Reclamações públicas

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D. C.
17/07/2025

De’Longhi ECAM29061B – defeito persistente e assistência ameaça não cobrir nova avaria

Produto: Máquina de café automática De’Longhi ECAM29061B Loja: Rádio Popular – Viseu Data da compra: 19/12/2023 Adquiri esta máquina por cerca de 500€, estando ainda dentro do período de garantia. Em maio de 2025, a máquina avariou, tendo sido diagnosticado um problema no moinho (objeto não identificado no moinho que segundo a marca necessitou da substituição do mesmo). Foi-me comunicado que a garantia não cobria a avaria por alegado mau uso (obstrução no moinho), tendo-me sido apresentado um orçamento no valor de 96,41€, o qual paguei no ato de levantamento do equipamento. Após a reparação, passei a utilizar exclusivamente café da marca De’Longhi, conforme recomendado pela assistência técnica. No entanto, a 05/07/2025, cerca de um mês e meio após a primeira reparação, a máquina voltou a avariar com o mesmo problema (objeto estranho preso nas mós do moinho). Importa referir que o sinal de descalcificação apenas apareceu no dia anterior à avaria, não havendo tempo razoável para realizar esse procedimento. Sendo que sempre foram realizadas as devidas manutenções à máquina. Levei novamente a máquina à assistência, tendo sido apresentado novo orçamento de 89,70€, o qual recusei. Informei que apresentaria reclamação. Nessa sequência, a máquina foi reparada sem custos, tendo sido informada no relatório técnico que o não pagamento do orçamento enviado se devia a uma "atenção comercial". No entanto, fui novamente alertada de que, se o problema voltar a ocorrer, terei de suportar os custos, alegando que a manutenção e ajustes de descalcificação não são defeitos de fabrico. Alertam ainda que o problema está relacionado com ajustes, dificuldade de utilização e manutenção da máquina o que não é verdade. Alerto que o problema da máquina não moer o café não estava relacionado com a descalcificação (que não foi possível realizar em tempo útil devido à avaria), mas sim de um problema no moinho que alegam ser um objeto estranho preso nas mós do mesmo (reitero que utilizo café exclusivamente da marca De’Longhi). Considero esta posição inaceitável: a máquina encontra-se dentro do período de garantia legal, estou a utilizar o café recomendado e a cumprir as manutenções previstas. Solicito que o problema seja assumido como um defeito coberto pela garantia, e que, em caso de nova avaria semelhante, seja garantida a substituição da máquina, (atendendo a que já é a segunda vez que a máquina deixa de moer café apesar de cumprir o aconselhamento da assistência técnica), conforme previsto na Lei nº 84/2021. Solicito resposta formal a esta reclamação.

Encerrada
M. A.
29/05/2025

Reparação não efetuada

Exmos Senhores: adquiri, a 2 de março de 2023, uma Multifry FH1396/1, cujo botao de on7off ficou operacional a 15/4/2025. De imediato me dirigi a um reparador oficial (Pedro Geirinhas, Unipessoal Lda, onde deixei o equipamento para repração, ao abrigo da garantia, com prazo de entrega para 15/4/2025. No dia seguinte a ter terminado o prazo limite contactei a empresa que me disse que não tinham reparado a máquina e que não tinham recebido qualquer informação da vossa parte. De imediato contactei telefonicamente o vosso Serviço ao Cliente e, em emails seguintes, me foram solicitados - e enviados - os seguintes dados: fatura comprovativa da compra a guia de reparação. Após ausência de resposta da vossa parte recorri, de novo, ao vosso Atendimento ao Cliente onde me foi dito que não exisitia a peça necessária em stock e que teria de focar à espera. Reenviei email a 20 de maio a questionar para quando a entrega da peça para reparação ao que responderam que eu poderia aguardar a entrega da peça ou pedir a resolução da situaçao junto da loj onde adquiri a máquina. Questionei, de novo, sobre a demora, visto que já passou mais de mês e meio desde o fim da data de entrega do equipamento, ao abrigo da lei vigente, após solicitação da reparação. Limitaram-se a responder, e cito, que "Em relação à sua consulta, informamos que o tempo de reparação em garantir á relativo à mão de obra, e não conta quando estão à espera de peças". continuo sem saber quando é que a peça será entregue para reparação do equipamento. Mais denoto que a completa falta de informação da vossa parte, imputando ao utilizador a necessidade de contactos, assim como a ausência de informação sobre uma peça de um equipamento que se supõe exista em stock para entrega, demonstra uma total falta de consideração para com o cliente. Remeto esta reclamação através do portal da Defesa do Consumidor por considerar que estão esgotadas todas as vias de comunicação minimamente civilizada com a vossa Instituição. Aguardo resolução rápida Manuel Ataíde

