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Software avaria o Nissan Juke

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

R. G.

Para: Nissan Iberia

28/08/2024

Exmos. Senhores, Tenho um Nissan Juke desde 2021. Em 2022 quando estava a sair de casa de um familiar, ao ligar o carro apareceu um aviso laranja no visor do carro a dizer para imobilizar o carro e o levar à oficina. Bloqueou o andamento do carro a 10 km hora e tive que o imobilizar e chamar um reboque. Da oficina disseram-me que tinha sido uma actualização de software que tinha corrido mal. Não havia nenhuma avaria. O carro estava em garantia e a Nissan não cobrou nenhum serviço. No dia 17 de agosto de 2024 ía a caminho de Viseu. Moro em Sintra. Na auto-estrada, zona de Pombal, apareceu um aviso laranja no visor a dizer que tinha uma avaria no motor e que devia ir imediatamente a um concessionário. Parei o carro na estação de serviço de Pombal, liguei para a assistência em viagem da Nissan, que não funciona, desisti e accionei o seguro. Esperei pelo reboque e depois por um taxi para me levar de novo para casa. O carro foi entregue 5 dias depois na Nissan de Sintra em Rio de Mouro. Perguntaram-me o que tinha acontecido. Expliquei que apareceu um aviso no visor e que tinha sentido perda de potência no motor. Quatro dias depois, sem ter nenhuma informação da oficina liguei e informaram-me que podia ser do turbo. Pediram-me para fazer uma actualização do software (esta é hilariante), para comprovarem que não existia nenhuma avaria mecânica e para verem se a actualização resolvia o problema. Dois dias depois fui buscar o carro. A actualização do software tinha resolvido a questão, não era avaria mecânica no turbo. E cobraram-me 215.00€ ... Ora bem, vamos a ver se nos entendemos: - 1º - A Nissan coloca dentro do motor do seu carro aquilo que bem entender. Não sendo eu mecânico, presumo que a opção de colocarem um pequeno computador junto com a mecânica seja para eles, Nissan, uma vantagem para poderem fazer diagnósticos e comandarem informáticamente certas funções dos seus carros. Perfeito. Mas essa funcionalidade não fui eu que a pedi. É uma opção da Nissan. Não é um extra que eu tenha pedido. - 2º - Existem em termos informáticos dois conceitos diferentes: actualização e upgrade. Regra geral, as actualizações não são pagas. Os upgrades são. Se eu quiser passar do Windows 10 para o Windows 11, é um upgrade e tenho que o pagar. Já as actualizações de sistema não são cobradas ao consumidor. Isto, no mundo da informática que a Nissan decidiu embutir nos seus carros, mas cujo conceito ignora. - 3º - É prática corrente, as software houses enviarem um aviso a informar de uma futura actualização de software. Eu sou notificado e, ou faço imediatamente, ou faço quando me fôr mais conveniente. A Nissan não só não avisa, como depois faz actualizações sem o consumidor saber, não funciona, bloqueia o carro, obriga o consumidor a accionar o seguro para ter reboque e transporte para casa e fica uma semana, quinze dias ou mais sem a viatura. Porque houve uma actualização de software ... - 4º - Se o software não funciona, se dá erro, se não há mão de obra envolvida, se não há troca de peças, porque é que eu tenho que pagar pela incompetência da Nissan? Qualquer software tem upgrades, correcção e eliminação de bugs para melhoria do software. Ninguém cobra por isso. A Nissan cobra. Forte e feio. Cumprimentos.


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