Reclamações públicas

Consulte todas as queixas publicadas na plataforma Reclamar e encontre solução para um problema semelhante, relacionado com produtos e serviços. Saiba mais
E. P.
23/06/2026

Valor excessivo de gás

Fiz o contrato com a Gold recentemente antes não pagava mais que 40 euros, agora essa fatura simplesmente veio mais de 80 euros e eu mal fiquei em casa e meu consumo não tem como ter sido mais de 700 kw/h

Em curso
A. R.
20/06/2026

Faturação Incorreta e Abusiva (Fraude)

Assunto: Pedido de Intervenção / Denúncia – Práticas Abusivas, Danos Materiais, Violação de Procedimentos Legais e Faturação Incorreta por parte da Goldenergy e Setgás Contrato Goldenergy: CG2201460 (Titular: Anabela Maria Raposo) CUI Gás Natural: PT1606000004178919MC Exmos. Senhores da DECO Proteste, Venho por este meio solicitar o vosso apoio e expor uma situação surreal e de extrema gravidade que envolve a comercializadora Goldenergy e o operador de rede Setgás. Esta situação resultou na destruição de património pessoal, privação de um bem essencial há meses, violação de procedimentos regulamentares da ERSE, usurpação de dados pessoais e, agora, faturação abusiva e incorreta. A cronologia real dos factos demonstra o total desleixo e incompetência destas entidades: 1. O Incumprimento na Primeira Janela: No dia 27 de fevereiro, foi agendada uma intervenção técnica na minha habitação para o restabelecimento do serviço de gás natural, tendo sido acordada a janela horária das 12h00 às 14h00. Estavam duas pessoas permanentemente em casa, mas o técnico falhou o compromisso e não apareceu. Após reclamação imediata, a Setgás assumiu formalmente a culpa pelo incumprimento do seu prestador e atribuiu-me uma compensação de 40,00€ (dividida em duas tranches de 20,00€), conforme e-mail de prova em meu poder. 2. A Substituição do Contador e a Negligência Técnica (Janela das 18h-20h): O técnico acabou por aparecer apenas na segunda janela horária do próprio dia 27 de fevereiro (das 18h00 às 20h00). A ação consistia em retirar o contador antigo (nº 145185), alegando que este se encontrava desatualizado, e instalar um equipamento novo. Foi precisamente durante este processo de substituição que se deu o ato de grave negligência: o técnico realizou a purga do ar das tubagens diretamente através da própria caldeira, em vez de o fazer pelo ramal exterior. Esta manobra incorreta forçou a entrada de ar e detritos no bloco hidráulico do aparelho, despoletando de imediato o Erro E01 (falha de acendimento/bloqueio) e inutilizando por completo a minha caldeira (um equipamento avaliado atualmente em 1.800,00€). 3. O Calvário da Privação, Retirada Ilegal do Segundo Contador e Falta de Aviso Prévio: Desde essa noite de 27 de fevereiro, fiquei totalmente privada do serviço de água quente, situação que se arrasta há cerca de quatro meses, afetando gravemente a minha dignidade, higiene diária e o bem-estar da minha família, incluindo dois cães seniores. Para agravar a situação, há cerca de um mês e meio, a equipa técnica voltou à minha habitação e retirou o segundo contador (o novo), sem realizar qualquer aviso prévio por escrito com os 20 dias de antecedência exigidos por lei. Deixaram o nicho do gás completamente vazio à vista de todos os vizinhos do prédio, causando-me um enorme constrangimento, vergonha pública e dano moral. 4. Violação de Dados Pessoais: No meio das comunicações formais, os supervisores da Setgás e os técnicos da Goldenergy demonstraram tamanha desorganização que passaram a tratar-me por "Anabela Cardoso" — apelido do meu ex-namorado —, errando grosseiramente nos meus dados atuais (o meu companheiro atual chama-se Paulo Salgueiro e eu chamo-me Anabela Raposo), gerando um potencial conflito pessoal grave por total incompetência das empresas. 5. A Faturação Incorreta e Abusiva (Documento DR2603571929): Para culminar este processo de má-fé, recebi agora uma fatura emitida a 15/06/2026 no valor de 178,59€. Esta fatura é uma aberração jurídica e técnica: a) Contador Fantasma: Apresenta uma leitura dita "Final" a 11/05/2026 baseada no contador antigo nº 145185, que foi arrancado da minha casa logo no início da intervenção de 27 de fevereiro para ser trocado! O segundo contador nunca foi faturado e, como indicado, há mês e meio que nem sequer há contador na habitação. b) Consumo Inexistente: Pretende cobrar acertos de consumos quando o meu consumo real desde 27 de fevereiro é estritamente ZERO, dado que a caldeira foi destruída na substituição dos aparelhos. c) Multa Invertida e Mentirosa: Cobram-me uma penalização de 20,00€ por uma suposta "Ausência do Cliente" com a data de 27/02/2026! Ou seja, tentam multar-me por não estar em casa no dia em que o técnico deles lá esteve na segunda janela, me substituiu o contador e me partiu a caldeira — e no mesmo dia em que a própria Setgás já me indemnizou por ter sido o técnico a faltar à primeira hora marcada! Conclusão e Pedidos: O caso já foi submetido ao Tribunal Arbitral de Consumo e à ERSE, onde exijo a reposição do valor da caldeira (1.800,00€) e uma justa indemnização por danos morais devido ao sofrimento e privação de água quente. À DECO Proteste, solicito a vossa urgente intervenção junto da Goldenergy para exigir: A anulação imediata e integral da fatura nº DR2603571929 (178,59€), por assentar em pressupostos falsos, contadores inexistentes e uma multa ilegal; A assunção de responsabilidade conjunta pelo calvário que me têm feito passar desde fevereiro DOCUMENTOS ANEXOS À RECLAMAÇÃO: Anexo I: Cópia integral da fatura contestada da Goldenergy (Documento Nº DR2603571929), onde é visível a cobrança indevida de consumos baseados num contador retirado e a multa abusiva de 20,00€. Anexo II: Cópia do e-mail oficial emitido pela Setgás, onde a distribuidora assume formalmente a falha do técnico na primeira janela horária do dia 27/02/2026 e confirma a atribuição da compensação de 40,00€. Anexo III: Registo fotográfico do nicho técnico de gás da habitação, comprovando a ausência física de qualquer contador no local e a total falta de fornecimento. Anexo IV: Registo fotográfico do relatório técnico da visita de 27 de fevereiro, que comprova a presença do operador na habitação na segunda janela horária e a respetiva intervenção na instalação. Anexo V: Cópia das comunicações da Setgás/Diogo Barruso, onde a cliente é erradamente tratada pelo apelido "Cardoso", comprovando a grave desorganização administrativa e a incorreção nos dados pessoais da titular do contrato. Agradeço antecipadamente a vossa habitual atenção e empenho na defesa dos direitos dos consumidores. Melhores cumprimentos, Anabela Maria Raposo Cumprimentos.

