Reclamações públicas

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S. C.
17/06/2025

Peça automovel em falta

Exmos. Senhores, Sofri um acidente de viação no dia 1 de abril e a oficina Nissan Carby Olivais encomendou as peças em falta para consertar o meu carro, já temos todas as peças menos uma, falta o MOULDING-FRONT ref.620705SHOB, estou à espera desta peça há quase 2 meses para poder arranjar o meu carro, a Nissan não tem data prevista para a entrega desta peça, o meu carro é de 2020, ou seja nem é novo, de forma a que as peças ainda não estejam disponiveis, nem é antigo ao ponto das peças já não se fabricarem. É o meu segundo carro eletrico Nissan, gosto da marca e tenho confiança na marca, ou melhor tinha... pois nunca pensei estar 2 meses à espera de um friso de parachoques, pois quando se tem acidentes de carro, é a peça mais obvia de susbtituir.... Peço ajuda na celeridade de obter a peça em falta o mais breve possivel. Preciso do carro para me deslocar. Cumprimentos.

Encerrada
A. A.
22/05/2025

NISSAN QASHQAI 40-UM-27 - GARANTIA

Exmos. Senhores, Venho por este meio reclamar da seguinte situação. Segundo o certificado de garantia da Nissan, vem explicito na página 8 alínea 1.3 que as garantias por corrosão têm de ter perfuração e ser originárias de dentro para fora. No passado dia 02 de Maio de 2025, fiz uma reclamação ao Concessionário Auto Elge que a minha viatura apresentava corrosão no interior da porta frente direita e esquerda, este prontamente registaram o incidente e fizeram proceder á Nissan . Na reclamação do concessionário vem explicito que a corrosão apresentada tem perfuração e que se origina no interior da porta da viatura ( segundo os critérios de avaliação do fabricante ). Após vários contatos com a Nissan estes insistem que a reclamação está fora do âmbito da garantia do fabricante. A viatura tem uma garantia comercial de 12 anos acordada com o fabricante e estes insistem em não assumir. A revisões são sempre feitas na concessão. Fotos em anexo. Cumprimentos. António Araújo

Encerrada
J. G.
05/03/2025

Reclamação no âmbito da garantia 02-SP-74

Exmos. Senhores, Bom dia, venho por este meio reclamar a condição da bateria alvo de anterior reporte na ação de manutenção ordinária de 2024 em que:foi reportado a ocorrência de alcance de autonomia  rondar os 160km;eventos em que autonomia decrescia de forma abrupta de 120km para menos de 30km;Estes eventos foram reportados tendo sido recomendado um teste à bateria, o mesmo foi por mim reportado aquando da marcação da manutenção ordinária marcada para fevereiro do presente ano.Nesta manutenção foi feita a referência a`foi feita referência ao problema, reportado desde o primeiro ano de manutenção, que se prende com o software dos menus, nomeadamente no menu de ligação ao centro de dados para reportar a situação comparativa da telemetria dos outros condutores de LEAF;necessidade identificada de efetuar o teste à bateria de alta tensão, tendo sido dito pela oficina que necessitava de mais de um dia para conduzir o teste;mais a execução da manutenção ordinária corrente prevista.No que concerne à primeira anomalia é de referir que:a mesma foi reportada no primeiro ano da compra do carro;em 2018 ou 2019 esteve presente um elemento da Nissan da península ibérica que verificou o anomalia e ficou pendente a sua apreciação;em todos os anos a anomalia foi reiteradamente reportada à oficina mantendo-se pendente a sua resolução;em 2025 foi-me dito pelo técnico da Autogirar que a mesma não era anomalia é que todos os carros tinham a mesma configuração;Tal foi invalidado pela visualização de outra viatura ano local em que o menu apresentava no final da apresentação dos dados de performance o botão no ecrã de repetir, outro de concluir e o com a seta no canto superior esquerdo de retroceder,na minha viatura apenas aparece a seta de retroceder no canto superior esquerdo o concluir, na posição da tecla de repetir executando a função de repetir e na posição da tecla concluir nada aparece sendo que se tocar no ecrã nessa posição  a macro de concluir é executada;remeto ao ecrã apresentado, com a falha na apresentação dos botões.sendo que o impacto no dia a dia é negligenciável a realidade é que uma falha existe no carro que comprei novo, à qual nenhuma resposta foi dada para a correção mesma. Referente a segunda anomalia é de referir que:no ano de 2024 a quando da intervenção ordinária foi reportada a ocorrência de falha na indicação de energia na bateria em condução normal, tendo sido evidenciado a redução abrupta (aprox. 2km de percurso)do nível de bateria de 8 pin e aprox. 100km de autonomia para 2pin e menos de 30km de autonomia.na manutenção disseram que teria de ser marcado para a próxima vez um teste a bateria para verificação do estado;tal foi referido aquando da marcação da manutenção ordinária de 2025, tendo o veículo ficado na oficina mais de um dia;na recolha da viatura foi pedido o relatório do teste à bateria, assim como o valor da sua capacidade, tendo sido referido que não foi identificada anomalia e o estado da bateria seria de 80%;O relatório apresentado remete em anexo ao que contestei quer pelo autonomia do viatura (cerca 150km), que pelo relatório não especificar qualquer dado sobre o estado da mesma;é de referir que a ocorrência não se apresenta senão com uma capacidade abaixo dos 70% sendo a evolução de degradação quase que imediata e quando o veículo se apresenta numa subida (consumo elevado) e que após quando parado acorre uma recuperação gradual no espaço de 2 a 3 minutos;remeto em anexo relatório do estado da bateria apresentado.É de referir que o carro é um Nissan 30kw de 2017, apresenta um consumo médio baixo 11kw/100km,  sendo sempre alvo de cuidados na forma de condução e na gestão dos carregamentos, comprovados pela telemetria partilhada com a Nissan.É ainda de referir que está viatura é o meu segundo Nissan Leaf, sendo o anterior de 2011 e que sou proprietário de um terceiro de 62kw de 2023. Solicito que:seja dada resposta a anomalia no LCD;seja a verificação do estado da bateria e apresentado relatório do estado da mesma - sendo que de acordo com a minha experiência de condução a capacidade da mesma deve 18kw de energia útil, apresentando uma autonomia de 150 a 160 km, com um consumo de 11 a 11,5 kw/100km. Cumprimentos.

Encerrada
H. P.
20/02/2025

49-XD-73

Exmos. Senhores, No seguimento, da estimativa de reparação em anexo, venho por este meio, expor o seguinte. Adquiri em fevereiro de 2019, a viatura Nissan Qashqay 1.3 - 140 Cv, matrícula 49-XD-73, religiosamente efetuei todas as revisões solicitadas pela marca na marca, viatura essa, que pode ser comprovada pela oficina, em como tem sido estimada e cuidada. o único senão, até aos dias de hoje, foi a pintura do para-choques dianteiros que sem qualquer motivo, começou a perder o verniz nas curvas do referido para-choques, numa das revisões salientei esse facto, ao qual fui informado que a garantia tinha espirado e que deveria tentar uma exposição a marca (nunca fiz, por falta de tempo possivelmente), no entanto, como referi anteriormente, a viatura efetuou as manutenções pela marca anualmente e sem que os Km`s assim o exigissem. Em nenhuma altura fui informado para a possível anomalia ou cuidados com a qual me deparo hoje e me vejo sem qualquer apoio por parte da marca. No dia 07 de fevereiro 2025, sexta feira, por volta das 17h, a viatura sem qualquer aviso/ alerta/ anomalia no quadrante, obriga a ser imobilizada por deitar fumo pelo capot e apos a imobilização da mesma (imediato e instintivo, por dois motivos, receio de danificar a viatura e por ter um menor no interior da viatura), contactei a seguradora para transportar a mesma para a oficina da marca. Durante o fim de semana, pesquisei sobre as possíveis anomalias e não quis acreditar/ crer no que lia. Como era possível que uma marca, a qual eu admirava pela confiança que o nome transmitia, tinha uma falha tao grave e os proprietários das viaturas não eram alertados para a possível falha. No dia 10 de fevereiro de 2025, fui a Nissan Caetano Power, obtive a confirmação de algo que para mim não seria credível, uma simples falha de uma determinada peça, que não é de desgaste rápido ou não seria, teria consequências tao danosas. Foi me dado a esperança, de que existiria a possibilidade de ser o termostato a única peça danificada e que seria esse o “calcanhar de Aquiles” deste modelo, dia 13 de fevereiro, recebo a informação que eu não queria ouvir, necessário substituir o motor e apresentam uma “estimativa de reparação”. Venho por este meio questionar, é justificável ser eu o único prejudicado por uma avaria, que sendo do vosso conhecimento, não teriam a obrigação de informar os proprietários para terem atenção, não deveria ter existido um recale do referido modelo para a troca do termostato por um que desse uma maior segurança/ confiança aos proprietários. Sinto me enganado e desacompanhado por uma marca a qual tinha confiança e a qual recomendei a várias pessoas e que seguiram o meu concelho, os quais agora devido a minha influência na aquisição do mesmo modelo, se veem desconfiados se terão sido bem-aconselhados, num ponto eles estão mais descansados, foram informados das possíveis consequências e que terão de verificar com bastante frequência o nível do liquido refrigerador e caso detetem consumo do mesmo, contactar com urgência uma oficina para verificação/ validaçao do estado do termostato. Infelizmente não tive ninguém que me alertasse. Uma vez mais, sinto-me desiludido por não ter sido alertado e perdi a confiança numa marca que eu admirava e que pensava que seria A MARCA a considerar para aquisição/ substituição da atual. Com base, na confiança que tinha em vós, agradecia que tivessem em consideração esta exposição e que fosse possível apresentarem uma alternativa viável e que vá de acordo ao interesse de ambas as partes e que possa restabelecer a confiança que eu tinha na marca. Reafirmo que se trata de uma viatura que não falhou com as manutenções programadas pela marca e que não tem km `s acima da média. Se considerarmos a estimativa de reparação versus os anos da viatura, julgo que o valor deverá ser excessivo, considerando o valor atual da viatura. P.S. Dada a anomalia verificada e os números de casos conhecidos, penso que não deveria ter sido eu a apresentar o caso, mas sim a oficina. Cumprimentos.

Encerrada
R. C.
17/01/2025

Bateria dentro da garantia perdeu autonomia mas Nissan não assume

Exmos. Senhores, Em 18/10/2018 adquiri um Nissan Leaf II 40KW . Venho por este meio expor a minha situação, tenho um leaf II adquirido em 18/10/2018 comprado novo e sempre assistido na marca. Faz cerca de 100km diários e a bateria tem sido mantida dentro dos valores aconselhados (20 e 80%). Tem neste momento 142mil quilómetros e foi sempre carregado em casa, tendo feito carregamentos rápidos para menos de 5mil quilómetros em todo o período de utilização. Estava extremamente satisfeito com a viatura, até que comecei a sentir que fazia menos quilómetros com uma carga, comecei a tomar mais atenção e percebi que nos últimos 50%da bateria havia uma anomalia, em aceleração, com carga, pessoas ou subidas a bateria baixava abruptamente, mais de 1% por quilómetro, em alguns caso até 5/10% ( subidas de maior inclinação), restituindo parte da percentagem perdida depois de diminuir a inclinação/aceleração, mas nunca perto do valor que estava, traduzindo-se numa perda de mais de 1% por quilómetro. Reportei imediatamente à Nissan de Almada e fui encaminhado para a Nissan de Sintra, tendo esperado 2 meses por uma marcação, só para ouvir que não é uma degradação da bateria é uma avaria da bateria e isso são coisas completamente diferentes por isso não está coberto pela garantia de 8 anos ou 160mil quilómetros da Nissan. A minha questão é mesmo esta, a Nissan aquando da venda nunca me informou desta diferença relativamente à garantia da bateria, sempre me foi dito que a bateria tinha uma garantia de 8 anos ou 160 mil e que se a autonomia do mesmo diminuísse drasticamente, poderia ativar a garantia. Aquando da compra era possível fazer cerca de 230 quilómetros por carga, neste momento apenas 150, que se traduz numa perda de autonomia de 35% o que seria suficiente para acionar a garantia. Por esta situação não posso deixar de me sentir enganado pela Nissan, uma marca cuja filosofia no seu país de origem assenta no cuidado ao cliente, no serviço pós venda e à garantia que dá aos seus veículos, oferecendo tranquilidade a quem os compra, aqui em Portugal não segue o mesmo exemplo, aparentemente é uma marca que foge à suas responsabilidades com desculpas para não assumir que simplesmente vendeu um mau produto e não quer saber dos clientes. Neste momento estou preso a um carro que não posso vender, pois não sou capaz de enganar ninguém, mas que a continuar com o defeito que tem irá falhar a qualquer momento. A única hipótese que a Nissan de Sintra me deu foi dar um orçamento para abrir a bateria para depois dar um orçamento para a arranjar, ou seja, ficar sem carro (porque já não tenho direito a carro de substituição) e completamente a mercê de qualquer valor que possam inventar no segundo orçamento já com a bateria aberta. Defeitos todos os carros têm e gostaria de poder dizer que o meu apesar de os ter a Nissan reconheceu e me ajudou, no entanto não foi o que aconteceu. Por este motivo torna-se muito difícil alguma vez voltar a comprar esta marca ou recomendar a qualquer pessoa.

