back

Anúncio Enganador/Falso

Em curso Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

T. R.

Para: CARRIS SA

15/10/2025

Exmos Senhores No passado dia 15 de Outubro, circulou pelas redes sociais um anúncio da Carris CCFL anunciando reforços de frequências e melhorias no serviço num conjunto de carreiras cujos horários seriam alvo de alterações. Ao analisar mais cuidadosamente os novos horários no site da Carris, constatei que na realidade, estas alterações traduziam-se por vezes não em reforços do serviço mas sim em cortes do serviço prestado, reduzindo o número de veículos/hora nalguns troços do dia. Em anexo segue o exemplo das alterações à carreira 748 onde os novos horários preveem uma redução do número de veículos/hora durante as horas de ponta nos dias úteis. Constatados estes factos, não tenho outra alternativa a não ser relatar que este anúncio da Carris CCFL é enganador e nalguns casos, linearmente falso, pelo que se pede o devido retrato e correção por parte da empresa.

Mensagens (2)

CARRIS SA

Para: T. R.

16/10/2025

Esta é uma confirmação do pedido 97008 que criou: Nome: reclamacao Email: Assunto: (A) - Anúncio Enganador/Falso Descrição: ATENÇÃO: Este email foi originado de fora da organização. Não clique em links ou abra anexos, a menos que reconheça o remetente e saiba que o conteúdo é seguro. CAUTION: This email was originated from outside of the organization. Do not click links or open attachments unless you recognize the sender and know the content is safe. ‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌

CARRIS SA

Para: T. R.

23/10/2025

​ Exmo. Senhor Tomás Ribeiro, Boa tarde Agradecemos o seu contacto e a oportunidade de esclarecer o tema que menciona. Os novos horários que entraram em vigor têm como principal objetivo melhorar a regularidade e a fiabilidade das carreiras, através do ajuste dos tempos de percurso às condições reais de operação. Através do processo contínuo de monitorização da performance das carreiras, foi identificado que, em determinados períodos do dia, os tempos de percurso anteriormente previstos eram insuficientes para garantir o cumprimento dos horários de forma consistente, o que originava atrasos, viagens encurtadas ou até suprimidas. Assim, as alterações implementadas visam otimizar a gestão operacional e assegurar maior previsibilidade e qualidade de serviço aos passageiros, mesmo que, em alguns períodos, o intervalo entre partidas possa ser ligeiramente superior. Importa ainda esclarecer que a comunicação publicada pela Carris referiu expressamente o objetivo de melhorar a regularidade e a fiabilidade do serviço, não tendo em momento algum sido mencionado o reforço da frequência ou o aumento do número de viagens. Reiteramos o nosso compromisso em proporcionar um serviço cada vez mais estável e pontual, adequando a oferta às condições reais de tráfego e à procura verificada em cada linha. Cumprimentos, João M. Sousa Direção Comercial Departamento Comercial e Gestão do Cliente Alameda António Sérgio, nº 62 2795-221 Linda-a-Velha Tel. (+351) 213613000 s:www.carris.pt/atendimento/falar-connosco/ Por favor pense no Ambiente antes de imprimir este e-mail. Este e-mail e quaisquer ficheiros em anexo são confidenciais. Esta informação destina-se apenas a ser utilizada pelo indivíduo ou indivíduos referidos acima. Caso não seja um dos destinatários referidos, é favor avisar de imediato o remetente, não divulgar o conteúdo deste e-mail a terceiros, não o utilizar para qualquer fim, nem gravar ou manter uma cópia da informação em qualquer tipo de suporte. Data e Hora: 15-10-2025 23:17:13 Pedido ID: 97008 Requerente:reclamacao Email: Assunto:(A) - Anúncio Enganador/Falso Descrição: ATENÇÃO: Este email foi originado de fora da organização. Não clique em links ou abra anexos, a menos que reconheça o remetente e saiba que o conteúdo é seguro. CAUTION: This email was originated from outside of the organization. Do not click links or open attachments unless you recognize the sender and know the content is safe. ‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌


Precisa de ajuda?

Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação

Contacte-nos

Os nossos juristas estão disponíveis nos dias úteis, das 9h às 18h.