Em curso
A. F.
29/05/2026

Faturação montante indevido

Exmos. Senhores, Sou cliente com o contrato nº C0867142. Já por diversas vezes vos alertei para o erro existente nas faturas enviadas. Venho por este meio apresentar reclamação relativa à faturação (fatura em anexo) emitida após a cessação do meu contrato de fornecimento de gás com a vossa empresa. No dia 10/03/2026 foi considerada uma leitura estimada de 253 m³, com base na qual foi efetuado um débito direto. No entanto, a leitura real apurada posteriormente, no dia 07/04/2026, foi de 184 m³, valor significativamente inferior. Esta situação demonstra que o valor cobrado é incorreto, uma vez que não corresponde ao consumo real. Acresce que, após contacto com os vossos serviços, fui indevidamente encaminhado para outras operadoras, quando a responsabilidade pela correção desta faturação é exclusivamente da vossa empresa, com quem mantinha contrato à data dos factos. Até ao momento, os vossos serviços mostraram-se ineficientes na resolução do problema. Solicito a correção imediata das faturas e reservo o direito de recorrer a todos os meios ao meu alcance para obter uma compensação pelos prejuízos sofridos. Cumprimentos.

Em curso
L. P.
22/05/2026

Inversor avariada há 9 meses

Exmos. Senhores, abaixo encontram-se a nossa reclamação do dia 17.05.2026. Mais uma vez Não houve resposta da empresa Gold Energy. O seu pedido Nome ULRICH SCHENK NIF 203571126 Nº Cliente CG1802729 Email ulrich.schenk@sapo.pt Telefone +351964961838 Tipo de Pedido Reclamação Assunto Atendimento, Mensagem Exmos. Senhores, A instalação solar que adquiri junto de vós para injeção de energia na rede, com o n.º de contrato CG1802729, encontra-se avariada desde setembro de 2025. Desde outubro de 2025, solicito mensalmente a vossa intervenção para que seja reparada a avaria. Apenas em abril de 2026 compareceu efetivamente um técnico da empresa Ecosul, que confirmou a avaria do inversor. Terá sido, entretanto, remetido aos vossos serviços um relatório interno que confirma essa situação. Infelizmente, também desta vez, não deram qualquer resposta ao meu pedido telefónico para a regularização do dano. Sou, assim, forçado a concluir que, da vossa parte, aparentemente não existe qualquer interesse em prestar-me assistência nesta questão. Há já nove meses que não consigo injetar energia na rede, o que constitui uma situação manifestamente inaceitável, e continuam a ignorá-la. Venho, por este meio, exigir o reembolso do prejuízo financeiro até agora causado, bem como a substituição do inversor. Enviarei cópia desta carta à associação de defesa do consumidor Deco Proteste, solicitando apoio neste caso. Com os melhores cumprimentos, Ulrich Schenk

Encerrada
V. S.
21/05/2026

Valor da Fatura e Estimativas

Exmos. Senhores, Sou cliente com o contrato com nº CG2277224 e recebi a fatura nº DR2602098420. Como podem facilmente verificar, a fatura não está correta porque estão a faturar consumos de setembro de 2025 e não conseguimos perceber o porquê Não é da nossa responsabilidade eventuais erros nos meses anteriores e que derivam de questões com os vossos fornecedores das infomações corretas para faturação Assim, aguardo emissão da fatura corrigida, explicando o que se passou e como seremos compensados Cumprimentos. Valter Santos

Encerrada
A. I.
18/05/2026

Request for DECO Proteste support in dispute with Goldenergy

Dear Sir or Madam, I ask DECO Proteste for support in my dispute with Goldenergy – Comercializadora de Energia, S.A. The company bases its position on the claim that I did not submit a “formal termination request” for Rua Fernando Caldeira 7. I consider this an artificial construction that does not exist in the signed contract. The contract provides for written notice by the customer, not a special procedure, special department, or special form of termination. Goldenergy itself admitted receiving my message of 23/07/2025 regarding my move and opening a new contract for the new address. I also have two phone recordings in which Goldenergy employees effectively confirm that they knew of my intention to close the old contract, but insisted on their internal procedure. This is the core problem: the company is trying to replace the contract with its own internal rules. I ask DECO Proteste to help me: - strengthen my complaint; - assess the lawfulness of Goldenergy’s position; - support my demand for recalculation and set-off; - record the unfair nature of the company’s practice toward a consumer.

Encerrada
A. C.
30/04/2026

Faturação

Exmos Senhores, venho por este meio afirmar que eu sofri uma burla da Iberdrola, pois troquei o meu comercializador para a Iberdrola e por conta disso recebi duas cartas de rescição, uma da luz que foi 91,45€ e outra do gás que foi 92,53€ no nome do Senhor António José Pereira dos Santos, o seguinte numero de contribuinte é 185886639. Aqui também está o CUI que é o seguinte: PT1601000000306855XX.

Encerrada
A. P.
29/04/2026

Alteração não autorizada de contrato - CG2105125

Venho por este meio apresentar uma reclamação formal relativamente ao processo de revisão do contrato CG2105125 de Alberto Paredes com a Gold Energy. No passado mês de Fevereiro, quando solicitei a revisão de valores , fui informada de que não seria possível, uma vez que a conta se encontrava em nome do meu pai, alegando questões de proteção de dados. No dia 12/02, fui contactada por uma vossa comercial que me apresentou uma proposta. Posteriormente, liguei para a Gold Energy, informando o sucedido e referindo que não aceitava a proposta, tendo-me sido novamente informado que tal não seria possível sem autorização do titular da conta, por questões de proteção de dados. Para meu espanto, ao receber a última fatura, verifico que a comercial procedeu à alteração das condições do contrato sem a devida autorização do titular da conta, violando assim as regras de proteção de dados que tanto me impediram de fazer a alteração e os termos acordados. Exijo a resolução imediata desta situação, garantindo que as condições do contrato anterior sejam mantidas na íntegra e que qualquer alteração futura seja previamente autorizada pelo titular da conta. Solicito ainda uma confirmação formal de que esta situação será corrigida. Agradeço a vossa atenção e aguardo uma resposta célere.