Encerrada
N. C.
10/01/2025

Garantia

Exmos. Senhores, Venho expor o meu caso relativamente à garantia das baterias carro elétrico Nissan Leaf. Tenho um Nissan Leaf de 2021 elétrico na qual bloqueou no carregamento tendo que ir para a oficina de reboque, após diagnóstico foi-me dito que não iriam cobrir porque o veículo tem 103 mil km e a garantia só cobre componentes até aos 100 mil. O diagnóstico foi falta de isolamento nas baterias. Estou a referir um carro com apenas 3 anos e 103 mil km e garantias das baterias são de 8 anos ou 160 mil km. Essa perda de isolamento não terá haver com defeito de fabrico das próprias baterias? estamos a falar de 3 mil km a mais do que a dita garantia falam que não cobre. Para mim o isolamento pertence à bateria e deveriam assumir visto que o carro tem simplesmente 3 anos. descontentamento perante a marca, pois não se admite, refiro viatura com 3 anos, pouco mais de 100 mil km (103 mil km), ter defeito de isolamento nas baterias. Visto que a garantia das baterias é de 160 km ou 8 anos e o problema está no seu isolamento, reforço mais uma vez provavelmente defeito de fabrico. Iludem as pessoas para aquisição e depois não assumem perante o cliente e dão valores de reparação extravagantes, é tudo a "roubar" os pobres, é mesmo caso de desilusão com a marca e excluir os clientes. Cumprimentos.

Encerrada
D. V.
02/10/2024

Viatura avariada

O meu carro Nissan Juke BD-51-XO, que comprei novo na Nissan Caetano Power de Benfica em Setembro de 2023, avariou dia 24/09/2024 (avaria sistema HEV sem potencia) e deu entrada no concessionário Nissan Caetano Power em Benfica dia 25/09/2024. No dia 24 a Nissan facultou-me um carro de substituição que fui levantar na europcar aeroporto de Lisboa e entreguei dia 27/09/2024, uma vez que me foi dito ao telefone pela assistência Nissan que era o prazo estipulado para este tipo de situação. No entanto passado 1 semana nunca mais tive noticias do concessionário e/ou do apoio ao cliente Nissan, para quem liguei várias vezes a solicitar um ponto de situação sobre o estado do processo. Pois estou sem carro desde do dia 27/09/2024 e o concessionário ainda não pegou no meu carro, nem tem ideia de quando iria conseguir ver a avaria e reparação da mesma, e nem sequer ainda teve um veículo de cortesia disponível para me emprestar ao fim de uma semana. O que pretende é saber quais são os meus direitos em relação ao serviço após vendo?, o que abrange a garantia da viatura?, e se tenho ou não direito a um veículo de substituição? Além disso também queria saber qual é o prazo contratual neste tipo de situação para resolver a avaria e reparação da viatura? Obrigado Cumprimentos.

