Cancelar cartão de cidadão
Perdeu o cartão de cidadão ou foi roubado? Tem 10 dias para fazer o cancelamento online ou presencialmente, antes de pedir um novo cartão.
Se precisa de renovar o cartão de cidadão por motivos como perda, roubo ou destruição, e não por ter terminado a validade, deve cancelar o documento original antes de pedir a renovação.
Este cancelamento é gratuito e pode ser feito de três formas:
- online, no prazo de 10 dias após ter conhecimento da perda, destruição, furto ou roubo;
- por telefone - 210 990 111 (disponível 24 horas por dia, todos os dias);
- presencialmente nas conservatórias do registo civil ou Espaços Registos), sem necessidade de agendamento prévio.
Cartão de cidadão caducado: há penalizações?
A lei não prevê sanções para quem mantém o cartão de cidadão caducado. Ainda assim, é aconselhável substituir no prazo indicado, ou agendar a sua renovação e guardar o respetivo comprovativo.
Se deixar caducar o cartão de cidadão, fica condicionado:
- não pode renovar online;
- não pode realizar atos que exijam a apresentação do documento (por exemplo, escrituras).
Encontrei um cartão de cidadão. O que fazer?
Se encontrar o cartão de cidadão de outra pessoa, deve entregá-lo a uma entidade policial ou nos serviços associados ao IRN , no prazo de cinco dias.
Não guarde nem copie (foto ou digitalização), sem autorização do titular, caso contrário arrisca uma coima entre 50 e 100 euros.
Coimas por não comunicar perda ou roubo
Se não cancelar o seu cartão de cidadão até 10 dias após roubo, furto, perda ou destruição, pode pagar uma coima entre 100 e 500 euros.
Nalguns casos, será difícil provar quantos dias passaram, mas, à cautela, tenha em mente o prazo.
Exclusivo
Para continuar, deve entrar no site ou criar uma conta .