Encerrada
J. R.
13/04/2026

Faturação indevida

Exmo Senhores Em 02ABR, efetuei no vosso portal de cliente a seguinte reclamação, que passo a reescrever "Recebi o Documento fatura DR2601954182 de 31/03/2026, com o valor 4,86€ respeitante Faturação a termo potência contratada de 28/01/2026 a 19/02/2026. Tal iten consta já faturado no documento fatura DR2601065341 de 21/02/2026, com data de faturação Potência Contratada 3,45 kVA de 22/01/2026 a 19/02/2026. pelo que só pode ser erro de faturação da vossa parte. Solicito o não débito enviado na vossa fatura. Caso, não seja resolvido atempadamente, irei encaminhar para a DECO a minha reclamação e entidades ao meu dispor. Aguardo uma resposta". Até a presente data não recebi nenhuma resposta ou contacto da vossa parte, sobre a questão em apreço. Anexo faturas e comprovativo de receção da minha reclamação

Resolvida
M. G.
11/04/2026

1ª Estimativa de consumo Exagerada

Segue texto descritivo, enviado por email em 04-04-2026, e sem resposta. A minha Reclamação inicial foi feita directamente no site da Goldenergy em 27-03-2026 no qual anexei cópias de Facturas do anterior Fornecedor de energia com datas de 29-08-25, 29-10-25 e 29-12-25, para analisarem consumos. Seguem em anexo, Factura reclamada e fotos das contagens ao dia 10-04-2026, que totalizam 83 Kw em 44Dias, contra a "Estimativa de 414 em 28 dias utilizada M L G 04/04/2026, 09:33 (há 7 dias) para GOLDENERGY Bom dia. A Goldenergy continua a não assumir a responsabilidade pela discrepância da situação. 1- Fui informado na vossa loja do Barreiro que os contadores estavam preparados para fazer leitura automática, pelo que a mesma não foi fornecida por mim, ESTA É A FUNDAMENTAÇÃO DA QUESTÃO. Agora afirmam que "Os seus contadores ainda não estão preparados para comunicar leituras de forma remota" e o que está a ser feito para resolver o problema ???? Se mudei de fornecedor de energia, o mínimo que exijo é que o sistema de leitura esteja a funcionar plenamente não com falhas, esta sim é a SOLUÇÃO PARA EVITAR ESTIMATIVAS. 2- O valor por vós imputado, uma vez que assumem não existir historial de consumo, não tem qualquer sustentação matemática ou estatística e não é uma Estimativa, é uma medição provisória (estimativa é um número redondo, 50,100,150) atribuida por um qualquer funcionário que nem sequer se deu ao trabalho de verificar que o Contrato corresponde a ESCADA (que foi bem explícito por imposição minha) e não tem perfil de consumo doméstico relacionável com quantidade de consumo. Respeita sim a necessidade de potência de alimentação mínima necessária, conforme Empresa de Manutenção, para funcionamento do elevador, (13,8 Kva, 30 A, Trifásica), e ao qual, em conjunto com a iluminação, corresponde um baixo consumo mensal. Aliás acabei de tomar conhecimento em contacto que fiz com ACP esta manhã, a solicitar umas informações deste contrato, que existe um outro Trifário, ACP e não o ACP+ em vigor, destinado exactamente a estas situações e para o qual quero Alterar de imediato. 3- O valor por vós atribuído, 414Kw, que tanto poderia ser 414 como 4140, porque não tem justificação, corresponde, mesmo tomando o consumo máximo verificado durante o ano de 2025,(em vez do médio habitualmente usado em orçamentação), de 118kw num período de 61 dias, corresponderá a 7 MESES DE CONSUMO. Ora não vou pagar o valor atribuído e estar, sabendo que ao valor do consumo se somam as diversas taxas em vigor, 4 ou 5 meses até ser ressarcido do valor pago a mais. 4- O que espero da Goldenergy, é o procedimento de qualquer empresa no mercado, inclusivé da minha Contabilidade, de emitir uma Nota de Crédito, anulando a FT anterior, e emitindo uma nova considerando um consumo estimado de, até admito 100kw que era o valor médio para 2 meses, no fornecedor anterior, se teêm dúvidas. Fico a aguardar resposta Cumpr L G

Encerrada

Precisa de ajuda?

Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação

Contacte-nos

Os nossos juristas estão disponíveis nos dias úteis, das 9h às 18h.