Reclamações públicas
1. Envie a reclamação para a empresa
Siga o nosso passo a passo para fazer a sua queixa chegar à empresa.
2. Veja a resposta
Receberá uma notificação por e-mail quando a empresa responder à sua queixa. Para ler a resposta completa, basta ir à página "As Minhas Reclamações", disponível na sua área pessoal do site.
3. Não ficou satisfeito com a resposta? Ou a empresa não respondeu?
Entre em contacto connosco
Mais uma vez o 712 não funciona
Exmos. Senhores, Uma vez mais venho exigir à marca que justifique o porquê de TODOS OS DIAS existirem horários suprimidos da carreira 712, a todas as horas do dia e em ambas as direcções. Hoje dia 2 de Dezembro estive 1h à espera deste autocarro na Rua Leite de Vasconcelos, entre as 15h e as 16h! Cumprimentos, Pedro Mota
Painéis informativos e número 3599 mentem
Exmos. Senhores, Informo que os painéis informativos do tempo de espera pelos autocarros da Carris quase nunca correspondem à realidade. Além de muitos estarem avariados, muitas vezes demonstram tempos de espera que não correspondem à realidade como por exemplo informar que falta um minuto e estar durante 5 minutos com a mesma informação ou aumentar o tempo de espera e o autocarro simplesmente não aparecer. Quanto ao número 3599 acontece semelhante pois os tempos de espera que anunciam também não correspondem à realidade. Concluo assim que a empresa está a mentir aos seus utentes diariamente. Espero que tomem atenção a esta situação. Cumprimentos.
Falta De Profissionalismo Do Condutor
Exmos. Senhores, Venho por meio deste e-mail prestar a minha indignação e constrangimento passado por um condutor de autocarro da carris. Ontem dia 22/07 por volta das 19:40 eu estava na paragem do autocarro 797 em sapadores, entretanto o condutor do autocarro estava do lado de fora a verificar se o autocarro estava tudo em condições do lado de fora. Questionei o mesmo se o autocarro passava na rua “Moraes Soares”, e também questionem se o autocarro partiria naquele momento. Ele me respondeu que sim. Entretanto aguardei o mesmo entrar no autocarro e se sentar em seu devido lugar. Fiquei parado na porta de entrada do autocarro porque não sabia se podia entrar, uma vez que a máquina de validar os cartões ainda estava desligada. Em quanto estava à espera coisa de 2 minutos estava uma senhora que utilizava muletas a se aproximar da porta e questionou o autocarro “vai partir”? e eu lhe respondi sim mas não sei se podemos entrar. O condutor virou-se pra mim com tamanha grosseria e me respondeu “quem foi que disse que o autocarro não vai partir”? E eu lhe respondi eu não disse isso, “só informei a senhora que não sabia se podíamos entrar uma vez que a máquina de validar os cartões estava desligada.” O senhor condutor mau educado, estava com o fone de ouvido a falar com alguém e começou a gritar comigo a dizer que “eu estava a afirmar que o autocarro não iria partir e que eu estava a ser mentiroso.” Entretanto fiquei enfurecido com tamanha falta de educação e discuti com ele. O mesmo com sua grosseria quis me expulsar do autocarro como se eu estivesse errado. Eu estava ali com o meu passe não estava de graça no autocarro. Quando estava a se aproximar da minha paragem eu dei sinal e tinha que sair pela porta da frente porque a do meio estava avariada. Quando ia descer do autocarro um casal entrou esperei que entrassem e quando fui descer o mesmo fechou a porta de maldade para eu não descer, então girei-me pra ele e pedi que abrisse a porta, ele abriu e quando ia descer ele fechou a porta proposital mente e as portas bateram no meu braço quase me deixando preso entre a porta e as escadas. Olhei pra cara dele, e ele ainda sorriu de deboche. É inadmissível que um profissional cometa um comportamento deste tipo. Alguma providência tem que ser tomada a respeito do mesmo. Não consegui identificar o nome do condutor mas se verificarem a escala horária de trabalho poderão identificar de quem se trata. Aguardo uma resposta a respeito desse constrangimento, não é a primeira vez que um condutor é mau educado com os passageiros, se não querem trabalhar que deem lugar para outra pessoa. Atenciosamente ! Cumprimentos.
percurso alterado
O QUE EU QUERO SABER É PORQUE RAZÃO O AUTOCARRO 1716 NÃO FAZ O PERCURSO QUE LHE COMPETE FAZER Gostava que me informasse porque razão é que o autocarro 1716 que era suposto formar na paragem na rua Rua Catarina Eufémia no bairro da Xetaria não o faz (NÃO PEGA PASSAGEIROS NEM LARGAR PASSAGEIROS NESTA PARAGEM) fica parado na rua de Espanha à espera da hora e quando está no horário segue pela Avenida de Portugal e pega os passageiros no cruzamento da Avenida de Portugal com a rua Catarina Eufémia e quando vem do Marquês Pombal larga os passageiros no mesmo cruzamento ou seja a 1716 quando entra na Estrada da Portela devia subir pela Avenida de Portugal e virar na rua do Reino Unido e depois virar na rua de Holanda e virar para a rua Catarina Eufémia onde está a paragem não o faz alterou o percurso entra na Estrada da Portela vira para a Rua de Espanha e deixa os passageiros no cruzamento da Avenida de Portugal com a rua Catarina Eufémia . As pessoas estão em fila na paragem na rua Catarina Eufémia para apanhar o autocarro o mesmo vem pára no cruzamento as pessoas correm em direção ao autocarro a fila dispersa-se e nunca se sabe onde é a paragem ,porque razão não fazem o percurso certo .
Passe inválido
Exmos. Senhores, hoje dia 9/06/2024 tento usar o meu passe que carreguei dia 31/05/2024 e deu me inválido queria saber como posso resolver esta situação visto que preciso usar o passe no dia a dia, é que o passe nao esta caducado nao vejo o porque de me dar inválido. Cumprimentos. Mónica Pereira
Cinquenta e sete minutos à espera do 727
Caros srs, Venho por este meio reclamar de aais um atraso abismal na carreira 727 e sempre entre Entrecampos e a Avenida de Roma, uma vez que não há outra alternativa para quem vem do comboio e trabalha na zona do Inatel sem ter de fazer longas caminhadas para o transbordo ou ter de fazer andar às voltas pela cidade até ao destino! Foram cinquenta e sete minutos (quase uma hora) à espera de um autocarro! Independentemente do que possam causar estes atrasos, a Carris tem de agir com a maior urgência possível para impedir que estss situações aconteçam pois arriscam-se a perder passageiros que voltam a optar pela viatura própria, ao contrário do que pretendem fazer com as vossss campanhas! Sem outro assunto, Pedro Mota
saldo cativo
venho por meio deste reclamar conta a carris pois baixei a aplicação nova no meu telemóvel e fiz a recarga do meu passe, sendo que o mesmo não foi recarregado e o meu limite está cativo do meu cartão de credito isso foi no dia 03 de março o valor de 30€ e quando foi dia 01 de abril pensei que tinha resolvido a questão e tentei novamente o mesmo procedimento e aconteceu de novo a mesma coisa, já liguei enumeras vezes para a carris e a mesma fala que já foi trato ou seja já enviaram o código para meu banco de descativação e ligo no meu banco diz que não enviaram nada e somente pela carris que pode descativar, já fiz enumeras reclamações online e nada se resolve. peço ajuda de vcs pois estou de mãos atadas e preciso do meu limite disponivel.
Descaso com passageiros
Boa tarde!Estou indignada com a falta de respeito que a empresa carris trata os passageiros, os auto carros não chega no horário e quando passa ficam parados na paragem, com fila aguardando para entrar no transporte.Falta de respeito com as pessoas que trabalham e tem que cumprir horário.Por vezes temos que aturar motoristas ignorantes e mal humorados.As vezes nem parece que estão carregando pessoas.A carris está deixando a desejar, não está entregando um serviço de qualidade para os contribuintes.Espero que os responsáveis tomem providências sobre esse assunto.!Com os melhores cumprimentos, Daiane Almeida!
Reclamação Auto de notícia
Exmos. Srs., venho por este meio, fazer a minha reclamação referente ao Auto de Notícia nª 4046000378 da CARRIS de 14/07/2023. Comunicar em primeiro lugar que não sou passageiro usual da Carris. Há mais de 20 anos que não circulava em autocarros da Carris, mas no dia 14/07/2023 excepcionalmente, utilizei os serviços da CARRIS para fazer 2 viagens, e é preciso repetir este facto, 2 viagens sendo uma de ida e a outra de regresso, ambas pré compradas ou carregadas no dia anterior. Fiz a primeira viagem de Cabo Ruivo para Algés e tive o cuidado de verificar que a luz apareceu de cor VERDE. Na segunda viagem, de Algés para Cabo Ruivo, fiz exatamente o mesmo procedimento, aproximei o cartão da máquina e verifiquei que a luz ficou verde, apesar de haver muita confusão na entrada em Algés. Na paragem do Hospital Júlio de Matos, entraram 2 fiscais da Carris, e eu, naturalmente e de consciência tranquila como sempre, entreguei o meu cartão VIVA onde havia carregado as 2 viagens para o Sr. fiscal proceder à verificação. O Sr. fiscal diz-me, para espanto meu, que a viagem não tinha sido validada na máquina do autocarro e que só aparecia a primeira viagem feita às 09:40. Pedi desculpa ao fiscal, porque tinha ficado com a sensação de que a luz tinha ficado verde. Pedi para que fosse de novo passar o cartão para validar definitivamente a viagem até porque faltavam ainda muitos kms para o destino da mesma. O fiscal, mais uma vez para espanto meu, não me deixou ir validar a viagem, pediu-me o documento de identificação e entrega-me a multa/Auto de notícia. Pensando que o cartão tinha ficado inutilizado, não fui tentar de novo validar a viagem. Perguntei-lhe porque razão não me deixava ir validar a viagem, porque a mesma ainda não tinha terminado? Mostrei-lhe inclusivé o RECIBO referente à compra das 2 viagens no valor de 3.30€ carregadas no dia anterior. Ignorou-me e disse-me apenas para fazer uma reclamação à CARRIS. Falei com vários motoristas da CARRIS que me deram razão em cabo ruivo, mas disseram-me que tinha que ir à loja de Santo Amaro onde poderiam anular a multa. Na loja, a funcionária também me deu razão, não entendeu a acção do fiscal em não validar a viagem mas também não pôde resolver a situação. Reclamei finalmente por e-mail para a CARRIS, mas também em vão. Concluo, depois deste processo todo, que Paguei eu, o Justo pelo pecador neste país sem bom senso. Entendo o ponto de vista da CARRIS em multar pessoas que não pagam as viagens ou que circulam nos seus veículos sem titulo de transporte. Não entendo porque razão não anularam o meu auto, uma vez que agi sempre de boa fé ao comprar as duas e únicas viagens ( ainda tenho o cartão com essa viagem que não vou efetuar), e multarem-me apenas porque o fiscal não quiz que eu validasse a viagem e porque uma máquina não validou à primeira tentativa a minha viagem apesar de a luz estar verde. Acho uma completa falta de respeito por quem paga a viagem e uma tremenda falta de bom senso de quem está à frente de uma empresa e tem que avaliar cada situação. As máquinas podem falhar, assim como as pessoas. Como consequência, além de ter pago as minhas 2 viagens como prova o recibo (3,30€) ainda fiquei sujeito ao pagamento de uma multa de 60€ porque um fiscal da CARRIS não me deixou validar a segunda viagem. Considero que a CARRIS faz bem em pôr em prática a sua política de fiscalização junto dos passageiros, mas considero também falta de bom senso, honestidade e justiça. Julgo que meu caso, esta prática foi injusta, hipócrita, desonesta, insensata e cobarde, ao fazer pagar o justo pelo pecador, uma vez que não me foi dada a hipótese de validar corretamente a 2ª viagem sabendo que a 1ª tinha sido bem validada e que por isso, nunca tinha intenção de não validar a 2ª. Já enviei, em primeiro lugar, reclamação para a CARRIS, explicando os factos, à qual foram insensíveis não me dando razão. Esperava, honestamente, que ao verificarem os factos, me dessem razão e anulassem o auto. Na minha opinião, não fizeram a análise da minha situação de forma sensata, lógica e honesta, pensando única e exclusivamente na lei que regula os transportes públios, ignorando aquilo que deveria ser prática comum de quem avalia as situações, que é o BOM SENSO e Justiça. Enviei também uma reclamação para o Portal da queixa e para o Livro de Reclamações online, ambas sem sucesso e em vão. Informação AdicionalTenho o recibo das 2 viagens PAGAS e cujo dinheiro saiu efectivamente da minha conta bancária. Não roubei ninguém e agi sempre de boa fé, ao contrário do Fiscal da CARRIS e da própria CARRIS.
Coima por má informação
Venho por este meio comunicar a V. Exas. que fui autuado na carris, tinha comigo um cartão com 1.43 de zapping, fui informado na estação de metro das olaias que o zapping da carris era 1.35, ao chegar ao autocarro não me foi validada o cartão, pois afinal era o montante de 1.47 e não 1.35, por as máquinas terem problemas fiquei dentro da viatura e quando chegou o fiscal expus a situação, este muito simpaticamente disse que tinha que me autuar na mesma, mas que não pagasse a coima e que fizesse uma reclamação a contar a situação, pos tinha sido mal informado, comuniquei à carros via email, como o próprio fiscal aconselhou, mas ainda não obtive resposta, fui a loja carris no arco do cego, realmente disseram me que era 1.47, mas ao mostrar o print do site do Lisboa viva em que mostra que está lá 1.35, a pessoa que me atendeu aconselhou me a esperar resposta da reclamação, pois as informações que tinha estavam erradas. Posto isto, gostaria de saber o que posso fazer, pois embora não validado, eu tinha o montante acima daquele que me tinham informado. Quando o passe não funciona na máquina, mas quando há comprovativo de carregamento é válido, neste caso eu tinha, pela informação que tinha do site e do que me foi informado na estação, o montante correto, gostaria de saber o que fazer, pois fui mal informado.Com os melhores cumprimentosGonçalo Contreiras
Precisa de ajuda?
Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação