Dicas

Como pedir e renovar o cartão europeu de saúde

Vai de férias para a Islândia, está a planear um fim de semana em Londres ou uma ronda pelas principais cidades da União Europeia? Convém levar o cartão europeu de seguro de doença, não vá precisar de assistência médica. Saiba como pedir e renovar online e nos serviços de atendimento da Segurança Social.

20 junho 2023
Mulher a mostrar o cartão europeu de seguro de doença

iStock

Acidentes, indisposições e doenças súbitas não tiram férias, pelo que, a qualquer momento, em qualquer lugar, podem ser necessários cuidados de saúde. O cartão europeu de seguro de doença (CESD) serve para facilitar o acesso a tratamentos médicos aquando de estadas temporárias noutro Estado da União Europeia, Islândia, Liechtenstein, Noruega, Suíça e Reino Unido. Veja onde e como pedir ou renovar o cartão europeu de saúde e em que situações pode usar. Regra geral, este documento apenas permite o acesso aos serviços públicos ou convencionados. Se tiver um seguro de saúde, também pode recorrer a cuidados de saúde privados, pois a maioria comparticipa as despesas decorrentes de uma doença súbita ou de um acidente no estrangeiro, desde que a estada não ultrapasse, 30, 60 ou 90 dias, dependendo da apólice.

Descubra o melhor seguro para si e para a sua família

Voltar ao topo

Quem pode requerer o cartão europeu de seguro de doença?

Praticamente todos os que residem legalmente em Portugal podem pedir o CESD. É o caso dos beneficiários da Segurança Social, sejam trabalhadores, pensionistas ou desempregados, e dos subsistemas de saúde, bem como dos utentes do Serviço Nacional de Saúde. 

Voltar ao topo

Como pedir o cartão de saúde europeu?

O pedido pode ser feito online, na página da Segurança Social Direta. Se estiver registado, basta introduzir o número da Segurança Social (NISS) e a palavra-passe. Para obter o cartão europeu, deve entrar no menu “Doença”. Se não tiver registo, pode fazê-lo no imediato. É ainda possível aceder ao seu perfil com a chave móvel digital, através do botão que se encontra no canto inferior esquerdo.

Se preferir efetuar o pedido presencialmente, deve dirigir-se:

  • aos serviços de atendimento da Segurança Social;
  • a um Espaço Cidadão (serviço digitalmente assistido de acesso à Segurança Social Direta);
  • aos serviços do Instituto da Segurança Social dos Açores;
  • aos serviços do Instituto de Segurança Social da Madeira, IP-RAM.

O documento é gratuito e válido por três anos nos 27 países da União Europeia, na Islândia, no Liechtenstein, na Noruega, na Suíça e no Reino Unido. 

Voltar ao topo

Se viajar com crianças, tem de pedir um cartão para elas?

Sim. Para pedidos online, na página da Segurança Social Direta, todos os elementos da família, incluindo as crianças, têm de estar registados. Caso o cartão não fique pronto a tempo, é emitido um certificado provisório de substituição, que garante os mesmos benefícios do cartão.

Voltar ao topo

Como renovar o cartão europeu de seguro de saúde?

A renovação do CESD deve ser solicitada durante os 30 dias que precedem a data de validade indicada no cartão. O procedimento é o mesmo do pedido de um novo. Terá de indicar o número do seu cartão.

Voltar ao topo

Em que condições pode usar o cartão?

O CESD permite usar os serviços de saúde, incluindo consultas, medicamentos e urgências, nas mesmas condições que os residentes do país em causa, desde que a situação a tratar ocorra durante a estada. Ou seja, o cartão não serve para viajar com o objetivo de obter tratamento médico. Contudo, pode ser utilizado quem residir no estrangeiro temporariamente, por exemplo, para estudar ou trabalhar.

Voltar ao topo

Quanto paga pelos serviços de saúde e medicamentos?

Exatamente o mesmo que os cidadãos residentes do país onde se encontra. Pode ser uma taxa moderadora, um copagamento ou o pagamento integral. Neste caso, se não for possível requerer o reembolso nesse país, deve guardar as faturas e apresentá-las no seu centro de saúde.

Voltar ao topo

Se gostou deste conteúdo, apoie a nossa missão

Somos a DECO PROTESTE, a maior organização de consumidores portuguesa, consigo há 30 anos. A nossa independência só é possível através da sustentabilidade económica da atividade que desenvolvemos. Para mantermos esta estrutura a funcionar e levarmos até si um serviço de qualidade, precisamos do seu apoio.

Conheça a nossa oferta e faça parte da comunidade de Simpatizantes. Basta registar-se gratuitamente no site. Se preferir, pode subscrever a qualquer momento.

 

JUNTE-SE A NÓS

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.