Reclamações públicas
1. Envie a reclamação para a empresa
Siga o nosso passo a passo para fazer a sua queixa chegar à empresa.
2. Veja a resposta
Receberá uma notificação por e-mail quando a empresa responder à sua queixa. Para ler a resposta completa, basta ir à página "As Minhas Reclamações", disponível na sua área pessoal do site.
3. Não ficou satisfeito com a resposta? Ou a empresa não respondeu?
Entre em contacto connosco
Entregaram me uma prescrição em branco
Exmos. Senhores, Hoje dirigi-me a uma MultiOpticas para fazer uma consulta de optometria. Durante a consulta explicaram-me tudo direitinho. No fim, alteraram um pouco a minha prescrição e por consequência atualizei a graduação das minhas lentes de contacto, que já adquiro da mesma loja à vários anos. No entanto, não efetuei nenhuma compra de óculos por não encontrar modelos que goste, apenas comprei umas gotas de hidratação recomendadas. Quando cheguei a casa, reparei que o papel de prescrição que me deram não tinha nenhuns valores, apenas riscos, tanto em cima da prescrição para óculos como para as lentes. Acho incorreto não me facultarem a prescrição tendo ou não comprado óculos e sendo à mesma cliente, uma vez que contínuo a comprar as suas lentes de contacto. São detentores de dados relativamente à minha saúde ocular e deram me um papel com riscos. Espero que este tipo de situações não sejam recorrentes.
Divergência de informações
Exmos. Senhores, Venho por este meio apresentar uma reclamação formal relativamente à gestão do contrato n.º A00031385-024598.1, devido às informações contraditórias e aos transtornos causados pela vossa comunicação e procedimentos automáticos de cobrança. No dia em que recebi a notificação de que a “quinta e última tentativa de débito direto” tinha falhado, fui informado de que o contrato teria sido rescindido, exigindo-se ainda a devolução dos óculos alugados e anunciando nova tentativa de cobrança do valor remanescente. Contudo, posteriormente, através de comunicação da vossa equipa de Customer Care, foi confirmado que: os pagamentos em atraso tinham sido recebidos no dia 10/04/2026; o contrato se encontrava regularizado até maio de 2026; os avisos de dívida enviados eram incorretos; as tentativas de débito tinham sido desencadeadas automaticamente antes da atualização do sistema; não estavam previstas novas cobranças relativamente a valores já regularizados. Esta situação demonstra uma clara falha de coordenação e atualização interna dos vossos sistemas, originando comunicações contraditórias e causando preocupação, insegurança e transtorno desnecessário ao cliente. Considero inaceitável: o envio de notificações de rescisão sem confirmação prévia do estado real dos pagamentos; a ameaça de cobrança adicional indevida; a solicitação de devolução de bens associada a uma situação que afinal se encontrava regularizada; a ausência de validação interna antes do envio de comunicações automáticas com consequências potencialmente graves. Solicito, assim: Confirmação formal por escrito de que o contrato se encontra efetivamente ativo e regularizado; Garantia de que não serão efetuadas novas tentativas de cobrança relativas aos valores já pagos; Confirmação de que não existe qualquer registo de incumprimento associado ao meu contrato; Esclarecimento das medidas que serão adotadas para evitar que situações semelhantes voltem a ocorrer. Agradeço uma resposta célere e conclusiva à presente reclamação. Com os melhores cumprimentos, Ronaldo Albernaz novo Ronaldo Nunes dias
Pagamento que nunca localizam
Boa tarde ! Trata-se de débito direto (cobranças duplicadas), são dois planos nos seguintes contribuintes: Ronaldo Novo: 277261750 Ronaldo Dias: 301261750 Ninguém responde e-mail ,não há telemóvel ,na loja não há o que fazer sendo assim pós venda pessimo ! Aguardei contato com urgência : O número da conta é o mesmo e peço a gentileza de entrarem em contacto o mais breve possível com os clientes no contacto: 932699300
