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Problemas com a facturação da água

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

H. L.

Para: Águas do Interior Norte - ADIN

30/05/2020

Ex. mos Senhores, venho por este meio solicitar a vossa colaboração para dar continuidade a uma reclamação à entidade Águas do Interior Norte – ADIN, relembro que anteriormente já tinha contactado a DECO e por esse motivo fui aconselhado por vós iniciar conversações com a entidade mencionada, no entanto não me foi prestada mais nenhuma informação desde o dia 15 de abril.Para vossa avaliação de todo o caso reenvio em anexo os e-mail’s trocados com a entidade bem como os recibos de água reclamados e o historial de todos os consumos debitados. Para se poder entender, faço um pequeno resumo:Os serviços de abastecimento de água, saneamento e lixo, estavam a cargo da Câmara Municipal de Santa Marta de Penaguião até ao final de 2019, a partir de janeiro de 2020, os serviços e respetivas cobranças iriam ser efetuadas pelas Águas do Interior Norte. Contudo fui alertado por várias pessoas que os valores iriam aumentar, em alguns casos para o triplo, caso que me despertou a atenção para verificar o valor dos recibos futuros.Em janeiro não foi emitida qualquer fatura e pedi informações da razão de não ser emitida, ao que me foi dito que ainda estavam a aguardar algumas informações de leituras da Câmara e que não estariam na posse de todas as informações, bem como a cedência dos dados, da Câmara para a referida empresa, para proceder ao debito em conta e que no mês seguinte, fevereiro a fatura iria refletir o somatório dos meses janeiro e fevereiro. Em fevereiro recebo a fatura de 8,71€ para pagar, ao receber a fatura fui verificar quais os consumos designados na fatura e se os mesmos coincidiam com a leitura do contador, quando dei conta que a fatura apresentava 378 000 litros de água ou seja 378m3 de água, com um consumo de 2 500 litros de água, mas na verdade o contador apresentava bem menos, na altura limitei-me a dar a leitura via telefone e a perguntar a razão de tal diferença ao que me foi dito que na próxima fatura seriam efetuados os acertos devidos.Em março recebo outra fatura para pagar 17,46€, com leitura de 378 000 litros de água, correspondente a 378 m3 de água, mas para meu espanto verifico que a leitura é a mesma do recibo passado, mas com um consumo de 5 000 litros, quando o consumo deveria ser (0) Zero, além de não terem realizado o acerto da leitura e respetiva devolução dos créditos de água debitados indevidamente. Desta vez enviei um e-mail no dia 6 de abril de 2020, dando a leitura de 312 000 litros de água e enviei em anexo uma fotografia do contador para acertarem a leitura e a devida fatura.A resposta foi pronta, no mesmo dia recebi a resposta a dizer que o assunto seria encaminhado para os respetivos serviços e que em breve dariam a resposta E-mail do Gabinete de Apoio à Administração pela mencionada Angelina Carvalhais.No dia 15 de abril recebo a resposta dizendo que na fatura de abril será efetuado o acerto de consumo até ao 16/03/2020, com a leitura de 309m3 e que nesta fatura seriam devolvidos todos os consumos debitados por estimativa e faturado o consumo real, ajustando-se os escalões. Perante esta resposta aguardei. No entanto ainda recebi a fatura de abril com pagamento de 10,30€, com a leitura de 309 040 litros de água, com um consumo de 7 040 litros. Liguei novamente para discordar da fatura e explicar que a leitura dada e que deveriam ter em conta era de 312m3 e não de 309m3, porque desta forma iria pagar duas vezes os metros de água da diferença de 309 a 312, não sendo justo ter de pagar duas vezes um consumo de água que já tinha pago. Ao que me falaram para aguardar a nova fatura porque muito possivelmente esta fatura já estaria emitida antes do e-mail anterior. E mais uma vez aguardei pela fatura seguinte, relativa ao mês de maio.A fatura de maio vem um valor de 17,75€ para pagar, com a leitura de 314 004 litros de água e um consumo de 4 964 metros de água, um novo absurdo, além de não efetuarem o acerto do valor da leitura correspondente ainda me pedem pagar água que eu já paguei até à leitura de 378 000 litros de água. Como consta nas faturas emitidas pela anterior entidade que prestava os serviços e o seu historial de leituras. Que irei anexar.Posto isto enviei novo e-mail no dia 19 de maio de 2020, a questionar qual a razão de ainda não terem cumprido com o acordado, tal como indicou no e-mail de 15 de Abril do corrente ano.Ou seja o devido acerto na fatura de Abril, não com os 309 metros cúbicos de água, mas sim com 312 metros cúbicos de água, e a devolução dos valores debitados indevidamente por estimativa até ao valor de 378 metros cúbicos de água.Até ao dia de hoje, 30 de maio de 2020, ainda não obtive qualquer resposta.

Mensagens (1)

Águas do Interior Norte - ADIN

Para: H. L.

08/07/2020

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