Jogos Olímpicos 2024: cuidados a ter se viajar para Paris
Os Jogos Olímpicos 2024 começam a 26 de julho, em Paris. Saiba que cuidados ter na viagem ou ao comprar ou revender os bilhetes para assistir às competições.

Os Jogos Olímpicos 2024, em Paris, começam no dia 26 de julho e terminam a 11 de agosto. Se está a pensar assistir a alguma das competições ao vivo, estes são alguns dos cuidados que deve ter para que tudo decorra sem problemas.
Compra e revenda de bilhetes
Os bilhetes para os Jogos Olímpicos 2024, assim como para os Paralímpicos (esta competição decorre na mesma cidade, entre 28 de agosto e 8 de setembro), só podem ser comprados no site oficial do comité organizador. Mais nenhuma entidade tem autorização para vender bilhetes para estes eventos, por isso, não arrisque a compra de bilhetes a terceiros, até porque pode ser vítima de burla.
Por outro lado, se tinha comprado bilhetes e, afinal, não vai poder comparecer ao evento, o comité organizador disponibiliza uma plataforma oficial de revenda de bilhetes onde pode colocar os seus bilhetes à venda. Em Portugal, revender um bilhete para um espetáculo a um preço superior ao definido pela organização do evento é proibido.
Viajar para Paris
Se viajar de avião para Paris, saiba que os direitos dos passageiros aéreos são iguais em todos os Estados-membros, nos países que integram o Espaço Económico Europeu (EEE) e na Suíça. Por isso, se tiver algum problema relacionado com os seus voos, nomeadamente atrasos, cancelamentos, overbooking ou com a bagagem, à partida, os seus direitos estão assegurados.
Se comprou a sua viagem a uma agência de viagens, garanta que foi informado sobre todos os documentos que deve levar, assim como as características e a categoria turística do alojamento, as refeições ou outros serviços incluídos no preço.
Se for de carro até Paris, deve estar consciente de que, até 26 de julho, é preciso ter uma autorização para circular nos perímetros de segurança dos Jogos Olímpicos, junto ao rio Sena, nesta cidade, onde irá decorrer a cerimónia de abertura do evento. Pode obter esta autorização online. Se alugar um carro através de um site, há alguns aspetos que deve ter em conta. Dependendo da categoria do veículo, confirme a tarifa aplicável de acordo com a idade do condutor. Por exemplo, condutores com menos de 21 anos podem sofrer uma penalização. Questione também se existem restrições de circulação.
Cuidados de saúde no estrangeiro
Todos os residentes dos Estados-membros do Espaço Económico Europeu podem pedir o cartão europeu de seguro de doença (CESD). Com este documento, pode aceder a cuidados médicos em qualquer outro país da União Europeia, na Islândia, no Liechtenstein, na Noruega, na Suíça e no Reino Unido pelo mesmo valor que pagaria se estivesse em Portugal.
Por outro lado, se precisa de levar medicamentos, assegure-se de que a quantidade transportada não excede a necessária para a duração da viagem e de que leva a receita médica. Se precisar de transportar medicamentos líquidos, aerossóis ou géis em embalagens com capacidade superior a 100 mililitros deve solicitar autorização à Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC), através do e-mail dfs@anac.pt. Evite, ainda, colocar medicação na mala de porão, onde as temperaturas são mais elevadas e podem colocar em causa a estabilidade dos medicamentos. Assim, se, por algum motivo, a bagagem se perder ou se atrasar a chegar ao destino não fica sem os medicamentos.
Proteja-se do calor
Nas próximas semanas estão previstas temperaturas elevadas. Mantenha-se hidratado, bebendo água ao longo do dia. Use protetor solar com um fator de proteção solar (FPS) mínimo de 30 e opte por roupa e calçado adequados. Use chapéu e óculos de sol que tenham capacidade para filtrar a radiação UVA e UVB.
Compras fora de Portugal
Apesar de em Portugal a garantia dos bens móveis ser de três anos, ao abrigo da legislação europeia, os consumidores têm direito a uma garantia mínima de dois anos (garantia legal) que lhes assegura uma proteção contra produtos defeituosos, que não sejam conformes com a descrição do vendedor ou que não correspondam ao publicitado. França não é exceção.
Já se lhe oferecerem uma garantia comercial suplementar (extensão de garantia) ou um serviço pós-venda, questione sobre quais as condições e o âmbito geográfico desse serviço, uma vez que pode não ser aplicável quando regressar a casa.
Reclamações e dúvidas
Caso tenha dúvidas sobre os seus direitos ou precise de apresentar uma reclamação durante o evento, contacte o Centro Europeu do Consumidor ou a Direção-Geral do Consumidor.
Gostou deste conteúdo? Junte-se à nossa missão!
Subscreva já e faça parte da mudança. Saber é poder!
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |