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Reclamação por corte sem aviso prévio
Exmos. Senhores, Na qualidade de titular do contrato de fornecimento de água canalizada, na passada quarta-feira (dia 6 de agosto de 2025) fui surpreendida com o corte, sem qualquer aviso, do fornecimento de água canalizada à minha habitação. No dia seguinte (dia 7 de agosto de 2025) entrei em contacto telefónico com a empresa, onde o funcionário que me atendeu, informou-me que o corte se devia a um pagamento em falta referente ao mês de maio. Referi então que, uma vez que o pagamento é automático por débito direto, essa fatura (FT 20250/00274895) realmente não tinha sido paga nesse mês sem que eu me apercebesse, mas que foi paga por débito direto juntamente com o mês de julho, como assinalado na fatura desse mês (FT 20250/00398010), no dia 1 de agosto de 2025. O funcionário informou-me que para que o abastecimento fosse reposto, deveria deslocar-me às instalações de Vila Real, com o comprovativo de pagamento e tinha de pagar o custo da ligação à rede, como se estivesse a celebrar novo contrato. Dia 8 de agosto de 2025 desloquei-me então ao balcão de atendimento, onde me confirmaram que realmente teria que pagar o custo de ligação à rede. Referi então que não recebi nenhum aviso sobre o corte de água e que o mês em atraso foi pago juntamente com o mês de julho, como mencionado na fatura do último mês. Assim sendo aleguei que não era correto cobrarem o valor de ligação à rede, uma vez que o valor em atraso tinha sido saldado na semana anterior e que não recebi nenhum aviso de corte. A funcionária informou-me que foi enviado um aviso de corte por correio, que nunca recebi, e que como esse aviso não foi respeitado por mim a empresa procedeu ao corte, e que teria que pagar o custo de nova ligação à rede. Como é um bem essencial e já me encontrava à dois dias sem água em casa, paguei o custo de ligação, e a funcionária referiu que como era sexta-feira o serviço seria reposto ainda nesse dia, para não ter que ficar sem acesso ao serviço durante o fim-de-semana. Hoje, domingo dia 10 de agosto de 2025, o serviço ainda não foi reposto, estando à quatro dias sem serviço de água canalizada, mesmo tendo todas as faturas pagas. Venho aqui mostrar a minha indignação com este serviço, que envia ao cliente dois métodos de pagamento para uma fatura em atraso (fatura por débito direto no formato habitual, e aviso por carta), mas apenas aceita um deles como válido para a continuidade da prestação do serviço de fornecimento de água, tornando-se confuso para o cliente. Para além disso, a empresa devia garantir que o cliente tem acesso sem sombra de dúvida, ao aviso de corte de água, optando por envio por correio registado com recolha de assinatura, ou então por e-mail (se este já tiver sido confirmado antes), uma vez que a empresa fornece um serviço essencial e que provoca muito transtorno quando o fornecimento é interrompido, principalmente sem qualquer aviso prévio. Posto isto, gostaria de pedir o reembolso do valor do custo de ligação à rede (38,79€), uma vez que o pagamento em atraso foi realizado dentro do método e período de tempo fornecido pela empresa, como assinalado na fatura do mês de julho, e que o aviso por carta que a empresa diz ter enviado nunca foi recebido por mim, tendo o corte sido realizado sem qualquer conhecimento prévio da minha parte. Considero-me ainda no direito a receber a uma compensação de 15€, como previsto no artigo 58, alínea b, no Regulamento n.º 446/2024, de 19 de abril. Além disso, desde já me reservo o direito de recorrer a todos os meios ao meu alcance para obter a compensação pelos prejuízos sofridos. Sem outro assunto de momento, subscrevo-me com os melhores cumprimentos, O cliente Andreia Costa
Ando a pagar saneamento sem o ter
Exmos. Senhores, Sou cliente com o contribuinte nr210279745. Já por diversas vezes vos alertei para o erro existente nas faturas enviadas – desde janeiro de 2023 me está a ser cobrado o valor de saneamento, dado que nessa morada está uma fossa construída desde a existia da casa , logo o pagamento da fossa não me deveria estar a ser cobrada ). Até ao momento, os vossos serviços mostraram-se ineficientes na resolução do problema. Solicito a correção imediata das faturas e reservo o direito de recorrer a todos os meios ao meu alcance para obter uma compensação pelos prejuízos sofridos. Cumprimentos.