Encerrada
V. C.
11/04/2025

Garantia

Boa tarde Venho expor a seguinte situação..em dezembro de 2024 compramos uma máquina Delonghi na Radio Popular de Montijo máquina esta para utilizar café de grão e ser moído na hora que tiramos o café. Indicaram que teria garantia de 3 anos e foi nos inclusive sugerido que fizemos um seguro extra de mais 3 anos pois nestas máquinas seria o melhor dado ter várias peças a ser utilizadas. Qual o nosso espanto quando agora mais de 1 ano depois de usarmos a máquina diariamente com café exclusivamente de grão.. a mesma deixou de moer o café para o local correto e o café saia moído mas no depósito em cima onde se coloca o café pré moído que nos nunca utilizamos ...fomos levar a máquina a rádio popular de Alverca pensando nos que iria para garantia para reparação e tava resolvido ...não fora da garantia porque e problema de manutenção e mandam nos orçamento de 89 euros para reparação... Quer dizer só problemas de fabrico estão na garantia ...ficamos pasmados com esta brincadeira pois claro que assim tudo e falta de manutenção. Nós fazemos sempre a limpeza da máquina normal e também do infusor de lado da máquina. Agora vem nos falar d falta de manutenção que queremos que provém claro e falam de um funil entupido que está no depósito de café pré moído que nos nunca utilizamos. É completamente revoltante toda esta situação. Fizemos reclamação no livro diretamente na radio popular e não aceitamos o orçamento dado. Fiz reclamação também via email para a Delonghi Portugal a expor a situação pediram cartas d reparação e agora mandam nos fotografias que nem sequer sabemos que são da nossa máquina... Falam do tal funil que nos não utilizamos porque nunca usamos café pré. Moído...do café em grão falam que tem café caramelizado como se vê nas fotografias... Porque temos de limpar um funil de café pré moído se nunca usamos esse tipo de café? E Nunca compramos um café de grão caramelizado ..sempre sempre normal...sentimos nos completamente enganados pela marca claro e também pela rádio popular pois faz nos fazer seguros para garantias que sabemos que não vão ser utilizados. Agradecemos análise de toda esta situação. Segue em anexo os documentos com a informações necessárias. Obrigada. Vera Cardoso.

Encerrada
R. S.
21/12/2024

Fracos produtos e garantias que não servem para nada

Exmos. Senhores, Venho por este meio expôr o sucedido, ao encontro do que já foi escrito também no livro de reclamações da loja intermediária. Comprei uma máquina de café expresso Delonghi em julho de 2023 na radio popular. Em novembro de 2024 começou a perder água no processo de aquecimento e enquanto quente. Acionei a garantia, e findos os 30 dias que a lei prevê, nada me foi dito. A primeira falha foi logo esta. Dirijo-me à loja para saber o que se passa, é-me dito que existe um orçamento de 91€ para a reparação pois a garantia não cobre falta de manutenção nem má utilização. Sem qualquer justificação sobre qual foi o mau uso que dei à maquina, visto ser uma máquina de manipulo que não há muito por onde falhar, é unicamente encaixar o manípulo e pôr a tirar café. Não sei onde é que utilizei mal, mas acho uma vergonha que numa maquina de utilização diária e várias vezes por dia, justifiquem o, pelos vistos,.fraco material como má utilização. Mais vergonhoso uma casa como a rádio popular não se impôr junto da marca Delonghi numa situação destas. Recuso-me a pagar 91€ de uma máquina que custou 100 e poucos euros ao fim de um ano de utilização! Vou até onde for preciso para ver isto resolvido, mas já serviu de lição para nunca mais gastar um tostão que seja nem em produtos da Delonghi, nem a comprar equipamentos pela rádio popular. Aguardo a resolução do problema, que na verdade não é meu. Sem mais assunto Cumprimentos Rita Santos

