Dicas

Como colocar a máquina de secar roupa num espaço apertado

Os modelos slim das máquinas de secar roupa têm menos profundidade que os modelos tradicionais. Com uma capacidade de carga de até oito quilos, estes modelos permitem-lhe ter um dispositivo que seque a sua roupa sem ocupar muito espaço.

19 abril 2022
Como colocar a máquina de secar roupa num espaço apertad

iStock

As medidas-padrão de uma máquina de secar roupa são muito semelhantes às de uma máquina de lavar roupa: com 85 centímetros de altura e 60 centímetros de largura. Em regra, essas duas medidas não variam muito, mas, para economizar o espaço da sua casa, deve também considerar a profundidade. Os modelos disponíveis podem variar entre 46 e 67 centímetros de profundidade, com capacidade de carga de sete a dez quilos. As máquinas com uma profundidade menor são designadas “modelo slim”.

Os modelos slim podem variar entre 40 e 47 centímetros de profundidade e atingir uma capacidade de carga até oito quilos. Existem, ainda, modelos que chegam aos 33 centímetros de profundidade, mas são menos comuns e têm uma capacidade de carga menor.

Quais os modelos de máquinas de secar roupa disponíveis?

Existem três modelos de máquinas de secar roupa disponíveis: ventilados, de condensação e de condensação com bomba de calor.

Os modelos ventilados expelem o ar quente e a humidade para o exterior através de um tubo. Este tipo de máquina de secar roupa tem-se tornado num segmento muito limitado no mercado.

Os modelos de condensação são caracterizados por condensarem a humidade extraída da roupa para um depósito. Para tal, recorrem a resistências elétricas para aquecer o ar e a um permutador arrefecido a ar para condensar a humidade, que é recolhida num reservatório ou canalizada para o esgoto.

Os modelos de condensação com bomba de calor têm um processo semelhante aos modelos de condensação tradicionais. A diferença é que utilizam um circuito frigorífico, como o dos aparelhos de ar condicionado, composto por compressor, evaporador e condensador. Estes equipamentos apresentam um menor consumo e um menor custo de utilização, apesar do preço de aquisição mais elevado.

Antes de adquirir uma máquina de secar roupa deve considerar aspetos como o preço de compra, o custo de utilização, o desempenho ambiental e as marcas com menor risco de avaria. De acordo com um inquérito online sobre grandes eletrodomésticos, realizado junto dos nossos leitores, foi possível verificar que os utilizadores enfrentaram mais problemas na função de secagem sobretudo nas máquinas das marcas Candy, Hotpoint, Samsung e Whirlpool.

DENUNCIE O APARELHO QUE AVARIOU DEMASIADO RÁPIDO

Como escolher uma máquina de secar roupa

A melhor máquina de secar roupa para si é aquela que melhor se adequa às suas necessidades, tendo em conta a utilização que lhe vai dar e o seu orçamento. Saiba alguns aspetos que deve considerar antes de adquirir o equipamento.

Dimensões

Conheça bem as dimensões do espaço que tem disponível para o aparelho. Precisa de quatro a cinco centímetros ao redor de uma máquina de secar de condensação, se a instalar perto a outro dispositivo ou num espaço muito limitado. Pode colocar uma máquina de secar de condensação numa divisão pequena se esta for bem ventilada ou se tiver uma janela.

Custo

Deve considerar não só o preço de compra do aparelho, mas também o custo de utilização, uma vez que a vida média de uma máquina de secar roupa é de dez anos. Quando comparar os preços entre várias lojas, procure saber sobre as condições de entrega. Por vezes, quando a máquina é mais barata não é incluído transporte, instalação ou a remoção do aparelho antigo. Em alguns casos, vale a pena optar por uma loja que inclua estes serviços.

Capacidade de carga

A capacidade da máquina de secar roupa, bem como a de uma máquina de lavar, é medida em quilos de roupa que pode colocar de cada vez. Se precisa de secar quatro a seis vezes por semana, um modelo de sete quilos pode ser adequado para si. Se secar mais do que seis vezes por semana, deve optar por um modelo de nove a dez quilos. Evite encher demasiado o seu dispositivo, pois a sua roupa seca melhor se tiver algum espaço para respirar. Também pode guiar a capacidade da máquina de secar pela capacidade da máquina de lavar. Ambas devem ter a mesma capacidade para que possa realizar a secagem na totalidade após cada lavagem.

Please fill the source and the alt text 
Quantidade de calças e t-shirts que podem ser secas por cada capacidade de carga.

Programas

Algumas máquinas operam com um temporizador simples. No entanto, a maioria das máquinas tem um sensor de humidade e seca a carga de acordo com o programa de secagem definido. Existem alguns programas úteis, como o de antivincos, que consiste em rodar suavemente o tambor após a secagem para evitar a formação de vincos muito acentuados. Outra função vantajosa é a indicação do tempo até ao final do programa.

Porta

Verifique a abertura da porta quanto à sua amplitude. A porta ideal deve abrir com um botão ou uma maçaneta grande, sem bordas e de fácil acesso, sem exigir muita força para pessoas com mobilidade reduzida (por exemplo, quem usa cadeira de rodas). Opte por portas que se mantenham abertas e que não se fechem automaticamente. A porta deve abrir por 180 graus para carregar e descarregar a roupa sem dificuldade. Garanta que abre para o sentido que mais lhe convém. Se tem filhos, pode ser benéfico comprar um modelo com proteção para os mais novos.

Fácil de usar

Limpar os filtros, o reservatório de água e o condensador nem sempre é uma tarefa simples. Certifique-se de que o puxador da gaveta é grande, sem arestas cortantes e que não requer muita força para removê-lo e voltar a colocá-lo. Nos modelos de condensação, e caso tenha uma saída de esgoto por perto, verifique que consegue ligar a máquina diretamente ao esgoto através de um tubo, para que não precise de esvaziar o reservatório após cada utilização.

Eficiência energética

Para reduzir a pegada ecológica e poupar energia a longo prazo, deve escolher equipamentos mais eficientes e fazer uma boa utilização deles e da energia que consomem.

Ruído

Os melhores modelos devem ser silenciosos e produzir menos de 65 decibéis.

ESCOLHA A SUA MÁQUINA DE SECAR ROUPA

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.