Venho expor uma situação ocorrida na sequência de uma encomenda de uma lente de contacto na loja multiplicas no Alma Shopping, em Coimbra, que me causou grandes prejuízos e não foi devidamente tratada pela respectiva gerência.Sou cliente da multiplicas há mais de 10 anos, tendo aí encomendado todas as lentes de contacto e respectivos componentes e acessórios.No dia 5.12.2023 encomendei uma lente de contacto rígida da marca wohlk, modelo KE com os parâmetros indicados na receita médica entregue na loja.Foi estimado um prazo de entrega de 4 semanas, mas a lente só chegou no dia 30.01.2024, depois de insistências praticamente diárias da minha parte, manifestando sucessivamente a urgência no recebimento da lente, por força das consequências físicas (dores de cabeça, perda de capacidade de trabalho, etc) que estava a sofrer por causa da desactualizarão da lente antiga e da impossibilidade de usar a lente adequada e receitada pela médica.Esta lente é destinada a uma doença especifica, que é um queratocone, sendo a única solução, no meu caso particular, que me permite corrigir a deficiência de visão.Depois daquele prolongado tempo de espera (quase 2 meses), que já de si é suficientemente penoso e injustificável, a lente que me foi entregue não tinha os parâmetros adequados, nomeadamente ao nível do grau de excentricidade, que, para este tipo de lente, destinada à correcção da doença queratocibne, deve ser no mínimo 0,90 (segundo as próprias normas orientadores do laboratório/marca da lente), sendo que a lente que me foi enviada foi fabricada com 0,40 de excentricidade.Por causa deste erro grosseiro, suportei durante um dia inteiro uma lente desadequada à minha situação, com enorme desconforto, mas julgando tratar-se de um problema de adaptação da lente nova, o que podia ter-me causado danos na córnea, segundo informação posterior da oftalmologista.Por ter estranhado todo este desconforto, fui verificar os parâmetros da lente, detectando o erro, pelo que tive que marcar nova consulta urgente de oftalmologia (que me trouxe, naturalmente, custos acrescidos) para esclarecer o sucedido, tendo-me sido dito o que já referi acima sobre a desadequação do parâmetro da excentricidade e das consequencias desse erro.No final de tudo isto, o mínimo que podia exigir na loja era a devolução do dinheiro pago pela lente, mas o máximo que consegui foi esse compromisso verbal por parte de uma funcionária (a gerente estava em loja e não se dignou a receber-me, embora estivesse a par do caso, por ter sido com ela que falei várias vezes durante todo o este tempo), tendo-me sido indicado um prazo de 2 semanas para o reembolso.Ora, eu fiquei na indisponibilidade do dinheiro que paguei pela lente durante mais de 2 meses sem qualquer causa ou contrapartida, o que, por si só, me dá direito a que o mesmo me seja devolvido com juros de mora.Por outro lado, sofri enormes prejuízos não só com o atraso na entrega da lente, mas também com o cumprimento defeituoso da prestação acordada, que neste caso equivale a um incumprimento absoluto, já que a lente não serve o meu interesse e, por causa destes sucessivos erros, tive que suportar nova consulta de oftalmologia e estou ainda, passados mais de 2 meses, com a minha capacidade afectada, ao nível visual, com sequelas sérias e relevantes na moinha vida pessoal e profissional.Não sendo o erro da responsabilidade directa da multiopticas, mas antes do laboratório/fornecedor fabricante, a minha relação contratual foi unicamente com aquela empresa, pelo que deverá ser esta a responder pelos prejuízos que me foram causados.Depois de reclamações na loja e, por escrito, directamente para o departamento de apoio ao cliente , a multioptivas mostrou-se absolutamente insensivel à situação, afastando meramente a sua responsabilidade para terceiros, com justificações que considero inaceitáveis.Com os melhores cumprimentos,Leonor Pinto