Encerrada
R. G.
28/08/2024

Software avaria o Nissan Juke

Exmos. Senhores, Tenho um Nissan Juke desde 2021. Em 2022 quando estava a sair de casa de um familiar, ao ligar o carro apareceu um aviso laranja no visor do carro a dizer para imobilizar o carro e o levar à oficina. Bloqueou o andamento do carro a 10 km hora e tive que o imobilizar e chamar um reboque. Da oficina disseram-me que tinha sido uma actualização de software que tinha corrido mal. Não havia nenhuma avaria. O carro estava em garantia e a Nissan não cobrou nenhum serviço. No dia 17 de agosto de 2024 ía a caminho de Viseu. Moro em Sintra. Na auto-estrada, zona de Pombal, apareceu um aviso laranja no visor a dizer que tinha uma avaria no motor e que devia ir imediatamente a um concessionário. Parei o carro na estação de serviço de Pombal, liguei para a assistência em viagem da Nissan, que não funciona, desisti e accionei o seguro. Esperei pelo reboque e depois por um taxi para me levar de novo para casa. O carro foi entregue 5 dias depois na Nissan de Sintra em Rio de Mouro. Perguntaram-me o que tinha acontecido. Expliquei que apareceu um aviso no visor e que tinha sentido perda de potência no motor. Quatro dias depois, sem ter nenhuma informação da oficina liguei e informaram-me que podia ser do turbo. Pediram-me para fazer uma actualização do software (esta é hilariante), para comprovarem que não existia nenhuma avaria mecânica e para verem se a actualização resolvia o problema. Dois dias depois fui buscar o carro. A actualização do software tinha resolvido a questão, não era avaria mecânica no turbo. E cobraram-me 215.00€ ... Ora bem, vamos a ver se nos entendemos: - 1º - A Nissan coloca dentro do motor do seu carro aquilo que bem entender. Não sendo eu mecânico, presumo que a opção de colocarem um pequeno computador junto com a mecânica seja para eles, Nissan, uma vantagem para poderem fazer diagnósticos e comandarem informáticamente certas funções dos seus carros. Perfeito. Mas essa funcionalidade não fui eu que a pedi. É uma opção da Nissan. Não é um extra que eu tenha pedido. - 2º - Existem em termos informáticos dois conceitos diferentes: actualização e upgrade. Regra geral, as actualizações não são pagas. Os upgrades são. Se eu quiser passar do Windows 10 para o Windows 11, é um upgrade e tenho que o pagar. Já as actualizações de sistema não são cobradas ao consumidor. Isto, no mundo da informática que a Nissan decidiu embutir nos seus carros, mas cujo conceito ignora. - 3º - É prática corrente, as software houses enviarem um aviso a informar de uma futura actualização de software. Eu sou notificado e, ou faço imediatamente, ou faço quando me fôr mais conveniente. A Nissan não só não avisa, como depois faz actualizações sem o consumidor saber, não funciona, bloqueia o carro, obriga o consumidor a accionar o seguro para ter reboque e transporte para casa e fica uma semana, quinze dias ou mais sem a viatura. Porque houve uma actualização de software ... - 4º - Se o software não funciona, se dá erro, se não há mão de obra envolvida, se não há troca de peças, porque é que eu tenho que pagar pela incompetência da Nissan? Qualquer software tem upgrades, correcção e eliminação de bugs para melhoria do software. Ninguém cobra por isso. A Nissan cobra. Forte e feio. Cumprimentos.

Encerrada
T. D.
14/03/2024

Reclamação Auto

Boa tarde, o meu nome é Victor Manuel Paulo Duarte Antunes, comprei um carro da Nissan modelo Juke com a matricula 23-ZU-07 em 2020, o carro já não está na garantia, mas o que aconteceu ao carro, para mim é um defeito de fabrico e por isso acho injusto o que a Nissan fez, ou seja passo a explicar, desde que comprei o carro que tenho feito sempre as manutenções na marca, eu comprei o carro na Caetano power na sua delegação em Setúbal, a última manutenção foi feita em Outubro do ano passado e dei conta que passado pouco tempo o reservatório da água do radiador estava com nível baixo, e no dia 18 de Janeiro deste ano eu estava a conduzir o carro e ele de repente começa a perder potência e pouco depois aparece uma mensagem no visor para parar o carro e contactar uma oficina, foi o que eu fiz, chamei o reboque e este levou o carro para a oficina em Setúbal, eles verificaram que o motor teve um aquecimento enorme de tal maneira que derreteu partes do motor e tem de levar um motor novo, a nissan perante esta avaria paga 63 a 64 por cento do custo e á minha conta tenho de pagar o restante que será uma média de 6.500 euros, o carro nunca me deu indicação de temperatura alta, nunca apareceu nenhuma mensagem no visor a dizer que a temperatura estava alta, a minha indignação é que um carro com uma tecnologia tão avançada tenha falhado neste ponto que é o coração do motor, embora o carro já não esteja na garantia, para mim esta avaria é um defeito de fabrico, nunca devia de ter acontecido, eu pensava que a Nissan sendo uma marca tão avançada com tecnologia de ponta, uma marca com tanto prestigio internacional perante um caso destes assumisse todas as despesas da avaria, mas enganei-me e só participa com os tais 63 ou 64 por cento, e mais vão colocar um motor novo e eu daqui a um ou dois anos estou outra vez com o mesmo problema, porque a avaria deve de estar no sftower do carro, lamento profundamente que seja assim, mas eu não posso fazer nada, mas custa ver isto, enfim..............O que me levou a enviar-lhe este email é só os engenheiros da Nissan verem este caso e que consigam solucionar o problema para que nunca mais volte a acontecer a ninguém que confie na marca tal como eu confiava, a partir daqui quando me entregarem o carro com o motor novo vou andar sempre com o coração nas mãos a ver se o motor não volta a derreter com a temperatura elevada.

Encerrada
H. D.
13/03/2024

Garantia de reparação

Venho por este meio a reclamar a garantia, serviço e qualidade do carro e marca.Na Sexta-feira, 16 de Fevereiro o meu carro ficou parado por volta das 20:30 horas com uma mensagem de erro de Reparação do sistema EV. Liguei para a assistência da Nissan e indicaram-me que iam enviar um reboque e que aproximadamente em 1 hora estariam lá para levar o carro.Só no Sábado é que vieram buscar o carro perto do meio-dia. Na Segunda-feira, 19 de Fevereiro, por volta das 16 horas, liguei para a Nissan para saber se já tinham entregue o carro na oficina da Carby de Loures porque não me tinham chamado e indicaram-me que não sabiam dizer onde estava o meu carro. Liguei para a pessoa do reboque e ele indicou-me que não sabia porque o meu carro ainda estava na base e que iria proceder para levá-lo à oficina. Na Terça-feira, confirmei que o carro chegou à oficina, disse que precisava da ajuda o mais rápido possível porque esse carro é o meu trabalho e disseram que não podíam fazer nada até a semana do dia 26 de Fevereiro, porque estavam muito cheios. Na Segunda-feira, 26, fui até à oficina e indicaram-me que não tinham ideia de onde estava o meu carro, pediram o número da matrícula e então que iriam procurá-lo e ligar-me, o rapaz deu as costas e foi embora sem dizer nada mais. Fez uma reclamação através da Nissan e a Carby por o tempo que já tinha o meu carro sem resposta alguma e sem possibilidade de viatura de cortesia. Depois de 3 semanas é que ligaram (7 de Março) a dizer que fizeram o diagnostico e que era a bateria de 12v o que estava a falhar e tinha que pagar quase 300 euros por trocar a bateria e o diagnostico. O carro foi entregue na Sexta (8 de Março).Na segunda feira 11 de Março (3 dias com o carro) por volta das 19h depois de carregar o carro quando foi dar start apareceu novamente a mensagem de Reparação do sistema EV, esse mesmo dia levei o carro a oficina e deixei-lo la. Na terça as 8h foi a oficina para dar entrada do carro e procurar informação e me disseram que novamente tinha que esperar uma vaga para fazer novamente outro diagnostico.Hoje liguei para ter informação e a pessoa indicou que supostamente agora o problema era bateria de alta tensão, e que deviam passar um orçamento para abrir a bateria e saber qual é o problema.Minha reclamação e descontente com tudo isto é: - Mal serviço de reboque. - Sem possibilidade de carro de cortesia por parte da oficina por duas vezes, quando no momento que comprei a viatura foi um dos serviços que tinha a marca. - Tempo de resposta. - Carro novo de agencia com só 2 anos e já com problemas? - Ter pagado um diagnostico para reparação e aos 3 dias volta a dar o mesmo erro. Agora novamente tenho que voltar a pagar outro diagnostico pelo mesmo erro? - Quase 1 mês sem poder trabalhar. Quem vai me pagar todo esse tempo sem poder trabalhar? E com uma situação neste momento onde a minha filha está no hospital e sem carro de cortesia para poder me movimentar.

Encerrada

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