Cálculo da pontuação da empresa
Esta pontuação reflete a capacidade da empresa resolver as reclamações dos consumidores.
O cálculo é feito com base em três indicadores:
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Reclamações recentes
De’Longhi ECAM29061B – defeito persistente e assistência ameaça não cobrir nova avaria
Produto: Máquina de café automática De’Longhi ECAM29061B Loja: Rádio Popular – Viseu Data da compra: 19/12/2023 Adquiri esta máquina por cerca de 500€, estando ainda dentro do período de garantia. Em maio de 2025, a máquina avariou, tendo sido diagnosticado um problema no moinho (objeto não identificado no moinho que segundo a marca necessitou da substituição do mesmo). Foi-me comunicado que a garantia não cobria a avaria por alegado mau uso (obstrução no moinho), tendo-me sido apresentado um orçamento no valor de 96,41€, o qual paguei no ato de levantamento do equipamento. Após a reparação, passei a utilizar exclusivamente café da marca De’Longhi, conforme recomendado pela assistência técnica. No entanto, a 05/07/2025, cerca de um mês e meio após a primeira reparação, a máquina voltou a avariar com o mesmo problema (objeto estranho preso nas mós do moinho). Importa referir que o sinal de descalcificação apenas apareceu no dia anterior à avaria, não havendo tempo razoável para realizar esse procedimento. Sendo que sempre foram realizadas as devidas manutenções à máquina. Levei novamente a máquina à assistência, tendo sido apresentado novo orçamento de 89,70€, o qual recusei. Informei que apresentaria reclamação. Nessa sequência, a máquina foi reparada sem custos, tendo sido informada no relatório técnico que o não pagamento do orçamento enviado se devia a uma "atenção comercial". No entanto, fui novamente alertada de que, se o problema voltar a ocorrer, terei de suportar os custos, alegando que a manutenção e ajustes de descalcificação não são defeitos de fabrico. Alertam ainda que o problema está relacionado com ajustes, dificuldade de utilização e manutenção da máquina o que não é verdade. Alerto que o problema da máquina não moer o café não estava relacionado com a descalcificação (que não foi possível realizar em tempo útil devido à avaria), mas sim de um problema no moinho que alegam ser um objeto estranho preso nas mós do mesmo (reitero que utilizo café exclusivamente da marca De’Longhi). Considero esta posição inaceitável: a máquina encontra-se dentro do período de garantia legal, estou a utilizar o café recomendado e a cumprir as manutenções previstas. Solicito que o problema seja assumido como um defeito coberto pela garantia, e que, em caso de nova avaria semelhante, seja garantida a substituição da máquina, (atendendo a que já é a segunda vez que a máquina deixa de moer café apesar de cumprir o aconselhamento da assistência técnica), conforme previsto na Lei nº 84/2021. Solicito resposta formal a esta reclamação.
Reparação não efetuada
Exmos Senhores: adquiri, a 2 de março de 2023, uma Multifry FH1396/1, cujo botao de on7off ficou operacional a 15/4/2025. De imediato me dirigi a um reparador oficial (Pedro Geirinhas, Unipessoal Lda, onde deixei o equipamento para repração, ao abrigo da garantia, com prazo de entrega para 15/4/2025. No dia seguinte a ter terminado o prazo limite contactei a empresa que me disse que não tinham reparado a máquina e que não tinham recebido qualquer informação da vossa parte. De imediato contactei telefonicamente o vosso Serviço ao Cliente e, em emails seguintes, me foram solicitados - e enviados - os seguintes dados: fatura comprovativa da compra a guia de reparação. Após ausência de resposta da vossa parte recorri, de novo, ao vosso Atendimento ao Cliente onde me foi dito que não exisitia a peça necessária em stock e que teria de focar à espera. Reenviei email a 20 de maio a questionar para quando a entrega da peça para reparação ao que responderam que eu poderia aguardar a entrega da peça ou pedir a resolução da situaçao junto da loj onde adquiri a máquina. Questionei, de novo, sobre a demora, visto que já passou mais de mês e meio desde o fim da data de entrega do equipamento, ao abrigo da lei vigente, após solicitação da reparação. Limitaram-se a responder, e cito, que "Em relação à sua consulta, informamos que o tempo de reparação em garantir á relativo à mão de obra, e não conta quando estão à espera de peças". continuo sem saber quando é que a peça será entregue para reparação do equipamento. Mais denoto que a completa falta de informação da vossa parte, imputando ao utilizador a necessidade de contactos, assim como a ausência de informação sobre uma peça de um equipamento que se supõe exista em stock para entrega, demonstra uma total falta de consideração para com o cliente. Remeto esta reclamação através do portal da Defesa do Consumidor por considerar que estão esgotadas todas as vias de comunicação minimamente civilizada com a vossa Instituição. Aguardo resolução rápida Manuel Ataíde
Garantia
Boa tarde Venho expor a seguinte situação..em dezembro de 2024 compramos uma máquina Delonghi na Radio Popular de Montijo máquina esta para utilizar café de grão e ser moído na hora que tiramos o café. Indicaram que teria garantia de 3 anos e foi nos inclusive sugerido que fizemos um seguro extra de mais 3 anos pois nestas máquinas seria o melhor dado ter várias peças a ser utilizadas. Qual o nosso espanto quando agora mais de 1 ano depois de usarmos a máquina diariamente com café exclusivamente de grão.. a mesma deixou de moer o café para o local correto e o café saia moído mas no depósito em cima onde se coloca o café pré moído que nos nunca utilizamos ...fomos levar a máquina a rádio popular de Alverca pensando nos que iria para garantia para reparação e tava resolvido ...não fora da garantia porque e problema de manutenção e mandam nos orçamento de 89 euros para reparação... Quer dizer só problemas de fabrico estão na garantia ...ficamos pasmados com esta brincadeira pois claro que assim tudo e falta de manutenção. Nós fazemos sempre a limpeza da máquina normal e também do infusor de lado da máquina. Agora vem nos falar d falta de manutenção que queremos que provém claro e falam de um funil entupido que está no depósito de café pré moído que nos nunca utilizamos. É completamente revoltante toda esta situação. Fizemos reclamação no livro diretamente na radio popular e não aceitamos o orçamento dado. Fiz reclamação também via email para a Delonghi Portugal a expor a situação pediram cartas d reparação e agora mandam nos fotografias que nem sequer sabemos que são da nossa máquina... Falam do tal funil que nos não utilizamos porque nunca usamos café pré. Moído...do café em grão falam que tem café caramelizado como se vê nas fotografias... Porque temos de limpar um funil de café pré moído se nunca usamos esse tipo de café? E Nunca compramos um café de grão caramelizado ..sempre sempre normal...sentimos nos completamente enganados pela marca claro e também pela rádio popular pois faz nos fazer seguros para garantias que sabemos que não vão ser utilizados. Agradecemos análise de toda esta situação. Segue em anexo os documentos com a informações necessárias. Obrigada. Vera Cardoso.
Fracos produtos e garantias que não servem para nada
Exmos. Senhores, Venho por este meio expôr o sucedido, ao encontro do que já foi escrito também no livro de reclamações da loja intermediária. Comprei uma máquina de café expresso Delonghi em julho de 2023 na radio popular. Em novembro de 2024 começou a perder água no processo de aquecimento e enquanto quente. Acionei a garantia, e findos os 30 dias que a lei prevê, nada me foi dito. A primeira falha foi logo esta. Dirijo-me à loja para saber o que se passa, é-me dito que existe um orçamento de 91€ para a reparação pois a garantia não cobre falta de manutenção nem má utilização. Sem qualquer justificação sobre qual foi o mau uso que dei à maquina, visto ser uma máquina de manipulo que não há muito por onde falhar, é unicamente encaixar o manípulo e pôr a tirar café. Não sei onde é que utilizei mal, mas acho uma vergonha que numa maquina de utilização diária e várias vezes por dia, justifiquem o, pelos vistos,.fraco material como má utilização. Mais vergonhoso uma casa como a rádio popular não se impôr junto da marca Delonghi numa situação destas. Recuso-me a pagar 91€ de uma máquina que custou 100 e poucos euros ao fim de um ano de utilização! Vou até onde for preciso para ver isto resolvido, mas já serviu de lição para nunca mais gastar um tostão que seja nem em produtos da Delonghi, nem a comprar equipamentos pela rádio popular. Aguardo a resolução do problema, que na verdade não é meu. Sem mais assunto Cumprimentos Rita Santos
A não substituição do produto
Exmos. Senhores, Adquiri uma maquina de café em março de 2024, com real uso a partir de agosto, e dentro da garantia dos 3 anos. Recentemente, deixou de tirar café como antes (não é cremoso, sai mais agua deslavada). A maquina pára constantemente no processo da retirada de um cafe. Ultimamente, para retirar um cafe duplo tenho que carregar 3x. Além disso, durante este processo, o manipulo começa a desapertar. Quando retiro o crivo, o café está tudo humido e até deveria estar mais para o seco e duro. Não considero isso normal para uma maquina da vossa marca. Fiz o esforço de tentar adquirir um equipamento melhor para não ter problemas, mas pelo que vejo em nada adiantou. Num primeiro despiste falei com o vosso suporte de cliente para me tentar ajudar a resolver. Após trocas de emails, em que fizemos o despiste de vários erros (inclusive reposição de valores de fábrica e parametrização da quantidade de cafe, ambos sem sucesso, porque a maquina continua igual), o vosso apoio ao cliente sugere a entrega da maquina para assistente tecnica. Dirigi-me à loja onde adquiri o produto, e foi-me dito que não me poderiam fornecer um equimento novo (substituição). A própria lei indica que o consumidor tem direito à reparação ou substituição do bem.Escrevi no livro de reclamações, e a resposta que obtive por parte da loja foi que o artigo tem que ir para reparação. Eu não me nego a isso, simplesmente nao aceito ficar sem o equipamento cerca de 30 dias (no minimo), quando preciso dele e sendo ele coberto por uma garantia. Uma maquina com tão pouco tempo de uso, não pode ficar assim num curto espaço de tempo.. Em jeito de sugestão, então mais valia terem uma equipa pronta a intervir nestas situações e avaliar o produto na hora. Porque se a comprei é porque necessito dela,. Durante esses dias como faço para a usar?! Acho injusto enquanto cliente e alguem que tinha estima pela vossa marca. Cumprimentos.
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