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Cobranças indevidas
Venho por este meio expor a minha reclamação relativamente à cobrança de portagens com custos administrativos indevidos associados a uma viatura, em momento de transição de dispositivos da via verde. A viatura foi acionada com passagens indevidas nesta transição e as cobranças não me foram devidamente notificadas. As portagens foram sempre regularizadas em exceção destas últimas por motivos técnicos e não como contra ordenações como é referido no email que me foi enviado. Fui posteriormente notificado de passagens com mais de 8 meses de atraso, apesar de não ter sido informado de qualquer dívida pendente. No final do mês de Novembro, entrei em contacto com os v/serviços para garantir que todas as portagens estivessem regularizadas, sendo-me informado que a situação estava em ordem e que os valores apresentados foram provavelmente devido à transação de dispositivos. No entanto, as passagens aconteceram em dois dias destintos e com alguma diferença entre ambos, sendo provável algum tipo de erro electrónico visto que passo pelas portagens praticamente todos os dias, as mesmas foram apresentadas já com custos administrativos, por uma situação que me é alheia, o que impossibilitou o pagamento atempado. Solicito a remoção dos encargos adicionais para a regularização da situação, comprometendo-me a pagar os valores devidos, desde que devidamente detalhados. Aguardo uma resolução favorável e estou disponível para enviar mais informações, se necessário.
Cancelamento indevido de bilhetes de regresso
Assunto: Cancelamento indevido de bilhetes de regresso – Reserva ZWHA3R Venho por este meio apresentar reclamação formal relativa ao cancelamento unilateral dos bilhetes de regresso Londres–Lisboa (TP1361), associados à reserva ZWHA3R, dos passageiros Katerina Ferro e Kai Ferro (5 anos). Exposição dos factos • A reserva ZWHA3R correspondia a bilhetes de ida e volta: • Lisboa → Londres (TP1352) em 21/12 • Londres → Lisboa (TP1361) em 28/12 • Por razões familiares, a minha esposa Katerina Ferro e os nossos dois filhos menores (Zac: 5 meses e Kai: 5 anos) viajaram antecipadamente para Londres no dia 17/12, num voo da TAP, enquanto eu viajei sozinho no voo originalmente previsto, no dia 21/12. • Tentámos, na altura, ajustar a reserva original junto do serviço de apoio ao cliente da TAP, o que não foi possível, nomeadamente porque o bebé Zac Ferro (5 meses) se encontrava associado ao meu lugar, e os custos apresentados eram superiores à aquisição de novos bilhetes. • No embarque em Lisboa, no dia 21/12, fui questionado pela tripulação sobre o bebé associado ao meu lugar, tendo explicado que este já se encontrava em Londres por ter viajado dias antes. A situação foi aceite sem qualquer reserva ou alerta adicional por parte da TAP. Situação ocorrida • No dia de hoje, ao prepararmos o regresso a Portugal, fomos informados de que os voos de regresso de Katerina Ferro, Kai Ferro e Zac Ferro tinham sido cancelados unilateralmente pela TAP, sem qualquer aviso prévio. • Após contacto telefónico com o serviço de apoio ao cliente (211 234 400), foi-nos indicado que nada poderia ser feito, invocando a política de “no-show”, e que a única solução seria a compra de novos bilhetes. • Perante a impossibilidade de deixar dois menores — incluindo um bebé de 5 meses — retidos em Londres, fui forçado a adquirir dois novos bilhetes para o mesmo voo, no valor total de 357,18€, pagos por Multibanco. Fundamentação da reclamação Considero esta atuação inaceitável, pelos seguintes motivos: • O cancelamento do voo de regresso foi feito sem qualquer contacto ou aviso prévio aos passageiros; • Não houve qualquer análise do contexto concreto, apesar de os passageiros terem viajado para o mesmo destino, dias antes, na própria TAP; • A aplicação automática da política de “no-show” ignorou princípios básicos de boa-fé, proporcionalidade e diligência, especialmente tratando-se de passageiros menores; • A situação resultou numa dupla cobrança para o mesmo transporte, no mesmo voo, sem alternativa razoável apresentada. Pedido Nestes termos, solicito: • O reembolso integral do valor de 357,18€, correspondente à compra forçada de novos bilhetes; • A reavaliação do procedimento aplicado neste caso, que considero desadequado e lesivo dos direitos do consumidor. Aguardo resposta por escrito no prazo legal. Com os melhores cumprimentos, Nuno E. Ferro
