Exmos. Senhores,
No seguimento, da estimativa de reparação em anexo, venho por este meio, expor o seguinte.
Adquiri em fevereiro de 2019, a viatura Nissan Qashqay 1.3 - 140 Cv, matrícula 49-XD-73, religiosamente efetuei todas as revisões solicitadas pela marca na marca, viatura essa, que pode ser comprovada pela oficina, em como tem sido estimada e cuidada. o único senão, até aos dias de hoje, foi a pintura do para-choques dianteiros que sem qualquer motivo, começou a perder o verniz nas curvas do referido para-choques, numa das revisões salientei esse facto, ao qual fui informado que a garantia tinha espirado e que deveria tentar uma exposição a marca (nunca fiz, por falta de tempo possivelmente), no entanto, como referi anteriormente, a viatura efetuou as manutenções pela marca anualmente e sem que os Km`s assim o exigissem. Em nenhuma altura fui informado para a possível anomalia ou cuidados com a qual me deparo hoje e me vejo sem qualquer apoio por parte da marca. No dia 07 de fevereiro 2025, sexta feira, por volta das 17h, a viatura sem qualquer aviso/ alerta/ anomalia no quadrante, obriga a ser imobilizada por deitar fumo pelo capot e apos a imobilização da mesma (imediato e instintivo, por dois motivos, receio de danificar a viatura e por ter um menor no interior da viatura), contactei a seguradora para transportar a mesma para a oficina da marca. Durante o fim de semana, pesquisei sobre as possíveis anomalias e não quis acreditar/ crer no que lia. Como era possível que uma marca, a qual eu admirava pela confiança que o nome transmitia, tinha uma falha tao grave e os proprietários das viaturas não eram alertados para a possível falha. No dia 10 de fevereiro de 2025, fui a Nissan Caetano Power, obtive a confirmação de algo que para mim não seria credível, uma simples falha de uma determinada peça, que não é de desgaste rápido ou não seria, teria consequências tao danosas. Foi me dado a esperança, de que existiria a possibilidade de ser o termostato a única peça danificada e que seria esse o “calcanhar de Aquiles” deste modelo, dia 13 de fevereiro, recebo a informação que eu não queria ouvir, necessário substituir o motor e apresentam uma “estimativa de reparação”.
Venho por este meio questionar, é justificável ser eu o único prejudicado por uma avaria, que sendo do vosso conhecimento, não teriam a obrigação de informar os proprietários para terem atenção, não deveria ter existido um recale do referido modelo para a troca do termostato por um que desse uma maior segurança/ confiança aos proprietários. Sinto me enganado e desacompanhado por uma marca a qual tinha confiança e a qual recomendei a várias pessoas e que seguiram o meu concelho, os quais agora devido a minha influência na aquisição do mesmo modelo, se veem desconfiados se terão sido bem-aconselhados, num ponto eles estão mais descansados, foram informados das possíveis consequências e que terão de verificar com bastante frequência o nível do liquido refrigerador e caso detetem consumo do mesmo, contactar com urgência uma oficina para verificação/ validaçao do estado do termostato. Infelizmente não tive ninguém que me alertasse. Uma vez mais, sinto-me desiludido por não ter sido alertado e perdi a confiança numa marca que eu admirava e que pensava que seria A MARCA a considerar para aquisição/ substituição da atual.
Com base, na confiança que tinha em vós, agradecia que tivessem em consideração esta exposição e que fosse possível apresentarem uma alternativa viável e que vá de acordo ao interesse de ambas as partes e que possa restabelecer a confiança que eu tinha na marca. Reafirmo que se trata de uma viatura que não falhou com as manutenções programadas pela marca e que não tem km `s acima da média. Se considerarmos a estimativa de reparação versus os anos da viatura, julgo que o valor deverá ser excessivo, considerando o valor atual da viatura.
P.S. Dada a anomalia verificada e os números de casos conhecidos, penso que não deveria ter sido eu a apresentar o caso, mas sim a oficina.
Cumprimentos.