Exmos. Senhores,
Bom dia,
venho por este meio reclamar a condição da bateria alvo de anterior reporte na ação de manutenção ordinária de 2024 em que:foi reportado a ocorrência de alcance de autonomia rondar os 160km;eventos em que autonomia decrescia de forma abrupta de 120km para menos de 30km;Estes eventos foram reportados tendo sido recomendado um teste à bateria, o mesmo foi por mim reportado aquando da marcação da manutenção ordinária marcada para fevereiro do presente ano.Nesta manutenção foi feita a referência a`foi feita referência ao problema, reportado desde o primeiro ano de manutenção, que se prende com o software dos menus, nomeadamente no menu de ligação ao centro de dados para reportar a situação comparativa da telemetria dos outros condutores de LEAF;necessidade identificada de efetuar o teste à bateria de alta tensão, tendo sido dito pela oficina que necessitava de mais de um dia para conduzir o teste;mais a execução da manutenção ordinária corrente prevista.No que concerne à primeira anomalia é de referir que:a mesma foi reportada no primeiro ano da compra do carro;em 2018 ou 2019 esteve presente um elemento da Nissan da península ibérica que verificou o anomalia e ficou pendente a sua apreciação;em todos os anos a anomalia foi reiteradamente reportada à oficina mantendo-se pendente a sua resolução;em 2025 foi-me dito pelo técnico da Autogirar que a mesma não era anomalia é que todos os carros tinham a mesma configuração;Tal foi invalidado pela visualização de outra viatura ano local em que o menu apresentava no final da apresentação dos dados de performance o botão no ecrã de repetir, outro de concluir e o com a seta no canto superior esquerdo de retroceder,na minha viatura apenas aparece a seta de retroceder no canto superior esquerdo o concluir, na posição da tecla de repetir executando a função de repetir e na posição da tecla concluir nada aparece sendo que se tocar no ecrã nessa posição a macro de concluir é executada;remeto ao ecrã apresentado, com a falha na apresentação dos botões.sendo que o impacto no dia a dia é negligenciável a realidade é que uma falha existe no carro que comprei novo, à qual nenhuma resposta foi dada para a correção mesma.
Referente a segunda anomalia é de referir que:no ano de 2024 a quando da intervenção ordinária foi reportada a ocorrência de falha na indicação de energia na bateria em condução normal, tendo sido evidenciado a redução abrupta (aprox. 2km de percurso)do nível de bateria de 8 pin e aprox. 100km de autonomia para 2pin e menos de 30km de autonomia.na manutenção disseram que teria de ser marcado para a próxima vez um teste a bateria para verificação do estado;tal foi referido aquando da marcação da manutenção ordinária de 2025, tendo o veículo ficado na oficina mais de um dia;na recolha da viatura foi pedido o relatório do teste à bateria, assim como o valor da sua capacidade, tendo sido referido que não foi identificada anomalia e o estado da bateria seria de 80%;O relatório apresentado remete em anexo ao que contestei quer pelo autonomia do viatura (cerca 150km), que pelo relatório não especificar qualquer dado sobre o estado da mesma;é de referir que a ocorrência não se apresenta senão com uma capacidade abaixo dos 70% sendo a evolução de degradação quase que imediata e quando o veículo se apresenta numa subida (consumo elevado) e que após quando parado acorre uma recuperação gradual no espaço de 2 a 3 minutos;remeto em anexo relatório do estado da bateria apresentado.É de referir que o carro é um Nissan 30kw de 2017, apresenta um consumo médio baixo 11kw/100km, sendo sempre alvo de cuidados na forma de condução e na gestão dos carregamentos, comprovados pela telemetria partilhada com a Nissan.É ainda de referir que está viatura é o meu segundo Nissan Leaf, sendo o anterior de 2011 e que sou proprietário de um terceiro de 62kw de 2023.
Solicito que:seja dada resposta a anomalia no LCD;seja a verificação do estado da bateria e apresentado relatório do estado da mesma - sendo que de acordo com a minha experiência de condução a capacidade da mesma deve 18kw de energia útil, apresentando uma autonomia de 150 a 160 km, com um consumo de 11 a 11,5 kw/100km.
Cumprimentos.