Divergência de voo
Olá, Venho por este meio apresentar reclamação formal contra a eDreams relativamente à reserva efetuada através da vossa plataforma. Adquiri um voo para o dia 19/03/2026, com partida às 06:15 e chegada às 10:20, com duração total de 4h05, conforme confirmado no momento da compra. No entanto, ao consultar diretamente o sistema da companhia aérea Azul, o voo apresentado é totalmente divergente, passando a indicar partida às 13:45 e chegada apenas às 01:55 do dia seguinte (20/03/2026), incluindo uma escala adicional e resultando em aproximadamente 12 horas totais de permanência em aeroportos, ou seja, cerca de 8 horas a mais do que o voo originalmente adquirido. Solicitei inicialmente uma alteração de data através da eDreams, mas essa solicitação foi posteriormente cancelada a meu pedido, conforme confirmado por e-mail pela própria eDreams. Ainda assim, a divergência no voo permanece no sistema da Azul. Entrei em contacto com a Azul Linhas Aéreas, que me informou expressamente que qualquer resolução deverá ser tratada com a agência emissora do bilhete, neste caso, a eDreams. Apesar disso, a eDreams tem recusado intermediar a situação, alegando atuar apenas como intermediária. Ressalto que: • o bilhete foi emitido pela eDreams; • o pagamento foi efetuado à eDreams; • sou cliente residente em Portugal; • viajo com duas crianças pequenas, sendo esta alteração extremamente prejudicial e incompatível com o serviço adquirido. Solicito, com urgência: 1. A regularização imediata do voo para o itinerário originalmente comprado; ou 2. Uma solução alternativa equivalente, sem custos adicionais; ou 3. Informação clara sobre o encaminhamento desta situação para um setor responsável ou sobre os procedimentos para reclamação junto aos órgãos de defesa do consumidor. Caso a situação não seja resolvida num prazo razoável, irei avançar com reclamação junto das entidades competentes de defesa do consumidor em Portugal, bem como com os meios legais cabíveis. Aguardo resposta urgente e por escrito. Com os melhores cumprimentos, Cleiton
Compra de bilhetes
Comprei 2 bilhetes no dia 18 Dezembro para o espetáculo do Luís de Matos no coliseu do Porto a 16 Janeiro 2026. Infelizmente depois de efectuar a compra recebo um e-mail que menciona que so irei receber os ingressos até dia 16 Janeiro às 18h, quando o espetáculo iniciará às 19h. Entrei no site da viagogo para proceder à anulação da compra, quando me deparo que essa situação não é possível, que só posso revender os mesmos ingressos sem a certeza de o conseguir fazer, e a ter a sorte de o conseguir só após o espetáculo se realizar irão proceder ao pagamento do valor pago pelo pressuposto comprador nao garantindo o valor pago por mim. Depois de ler tantas reclamações da mesma situação, percebi que posso ter sido burlada. Agradecia a vossa ajuda na tentativa de resolução desta situação. Obrigado pela atenção dispensada.
A prenda é um print screen
Exmos. Senhores, Não recomendo. Não instalem an app. Não sejam enganados. Péssimo serviço. Fraco atendimento ao cliente Ontem adquiri um bilhete para Rock in Rio Lisboa 2026 para ser oferecido no Natal. Instalei a app conforme solicitado, efectuei o pagamento. Hoje consultei a app para imprimir o bilhete e não consegui encontrar uma forma de o fazer. Contactei então os serviços - primeiro por chamada (que foi desligada na minha cara) e depois através do chat durante o qual fui informada que não seria possível receber o bilhete por email ou imprimir através da app. Em nenhuma das interações me foi oferecida uma solução viável para esta questão - de oferecer um bilhete de ingresso. A opção que me ofereceram foi de fazer um print screen da confirmação na app - que também não funcionará no dia do evento para entrada no recinto. Não é possível imprimir o bilhete ou enviar para a recipiente da prenda. E o bilhete final só estará disponível, na app, 3 dias antes do evento. Não me parece de todo razoável ou legal da parte da Fever, de não facultarem o bilhete adquirido e de obrigarem à instalação da app para que o bilhete possa ser consultado. É importante referir que em nenhum momento até à confirmação da compra, fui avisada que estaria sujeita e presa à app (caso contrário não o teria adquirido através da Fever). Sempre que comprei bilhetes online, foram sempre enviados para o email também. Não tem sequer disponível um livro de reclamações online.
