Reclamações públicas

Consulte todas as queixas publicadas na plataforma Reclamar e encontre solução para um problema semelhante, relacionado com produtos e serviços. Saiba mais
P. H.
11/05/2026

Garantia recusada – forno Bosch com ferrugem nas grelhas laterais internas

Adquiri um forno da marca Bosch na Rádio Popular há aproximadamente dois anos e meio. O forno sempre foi utilizado com extremo cuidado e encontra-se em estado impecável, conforme demonstram as fotografias anexas. As grelhas laterais internas começaram a apresentar pontos de ferrugem e corrosão nas zonas de união/soldadura, apesar de terem sido limpas apenas com detergente da loiça e, ocasionalmente, com vinagre de limpeza, conforme orientação expressamente fornecida pelo vendedor da Rádio Popular no momento da compra. Importa referir que a grelha horizontal e o tabuleiro, sujeitos às mesmas condições de utilização e limpeza, não apresentam qualquer sinal de deterioração. Tal facto leva-me a crer que se trata de um problema localizado de material ou acabamento das grelhas laterais, e não de mau uso. Após várias trocas de e-mails com a Bosch, foram apresentadas justificações contraditórias. Inicialmente foi mencionada a função de pirólise; depois foi informado que não seria possível avaliar a situação apenas por fotografias; posteriormente a causa foi atribuída ao uso de vinagre; e, por fim, a marca concluiu tratar-se de manuseamento inadequado, recusando a cobertura em garantia e informando que qualquer deslocação de técnico e eventual substituição das peças seriam cobradas. Não concordo com esta conclusão, sobretudo porque componentes submetidos às mesmas condições de uso não apresentam qualquer anomalia. Considero que existem fortes indícios de defeito de material ou de fabrico. Solicito, assim, a intervenção da DECO para analisar o caso e intermediar a resolução junto da Bosch, no sentido de obter a substituição das grelhas laterais sem qualquer custo para mim. As fotografias do produto e toda a troca de mensagens por e-mail já foram previamente enviadas à DECO para análise da situação.

Encerrada
R. D.
24/03/2026

Reparação recusada

Exmos. Senhores, Em 15/11/2022 adquiri um frigorifico por 937.00 euros. A referência da encomenda SIEMENS KS36VAIDP. Sucede que este apresenta defeito: Ferrugem manchas e o revestimento a saltar Comuniquei-vos de imediato o problema, em 16/12/2025, para que atuassem em conformidade, mas recebi como resposta que a garantia não cobre o defeito, o que desrespeita a legislação aplicável. Exijo a reparação do produto com defeito, uma vez que ao lado do frigorifico se encontra a arca vertical que teve o mesmo problema e foi substituída a porta. Na resposta a marca alegou que o problema No caso do frigorifico, na zona inferior da porta, as causas podem estar relacionadas com rutura do revestimento anti dedadas que protege a porta, essa zona, mais suscetível a pequenos danos mecânicos e a humidades decorrentes de limpeza ou condensação devida a fatores locais, a oxidação pode ocorrer. É no mínimo caricato esta resposta pois na mesma divisão tenho outro frigorifico da marca bosch que não apresenta este problema e já têm cerca de 10 anos. No caso da arca a porta foi substituída e esta tinha o mesmo problema que a porta do frigorifico, já foi substituída a mais de um ano e não apresenta nenhum problema Exijo que me resolvam esta situação o mais rapidamente possível, ou tomarei as medidas ao meu alcance para fazer valer os meus direitos. Cumprimentos.

Encerrada
C. N.
09/12/2025

Entrega não realizada

Boa tarde A minha máquina roupa bosch avariou, no dia que fez 1 ano de compra, liguei a para pedir assistência técnica dia 21/11, dia 25 o técnico veio e me informou que era a válvula do detergente e que dia 26 iria receber uma chamada a informar quando iram substituir a válvula. Não recebi chamada nenhuma até que no dia 28 liguei, onde me foi dito que não tinham a válvula mas que me ligariam a marcar para a substituir . No dia 3 recebi uma SMS com um link, da qual nos dias de hoje não podemos fiar e liguei para a assistência bosch, onde me informaram que devia clicar no link para agendar uma marcação para substituição por uma nova máquina. Assim fiz marquei para hoje entre as 13.30 e as 18. Como trabalhadora, tive que abandonar o meu serviço para estar em casa no horário descrito no link ou seja perdi meio dia de trabalho. A falar com uma sobrinha ela disse que dava para ver o horário mais certo (já eu estando em casa) vi que faltava 2 clientes antes de mim até aí ok! As 18h recebo uma chamada a dizer que não vem fazer a entrega que tenho que fazer novamente a marcação!!! Como??? Disse ao senhor tenho que faltar ao trabalho de novo??? E diz que não é problema dele! Fiquei extremamente feliz com as respostas como devem calcular. Eu disse que é o problema da entrega que tinha de ser resolvido hoje. O senhor disse que a carinha avariou e eu disse é um problema que a empresa tem que resolver e avisou me que a chefe me vai ligar. São 18.42 e nada nenhuma chamada. Após o telefonema do senhor da entrega Liguei para a assistência o Sr Filipe foi tentar ver o que se passava e disse me que não tem informação nenhuma do meu problema!! E já tinha passado mais de 10 minutos…Como é óbvio passei me ainda mais e ainda me disse que tenho que esperar que entrem em contacto comigo??!!!! E no link para seguir a entrega já tinha aparecido falha na entrega. O Sr Filipe falava e falava e não me deixava falar. O que tira qualquer pessoa do sério. Quem me paga o tempo que falto ao trabalho??? Vou ter que aguardar por novo agendamento??? Sei que hoje esteve mau tempo, carros / carrinha avariam e estava no limite da hora de entrega mas não é assim que funciona as coisas nem se fala com as pessoas/ clientes!!! Eles estão a trabalhar mas eu também trabalho e se há sobrecarga de trabalho é colocar mais pessoas, temos muitos desempregados inscritos no centro de emprego. Anexo print screen onde pode ser visto as horas Cn

Encerrada
E. D.
12/11/2025

Defeito de fabrico

Exmos. Senhores, Em 17/11/2011 adquiri na worten um combinado de marca Bosch EAN 4240005196388 por 599.99€. Em 2023 liguei para o apoio ao cliente pois o frigorífico apresentava pintas de ferrugem nas portas . O técnico foi a minha casa e substituiu as portas não apresentando explicação do porquê isto acontecer em virtude do mesmo ter tão pouco tempo. No dia 09/10/2025 liguei para o apoio ao cliente novamente pois o frigorífico apresenta novamente as portas todas enferrujadas como estavam da outra vez. Solicito que me expliquem o porquê de tal situação. Como é possível um frigorífico estar cheio de ferrugem novamente tendo 4 anos de existência Explicaram - me que tinha que ligar para o apoio tecnico, Assim fiz liguei e onde me disseram que o tecnico tinha que se deslocar a minha casa para verificar o que se passava e que tinha um custo de 25€ Eu aceitei e o tecnico foi a minha casa no dia 21/10/2025 Apresentou - um orçamento de 196€ para arranjo das portas e uma fatura de 49€ de deslocação Abaixo indico reclamação efetuada novamente Em seguimento à visita do técnico a minha casa a fim de verificar o frigorífico e o estado em que o mesmo se encontra, foi me apresentado 1 orçamento e 1 fatura ( ambos enviados em anexo) com os quais não concordo por estes motivos já apresentados em reclamação anexa Não é normal um frigorifico em inox « como lhe chamam » de 4 anos ( com portas mudadas há 2 anos ) estar igual - o que corresponde a defeito de fabrico assim como apresentar uma fatura de 50€ quando me disseram que o técnico levava 25€. Não posso acreditar que uma marca que eu considerava de excelência apresentar um apoio ao cliente tão medíocre. Solicito que revejam a minha situação, pois não vou pagar por umas portas para daqui a um tempo estarem na mesma, assim como uma fatura de deslocação no valor de 50€ sendo o defeito dos vossos produtos. Ate á presente data tenho todos os dias na minha casa de e mail a pedirem o dinheiro da deslocação e que vão enviar o caso para o contencioso, pois alegam que eu não posso estar a afirmar que me pediram 25€ pela deslocação do tecnico, o que não corresponde á verdade pois foi esse o valor que me pediram Se não conseguem reparar o artigo, ou me entregam outro em substituição do mesmo ou me devolvem o valor que vos paguei, pelo que exijo que se pronunciem no prazo máximo de …(dias). Se tal não acontecer, considerarei o contrato incumprido da vossa parte, pelo que terei que tomar as medidas ao meu alcance para fazer valer os meus direitos. Cumprimentos. Eduarda Duarte

Encerrada
S. A.
24/10/2025

lento atendimento de reparação

Boa tarde, 1. Estamos sem arca congeladora desde o início de setembro e entrámos em contacto com a Bosch no dia 9 de setembro de 2025. 2. Apenas tinham vaga no dia 18 de setembro, ao qual não foi possível a respetiva vinda por problemas de saúde do técnico. A nova marcação e vinda do mesmo foi apenas no dia 23 de setembro. O Técnico verificou o problema e mencionou que podiam ser duas avarias (não me recordo o que disse). 3. Agendou nova vinda para repararem APENAS 17 de outubro e supostamente estivemos à espera de uma peça que vinha da Alemanha. Quando cá vieram dois outros técnicos, afinal a peça ao qual estivemos à espera era uma peça partida (que ninguém pediu e nada tinha que ver com a dita suposta avaria e que acabaram por nem trocá-la) e afinal de contas o congelador estava bom (indicaram que era falta de circulação de ar e nesse mesmo dia, outros técnicos especialistas na área fizeram esse trabalho e colocou-se o congelador no seu lugar). Os técnicos da Bosch indicaram que ligariam na segunda-feira seguinte para verificarem se o problema tinha ficado resolvido e não o fizeram! 4. O mesmo continua a apitar e a não fazer a congelação correta, ligámos à Bosch para dar essa informação, nada fizeram e hoje, dia 24 de outubro, voltamos a ligar para a Bosch e a senhora que atendeu para além de rude, não resolveu o problema e ainda indicou que ainda não conseguiram cá vir por estarem férias! 5. Deixam clientes sem congelador durante quase dois meses e argumentam que o técnico esteve de férias? Têm apenas um técnico? Estamos mesmo a falar da empresa Bosch? URGE cá virem resolver o problema! 6. No meio deste sucedido todo, pagámos duas deslocações (deveria apenas ser cobrada uma, a primeira e exigimos a devolução do respetivo valor da segunda deslocação que deve ser considerada seguimento da reparação - 47,64 €, com fatura em anexo). Quanto a esta fatura, queremos todo o descritivo dos técnicos, do que viram e fizeram, bem como as respetivas fotografias que tiraram! 7. Quanto à primeira vinda dos técnicos, o pagamento foi efetuado e não nos foi enviado qualquer fatura. Anexo o comprovativo de pagamento e exigimos o envio da mesma, com toda a descrição do que o técnico viu e fotografou!

Encerrada
J. A.
30/09/2025

avaliacao errada

Exmos. Senhores, após compra de um aspirador de mão da marca BOSCH, numa grande superficie AUCHAN, passados dois meses da aquisicão, o mesmo devido ao peso do motor, e apesar de ser um equipamento caro, cerca de 75 euros, o corpo envolvente em plástico compromete. e neste caso acabou por partir a pega de suporte numa das extremidades. ora após contacto para reparação/ substituição na loja AUCHAN, e após o prazo estipulado de 1 mês, a resposta da reparadora foi de mau uso, tendo sido orçamentada a reparação em 170 euros, por volta disso. desta forma a sensação é de uma completa injustiça e frustração , pois a intenção foi adquirir um equipamento bom cá para casa, tenso sido usado da forma mais trivial possivel, em tapetes, em chão de madeira, e no mosaico do chão da cozinha e casa de banho. creio que o chavão BOSCH é bom, esteja neste momento desactualizado. tem sido factual no dias de hoje, que os equipamentos já vem com prazo de validade, mas alguns roçam o grosseiro como este que pelo peso da máquina interior é suportado por uma pega oca em plástico, nunca imaginando que tal me fosse acontecer. deixo a descrição técnica: mini aspirador bosch 16 V lithyum bhn 16v. n. série 0410. Auchan maia, reparadora : electrofuncional, reparação de electrodomésticos, em nogueira da maia.

Encerrada
V. A.
09/08/2025

Reparações sem resultado

Viseu 09/08/2025 Referencia para dossier das reclamações 914852621 Aparelho dentro da garantia. Exmos. Senhores, Como poderão verificar no dossier as vezes de reclamação feitas, e intervenções dos técnicos com as datas: 16-06-2025, 20-06-2025 e 08-08-2025 esta ultima só arrefeceu a casa durante duas horas, passado esse tempo o problema voltou, e fiz para a Bosch novamente outra reclamação por telefone, veio outro técnico no mesmo dia da parte da tarde e encontrou a unidade exterior com problemas, ou seja 4 intervenções e o aparelho não refrigera. Na segunda intervenção (16-06-2025) o técnico da empresa, pela Bosch designada alertava em relatório para a necessidade de substituir a unidade exterior. Eu e minha esposa com 66 e 64 anos, com doenças crônicas, e nesta fase de ondas de calor, e com os alertas da DGS para nos proteger, nos aqui temos os meios para tal, só que pelas decisões da Bosch continuamos neste sufoco e stress, aonde devido a exposição solar do prédio, temos neste momento, em que faço a reclamação a temperatura do apartamento no interior é de 30 graus. Lamento como uma empresa de prestigio é a Bosch deixe chegar a este ponto esta situação. Devido ao nosso estado de saúde peço que resolvam este problema com urgência, e definitivamente. Envio em anexo as copias do relatórios em minha posse. Cumprimentos.

Resolvida Pedido de intervenção à DECO PROteste
J. P.
03/06/2025

Assistência ineficaz no período de garantia

Exmos. Senhores, Em 2022/12/06 adquiri um esquentador Bosch Butano por 390,00€. A referência da encomenda é 7736505505. Em 2022/12/07 recebi o vosso produto, que sempre funcionou normalmente, até 9/6/2024, quando ficou inoperacional com o código EA - A chama não é detetada . Comuniquei-vos de imediato o problema, em 9/6/2024, para que procedessem à reparação, através da assistência da marca "assistência.tecnica@pt.bosch.com. Em 11/6/2024, recebi o técnico, o qual procedeu ao ajuste de conjunto de electrodos, ficando o aparelho a funcionar normalmente. Em 19/5/2025, voltou a surgir a mesma avaria, tendo solicitado de novo a assistência devida, tendo o serviço Bosch me informado de que o problema não seria do aparelho, mas sim da falta de pressão e caudal de gás. Nesse mesmo dia, solicitei á empresa fornecedora do gás "Rolegás - Faro" a devida assistência, a qual foi prestada no mesmo dia, feitos todos os testes, concluindo que a pressão estava correcta e o problema era sim do aparelho. Posto isto, voltei a contactar a assistência Bosch, relatando o facto, ao que por e-mail de 19/5/2025, me informaram de que o meu pedido de assistência seria encaminhado para o técnico credenciado da minha localidade. Desta feita no dia 21/5/2025, recebi a visita do mesmo técnico, o qual prestou a devida assistência, tendo substituído o conjunto de electrodos, ficando o aparelho a funcionar normalmente. No dia 29/5/2025, voltou a surgir a mesma avaria, tendo na mesma data solicitado a devida assistência, ao que me responderam de que o meu pedido de assistência, tinha sido encaminhado para o técnico credenciado da localidade. Como no dia 2/6/2025, ainda não tinha se realizado a assistência pedida, voltei a contactar por e-mail a Bosch, respondendo-me que já tinham contactado o técnico e que brevemente seria prestada a assistência. Hoje, 3/6/2025, recebo um telefonema do técnico, informando-me de que não seria prestada a assistência, porquanto o problema estava relacionado com a falta de manutenção e limpeza do aparelho! Fiquei totalmente surpreso, pois como é possível que na assistência prestada no dia 21/5/2025, o técnico não detectou qualquer problema de falta de limpeza, e passada uma semana, a Bosch, sem ver o aparelho, vem invocar uma situação que não verificaram, nem existe. Se não conseguem reparar o aparelho, pois já foram feitas duas assistências com substituição de peças e não conseguem resolver a situação, não posso aceitar uma "desculpa vaga" para se recusarem a prestarem a assistência que é devida e coberta pela garantia; desta feita, ou resolvem de vez o problema, ou me entregam outro em substituição do mesmo, pelo que exijo que se pronunciem no prazo máximo de 8 (oito) dias, uma vez que águas quentes são uma necessidade de todos os dias. Se tal não acontecer, considerarei o contrato incumprido da parte, da Bosch, pelo que terei que tomar as medidas ao meu alcance para fazer valer os meus direitos. Cumprimentos.

Encerrada
I. M.
04/02/2025

Avaria em eletrodoméstico novo

Exmos. Senhores, Em 15/11/2024 adquiri uma MÁQUINA SECAR ROUPA BOSCH 8KG BOMBA CALOR através do revendedor RAELTE - ABEL TEIXEIRA MONTEIRO & CIA, LDA, nº série WTR83200ES/01, que avariou no passado dia 31/01/2025, ou seja, tem menos de 3 meses de utilização, situação já de si inadmissível de ocorrer num produto que se pode considerar novo e com a utilização normal para este tipo de equipamento, de uma marca supostamente tão conceituada pela qual o consumidor paga mais para adquirir pela suposta qualidade e durabilidade. Foi acionada a garantia, tendo sido agendada assistência apenas para o dia 19/02/2025, o que é absolutamente inaceitável e levou a sucessivos contactos com o Apoio ao Cliente no sentido de antecipar, tendo sido obtido zero interesse e apoio numa resolução mais célere. Ou seja, o tempo de inutilização da máquina poderá ascender a um mês, tendo em conta o tempo de espera pela intervenção do técnico e o tempo de reparação e restituição da máquina, que pela experiência até agora prevejo que será elevado. Foi o primeiro produto desta marca que adquiri, e será também o último, pois a qualidade do eletrodoméstico deixou a desejar, assim como o serviço pós-venda e os canais de comunicação. Inclusivamente, preferia que me efetuassem a devolução do valor da máquina para adquirir um outro equipamento de outra marca, do que ter a sua reparação. Cumprimentos, Inês Macedo

Encerrada
R. F.
27/01/2025

Marca não assegura reparação fora da garantia

Exmos. Senhores, Em 06-11-2018 adquiri um ferro de engomar com caldeira modelo TDS 6080 da vossa marca. Em 06-01-2025 enviei-o para reparação por não gerar vapor. Em 23-01-2025 a reparação foi recusada pelo reparador autorizado por a marca não fornecer peças para reparação. Venho, por isso, expor o meu desagrado com esta situação e questionar se a marca me oferece alguma alternativa que não a aquisição de um novo eletrodoméstico. Cumprimentos.

Encerrada

Precisa de ajuda?

Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação

Contacte-nos

Os nossos juristas estão disponíveis nos dias úteis, das 9h às 18h.