Reclamações recentes

T. M.
24/09/2024

Não devolução da totalidade do valor após cancelamento de evento

Exmos. Senhores, Venho por meio desta reclamação expressar a minha insatisfação e procurar a intervenção da DECO em relação à falta de reembolso total do valor pago pelos bilhetes adquiridos por meio da plataforma de vendas de bilhetes BOL, operada pela empresa 'Etnaga - Consultores Sistemas de Informação'. O meu nome é Tiago Mendonça, portador do NIF 252628535. No dia 05/09/2024, adquiri dois bilhetes para o concerto MATHEUS E KAUAN - LISBOA, que ocorreria no Coliseu de Lisboa dia 03/10/2024. O valor total pago pelos bilhetes foi de 107,38 €. Infelizmente o evento foi cancelado. Recebi email da BOL com nota de crédito a reembolsar 100€. Questionei a BOL, e posteriormente a Etnaga, sobre o não reembolso dos 7,38 € em falta. Em ambos os casos a resposta veio de 'ajuda@bol.pt' a lembrar-me de que no ato da compra dos bilhetes na BOL eu aceitei as Condições Gerais de Venda onde consta o seguinte: "Em caso de cancelamento do evento, a Entidade Promotora do Evento obriga-se à devolução do valor pago pelos bilhetes, excluindo custos de processamento da transação da Etnaga." Aceito que a BOL cumpriu com o seu dever ao reembolsar o valor dos bilhetes (100€). No entanto, a Etnaga devia ser responsabilizada pelo reembolso dos "custos de processamento da transação" (7,38€). Entendo que o "custo de processamento da transação" não pode ser recuperado, mas porque é que é o consumidor o lesado e não a empresa Etnaga, que passa incólume? Etnaga é uma empresa que não apresenta lucros? Dos 7,38€ (que junto a outros milhares de consumidores resulta em largos milhares de euros) não existe margem de lucro para a Etnaga? Ou esta empresa trabalha de graça para o consumidor? Como é possível uma empresa beneficiar de eventos cancelados, sendo que futuramente, quando o respectivo evento for reaberto, Etnaga voltará a lucrar com a minha recompra dos bilhetes? Mais acrescento que ao aceitar as "Condições Gerais de Venda" no ato da compra dos bilhetes eu apenas aceitei que a BOL não se responsabilizaria pela devolução dos "custos de processamento de transação". Em nenhum momento fui informado que a Etnaga não reembolsaria os respectivos custos em caso de cancelamento. Esta é a minha indignação num ato que considero lesar o consumidor e proteger a 100% a empresa. É pois minha vontade que a Etnaga apresente o valor lucrado por cada transação e reembolse o respectivo lucro a todos os consumidores lesados. Mais informo que pedirei já o apoio de um jurista da Deco Proteste visto que já obtive resposta da BOL como supracitado. Cumprimentos.

Encerrada
P. D.
05/07/2023

Não devolução da totalidade do valor após cancelamento de evento

Prezados Senhores,Venho por meio desta reclamação expressar minha insatisfação e procurar a intervenção da DECO, referente à falta de reembolso total do valor pago pelos bilhetes adquiridos por meio da plataforma de venda de bilhetes BOL, operada pela empresa Etnaga, Consultores Sistemas de Informação, Lda.Meu nome é Pedro Regalo da Fonseca Teles de Menezes, portador do NIF 259372870. No dia 01/07/2023, adquiri dois bilhetes para o concerto OMARA PORTUONDO | FAREWELL WORLD TOUR VIDA 2023, que ocorreria no Coliseu de Lisboa. O valor total pago pelos bilhetes foi de 85,90€.Infelizmente, o evento foi cancelado, o que me levou a solicitar o reembolso integral dos bilhetes adquiridos. No entanto, a empresa Etnaga, Consultores Sistemas de Informação, Lda., responsável pela operação da plataforma BOL, devolveu apenas 80,00€, deixando de reembolsar 5,90€ do valor total pago.Ao entrar em contato com o serviço de atendimento ao cliente da Etnaga, fui informado de que, de acordo com as Condições Gerais de Venda aceitas por mim durante a compra na BOL, os custos de processamento da transação realizada pela Etnaga não são reembolsáveis.Embora compreenda que as Condições Gerais de Venda estabeleçam que os custos de processamento da transação não são reembolsáveis, não é aceitável que essa política, já que se o evento é cancelado deveria evidentemente ocorrer o reembolso total do valor pago.Dessa forma, acredito que a Etnaga, Consultores Sistemas de Informação, Lda., deve ser responsável por reembolsar a totalidade do valor pago pelos bilhetes. Solicito, portanto, a intervenção da DECO para que seja avaliada minha reclamação e sejam adotadas as medidas cabíveis para garantir o reembolso dos 5,90€ pendentes.É de extrema importância que a DECO compreenda a gravidade dessa situação e intervenha em prol dos direitos dos consumidores. Caso não haja uma solução satisfatória para esse problema, serei obrigado a procurar meios legais para garantir a devolução do valor devido.

Encerrada
A. M.
19/04/2021

Devolução parcial

Boa tarde,Em 03/03/2021 comprei bilhetes para um espetáculo que deveria ter ocorrido em 10/04/2021, mas foi cancelado.Quando pedi a devolução do montante pago, devolveram apenas parcialmente: paguei um total de 18,51€, mas devolveram apenas 15,00€ referentes à parte dos artistas, ou seja, os 3,51€ pagos à BOL, na sequência da emissão da fatura FR BOL/998478, guardaram-nos bem guardadinhos, porque para a BOL não há cancelamentos...Não pedi nenhuma indemnização pelo cancelamento do espetáculo. Estamos em Estado de Emergência e, como tal, era previsível a possibilidade de cancelamento, mas esse foi um risco que eu julgava assumido por todas as partes, mas afinal há alguém que não teve risco nenhum - a BOL - porque embolsou a sua parte, apesar de tudo!!!Acho indigno e injusto que o consumidor tenha despesas relacionadas com um espetáculo que foi cancelado, pelo que solicito a intervenção da DECO no sentido de exigir a devolução da totalidade do que foi pago. Não é pelo valor em falta, de apenas 3,51€, mas sim pelo princípio!Grato pela atenção.Com os melhores cumprimentos,António Morais

Encerrada

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