Impossibilidade de cancelamento e retenção de fundos sem garantia de entrega
Exmos. Senhores, Hoje, há cerca de 3h, dia 20 de dezembro de 2025, efetuei a compra de bilhetes para um concerto através da plataforma Viagogo (pedido n.º 631899092). Apenas após a conclusão do pagamento tomei conhecimento de que a entrega dos bilhetes não é garantida antes da data do evento, estando dependente de terceiros (plataformas de venda primária e do vendedor). Esta informação, sendo essencial, não foi apresentada de forma clara e destacada antes da compra. Quando solicitei o cancelamento imediato (poucas horas após a compra e sem qualquer entrega efetuada), o mesmo foi recusado com base na política de “todas as vendas são finais”. Foi-me apresentada como única alternativa a revenda dos bilhetes, tendo sido igualmente confirmado por escrito que: o pagamento dessa revenda só ocorreria após a realização do evento (outubro de 2026); até lá, os fundos permanecem retidos pela plataforma, sem garantia de entrega dos bilhetes. Adicionalmente, o único link de contacto fornecido pela Viagogo para comunicação escrita não funciona, e o atendimento via chat não gera número de processo nem assegura um canal formal de seguimento. Assim, caso o banco não intervenha, o consumidor fica sem um meio eficaz de contacto e resolução do problema, o que considero particularmente grave. Considero que existe: -falta de clareza pré-contratual sobre condições essenciais; -desequilíbrio contratual em prejuízo do consumidor; -ausência de canais funcionais de contacto pós-compra para registo formal das questões apresentadas, existindo apenas atendimento via chat, sem disponibilização de número de processo nem acesso ao histórico da conversa por parte do consumidor. Solicito a análise desta situação e o apoio na resolução do conflito, nomeadamente no sentido da anulação da compra e devolução do valor pago.
Cobrança indevida eDreams Prime
Venho por este meio apresentar reclamação contra a empresa eDreams, na sequência de uma cobrança indevida de uma subscrição denominada “eDreams Prime”, associada à compra de bilhetes de avião efetuada no respetivo site. No dia 16/11/2025, adquirimos passagens aéreas através da plataforma eDreams, com a referência de reserva n. 24268244434. Cerca de 3 semanas após a compra, no dia 12/12/2025, foi debitado em minha conta bancária o valor de 89.99 euros, relativo à referida subscrição “eDreams Prime”. Esta cobrança ocorreu sem que tivesse havido uma aceitação consciente, informada e expressa da minha parte. Após verificar o débito, contactei a eDreams por via telefónica, tendo exposto a situação e solicitado o cancelamento da subscrição e o respetivo reembolso. No entanto, fui informado pelo atendimento ao cliente de que somente seria possível reembolsar a metade do valor, e o restante a ser utilizado como "crédito" em futuras compras, mesmo apesar de ter explicado que não tive conhecimento claro da adesão à subscrição no momento da compra. Não aceitamos a proposta pois não a consideramos justa. Também tentamos enviar um e-mail à eDreams ainda a tentar solucionar a questão, mas não obtivemos resposta. Considero que esta prática viola os deveres de informação, transparência e boa-fé contratual, configurando uma prática comercial desleal, uma vez que a adesão a um serviço pago adicional não foi apresentada de forma clara, destacada e compreensível durante o processo de compra dos bilhetes. Apenas verificamos, em meio a dezenas de e-mails recebidos no momento da compra dos bilhetes, uma menção à tal subscrição, escrito a letras pequenas em alguns dos e-mails. Diante disso, venho solicitar o apoio da DECO Proteste / Direção-Geral do Consumidor para análise do ocorrido, a obtenção do reembolso do montante indevidamente cobrado, bem como o cancelamento definitivo da referida subscrição. Encontro-me disponível para fornecer quaisquer esclarecimentos adicionais que se revelem necessários. Com os melhores cumprimentos, Rogério de Castro.
Fatura com número de contribuinte
Exmos Senhores Fiz uma viagem através da Edreams ente Ponta Delgada e Lisboa, ida e volta no dia 27 de novembro. Preenchi os dados, inclusivé com o número de contribuinte. Enviaram uma fatura simplificada sem o número de contribuinte. Fui ao link da empresa e preenchi um formulário a reclamar a fatura com o número de contribuinte. No link está especificado faturas para as ilhas da Madeira e dos Açores. Acontece que, preciso da fatura com o número de contribuinte para ser reembolsado em parte da viagem pelo governo dos Açores, visto que sou residente nos Açores. A minha reserva é 24232376370. Aliás também, contactei telefonicamente para o número 210608171, e falei com uma funcionária da empresa que me disse que não passavam faturas com o número de contribuinte, mas que iria levar o assunto ao Gabinete Técnico. Disse-me que iria receber um email e já passaram duas emanas e não obtive qualquer resposta da Edreams. No link da empresa está específico faturas das ilhas da Madeira e dos Açores. Resumindo e não querendo ser repetitivo, preciso da fatura com o número de contribuinte para ser reembolsado em parte da viagem de residente dos Açores. Cumprimentos João Sousa
Pagamento de passe mensal sem usufruto dos serviços
Bom dia Adquiri o passe mensal tendo por fase os horários fornecidos no site da empresa SMTUC , que estão em conformidade com os disponibilizados nas paragens de espera dos autocarros . Num mês de utilização a linha número 33 que sai da Portagem as 7h10m apenas efectuou 4 trajectos . Em 20 dias úteis apenas foram assegurados 4. Aparece-me inadmissível este acontecimento . Após tentativa de esclarecimento com a empresa disseram estar a resolver a situação , no entanto o problema persiste até ao momento . Venho solicitar reembolso do passe mensal
Mau Funcionamento do Acesso e Saida ao Parque Alto do Parque - SABA
Bom dia, Reclamação formal relativamente ao funcionamento do parque de estacionamento SABA - Alto do Parque, que utilizo regularmente. Há cerca de um mês que utilizo este parque e adquiro sempre o bilhete através da aplicação da SABA. No entanto, sistematicamente, quando tento entrar no parque, o bilhete comprado na aplicação não é reconhecido, e surge a mensagem de que o bilhete está "sem dispensa", o que me impede de entrar. Sempre que isto acontece, sou obrigada a recorrer ao intercomunicador para pedir ajuda, o que resulta em tempos de espera muito variáveis, podendo ir de 1 min até cerca de 5 minutos, ficando parado na entrada, a perder tempo e a gastar combustível desnecessariamente. Adicionalmente, a situação torna-se ainda mais grave no momento da saída do parque. Em várias ocasiões: - Sou instruída a retirar um bilhete manualmente na entrada; - Na saída, dizem-me para me dirigir à caixa/ponto de informação; - No ponto de informação, dizem-me que devo apenas ir à cancela, pois o problema ficará resolvido; - Ao chegar novamente à cancela, sou instruído outra vez a regressar à caixa. Importa referir que a chamada "caixa" é apenas um ponto de informação com intercomunicador, não existindo atendimento presencial. Este processo circular e ineficaz faz com que diariamente perca entre 10 a 15 minutos apenas para conseguir sair do parque. Considero esta situação inaceitável, sobretudo tendo em conta que: - Pago por um serviço que não funciona corretamente; - O problema é recorrente e sistemático; - O apoio prestado é lento, confuso e contraditório; - O serviço prestado causa perda de tempo, stress e custos adicionais. Solicito, assim: 1. resolução definitiva dos problemas de reconhecimento dos bilhetes comprados pela aplicação. 2. A melhoria urgente dos procedimentos de apoio ao cliente; Cumprimentos
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