Exmos. Senhores,
Em 18/10/2018 adquiri um Nissan Leaf II 40KW . Venho por este meio expor a minha situação, tenho um leaf II adquirido em 18/10/2018 comprado novo e sempre assistido na marca. Faz cerca de 100km diários e a bateria tem sido mantida dentro dos valores aconselhados (20 e 80%). Tem neste momento 142mil quilómetros e foi sempre carregado em casa, tendo feito carregamentos rápidos para menos de 5mil quilómetros em todo o período de utilização. Estava extremamente satisfeito com a viatura, até que comecei a sentir que fazia menos quilómetros com uma carga, comecei a tomar mais atenção e percebi que nos últimos 50%da bateria havia uma anomalia, em aceleração, com carga, pessoas ou subidas a bateria baixava abruptamente, mais de 1% por quilómetro, em alguns caso até 5/10% ( subidas de maior inclinação), restituindo parte da percentagem perdida depois de diminuir a inclinação/aceleração, mas nunca perto do valor que estava, traduzindo-se numa perda de mais de 1% por quilómetro. Reportei imediatamente à Nissan de Almada e fui encaminhado para a Nissan de Sintra, tendo esperado 2 meses por uma marcação, só para ouvir que não é uma degradação da bateria é uma avaria da bateria e isso são coisas completamente diferentes por isso não está coberto pela garantia de 8 anos ou 160mil quilómetros da Nissan. A minha questão é mesmo esta, a Nissan aquando da venda nunca me informou desta diferença relativamente à garantia da bateria, sempre me foi dito que a bateria tinha uma garantia de 8 anos ou 160 mil e que se a autonomia do mesmo diminuísse drasticamente, poderia ativar a garantia. Aquando da compra era possível fazer cerca de 230 quilómetros por carga, neste momento apenas 150, que se traduz numa perda de autonomia de 35% o que seria suficiente para acionar a garantia. Por esta situação não posso deixar de me sentir enganado pela Nissan, uma marca cuja filosofia no seu país de origem assenta no cuidado ao cliente, no serviço pós venda e à garantia que dá aos seus veículos, oferecendo tranquilidade a quem os compra, aqui em Portugal não segue o mesmo exemplo, aparentemente é uma marca que foge à suas responsabilidades com desculpas para não assumir que simplesmente vendeu um mau produto e não quer saber dos clientes. Neste momento estou preso a um carro que não posso vender, pois não sou capaz de enganar ninguém, mas que a continuar com o defeito que tem irá falhar a qualquer momento. A única hipótese que a Nissan de Sintra me deu foi dar um orçamento para abrir a bateria para depois dar um orçamento para a arranjar, ou seja, ficar sem carro (porque já não tenho direito a carro de substituição) e completamente a mercê de qualquer valor que possam inventar no segundo orçamento já com a bateria aberta. Defeitos todos os carros têm e gostaria de poder dizer que o meu apesar de os ter a Nissan reconheceu e me ajudou, no entanto não foi o que aconteceu. Por este motivo torna-se muito difícil alguma vez voltar a comprar esta marca ou recomendar a qualquer pessoa.