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entrega de produto defeituoso/desadequado

Resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

L. P.

Para: MultiOpticas

07/03/2024

Venho expor uma situação ocorrida na sequência de uma encomenda de uma lente de contacto na loja multiplicas no Alma Shopping, em Coimbra, que me causou grandes prejuízos e não foi devidamente tratada pela respectiva gerência.Sou cliente da multiplicas há mais de 10 anos, tendo aí encomendado todas as lentes de contacto e respectivos componentes e acessórios.No dia 5.12.2023 encomendei uma lente de contacto rígida da marca wohlk, modelo KE com os parâmetros indicados na receita médica entregue na loja.Foi estimado um prazo de entrega de 4 semanas, mas a lente só chegou no dia 30.01.2024, depois de insistências praticamente diárias da minha parte, manifestando sucessivamente a urgência no recebimento da lente, por força das consequências físicas (dores de cabeça, perda de capacidade de trabalho, etc) que estava a sofrer por causa da desactualizarão da lente antiga e da impossibilidade de usar a lente adequada e receitada pela médica.Esta lente é destinada a uma doença especifica, que é um queratocone, sendo a única solução, no meu caso particular, que me permite corrigir a deficiência de visão.Depois daquele prolongado tempo de espera (quase 2 meses), que já de si é suficientemente penoso e injustificável, a lente que me foi entregue não tinha os parâmetros adequados, nomeadamente ao nível do grau de excentricidade, que, para este tipo de lente, destinada à correcção da doença queratocibne, deve ser no mínimo 0,90 (segundo as próprias normas orientadores do laboratório/marca da lente), sendo que a lente que me foi enviada foi fabricada com 0,40 de excentricidade.Por causa deste erro grosseiro, suportei durante um dia inteiro uma lente desadequada à minha situação, com enorme desconforto, mas julgando tratar-se de um problema de adaptação da lente nova, o que podia ter-me causado danos na córnea, segundo informação posterior da oftalmologista.Por ter estranhado todo este desconforto, fui verificar os parâmetros da lente, detectando o erro, pelo que tive que marcar nova consulta urgente de oftalmologia (que me trouxe, naturalmente, custos acrescidos) para esclarecer o sucedido, tendo-me sido dito o que já referi acima sobre a desadequação do parâmetro da excentricidade e das consequencias desse erro.No final de tudo isto, o mínimo que podia exigir na loja era a devolução do dinheiro pago pela lente, mas o máximo que consegui foi esse compromisso verbal por parte de uma funcionária (a gerente estava em loja e não se dignou a receber-me, embora estivesse a par do caso, por ter sido com ela que falei várias vezes durante todo o este tempo), tendo-me sido indicado um prazo de 2 semanas para o reembolso.Ora, eu fiquei na indisponibilidade do dinheiro que paguei pela lente durante mais de 2 meses sem qualquer causa ou contrapartida, o que, por si só, me dá direito a que o mesmo me seja devolvido com juros de mora.Por outro lado, sofri enormes prejuízos não só com o atraso na entrega da lente, mas também com o cumprimento defeituoso da prestação acordada, que neste caso equivale a um incumprimento absoluto, já que a lente não serve o meu interesse e, por causa destes sucessivos erros, tive que suportar nova consulta de oftalmologia e estou ainda, passados mais de 2 meses, com a minha capacidade afectada, ao nível visual, com sequelas sérias e relevantes na moinha vida pessoal e profissional.Não sendo o erro da responsabilidade directa da multiopticas, mas antes do laboratório/fornecedor fabricante, a minha relação contratual foi unicamente com aquela empresa, pelo que deverá ser esta a responder pelos prejuízos que me foram causados.Depois de reclamações na loja e, por escrito, directamente para o departamento de apoio ao cliente , a multioptivas mostrou-se absolutamente insensivel à situação, afastando meramente a sua responsabilidade para terceiros, com justificações que considero inaceitáveis.Com os melhores cumprimentos,Leonor Pinto

Mensagens (1)

MultiOpticas

Para: L. P.

07/03/2024

Exma. Sr.ª D. Leonor Pinto,Acusamos a receção do e-mail infra, o qual mereceu a nossa melhor atenção.Antes de mais, é importante clarificar que não corresponde à verdade que a MultiOpticas se tenha mostrado insensível quanto à situação.Não é essa a nossa forma de atuação com os nossos clientes.Conforme já tivemos oportunidade de transmitir a V. Exa. em resposta a anteriores e-mails, a MultiOpticas encetou todas as diligencias possíveis (inclusive mais do que uma vez por dia), junto do laboratório, para que as lentes fossem enviadas com a maior brevidade.Sendo que, o prazo estimado de entrega de 4 semanas era e é exatamente isso, uma estimativa. Nunca a MultiOpticas se vinculou com um prazo efetivo de entrega, nem o poderia fazer considerando que a entrega das lentes depende de terceiros.Acresce que, a primeira prescrição era completamente omissa quanto ao tipo de lente, de entre as lentes Wa¶hlk possíveis, não especificando nomeadamente se seriam umas lentes KE, AS ou Paul, ao contrário do que V. Exa. alega, e todas elas com parâmetros de excentricidade distintos.Mais, esta prescrição, não continha, como deveria, qualquer indicação sobre os parâmetros de excentricidade, de sobremaneira importantes neste caso, por estar em causa uma patologia como aquela que V. Exa. disse, entretanto, ter, e que tanto a loja como o laboratório desconheciam, nada constando também a esse propósito da prescrição.A segunda receita, essa sim, já vinha devidamente preenchida com todos os parâmetros.Tal como também já tivemos oportunidade de referir, a devolução do valor pago foi efetuada dentro do prazo legal para o efeito, após a respetiva solicitação, não havendo, por isso, lugar ao pagamento de quaisquer juros de mora.Lamentamos o incómodo que a situação possa ter causado e compreendemos o desagrado que o atraso na entrega das lentes por parte do laboratório possa ter gerado. Tanto mais que prontamente diligenciámos pela restituição do valor pago, após devolução das lentes.No entanto, não podemos aceitar que nos sejam imputadas falhas ou omissões que não dependeram da nossa atuação, direta ou indiretamente, considerando o teor da primeira prescrição emitida.Na certeza da melhor compreensão de V. Exa. em face do que antecede, apresentamos os nossos melhores cumprimentos,CumprimentosDepartamento Apoio ao Cliente MultiopticasGrandVision PortugalEapoiocliente@multiopticas.pt


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