Encerrada
A. F.
03/12/2024

A não substituição do produto

Exmos. Senhores, Adquiri uma maquina de café em março de 2024, com real uso a partir de agosto, e dentro da garantia dos 3 anos. Recentemente, deixou de tirar café como antes (não é cremoso, sai mais agua deslavada). A maquina pára constantemente no processo da retirada de um cafe. Ultimamente, para retirar um cafe duplo tenho que carregar 3x. Além disso, durante este processo, o manipulo começa a desapertar. Quando retiro o crivo, o café está tudo humido e até deveria estar mais para o seco e duro. Não considero isso normal para uma maquina da vossa marca. Fiz o esforço de tentar adquirir um equipamento melhor para não ter problemas, mas pelo que vejo em nada adiantou. Num primeiro despiste falei com o vosso suporte de cliente para me tentar ajudar a resolver. Após trocas de emails, em que fizemos o despiste de vários erros (inclusive reposição de valores de fábrica e parametrização da quantidade de cafe, ambos sem sucesso, porque a maquina continua igual), o vosso apoio ao cliente sugere a entrega da maquina para assistente tecnica. Dirigi-me à loja onde adquiri o produto, e foi-me dito que não me poderiam fornecer um equimento novo (substituição). A própria lei indica que o consumidor tem direito à reparação ou substituição do bem.Escrevi no livro de reclamações, e a resposta que obtive por parte da loja foi que o artigo tem que ir para reparação. Eu não me nego a isso, simplesmente nao aceito ficar sem o equipamento cerca de 30 dias (no minimo), quando preciso dele e sendo ele coberto por uma garantia. Uma maquina com tão pouco tempo de uso, não pode ficar assim num curto espaço de tempo.. Em jeito de sugestão, então mais valia terem uma equipa pronta a intervir nestas situações e avaliar o produto na hora. Porque se a comprei é porque necessito dela,. Durante esses dias como faço para a usar?! Acho injusto enquanto cliente e alguem que tinha estima pela vossa marca. Cumprimentos.

Encerrada
C. R.
22/04/2024

Problema com a Garantia da Máquina de Café Expresso Delonghi Aut. Magnifica S ECAM 22.117.B

Venho por este meio comunicar a vossas excelências um Problema que tive com a Garantia da Máquina de Café Expresso Delonghi Aut. Magnifica S ECAM 22.117.B. No dia 04 de Abril de 2024 dirigi-me à loja onde comprei a máquina de café (AUCHAN) para reportar a avaria da mesma e acionar a garantia. Na loja disseram-me que a máquina ia ser analisada para identificar a causa da avaria e que assim que tivessem novidades entrariam em contacto comigo.No dia 10 de Abril de 2024 recebo uma chamada a informar que a garantia não assumia a reparação da máquina uma vez que a causa da avaria estava relacionada com o tipo de café usado, alegando que nestas máquinas não se podia usar café caramelizado. Ao ouvir isto eu defendi-me e disse que não usava café caramelizado na máquina, pois o café que eu uso é da marca Delta Lote Superior, que é café torrefacto. Inclusive disse que conhecia outras pessoas que têm a mesma máquina de café e usam o mesmo tipo de café e nunca tiveram problemas com a máquina. Neste mesmo dia pediram-me que enviasse uma fotografia do café que eu uso para reportarem as entidades envolvidas e que aguardasse mais informações. No dia 18 de Abril de 2024 qual não é o meu espanto quando volto a ser contactada por eles para me perguntarem se eu estava de acordo com o valor orçamentado para reparar a máquina quando eu nem sequer sabia da existência de orçamento nenhum. Hoje, dia 22 de Abril de 2024 dirigi-me ao local de assistência onde está a máquina, visto eu não estar de acordo a pagar para compor uma máquina que está na garantia e cujo problema não está relacionado com um mau uso da máquina. Lá voltaram-me a dizer que a garantia não assumia aquele problema por causa do tipo de café e disseram-me para contactar a marca da máquina.Nesse contacto voltaram a desculpar-se com o uso de café indevido e eu voltei a referir que conhecia pessoas que têm a mesma máquina de café e usam o mesmo tipo de café e nunca tiveram problemas com a máquina, ao que me responderam que essas pessoas tinham sorte e que mais tarde ou mais cedo a máquina deles também ia ter problemas. Como não achei correto o que me responderam continuei a reclamar pelos meus direitos enquanto consumidora e detentora de um equipamento da marca deles, mas a pessoa que me atendeu teve o descaramento de não querer ouvir mais as minhas reclamações e perguntou-me se tinha mais alguma questão sem ser a que estava a expor. Como eu disse que não, ela desligou o telefone e não me deixou dizer mais nada.Creio que toda esta situação é lamentável e transparece uma imagem extremamente negativa da marca. Isto porque neste momento, eu estou sem máquina de café, sou obrigada a ir comprar uma nova ou a aceitar o orçamento que me deram para reparar a máquina, quando esta ainda está na garantia. Para além disto, creio que é muito triste uma marca não ouvir os seus consumidores até ao fim e também creio que se as máquinas deles não aceitam determinados tipos de café deviam informar de forma explicita os consumidores no momento da compra, pois ninguém é obrigado a comprar café da mesma marca que a marca da máquina.Desde já muito obrigada pela atenção disponibilizada à minha queixa.

Encerrada
R. J.
07/12/2023

LOJA ONLINE BRAUN COM VOUCHERS FRAUDULENTOS

Exmos. Senhores,Fiz em primeiro lugar uma reclamação para o email: support.braun.pt@delonghigroup.com mas sem sucesso.Procurando sistematizar o processo desastroso de compra via portal BRAUN, mais informo:- Compra pelo site a 05nov23- Tentei aplicar o voucher por diversas vezes depois de me registar no site já que o anterior não dava- Fiz a aquisição do produto mas enviei email para o support a avisar o que se passava, pelo que aguardei que me contactassem por telefone ou email para descortinar o que se passava, mas isso nunca aconteceu- Receberam o dinheiro, mas o valor final nem recebi por emissão de devolução de valor do voucher ou qualquer outra forma.- Supostamente receberia o produto por 2 a 3 dias úteis, sendo nunca me contataram nem email recebi a indicar a data de chegada ou sms que chegaria em data “x”- Com o passar do tempo em com 15 dias passados, achei estranho e procurei via ups se algo se passava, situação que encontro o produto fisicamente na loja GAVEDRA em Torres Vedras e hoje seria o último dia caso contrário dia 23nov23 seria devolvidoO produto é-me apresentado a 22nov23 com uma etiqueta em anexo - com foto sem morada correta quando os emails em anexo mostram o PDF com documento com morada preenchida, o que é mais lamentável que nunca.- Recebo por email hoje um inquerito de satisfação da qual preenchi com todo o gosto e da qual passei um atestado de incompetência aos responsáveis que num um processo de venda online alguma vez testaram já que isto é um exemplo de:Venda fraudulenta sem aplicacao de voucher o que é enganosoFalta de cumprimento do produto mas receberam o dinheiroProcesso de entrega que não ocorre e com moradas alteradasNem foi possível aceder à oferta PERSIL de campanha de Braun oferece-lhe 6 meses de lavagens na compra de um ferro TexStyle 9, Em suma, o cliente compra um artigo que não tem desconto devido, não o recebe em tempo útil, sente-se enganado pois tem etiquetas com moradas cortadas e agradeço que me digam como proceder para reaver o meu dinheiro já que não abri o artigo e não é forma de atuação com clientes o que não gera confiança, compromisso e só gera desconfiança e sentido de incompetência e falta de cumprimento legal na transação.Como pretendem resolver? Não usei quando quis, não entregaram em tempo devido, não aplicaram o valor que apregoam e o cliente sente-se enganado.Aguardo o contato e resolução imediata se faz favor.Obrigado.Depois de aguardar nada disseram e tive de devolver algo por míseros erros e que com alguma inteligência tinham enviado voucher......e resolviamos tudo.Melhores Cumprimentos / Best regards,RENATO JOAQUIM