Cobranças indevidas e falta de resposta e suporte ao cliente pós venda
Exmos. Senhores da DECO Proteste, Venho por este meio apresentar uma denúncia/reclamação contra a MultiOpticas relativamente a cobranças indevidas associadas ao meu Plano de Saúde Visual. No dia 10/04/2026 efetuei o pagamento de duas mensalidades em conjunto, situação para a qual possuo comprovativos bancários. Apesar disso, continuo a receber e-mails automáticos a indicar dívida em aberto e, mais grave ainda, a empresa voltou a tentar debitar novamente valores na minha conta bancária referentes a mensalidades já liquidadas. Adicionalmente: - Já enviei vários e-mails para tentar resolver a situação; - Não obtive qualquer resposta por parte da empresa; - Continuam as tentativas de cobrança incorreta; - Neste momento apenas existe uma mensalidade efetivamente por pagar, mas estão a tentar cobrar duas. Considero esta situação abusiva e extremamente desgastante, causando transtorno e preocupação constantes. Solicito apoio/intervenção para: - Verificação desta prática de cobrança; - Regularização imediata da minha situação contratual; - Cessação das tentativas de débito indevido; - Resposta formal da empresa relativamente aos pagamentos já comprovados. Dados do contrato: Contrato n.º A00031385-024598.1 Em anexo seguem os comprovativos de pagamento e os e-mails enviados anteriormente sem resposta. Com os melhores cumprimentos, Ronaldo Novo
Plano Visual Fraudulento
No dia 17/07/2025 assinei um contrato (A0001846_009624.1) com a MultiOpticas (GrandVision). Tive que adquirir dois pares de óculos para que o plano fosse aceite, plano este que achei uma boa escolha visto que estava grávida, precisava mesmo dos óculos e não tinha como pagar a pronto um par. O valor mensal a ser retirado, sem ser necessário confirmação pois, apesar de tudo sempre tive dinheiro na conta, foi de 29,36€. Ora pois bem... No dia 01/08/2025 foram retirados 29,36€; No dia 19/08/2025 foram retirados 29,36€. Desde 20 de Agosto até 12 de Fevereiro do presente ano não foram retirados quaisquer valores nem fui informada de tal. No dia 13/02/2026 foram retirados 117,44€ (valor este que nem estranhei visto que tenho sempre os valores necessários na conta.) No dia 18/02/2026 foram novamente retirados 29,36€; No dia 04/03/2026 foram retirados 427,91€ sem avisos, sem qualquer contacto telefónico, sem nada e aqui, por ironia do destino, abri a minha conta para verificação de entrada da pensão de alimentos da minha filha e qual não foi o meu espanto ao constatar o que havia acontecido. Tentei logo entrar em contacto com a MultiOpticas pois com uma bebé recém nascida fica difícil este tipo de situações, os mesmos disseram-me que iam averiguar a situação e até aos dias de hoje nem me deram qualquer tipo de resposta nem voltaram a atender as minhas chamadas. Após isto, dia 21/04/2026 voltaram a retirar 29,36€ da minha conta. A minha mãe no mesmo ano (Agosto de 2025 - A00014664_117774.1 ) na necessidade de mudar de óculos pois a graduação havia mudado, decidiu aderir ao mesmo e para meu espanto, coloquei o meu cartão de débito afim que o valor (61€ e uns cêntimos) da sua mensalidade saísse e até aos dias de hoje nunca o fizeram. Hoje, dia 29/04/2026 a minha mãe recebe um email com o valor de 1049€ para pagar e se não fizer o mesmo tem de entregar os óculos no prazo de 14 dias. Agora pergunto: Seremos nós obrigados a passar a vida nas nossas contas bancárias? A minha mãe no dia de hoje acabou por se sentir mal, angustiada pela situação e sem saber o que fazer pois nunca recebeu qualquer tipo de aviso e eu, sua filha, nunca recebi qualquer tipo de contacto a falar da situação. Não existem qualquer tipo de soluções, só uma maneira desumana de extorquir as pessoas que tanto trabalham para algo ter na sua vida. É inadmissível este tipo de situações pois só eu sei o quão complicado foi para mim sobreviver no mês de Março após a retirada dos 427,91€ sem mais nem menos.
