Reclamações públicas

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F. J.
17/09/2025

Nissan avaria 20.000km, não tem peças! Demora abusiva reparação!!!

Carro novo com 20.000km com avaria na bomba d'água, sem previsão para entrega da peça, não há em estoque. Nissan está falida , não responde e não dá satisfação para seus clientes. Viatura encontrasse na loja de Portimao ( Nissan Carby). Já faz quase 20 dias na oficina e não ne dão nenhuma previsão de quando a peça chega. Disseram que pode demorar até 3 meses. Estou pagando o carro ainda, seguro e tudo mais. Não me deram nem um veículo de substituição. Não tenho como levar meu filho na creche, nem consigo trabalhar.

Encerrada
S. C.
17/06/2025

Peça automovel em falta

Exmos. Senhores, Sofri um acidente de viação no dia 1 de abril e a oficina Nissan Carby Olivais encomendou as peças em falta para consertar o meu carro, já temos todas as peças menos uma, falta o MOULDING-FRONT ref.620705SHOB, estou à espera desta peça há quase 2 meses para poder arranjar o meu carro, a Nissan não tem data prevista para a entrega desta peça, o meu carro é de 2020, ou seja nem é novo, de forma a que as peças ainda não estejam disponiveis, nem é antigo ao ponto das peças já não se fabricarem. É o meu segundo carro eletrico Nissan, gosto da marca e tenho confiança na marca, ou melhor tinha... pois nunca pensei estar 2 meses à espera de um friso de parachoques, pois quando se tem acidentes de carro, é a peça mais obvia de susbtituir.... Peço ajuda na celeridade de obter a peça em falta o mais breve possivel. Preciso do carro para me deslocar. Cumprimentos.

Encerrada
A. A.
22/05/2025

NISSAN QASHQAI 40-UM-27 - GARANTIA

Exmos. Senhores, Venho por este meio reclamar da seguinte situação. Segundo o certificado de garantia da Nissan, vem explicito na página 8 alínea 1.3 que as garantias por corrosão têm de ter perfuração e ser originárias de dentro para fora. No passado dia 02 de Maio de 2025, fiz uma reclamação ao Concessionário Auto Elge que a minha viatura apresentava corrosão no interior da porta frente direita e esquerda, este prontamente registaram o incidente e fizeram proceder á Nissan . Na reclamação do concessionário vem explicito que a corrosão apresentada tem perfuração e que se origina no interior da porta da viatura ( segundo os critérios de avaliação do fabricante ). Após vários contatos com a Nissan estes insistem que a reclamação está fora do âmbito da garantia do fabricante. A viatura tem uma garantia comercial de 12 anos acordada com o fabricante e estes insistem em não assumir. A revisões são sempre feitas na concessão. Fotos em anexo. Cumprimentos. António Araújo

Encerrada
J. G.
05/03/2025

Reclamação no âmbito da garantia 02-SP-74

Exmos. Senhores, Bom dia, venho por este meio reclamar a condição da bateria alvo de anterior reporte na ação de manutenção ordinária de 2024 em que:foi reportado a ocorrência de alcance de autonomia  rondar os 160km;eventos em que autonomia decrescia de forma abrupta de 120km para menos de 30km;Estes eventos foram reportados tendo sido recomendado um teste à bateria, o mesmo foi por mim reportado aquando da marcação da manutenção ordinária marcada para fevereiro do presente ano.Nesta manutenção foi feita a referência a`foi feita referência ao problema, reportado desde o primeiro ano de manutenção, que se prende com o software dos menus, nomeadamente no menu de ligação ao centro de dados para reportar a situação comparativa da telemetria dos outros condutores de LEAF;necessidade identificada de efetuar o teste à bateria de alta tensão, tendo sido dito pela oficina que necessitava de mais de um dia para conduzir o teste;mais a execução da manutenção ordinária corrente prevista.No que concerne à primeira anomalia é de referir que:a mesma foi reportada no primeiro ano da compra do carro;em 2018 ou 2019 esteve presente um elemento da Nissan da península ibérica que verificou o anomalia e ficou pendente a sua apreciação;em todos os anos a anomalia foi reiteradamente reportada à oficina mantendo-se pendente a sua resolução;em 2025 foi-me dito pelo técnico da Autogirar que a mesma não era anomalia é que todos os carros tinham a mesma configuração;Tal foi invalidado pela visualização de outra viatura ano local em que o menu apresentava no final da apresentação dos dados de performance o botão no ecrã de repetir, outro de concluir e o com a seta no canto superior esquerdo de retroceder,na minha viatura apenas aparece a seta de retroceder no canto superior esquerdo o concluir, na posição da tecla de repetir executando a função de repetir e na posição da tecla concluir nada aparece sendo que se tocar no ecrã nessa posição  a macro de concluir é executada;remeto ao ecrã apresentado, com a falha na apresentação dos botões.sendo que o impacto no dia a dia é negligenciável a realidade é que uma falha existe no carro que comprei novo, à qual nenhuma resposta foi dada para a correção mesma. Referente a segunda anomalia é de referir que:no ano de 2024 a quando da intervenção ordinária foi reportada a ocorrência de falha na indicação de energia na bateria em condução normal, tendo sido evidenciado a redução abrupta (aprox. 2km de percurso)do nível de bateria de 8 pin e aprox. 100km de autonomia para 2pin e menos de 30km de autonomia.na manutenção disseram que teria de ser marcado para a próxima vez um teste a bateria para verificação do estado;tal foi referido aquando da marcação da manutenção ordinária de 2025, tendo o veículo ficado na oficina mais de um dia;na recolha da viatura foi pedido o relatório do teste à bateria, assim como o valor da sua capacidade, tendo sido referido que não foi identificada anomalia e o estado da bateria seria de 80%;O relatório apresentado remete em anexo ao que contestei quer pelo autonomia do viatura (cerca 150km), que pelo relatório não especificar qualquer dado sobre o estado da mesma;é de referir que a ocorrência não se apresenta senão com uma capacidade abaixo dos 70% sendo a evolução de degradação quase que imediata e quando o veículo se apresenta numa subida (consumo elevado) e que após quando parado acorre uma recuperação gradual no espaço de 2 a 3 minutos;remeto em anexo relatório do estado da bateria apresentado.É de referir que o carro é um Nissan 30kw de 2017, apresenta um consumo médio baixo 11kw/100km,  sendo sempre alvo de cuidados na forma de condução e na gestão dos carregamentos, comprovados pela telemetria partilhada com a Nissan.É ainda de referir que está viatura é o meu segundo Nissan Leaf, sendo o anterior de 2011 e que sou proprietário de um terceiro de 62kw de 2023. Solicito que:seja dada resposta a anomalia no LCD;seja a verificação do estado da bateria e apresentado relatório do estado da mesma - sendo que de acordo com a minha experiência de condução a capacidade da mesma deve 18kw de energia útil, apresentando uma autonomia de 150 a 160 km, com um consumo de 11 a 11,5 kw/100km. Cumprimentos.

Encerrada
H. P.
20/02/2025

49-XD-73

Exmos. Senhores, No seguimento, da estimativa de reparação em anexo, venho por este meio, expor o seguinte. Adquiri em fevereiro de 2019, a viatura Nissan Qashqay 1.3 - 140 Cv, matrícula 49-XD-73, religiosamente efetuei todas as revisões solicitadas pela marca na marca, viatura essa, que pode ser comprovada pela oficina, em como tem sido estimada e cuidada. o único senão, até aos dias de hoje, foi a pintura do para-choques dianteiros que sem qualquer motivo, começou a perder o verniz nas curvas do referido para-choques, numa das revisões salientei esse facto, ao qual fui informado que a garantia tinha espirado e que deveria tentar uma exposição a marca (nunca fiz, por falta de tempo possivelmente), no entanto, como referi anteriormente, a viatura efetuou as manutenções pela marca anualmente e sem que os Km`s assim o exigissem. Em nenhuma altura fui informado para a possível anomalia ou cuidados com a qual me deparo hoje e me vejo sem qualquer apoio por parte da marca. No dia 07 de fevereiro 2025, sexta feira, por volta das 17h, a viatura sem qualquer aviso/ alerta/ anomalia no quadrante, obriga a ser imobilizada por deitar fumo pelo capot e apos a imobilização da mesma (imediato e instintivo, por dois motivos, receio de danificar a viatura e por ter um menor no interior da viatura), contactei a seguradora para transportar a mesma para a oficina da marca. Durante o fim de semana, pesquisei sobre as possíveis anomalias e não quis acreditar/ crer no que lia. Como era possível que uma marca, a qual eu admirava pela confiança que o nome transmitia, tinha uma falha tao grave e os proprietários das viaturas não eram alertados para a possível falha. No dia 10 de fevereiro de 2025, fui a Nissan Caetano Power, obtive a confirmação de algo que para mim não seria credível, uma simples falha de uma determinada peça, que não é de desgaste rápido ou não seria, teria consequências tao danosas. Foi me dado a esperança, de que existiria a possibilidade de ser o termostato a única peça danificada e que seria esse o “calcanhar de Aquiles” deste modelo, dia 13 de fevereiro, recebo a informação que eu não queria ouvir, necessário substituir o motor e apresentam uma “estimativa de reparação”. Venho por este meio questionar, é justificável ser eu o único prejudicado por uma avaria, que sendo do vosso conhecimento, não teriam a obrigação de informar os proprietários para terem atenção, não deveria ter existido um recale do referido modelo para a troca do termostato por um que desse uma maior segurança/ confiança aos proprietários. Sinto me enganado e desacompanhado por uma marca a qual tinha confiança e a qual recomendei a várias pessoas e que seguiram o meu concelho, os quais agora devido a minha influência na aquisição do mesmo modelo, se veem desconfiados se terão sido bem-aconselhados, num ponto eles estão mais descansados, foram informados das possíveis consequências e que terão de verificar com bastante frequência o nível do liquido refrigerador e caso detetem consumo do mesmo, contactar com urgência uma oficina para verificação/ validaçao do estado do termostato. Infelizmente não tive ninguém que me alertasse. Uma vez mais, sinto-me desiludido por não ter sido alertado e perdi a confiança numa marca que eu admirava e que pensava que seria A MARCA a considerar para aquisição/ substituição da atual. Com base, na confiança que tinha em vós, agradecia que tivessem em consideração esta exposição e que fosse possível apresentarem uma alternativa viável e que vá de acordo ao interesse de ambas as partes e que possa restabelecer a confiança que eu tinha na marca. Reafirmo que se trata de uma viatura que não falhou com as manutenções programadas pela marca e que não tem km `s acima da média. Se considerarmos a estimativa de reparação versus os anos da viatura, julgo que o valor deverá ser excessivo, considerando o valor atual da viatura. P.S. Dada a anomalia verificada e os números de casos conhecidos, penso que não deveria ter sido eu a apresentar o caso, mas sim a oficina. Cumprimentos.

Encerrada
R. C.
17/01/2025

Bateria dentro da garantia perdeu autonomia mas Nissan não assume

Exmos. Senhores, Em 18/10/2018 adquiri um Nissan Leaf II 40KW . Venho por este meio expor a minha situação, tenho um leaf II adquirido em 18/10/2018 comprado novo e sempre assistido na marca. Faz cerca de 100km diários e a bateria tem sido mantida dentro dos valores aconselhados (20 e 80%). Tem neste momento 142mil quilómetros e foi sempre carregado em casa, tendo feito carregamentos rápidos para menos de 5mil quilómetros em todo o período de utilização. Estava extremamente satisfeito com a viatura, até que comecei a sentir que fazia menos quilómetros com uma carga, comecei a tomar mais atenção e percebi que nos últimos 50%da bateria havia uma anomalia, em aceleração, com carga, pessoas ou subidas a bateria baixava abruptamente, mais de 1% por quilómetro, em alguns caso até 5/10% ( subidas de maior inclinação), restituindo parte da percentagem perdida depois de diminuir a inclinação/aceleração, mas nunca perto do valor que estava, traduzindo-se numa perda de mais de 1% por quilómetro. Reportei imediatamente à Nissan de Almada e fui encaminhado para a Nissan de Sintra, tendo esperado 2 meses por uma marcação, só para ouvir que não é uma degradação da bateria é uma avaria da bateria e isso são coisas completamente diferentes por isso não está coberto pela garantia de 8 anos ou 160mil quilómetros da Nissan. A minha questão é mesmo esta, a Nissan aquando da venda nunca me informou desta diferença relativamente à garantia da bateria, sempre me foi dito que a bateria tinha uma garantia de 8 anos ou 160 mil e que se a autonomia do mesmo diminuísse drasticamente, poderia ativar a garantia. Aquando da compra era possível fazer cerca de 230 quilómetros por carga, neste momento apenas 150, que se traduz numa perda de autonomia de 35% o que seria suficiente para acionar a garantia. Por esta situação não posso deixar de me sentir enganado pela Nissan, uma marca cuja filosofia no seu país de origem assenta no cuidado ao cliente, no serviço pós venda e à garantia que dá aos seus veículos, oferecendo tranquilidade a quem os compra, aqui em Portugal não segue o mesmo exemplo, aparentemente é uma marca que foge à suas responsabilidades com desculpas para não assumir que simplesmente vendeu um mau produto e não quer saber dos clientes. Neste momento estou preso a um carro que não posso vender, pois não sou capaz de enganar ninguém, mas que a continuar com o defeito que tem irá falhar a qualquer momento. A única hipótese que a Nissan de Sintra me deu foi dar um orçamento para abrir a bateria para depois dar um orçamento para a arranjar, ou seja, ficar sem carro (porque já não tenho direito a carro de substituição) e completamente a mercê de qualquer valor que possam inventar no segundo orçamento já com a bateria aberta. Defeitos todos os carros têm e gostaria de poder dizer que o meu apesar de os ter a Nissan reconheceu e me ajudou, no entanto não foi o que aconteceu. Por este motivo torna-se muito difícil alguma vez voltar a comprar esta marca ou recomendar a qualquer pessoa.

Encerrada
N. C.
10/01/2025

Garantia

Exmos. Senhores, Venho expor o meu caso relativamente à garantia das baterias carro elétrico Nissan Leaf. Tenho um Nissan Leaf de 2021 elétrico na qual bloqueou no carregamento tendo que ir para a oficina de reboque, após diagnóstico foi-me dito que não iriam cobrir porque o veículo tem 103 mil km e a garantia só cobre componentes até aos 100 mil. O diagnóstico foi falta de isolamento nas baterias. Estou a referir um carro com apenas 3 anos e 103 mil km e garantias das baterias são de 8 anos ou 160 mil km. Essa perda de isolamento não terá haver com defeito de fabrico das próprias baterias? estamos a falar de 3 mil km a mais do que a dita garantia falam que não cobre. Para mim o isolamento pertence à bateria e deveriam assumir visto que o carro tem simplesmente 3 anos. descontentamento perante a marca, pois não se admite, refiro viatura com 3 anos, pouco mais de 100 mil km (103 mil km), ter defeito de isolamento nas baterias. Visto que a garantia das baterias é de 160 km ou 8 anos e o problema está no seu isolamento, reforço mais uma vez provavelmente defeito de fabrico. Iludem as pessoas para aquisição e depois não assumem perante o cliente e dão valores de reparação extravagantes, é tudo a "roubar" os pobres, é mesmo caso de desilusão com a marca e excluir os clientes. Cumprimentos.

Encerrada
D. V.
02/10/2024

Viatura avariada

O meu carro Nissan Juke BD-51-XO, que comprei novo na Nissan Caetano Power de Benfica em Setembro de 2023, avariou dia 24/09/2024 (avaria sistema HEV sem potencia) e deu entrada no concessionário Nissan Caetano Power em Benfica dia 25/09/2024. No dia 24 a Nissan facultou-me um carro de substituição que fui levantar na europcar aeroporto de Lisboa e entreguei dia 27/09/2024, uma vez que me foi dito ao telefone pela assistência Nissan que era o prazo estipulado para este tipo de situação. No entanto passado 1 semana nunca mais tive noticias do concessionário e/ou do apoio ao cliente Nissan, para quem liguei várias vezes a solicitar um ponto de situação sobre o estado do processo. Pois estou sem carro desde do dia 27/09/2024 e o concessionário ainda não pegou no meu carro, nem tem ideia de quando iria conseguir ver a avaria e reparação da mesma, e nem sequer ainda teve um veículo de cortesia disponível para me emprestar ao fim de uma semana. O que pretende é saber quais são os meus direitos em relação ao serviço após vendo?, o que abrange a garantia da viatura?, e se tenho ou não direito a um veículo de substituição? Além disso também queria saber qual é o prazo contratual neste tipo de situação para resolver a avaria e reparação da viatura? Obrigado Cumprimentos.

Encerrada
R. G.
28/08/2024

Software avaria o Nissan Juke

Exmos. Senhores, Tenho um Nissan Juke desde 2021. Em 2022 quando estava a sair de casa de um familiar, ao ligar o carro apareceu um aviso laranja no visor do carro a dizer para imobilizar o carro e o levar à oficina. Bloqueou o andamento do carro a 10 km hora e tive que o imobilizar e chamar um reboque. Da oficina disseram-me que tinha sido uma actualização de software que tinha corrido mal. Não havia nenhuma avaria. O carro estava em garantia e a Nissan não cobrou nenhum serviço. No dia 17 de agosto de 2024 ía a caminho de Viseu. Moro em Sintra. Na auto-estrada, zona de Pombal, apareceu um aviso laranja no visor a dizer que tinha uma avaria no motor e que devia ir imediatamente a um concessionário. Parei o carro na estação de serviço de Pombal, liguei para a assistência em viagem da Nissan, que não funciona, desisti e accionei o seguro. Esperei pelo reboque e depois por um taxi para me levar de novo para casa. O carro foi entregue 5 dias depois na Nissan de Sintra em Rio de Mouro. Perguntaram-me o que tinha acontecido. Expliquei que apareceu um aviso no visor e que tinha sentido perda de potência no motor. Quatro dias depois, sem ter nenhuma informação da oficina liguei e informaram-me que podia ser do turbo. Pediram-me para fazer uma actualização do software (esta é hilariante), para comprovarem que não existia nenhuma avaria mecânica e para verem se a actualização resolvia o problema. Dois dias depois fui buscar o carro. A actualização do software tinha resolvido a questão, não era avaria mecânica no turbo. E cobraram-me 215.00€ ... Ora bem, vamos a ver se nos entendemos: - 1º - A Nissan coloca dentro do motor do seu carro aquilo que bem entender. Não sendo eu mecânico, presumo que a opção de colocarem um pequeno computador junto com a mecânica seja para eles, Nissan, uma vantagem para poderem fazer diagnósticos e comandarem informáticamente certas funções dos seus carros. Perfeito. Mas essa funcionalidade não fui eu que a pedi. É uma opção da Nissan. Não é um extra que eu tenha pedido. - 2º - Existem em termos informáticos dois conceitos diferentes: actualização e upgrade. Regra geral, as actualizações não são pagas. Os upgrades são. Se eu quiser passar do Windows 10 para o Windows 11, é um upgrade e tenho que o pagar. Já as actualizações de sistema não são cobradas ao consumidor. Isto, no mundo da informática que a Nissan decidiu embutir nos seus carros, mas cujo conceito ignora. - 3º - É prática corrente, as software houses enviarem um aviso a informar de uma futura actualização de software. Eu sou notificado e, ou faço imediatamente, ou faço quando me fôr mais conveniente. A Nissan não só não avisa, como depois faz actualizações sem o consumidor saber, não funciona, bloqueia o carro, obriga o consumidor a accionar o seguro para ter reboque e transporte para casa e fica uma semana, quinze dias ou mais sem a viatura. Porque houve uma actualização de software ... - 4º - Se o software não funciona, se dá erro, se não há mão de obra envolvida, se não há troca de peças, porque é que eu tenho que pagar pela incompetência da Nissan? Qualquer software tem upgrades, correcção e eliminação de bugs para melhoria do software. Ninguém cobra por isso. A Nissan cobra. Forte e feio. Cumprimentos.

Encerrada
T. D.
14/03/2024

Reclamação Auto

Boa tarde, o meu nome é Victor Manuel Paulo Duarte Antunes, comprei um carro da Nissan modelo Juke com a matricula 23-ZU-07 em 2020, o carro já não está na garantia, mas o que aconteceu ao carro, para mim é um defeito de fabrico e por isso acho injusto o que a Nissan fez, ou seja passo a explicar, desde que comprei o carro que tenho feito sempre as manutenções na marca, eu comprei o carro na Caetano power na sua delegação em Setúbal, a última manutenção foi feita em Outubro do ano passado e dei conta que passado pouco tempo o reservatório da água do radiador estava com nível baixo, e no dia 18 de Janeiro deste ano eu estava a conduzir o carro e ele de repente começa a perder potência e pouco depois aparece uma mensagem no visor para parar o carro e contactar uma oficina, foi o que eu fiz, chamei o reboque e este levou o carro para a oficina em Setúbal, eles verificaram que o motor teve um aquecimento enorme de tal maneira que derreteu partes do motor e tem de levar um motor novo, a nissan perante esta avaria paga 63 a 64 por cento do custo e á minha conta tenho de pagar o restante que será uma média de 6.500 euros, o carro nunca me deu indicação de temperatura alta, nunca apareceu nenhuma mensagem no visor a dizer que a temperatura estava alta, a minha indignação é que um carro com uma tecnologia tão avançada tenha falhado neste ponto que é o coração do motor, embora o carro já não esteja na garantia, para mim esta avaria é um defeito de fabrico, nunca devia de ter acontecido, eu pensava que a Nissan sendo uma marca tão avançada com tecnologia de ponta, uma marca com tanto prestigio internacional perante um caso destes assumisse todas as despesas da avaria, mas enganei-me e só participa com os tais 63 ou 64 por cento, e mais vão colocar um motor novo e eu daqui a um ou dois anos estou outra vez com o mesmo problema, porque a avaria deve de estar no sftower do carro, lamento profundamente que seja assim, mas eu não posso fazer nada, mas custa ver isto, enfim..............O que me levou a enviar-lhe este email é só os engenheiros da Nissan verem este caso e que consigam solucionar o problema para que nunca mais volte a acontecer a ninguém que confie na marca tal como eu confiava, a partir daqui quando me entregarem o carro com o motor novo vou andar sempre com o coração nas mãos a ver se o motor não volta a derreter com a temperatura elevada.

Encerrada

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