Encerrada
P. G.
24/08/2023

Máquina de café com problemas - assistência técnica incapaz de diagnosticar

Comprei uma máquina de café no mês de julho, automática, modelo Magnífica Start. No começo de agosto, apresentou um lá série de comportamentos bastante incomuns: seleciono a opção de um espresso, altera automaticamente para dois, gastando grãos de café a toa. Seleciono modo “café longo”, e é interrompido automaticamente logo no começo, também desperdiçando grãos. Ao ligar para o suporte da Delonghi, me deram algumas instruções, as quais segui e continuei sem êxito. Então, me enviaram o número da Telecontrol, loja em Lisboa que presta assistência técnica para produtos da marca. Ao ir buscar, fui informado que não havia nenhuma anomalia com o equipamento. Na hora, questionei, pois havia, sim, uma série de comportamentos estranhos. Ao testá-lá hoje, vejo que ainda encontra-se com defeito. O produto está na garantia. Se a Delonghi não possui parceria com lojas capazes de consertar a máquina, peço que realizem a troca da mesma por uma nova em perfeitas condições. Não posso ficar me deslocando até a loja, pois cada ida até lá me despende bastante tempo e ao menos 20 euros (ida e volta) de Uber (já gastei uns 40 indo até uma empresa que não tem know-how para resolver meu problema). Espero ser contatado com uma solução em breve, pois é impossível ficar sem um bem tão necessário como este.

Encerrada
A. T.
26/07/2023

Avaria em máquina de café Delonghi

Venho por este meio comunicar o meu descontentamento, pois adquiri no dia 4-7-2022 uma máquina de café Delonghi: Essenza mini en85.b esta máquina é utilizada para tirar um café 3 a 4 vezes por semana. Entretanto deixou de tirar um café por completo. Ou seja, para tirarmos um café expresso normal/curto temos de carregar no botão para tirar café, pelo menos 4 vezes.Levei à Loja Auchan - Faro onde tinha feito a compra (e foi recebida e encaminhada para arranjo). Hoje fui levantar e qual não é o meu espanto, quando sou informada que a empresa que dá o apoio técnico e de reparação à loja e marca, refere que Equipamento testado e analisado e não foi detetada qualquer avaria. Controlo de funcionamento. Equipamento a funcionar dentro dos parâmetros de fábrica.Fico chocada com esta informação pois de facto, a máquina não consegue tirar um café de forma correta.Fui informada que posso levar de novo à loja, ou reclamar ou ir diretamente à empresa de reparações.Ora esta situação causa um transtorno enorme, pois o tempo que se perde a andar de um lado para o outro e não se vê os assuntos resolvidos e temos um produto que não me é útil, mas que comprei pois precisava.

Encerrada
J. S.
14/07/2023

Delonghi não cumpriu a encomenda

Exmos. Senhores,No dia 28 de novembro de 2022, aproveitando os descontos praticados no vosso site, encomendei uma Eletta Cappuccino Evo ECAM46.860.B pelo valor de 512,91€. A encomenda foi finalizada e escolhido o método de pagamento, cartão de credito, o qual foi associado e dada autorização a Delonghi para proceder ao pagamento com sucesso. https://imgur.com/a/XrR6QymAguardava o envio da supramencionada maquina.Devido a demora de comunicação de envio da encomenda, fui consultar o estado da encomenda ao vosso site, o qual aparece Erro (sem qualquer justificação) na Encomenda. Podem consultar aqui: https://imgur.com/a/4J0NHCWAo entrar em contacto com o vosso serviço de chat, atendido por uma senhora chamada Anabela e outra chamada Catarina, não souberam explicar o motivo do erro, nem prestar qualquer esclarecimento. Limitando-se a dizer para fazer uma nova encomenda, onde obviamente já não está em vigor a promoção, ficando bem mais cara a referida máquina. Conversa aqui: https://imgur.com/a/JXiQzzAAssim, quero fazer uma reclamação a Delonghi por não cumprir com os preços praticados no site. Aliciando os clientes com preços que depois não cumprem nem dão qualquer justificação.Com o agravamento que na altura podia fazer a compra da maquina já mencionada, mesmo noutras lojas, a um preço bem mais acessível ao praticado a data de hoje. Prova: https://imgur.com/a/Xnob6F5Com os melhores cumprimentos,J. S.

Encerrada

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