Encomenda não recebida
Exmos. Senhores, Em 25 de março de 2026 adquiri duas caixas de lentes de contacto, da marca iWear Slim, pelo valor de 31,80 euros. O pagamento foi efetuado no momento. Conforme o recibo, na altura foi acordado com o vendedor que a entrega seria efetuada até ao dia 30-03-2026. Contudo, até à presente data, o mesmo ainda não foi entregue (Encomenda #30006689). Já efetuei dois contactos junto dos vossos serviços, 02-04-2026 e hoje (13-04-2026) e obtive a resposta (ao primeiro contacto) de que ''devido aos feriados recentes, poderá ter havido um impacto excecional nos prazos de processamento e entrega por parte dos nossos fornecedores e transportadoras, o que poderá ter originado o atraso face à data inicialmente prevista (30/03/2026), estamos a acompanhar a situação e faremos o possível para que a sua encomenda seja entregue com a maior brevidade possível, assim que tivermos uma atualização, entraremos em contacto. Assim sendo, exijo, no prazo máximo de 5 dias (uma vez que não tenho óculos e só tenho mais um par de lentes), procedam à entrega do referido, sob pena de resolução do contrato, e sem prejuízo do direito de indemnização por eventuais danos causados. Cumprimentos.
Recusa de entrega de prescrição
Exmos. Senhores, Recentemente fiz uma consulta de optometria, no dia 3 de março de 2026, com a MultiOpticas, que no final da consulta, e apesar da excelente explicação (em questões de dúvidas) do Optometrista durante todo o processo da consulta, foi-me recusado a entrega da receita. Para além de me negarem a mostrar qual o tipo de graduação que necessitava de ter, apenas poderia saber e ter acesso à prescrição, depois de comprar os óculos na própria ótica e depois de os levantar. Por mais que seja ou não uma política de loja, que no entanto, no consultório toda a publicidade diz o contrário (bastantes cartazes com a informação que disponibilizavam a receita, consulta gratuita, entre outros...). Acho também pertinente pronunciar-me sobre a incorrecta atitude da consultora de vendas, pois apenas me disse que tinha astigmatismo com um tom rude, recusou-se a dar valores, e a explicar o que era. Com este tipo de atendimento tive 0 vontade de fazer algum tipo de compra. Agradeço por ser ouvida. Cumprimentos.
Reclamação – Emissão incorreta de fatura anual do serviço Multicontact
Venho por este meio apresentar nova reclamação contra a MultiOpticas, no seguimento de uma reclamação anterior que foi aberta. Sou cliente do serviço Multicontact, cuja subscrição corresponde a um pagamento mensal fixo, totalizando um valor anual, sendo necessária a emissão de uma fatura anual única com o valor total pago, para efeitos de submissão e reembolso junto do meu seguro de saúde. No dia 15/12, solicitei por email à MultiOpticas a emissão da referida fatura anual, fornecendo todos os meus dados pessoais, fiscais e do seguro. Não obtive qualquer resposta. Perante a ausência de resposta, reforcei o pedido por email no dia 17/12, alertando para a urgência da situação, novamente sem resposta. No dia 18/12, dirigi-me presencialmente à loja da MultiOpticas no Braga Parque, onde a colaboradora que me atendeu enviou um email interno e abriu um ticket com carácter de urgência, reforçando que o pedido já tinha sido efetuado anteriormente e que a fatura era necessária para efeitos de reembolso do seguro. Apenas no dia 26/12 recebi uma resposta da MultiOpticas, informando que o pedido estaria em processamento e que a fatura seria enviada “assim que possível”, justificando o atraso com o elevado volume de solicitações. No dia 30/12, recebi ainda uma chamada telefónica da empresa a confirmar que a fatura seria enviada. Contudo, até essa data, nada foi recebido. No âmbito da reclamação apresentada à DECO PROteste, a MultiOpticas respondeu no dia 13/01, afirmando que a fatura anual já teria sido emitida e enviada para o meu email. Tal não corresponde à verdade, uma vez que não recebi qualquer fatura por email, tendo apenas tido acesso a um documento anexado à plataforma da reclamação. Adicionalmente, a fatura enviada apresentava um valor incorreto. Considerando que o valor mensal do serviço Multicontact é de 23,30 €, o montante anual total pago não corresponde ao valor inicialmente faturado de 139,80 €, situação que foi