Atraso na Instalação
Exmos. Senhores, Em 05/06/2024 celebrei contrato de prestação de serviços n.º 20240001652 . Sucede que até hoje, passados que são 6 dias, o serviço ainda não se encontra instalado e a funcionar, apesar dos inúmeros contactos telefónicos efetuados para o vosso n.º de apoio a clientes. Considerando o exposto, venho exigir a ligação imediata do serviço bem como a compensação prevista na lei. Cumprimentos.
Valor de Fatura exagerado
Boa Tarde Prezados, Venho por este meio realizar uma reclamação por escrito. Antes de prosseguir gostaria de informar que a seguinte reclamação está associada à empresa Águas do Interior Norte (Companhia de fornecimento de Agua domiciliária privada). Todos os meses recebo uma carta com o valor a pagar referente aos consumos de agua realizados e, tal como pode verificar pelos anexos enviados, os valores encontram-se sempre dentro de uma média de 20.00€ a 40.00€, sendo que, a habitação em questão encontra-se ocupada por apenas 2 pessoas. No mês de Outubro recebi a carta para posterior pagamento (referente aos consumos de agua entre 11/08/2023 e 11/09/2023 – deixo a indicação que as cartas de pagamento são sempre de valores associados de 2 meses anteriores como também pode verificar nos anexos) onde o valor em questão passa a descrever um consumo de 120.16€ – teoricamente mais 3/4 vezes que o valor habitual das cartas de consumos enviadas. As leituras são realizadas automaticamente, uma vez que o contador já é de contagem autónoma, mas a cada 2 meses um responsável vem realizar a contagem pessoalmente e, como pode verificar pelos anexos, as contagens apresentam sempre um valor médio 17 a 26 valores entre meses, onde, por acaso ou precipitadamente, um dos meses não apresenta leitura, o que de certo modo não é aceitável por parte da empresa fornecedora de serviços, uma vez que o consumidor tem direito a receber todos os valores gastos para cálculo de médias de despesas. Não havendo nenhuma fuga já verificada, tendo sido o consumo em media o mesmo que nos meses anteriores, e, não sendo setembro considerado um mês de ajuste de contas venho deste modo questionar se estes valores são reais e qual deve ser o procedimento a ter para resolver esta questão. Despeço-me com os melhores cumprimentos e fico, desta forma, a aguardar um retorno ao seguinte pedido.
Suspenção de serviço
NIF: 252424263Exmos. Senhores,Após ter chegado a casa e me deparo com o corte do fornecimento da agua, onde liguei para perceber o que teria acontecido, e me deparo com as facturas em atraso, achava que tinha as faturas por debito direto e me foi comunicado que não tenho. Foi me dito também que fui avisado por sms, onde não tenho o sms mas mesmo que o tivesse voces tem de me avisar com 20 dias de antecedência por escrito onde não o fizeram. Agora querem me cobrar um valor de cerca de 40€ para ativação do fornecimento outra vez sendo que eu nunca fui recebi um aviso de corte, se tivesse esse aviso ja teria ido perceber o que se passava e resolvido a situação. Assim, serve a presente missiva para me opor ao pagamento do valor supra referido, invocando expressamente a prescrição para todos os efeitos legais.Aguardo resposta por escrito e anulação dos valores prescritos, no prazo máximo de 8 dias, não devendo ser interrompido o fornecimento do serviço até resposta e regularização da facturação.Com os melhores cumprimentos,AssinaturaFábio Moreira
Fatura agua
Venho por este meio comunicar que recebi a fatura n°202010714170 no valor de 170.56€ (sou emigrante desde agosto o contador esta fechado) a qual liguei para as águas do norte a questionar tal valor.Resposta: acertosNo mês seguinte recebo a fatura n°202010799186 com o valor 90.79€ volto a ligar.Resposta fuga..( a contagem mantém-se a mesma desde que sai em agosto)Pedi para a minha irmã verificar se há fuga na qual está indicou que o contador ta parado. Volto a ligar.Resposta será acertado o valor na próxima faturação. Fatura 202010882893 Valor a pagar 96.83€Volto a ligar e não consigo resposta.Três faturas com valores muito acima do Real
Problemas com a facturação da água
Ex. mos Senhores, venho por este meio solicitar a vossa colaboração para dar continuidade a uma reclamação à entidade Águas do Interior Norte – ADIN, relembro que anteriormente já tinha contactado a DECO e por esse motivo fui aconselhado por vós iniciar conversações com a entidade mencionada, no entanto não me foi prestada mais nenhuma informação desde o dia 15 de abril.Para vossa avaliação de todo o caso reenvio em anexo os e-mail’s trocados com a entidade bem como os recibos de água reclamados e o historial de todos os consumos debitados. Para se poder entender, faço um pequeno resumo:Os serviços de abastecimento de água, saneamento e lixo, estavam a cargo da Câmara Municipal de Santa Marta de Penaguião até ao final de 2019, a partir de janeiro de 2020, os serviços e respetivas cobranças iriam ser efetuadas pelas Águas do Interior Norte. Contudo fui alertado por várias pessoas que os valores iriam aumentar, em alguns casos para o triplo, caso que me despertou a atenção para verificar o valor dos recibos futuros.Em janeiro não foi emitida qualquer fatura e pedi informações da razão de não ser emitida, ao que me foi dito que ainda estavam a aguardar algumas informações de leituras da Câmara e que não estariam na posse de todas as informações, bem como a cedência dos dados, da Câmara para a referida empresa, para proceder ao debito em conta e que no mês seguinte, fevereiro a fatura iria refletir o somatório dos meses janeiro e fevereiro. Em fevereiro recebo a fatura de 8,71€ para pagar, ao receber a fatura fui verificar quais os consumos designados na fatura e se os mesmos coincidiam com a leitura do contador, quando dei conta que a fatura apresentava 378 000 litros de água ou seja 378m3 de água, com um consumo de 2 500 litros de água, mas na verdade o contador apresentava bem menos, na altura limitei-me a dar a leitura via telefone e a perguntar a razão de tal diferença ao que me foi dito que na próxima fatura seriam efetuados os acertos devidos.Em março recebo outra fatura para pagar 17,46€, com leitura de 378 000 litros de água, correspondente a 378 m3 de água, mas para meu espanto verifico que a leitura é a mesma do recibo passado, mas com um consumo de 5 000 litros, quando o consumo deveria ser (0) Zero, além de não terem realizado o acerto da leitura e respetiva devolução dos créditos de água debitados indevidamente. Desta vez enviei um e-mail no dia 6 de abril de 2020, dando a leitura de 312 000 litros de água e enviei em anexo uma fotografia do contador para acertarem a leitura e a devida fatura.A resposta foi pronta, no mesmo dia recebi a resposta a dizer que o assunto seria encaminhado para os respetivos serviços e que em breve dariam a resposta E-mail do Gabinete de Apoio à Administração pela mencionada Angelina Carvalhais.No dia 15 de abril recebo a resposta dizendo que na fatura de abril será efetuado o acerto de consumo até ao 16/03/2020, com a leitura de 309m3 e que nesta fatura seriam devolvidos todos os consumos debitados por estimativa e faturado o consumo real, ajustando-se os escalões. Perante esta resposta aguardei. No entanto ainda recebi a fatura de abril com pagamento de 10,30€, com a leitura de 309 040 litros de água, com um consumo de 7 040 litros. Liguei novamente para discordar da fatura e explicar que a leitura dada e que deveriam ter em conta era de 312m3 e não de 309m3, porque desta forma iria pagar duas vezes os metros de água da diferença de 309 a 312, não sendo justo ter de pagar duas vezes um consumo de água que já tinha pago. Ao que me falaram para aguardar a nova fatura porque muito possivelmente esta fatura já estaria emitida antes do e-mail anterior. E mais uma vez aguardei pela fatura seguinte, relativa ao mês de maio.A fatura de maio vem um valor de 17,75€ para pagar, com a leitura de 314 004 litros de água e um consumo de 4 964 metros de água, um novo absurdo, além de não efetuarem o acerto do valor da leitura correspondente ainda me pedem pagar água que eu já paguei até à leitura de 378 000 litros de água. Como consta nas faturas emitidas pela anterior entidade que prestava os serviços e o seu historial de leituras. Que irei anexar.Posto isto enviei novo e-mail no dia 19 de maio de 2020, a questionar qual a razão de ainda não terem cumprido com o acordado, tal como indicou no e-mail de 15 de Abril do corrente ano.Ou seja o devido acerto na fatura de Abril, não com os 309 metros cúbicos de água, mas sim com 312 metros cúbicos de água, e a devolução dos valores debitados indevidamente por estimativa até ao valor de 378 metros cúbicos de água.Até ao dia de hoje, 30 de maio de 2020, ainda não obtive qualquer resposta.
Problema com o saneamento
Venho reclamar os valores exorbitantes das faturas, uma vez que habitação trata se de uma casa com bastante jardim e passeios onde a maioria da água não vai para saneamento. Gostava que analisassem esta situação, porque nas próximas facturas podem atingir valores que não vou puder pagar e não correspondem à realidade. E mesmo os valores da empresa, Águas do Norte, S.A., são bastantes mais altos em relação à tarifa básica da empresa Trofáguas (anterior empresa, mas que mantém o fornecimento da água). Aguardo resposta o mais rápido possível.
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