamento pela sweatshirt XL que substitui a peça entregue incorretamente, uma vez que a encomenda original já tinha sido paga e a necessidade de substituição resultou exclusivamente de um erro da loja. Importa ainda esclarecer que no momento em que foi acordada a substituição, não me foi comunicado que teria de pagar novamente pela peça de substituição nem que teria de devolver imediatamente a sweatshirt M. Apenas depois de eu questionar a cobrança efetuada no dia 9 de setembro é que o responsável da loja informou que a camisola M teria de ser devolvida. Nos termos do artigo 15.º do Decreto-Lei n.º 84/2021, de 18 de outubro, perante uma falta de conformidade do bem, o consumidor tem direito à reposição da conformidade, nomeadamente através da substituição. O artigo 18.º do mesmo diploma estabelece que a substituição deve ser efetuada a título gratuito e sem encargos para o consumidor, sendo também da responsabilidade do profissional os custos relacionados com a disponibilização do bem para efeitos de substituição. No presente caso, a falta de conformidade é evidente: foi encomendado o tamanho XL e foi entregue o tamanho M. O facto de se tratar de uma sweatshirt personalizada não elimina a responsabilidade da loja quando o produto entregue não corresponde ao que foi encomendado. Deste modo, contesto a cobrança dos 24,50 € correspondentes à sweatshirt XL de substituição e solicito o respetivo reembolso, uma vez que esta peça se destinava a substituir a sweatshirt que foi produzida incorretamente pela loja. Estou disponível para disponibilizar/devolver a sweatshirt M para efeitos da substituição, desde que tal seja efetuado nos termos legais e sem qualquer custo ou encargo para mim. Acresce que não me foi entregue qualquer fatura ou recibo relativamente aos pagamentos efetuados, pelo que solicito também a regularização desta situação e a emissão dos respetivos documentos de faturação. Face ao exposto, solicito: 1. O reembolso de 24,50 €, correspondente à sweatshirt XL de substituição que considero ter sido indevidamente cobrada; 2. A confirmação de que a substituição da sweatshirt M pela XL será tratada como reposição da conformidade e sem encargos para o consumidor, nos termos dos artigos 15.º e 18.º do Decreto-Lei n.º 84/2021; 3. A indicação do procedimento para a disponibilização/devolução da sweatshirt M, sem qualquer custo para mim; 4. A emissão das respetivas faturas/recibos referentes aos pagamentos efetuados; 5. Uma resposta formal à presente reclamação. Solicito a regularização da situação e o reembolso dos 24,50 € cobrados pela peça que deveria ter sido fornecida em substituição da sweatshirt originalmente encomendada e já paga. Identificação do estabelecimento: Marta Lobo Unipessoal, Lda. Associada à marca Miamor / Guizmo Box And Tee Rua de Santo André, Centro Comercial Bragashopping, n.º 30, Loja 215 4710-308 Braga

Em curso
M. L.
10/09/2026

Perfumes falsos

Venho por este meio mostrar a minha indignação pela encomenda á perfumaria Primor. Fiz uma encomenda através do site onde paguei 100 euros por 4 perfumes, do qual apenas 3 perfumes falsos que se encontra na loja dos chineses. Já enviei vamos email com o print da encomenda assim como a foto da surpresa que recebi. Sem resposta. Será possível ajudar?

Em curso

Precisa de ajuda?

Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação

Contacte-nos

Os nossos juristas estão disponíveis nos dias úteis, das 9h às 18h.