prontamente comunicada à empresa no próprio dia 13/01. Em resposta, no dia 14/01, a MultiOpticas emitiu uma nova fatura única apenas referente ao período de abril a dezembro de 2025, no valor de 209,70 €, alegando que, por constrangimentos no sistema, não é possível agregar os meses de janeiro, fevereiro e março, sugerindo que eu submeta essas faturas separadas juntamente com a fatura parcial anual. Esta solução não resolve o problema, uma vez que: O serviço é anual, pago mensalmente A seguradora exige uma única fatura anual com o valor total As faturas mensais de janeiro, fevereiro e março têm datas retroativas, motivo pelo qual a seguradora recusa a aceitação da documentação A própria MultiOpticas reconhece que se trata de um serviço anual, mas recusa emitir a fatura completa correspondente a todo o período Desta forma, continuo impedida de submeter a despesa ao meu seguro de saúde, apesar de ter cumprido todas as obrigações enquanto cliente e de ter solicitado atempadamente um documento fiscal correto, que considero legítimo e necessário. Solicito, assim, a emissão de uma única fatura anual, com o valor total efetivamente pago ao longo do ano, referente à totalidade do serviço Multicontact, bem como o envio dessa fatura para o meu email, de forma a permitir a regularização definitiva da situação.
Falta de envio de fatura anual do serviço Multicontact
Venho por este meio apresentar reclamação contra a empresa MultiOpticas, devido à falta de resposta eficaz e ao não envio da fatura anual referente à minha subscrição do serviço Multicontact, apesar de vários contactos realizados. No dia 15/12, enviei um email a solicitar a fatura anual com o valor total pago no presente ano, necessária para efeitos de submissão junto do meu seguro de saúde. Nesse email forneci todos os meus dados de identificação e do seguro. Não obtive qualquer resposta. Perante a ausência de resposta, voltei a contactar a empresa por email no dia 17/12, reiterando o pedido e informando da urgência da situação. Mais uma vez, não obtive resposta. No dia 18/12, dirigi-me presencialmente à loja da MultiOpticas no Braga Parque, onde a colaboradora que me atendeu enviou um email interno e abriu um ticket com carácter de urgência, reforçando que o pedido já tinha sido feito anteriormente e que a fatura era necessária para reembolso do seguro. Apenas no dia 26/12 recebi uma resposta por email da MultiOpticas, informando que o pedido estaria processado e que a fatura seria enviada “assim que possível”, justificando o atraso com elevado volume de solicitações. No dia 30/12, recebi ainda uma chamada telefónica por parte da empresa, na qual me foi confirmado que a fatura seria enviada. No entanto, até à presente data, continuo sem receber a referida fatura, apesar de todas as garantias dadas. Considero esta situação inaceitável, tratando-se de um documento fiscal obrigatório e necessário, solicitado com a devida antecedência e por múltiplos canais (email, loja física e contacto telefónico), sem que tenha havido uma resolução efetiva.
Recusa de entrega de receita de óculos após consulta de optometria.
Boa tarde, Realizei recentemente um exame de optometria com esta ótica, que, ao findar deste acabou por recusar a entrega da receita. Alegando que, apenas poderia levar a receita na OBRIGATORIEDADE de comprar os óculos na loja(Alegro Setúbal). Acredito não estar enganado na medida em que: O acesso ao resultado do exame é um direito de qualquer cliente, não podendo estar dependente da concretização de uma compra no mesmo estabelecimento. Por mais que seja uma política destas lojas, decerto que não compadece seriamente com a lei, acabando mesmo por ser considerada venda casada e/ou Marketing. O mesmo aconteceu com a óptica Alberto Oculista, ao que, acho totalmente descabido e uma falta de respeito para com o cliente, visando apenas a venda de óculos e, provavelmente por vezes até o diagnóstico errado. Agradeço que revejam estas situações por favor, informei-me realmente antes de fazer esta reclamação para ter a certeza absoluta de que é exatamente assim que tudo funciona segundo a lei, já que tais práticas condicionam a liberdade de escolha do consumidor. Obrigado desde já, Tiago.
Precisa de ajuda?
Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação
